Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Aventuras com cornetas

Ir para baixo 
+6
Luis Filipe Goios
Doug
Ulrich
Milton
António José da Silva
ricardo onga-ku
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 09:59

Em tempos resolvi partir numa aventura pelo mundo das cornetas com a aquisição de umas Opera Consonance Barque M12.

Aventuras com cornetas 2634476752_12fdf09524_o

Aventuras com cornetas 3057294696_cdb4b402fe_o

Uma das razões para a aquisição das cornetas foi a modularidade destas que permitiu experimentar um pouco com esta topologia, através da adição de um muito necessário tweeter e substituindo a corneta de secção quadrada por uma de perfil tractrix consideravelmente mais linear e mais direccional (interagindo menos com a sala).

Enquanto aguardava a chegada das colunas aproveitei para pedir ao fabricante as fichas técnicas dos altifalantes, e encomendei novos crossovers com a frequência de corte nos 1000Hz. Nos filtros originais a frequência de corte original é igual à frequência de ressonância da corneta o que provoca a sonoridade “trombonizante” típica das “más” cornetas (um erro que foi corrigido na versão actual mk. II das colunas).
A consulta ao gráfico de resposta de frequências apresentado no site indiciava limitações nas altas frequências o que se veio a confirmar mais tarde aquando das primeiras audições.
A necessidade (e também a curiosidade) de adicionar um tweeter levou-me inicialmente a pensar nos Fostex, mas foi-me sugerido por um amigo que adquirisse antes um par de Visaton TL16 e forrasse as paredes da caixa (originalmente vazias) com lã da mesma marca.

Aventuras com cornetas 3056732105_ea8367c16d_o

Após a integração de um tweeter seguiu-se uma nova experiência: a comparação da corneta quadrada de origem com uma tractrix redonda, que tem uma resposta mais linear.
Outra vantagem é a possibilidade de corrigir o alinhamento temporal dos altifalantes.
O maior problema é que as dimensões da coluna se alteraram bastante e o WAF foi pelo cano abaixo.
Mas primeiro tenho foi necessário inventar uma estrutura que suportasse a corneta e não interferisse com a dispersão do tweeter...

Aventuras com cornetas 3057587146_cd159f18cd_o

Aventuras com cornetas 3122337677_0770250541_o

Numa primeira análise notei um aumento de claridade e uma maior extensão das altas frequências. O ganho também aumentou, o que significa que terei de mexer no filtro.

Aproveitei uns restos de umas gavetas do Ikea (e a ausência do mais velho que foi com a sogra passar o fim de ano) para construir uns protótipos das estruturas de suporte das novas cornetas:

Aventuras com cornetas 3154234852_8fe3eedf81_o

A versão final, nunca construída, seria em tubo metálico pintado de preto mate...e muito mais bonita!
O serguinte passo foi a comparação dos gráficos de resposta com ambas as cornetas para saber se ou como "mexer" no filtro dos médios.
Optei por um filtro de 1ª ordem (6dB). É mais simples de executar...e mais barato.

Aventuras com cornetas 3206227266_f5a7517e8f_o

Infelizmente o woofer estava a trabalhar numa gama demasiado larga para suas capacidades e não conseguia reproduzir o extremo inferior do espectro pelo não só teria de substituir o altifalante como adicionar um outro (na sua caixa) ou uma nova corneta para reproduzir o médio-grave.

Para além do enorme investimento, ao qual se seguiria um igualmente caro e longo período de experimentação com amplificadores, chateou-me o facto de ter umas colunas sempre em fase de protótipo o que retirava bastante prazer às escutas que é o que mais me interessa; optei por me desfazer delas.

Aventuras com cornetas 4467500214_f1b4057b1d_o

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 10:22

Obrigado pela tua partilha. Um caminho interessante. Chegastes a experimentar umas drives da altec nessas colunas?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 10:33

Fazia parte do plano inicial experimentar outras unidade de compressão de 1'' na corneta (Altec, JBL, etc.) mas nunca cheguei a essa fase porque conforme fui aprofundando os meus conhecimentos percebi que o ideal seria uma unidade de 2'' e às tantas estava a fazer uma coluna nova.

Mas estive quase a substituir o woofer chinês de 12'' por um da Monacor cujos parâmetros T/S se adequavam à caixa da Consonance na perfeição.

A meu ver, um sistema acústico de cornetas precisa de pelo menos 4 vias: woofer grave + mid-woofer (em caixa ou corneta) ou compressão médio-alto + compressão médio + tweeter agudo
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 10:35

Que pena não teres chegado a uma conclusão com essas colunas...
Talvez a sala e a estrutura da casa não tivessem ajudado ?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 11:09

Infelizmente o problema era mesmo um erro de concepção das colunas (2 vias, woofer de 12'', compressão de 1'').

