Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O que tenho em mãos?

Ir para baixo 
+3
Goansipife
luis lopes
Scum
7 participantes
AutorMensagem
Scum




Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/06/2012

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQua Jun 27 2012, 01:06

Através de um familiar que quis desfazer-se de tralha que tinha em casa, veio parar-me às mãos este gira discos:

O que tenho em mãos? P1060206
O que tenho em mãos? P1060211dO que tenho em mãos? P1060209i

Trata-se de um Wyndsor Rex fabricado em Inglaterra na década de 70. Procurei alguma informação sobre a marca mas não encontrei nada. O giradiscos está bem conservado, precisa apenas de uma agulha nova e de uma revisão geral. Vale a pena gastar dinheiro nisto?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4965
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQua Jun 27 2012, 11:23

penso ser só mesmo uma peça bonita e decorativa,...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQua Jun 27 2012, 15:09

SIM! De caras!

A REX foi para muito principiante e aspirante a audiófilo inglês, uma marca que fazia coisas muito interessantes. Penso, contudo, que este exemplar não é dos melhores exemplos da REX, mas é um exemplar muito interessante e que, na época concorria, para melhor, com os "pick-ups" integrados (com amplificação) da já então prestigiada DUAL.

Desde que não seja uma revisão que custe os olhos da cara, valerá sempre a pena.
Ir para o topo Ir para baixo
Scum




Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/06/2012

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQua Jun 27 2012, 16:19

Obrigado pelos comentários.
Já consultei uma loja sobre a eventual reparação do mesmo e foi-me dito que já não se encontram agulhas para esse modelo e que não valeria a pena...Não fiquei convencido! Conhecem alguem que repare este tipo de equipamentos na região de Leiria?

Deduzo que não consiga ligar este aparelho a um amplificador e a umas colunas mais modernas, certo? Pelo que percebo já traz amplificação integrada e tem umas colunas próprias, ou estarei errado?

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQua Jun 27 2012, 16:35

Scum escreveu:
Obrigado pelos comentários.
Já consultei uma loja sobre a eventual reparação do mesmo e foi-me dito que já não se encontram agulhas para esse modelo e que não valeria a pena...Não fiquei convencido! Conhecem alguem que repare este tipo de equipamentos na região de Leiria?

Deduzo que não consiga ligar este aparelho a um amplificador e a umas colunas mais modernas, certo? Pelo que percebo já traz amplificação integrada e tem umas colunas próprias, ou estarei errado?

Olá Scum
Esse aparelho é engraçado mas não passa disso mesmo, uma curiosidade ou algo a manter apenas por questóes sentimentais.
Se queres abordar o mundo do vinil com alguma qualidade, deves fazê-lo mas com outro tipo de aparelhos, que tambem podem ser vintage.
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQua Jun 27 2012, 20:29

[quote="Scum"]Obrigado pelos comentários.
Já consultei uma loja sobre a eventual reparação do mesmo e foi-me dito que já não se encontram agulhas para esse modelo e que não valeria a pena...Não fiquei convencido! Conhecem alguem que repare este tipo de equipamentos na região de Leiria?

Deduzo que não consiga ligar este aparelho a um amplificador e a umas colunas mais modernas, certo? Pelo que percebo já traz amplificação integrada e tem umas colunas próprias, ou estarei errado?

[/quote ]

Arranjam-se agulhas para isso! Se o problema é só mesmo a agulha só é preciso saber a marca e modelo da cabeça.
Essas cabeças eram ou cerâmicas ou de cristal. São muito limitadas a nivel de reprodução. Na época eram usadas em equipamentos low-cost, porque tinham uma tensao de saida elevada e assim deixava de ser preciso um pré com correcção "riia".
Mas tocam mal O que tenho em mãos? 865586

Há hipotese de uma foto de pormenor da cabeça?
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQua Jun 27 2012, 20:30

E se for preciso alguma reparação envie-me uma pm O que tenho em mãos? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptyQui Jun 28 2012, 00:35

JP escreveu:
porque tinham uma tensao de saida elevada e assim deixava de ser preciso um pré com correcção "riia".


O ter mais ou menos ganho, nada tem a ver com a necessidade ou não da correcção da RIIA.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O que tenho em mãos? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptySex Jun 29 2012, 00:12

Orquestra

As cabeças cerâmicas para além de serem mais económicas tem funcionamento diferente das magneto dinâmicas ou das de bobine móvel.
Um dos aspectos diferentes é que estas utilizam uma caracteristica fisica de alguns materiais que consiste no facto dos mesmos serem deformados fisicamente e gerarem uma corrente eléctrica em função da deformação a que são sujeitos e vice versa (Principio piezoeléctrico)!
Em termos eléctricos são bastante mais eficientes que as cabeças magneto dinâmicas e não se faz uso de correcção RIAA devido às caracteristicas de resposta das mesmas, que emulam grosseiramente a curva de RIAA. Por isso mesmo são usadas em equipamentos baratos e não podem ser consideradas como meio de reprodução de qualidade para vinil!