Se reparares as Lesnikov 30, que utilizam altifalantes Fostex, têm 3 vias e o woofer tem uma frequência de ressonância mais baixa que lhe permite uma maior extensão nos graves.
Ainda assim julgo que só modelo com woofer de 15'' e compressão de 2'' tem um desempenho adequado.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 11:14

ricardo onga-ku escreveu:
Infelizmente o problema era mesmo um erro de concepção das colunas (2 vias, woofer de 12'', compressão de 1'').

Se reparares as Lesnikov 30, que utilizam altifalantes Fostex, têm 3 vias e o woofer tem uma frequência de ressonância mais baixa que lhe permite uma maior extensão nos graves.
Ainda assim julgo que só modelo com woofer de 15'' e compressão de 2'' tem um desempenho adequado.

Ainda gostava de ver estes drivers Tannoy a servirem de médios-agudos numas colunas com woofers de 15" e um super-tweeter...
Aventuras com cornetas 491368
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 11:20

Os Dual Concentric têm uma vantagem em relação à uma colocação convencional sobreposta: com o aumento da frequência o ângulo de dispersão do woofer vai reduzindo e como as cornetas têm um ângulo de dispersão apertado a integração é muito mais fácil, de onde resulta uma resposta fora do eixo muito equilibrada e uma menor "sensibilidade" à sala.



P.S.: eu dispensava o super-tweeter por duas razões:

a primeira é que não escutamos frequências acima dos 20KHz e (por isso) estas estão ausentes da maioria das gravações

e a razão porque as pessoas ouvem diferenças com super-tweeters deve-se ao facto destes afectarem as frequências audíveis (sub-20KHz) -> http://www.audiomisc.co.uk/supertweet/coherence.html

Quanto ao woofer de 15'' proponho que experimentes isto -> http://www.volvotreter.de/th.htm lol!


Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Mar 17 2012, 11:31, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 11:25

Milton escreveu:


Ainda gostava de ver estes drivers Tannoy a servirem de médios-agudos numas colunas com woofers de 15" e um super-tweeter...
Aventuras com cornetas 491368

Ou então com uns drivers de jeito. Aventuras com cornetas 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 11:55

Viva,
bom tópico com muito sumo Aventuras com cornetas 754215

Eu ainda mantenho, em lume brando, o projecto com drivers TAD 1601 e 2001.

Aventuras com cornetas 936335


Última edição por Ulrich em Sáb Mar 17 2012, 12:01, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 11:59

Belos drivers!
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:12

ricardo onga-ku escreveu:
Belos drivers!

pesquisei tanta coisa acerca disto que me tornei quase obcecado Aventuras com cornetas 491368 ,

cheguei a ponderar fazer só com TAD 1601 e um Radian 850PB de 2", ficava mais em conta.

A minha lacuna sempre foi os Xover, os TAD originais são caríssimos , e eu apesar de ter um esquema pirata deles nunca tive coragem de me lançar Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:18

ricardo onga-ku escreveu:
Os Dual Concentric têm uma vantagem em relação à uma colocação convencional sobreposta: com o aumento da frequência o ângulo de dispersão do woofer vai reduzindo e como as cornetas têm um ângulo de dispersão apertado a integração é muito mais fácil, de onde resulta uma resposta fora do eixo muito equilibrada e uma menor "sensibilidade" à sala.



P.S.: eu dispensava o super-tweeter por duas razões:

a primeira é que não escutamos frequências acima dos 20KHz e (por isso) estas estão ausentes da maioria das gravações

e a razão porque as pessoas ouvem diferenças com super-tweeters deve-se ao facto destes afectarem as frequências audíveis (sub-20KHz) -> http://www.audiomisc.co.uk/supertweet/coherence.html

Quanto ao woofer de 15'' proponho que experimentes isto -> http://www.volvotreter.de/th.htm lol!
Só por ser um Volvista já merece o meu respeito cheers

De facto já me passou pela marmita tentar algo parecido, mas como é o gajo fez a integração de um unico altofalante no stereo ?

Esta caixa parece-me ter um tamanho civilizado...
Aventuras com cornetas Tangband_38Hz_doublefold_klein
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:24

A vantagem da (construção modular) das cornetas é permitir que estas sejam adaptadas à nossa sala onde um maior número de vias permite minimizar as deficiências acústicas da mesma.
A outra é permitir um sem número de variantes, com mais ou menos vias, mais ou menos caixas, mais ou menos cornetas.

Eu esquecia os filtros da TAD e começava por planificar o projecto: o número e o tipo das vias (caixa ou corneta) vai ditar as frequências de corte e a topologia da estrutura.

Caso o projecto vá para a frente terei todo o gosto em ajudar naquilo que me for possível! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:27

Milton escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Os Dual Concentric têm uma vantagem em relação à uma colocação convencional sobreposta: com o aumento da frequência o ângulo de dispersão do woofer vai reduzindo e como as cornetas têm um ângulo de dispersão apertado a integração é muito mais fácil, de onde resulta uma resposta fora do eixo muito equilibrada e uma menor "sensibilidade" à sala.



P.S.: eu dispensava o super-tweeter por duas razões:

a primeira é que não escutamos frequências acima dos 20KHz e (por isso) estas estão ausentes da maioria das gravações

e a razão porque as pessoas ouvem diferenças com super-tweeters deve-se ao facto destes afectarem as frequências audíveis (sub-20KHz) -> http://www.audiomisc.co.uk/supertweet/coherence.html

Quanto ao woofer de 15'' proponho que experimentes isto -> http://www.volvotreter.de/th.htm lol!
Só por ser um Volvista já merece o meu respeito cheers

De facto já me passou pela marmita tentar algo parecido, mas como é o gajo fez a integração de um unico altofalante no stereo ?

Julgo que isso terá sido apenas na fase de construção.
Também há que utilize apenas um sub-woofer, alegando que as baixas frequências são omni-direccionais, mas a meu ver isso é um erro.

Um par de subs pode ser uma alternativa de menores dimensões...



P.S.: afinal ele usa só uma torre... Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:31

Mas então achas que devo partir para um projeto novo de raiz, ou pelo contrario posso continuar a explorar as variantes com as Tannoy e construir uma caixa de graves ?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:34

Milton escreveu:
Mas então achas que devo partir para um projeto novo de raiz, ou pelo contrario posso continuar a explorar as variantes com as Tannoy e construir uma caixa de graves ?


Também podes esperar por um projeto quase acabado que o amigo Joaquim Pinto concretizou. Bastante trabalhoso mas algo que estou mortinho por ouvir. O único problema é a dimensão e peso dos armários.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:34

Eu começava sempre por adicionar um par de caixas de graves e experimentava com as frequências de corte nas DC e nos subs.
As DC são de caixa selada ou têm pórtico?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:43

ricardo onga-ku escreveu:
Eu começava sempre por adicionar um par de caixas de graves e experimentava com as frequências de corte nas DC e nos subs.
As DC são de caixa selada ou têm pórtico?
Têm portico, são as SRM 10b


http://www.retrowrek.com/barnroomrootfolder/pdffolder/TannoySRM.pdf

http://www.flickr.com/photos/momofafapopo/5271881026/
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 12:55

ricardo onga-ku escreveu:
A vantagem da (construção modular) das cornetas é permitir que estas sejam adaptadas à nossa sala onde um maior número de vias permite minimizar as deficiências acústicas da mesma.
A outra é permitir um sem número de variantes, com mais ou menos vias, mais ou menos caixas, mais ou menos cornetas.

Eu esquecia os filtros da TAD e começava por planificar o projecto: o número e o tipo das vias (caixa ou corneta) vai ditar as frequências de corte e a topologia da estrutura.

Caso o projecto vá para a frente terei todo o gosto em ajudar naquilo que me for possível! Wink

Thanks Ricardo, já reparei que sim Aventuras com cornetas 22692

Em relação às premissas, eu não queria ir tão longe, depois de muito pensar e vêr queria fazer só de duas vias.

Com corte nos 400/500 hz, para os drivers de compressão em causa.
Na altura encontrei a casa , que para mim, tinha melhor preço/qualidade.

http://www.autotech.pl/pdf/audio_en.pdf

http://www.horns.pl/

Na altura em vez das JMLC, eu preferia as IWATA.

Obviamente que isto é tudo muito teórico e careceria de uma audição/afinação in loco para concluir-mos a veracidade do exercício.

Aventuras com cornetas 936335

A
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 13:01

Sei que não é bem o tema, mas e que tal experimentar algo assim? Dizem que é muito bom.
Com as Altec 515-8 G ou 604/605.

Aventuras com cornetas 36990327

Aventuras com cornetas Ob1a


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 15:28

António José da Silva escreveu:
Sei que não é bem o tema, mas e que tal experimentar algo assim? Dizem que é muito bom.
Com as Altec 515-8 G ou 604/605.

Aventuras com cornetas 36990327

Aventuras com cornetas Ob1a


Boa dica Aventuras com cornetas 22692 ,
quando passei dias a fio a pesquisar este tipo de projectos apercebi-me da capacidade infinita de criação por parte do Homem.

É um Mundo à parte.

Este meu projecto já é uma espécie de "óleo essencial" de toda a minha pesquisas.

Na altura desití Aventuras com cornetas 809774 e disse: vou mas é comprar umas colunas boas já feitas e por quem sabe Aventuras com cornetas 933723 ...

...foi o melhor que fiz Aventuras com cornetas 491368

Mas os projectos são isso mesmo, a cenoura que nos faz andar para a frente...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 23:19

Ulrich escreveu:
António José da Silva escreveu:
Sei que não é bem o tema, mas e que tal experimentar algo assim? Dizem que é muito bom.
Com as Altec 515-8 G ou 604/605.

Aventuras com cornetas 