O que tenho em mãos? 22692

Inté

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptySex Jun 29 2012, 10:16

PALUSE escreveu:
Orquestra

As cabeças cerâmicas para além de serem mais económicas tem funcionamento diferente das magneto dinâmicas ou das de bobine móvel.
Um dos aspectos diferentes é que estas utilizam uma caracteristica fisica de alguns materiais que consiste no facto dos mesmos serem deformados fisicamente e gerarem uma corrente eléctrica em função da deformação a que são sujeitos e vice versa (Principio piezoeléctrico)!
Em termos eléctricos são bastante mais eficientes que as cabeças magneto dinâmicas e não se faz uso de correcção RIAA devido às caracteristicas de resposta das mesmas, que emulam grosseiramente a curva de RIAA. Por isso mesmo são usadas em equipamentos baratos e não podem ser consideradas como meio de reprodução de qualidade para vinil!

O que tenho em mãos? 22692

Inté



Se assim é, terei que retirar o meu comentário anterior, embora continue sem entender o que é que o ganho possa ter a haver com a inversão da RIAA feita pelo pré.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O que tenho em mãos? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptySex Jun 29 2012, 11:14

António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:
Orquestra

As cabeças cerâmicas para além de serem mais económicas tem funcionamento diferente das magneto dinâmicas ou das de bobine móvel.
Um dos aspectos diferentes é que estas utilizam uma caracteristica fisica de alguns materiais que consiste no facto dos mesmos serem deformados fisicamente e gerarem uma corrente eléctrica em função da deformação a que são sujeitos e vice versa (Principio piezoeléctrico)!
Em termos eléctricos são bastante mais eficientes que as cabeças magneto dinâmicas e não se faz uso de correcção RIAA devido às caracteristicas de resposta das mesmas, que emulam grosseiramente a curva de RIAA. Por isso mesmo são usadas em equipamentos baratos e não podem ser consideradas como meio de reprodução de qualidade para vinil!

O que tenho em mãos? 22692

Inté



Se assim é, terei que retirar o meu comentário anterior, embora continue sem entender o que é que o ganho possa ter a haver com a inversão da RIAA feita pelo pré.
Não é pelo ganho mas sim pelas caracteristicas...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptySex Jun 29 2012, 15:35

Milton escreveu:

Não é pelo ganho mas sim pelas caracteristicas...


Mas isso ainda me diz menos que a parte do ganho. lol!

O que é a característica?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O que tenho em mãos? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptySex Jun 29 2012, 17:56

O que tenho em mãos? 43034
Vá, deixem-se de andar aos encontrões. O que tenho em mãos? 933723

Aqui está um dos muitos links na net, sobre o assunto: http://www.enjoythemusic.com/cartridgehistory.htm

O que tenho em mãos? 22692

Divirtam-se.
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptySex Jun 29 2012, 19:14

António José da Silva escreveu:
JP escreveu:
porque tinham uma tensao de saida elevada e assim deixava de ser preciso um pré com correcção "riia".

O ter mais ou menos ganho, nada tem a ver com a necessidade ou não da correcção da RIIA.

Correctíssimo! Falei na correcção riia como um exemplo, mas exprimi-me mal. Quase todas as boas células sao do tipo mm ou mc, obedecendo ao principio magnético. Penso que a correcção riia está presente nestes dois tipos. Nas celulas de principio piezoelectrico, como as de cristal ou cerâmica, essa correcção é dispensavel. Estas células são mesmo low cost, mas algumas poucas usadas no "auge" desta tecnologia (anos 50), dentro das limitações, eram boas ! Já tive um Garrard dos anos 50 com cabeça de cristal que, dentro destes parametros, era até bastaste razoável. Outro incoveniente era o peso elevado necessario para que essas cabeças "fizessem barulho"... os discos nao duravam muito.

Tal como em algumas cabeças magnéticas de gravadores, usam ou não a correcção nartb.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? EmptySáb Jun 30 2012, 13:43

JP escreveu:
António José da Silva escreveu:
JP escreveu:
porque tinham uma tensao de saida elevada e assim deixava de ser preciso um pré com correcção "riia".

O ter mais ou menos ganho, nada tem a ver com a necessidade ou não da correcção da RIIA.

Correctíssimo! Falei na correcção riia como um exemplo, mas exprimi-me mal. Quase todas as boas células sao do tipo mm ou mc, obedecendo ao principio magnético. Penso que a correcção riia está presente nestes dois tipos. Nas celulas de principio piezoelectrico, como as de cristal ou cerâmica, essa correcção é dispensavel. Estas células são mesmo low cost, mas algumas poucas usadas no "auge" desta tecnologia (anos 50), dentro das limitações, eram boas ! Já tive um Garrard dos anos 50 com cabeça de cristal que, dentro destes parametros, era até bastaste razoável. Outro incoveniente era o peso elevado necessario para que essas cabeças "fizessem barulho"... os discos nao duravam muito.

Tal como em algumas cabeças magnéticas de gravadores, usam ou não a correcção nartb.


Obrigado caro JP.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O que tenho em mãos? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que tenho em mãos? Empty
MensagemAssunto: Re: O que tenho em mãos?   O que tenho em mãos? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que tenho em mãos?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Prometido é devido!
» discos LP em mãos
» 8 mãos...parece divertido
» Thorens muda de mãos
» DYNAUDIO nas mãos dos chineses!!! ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: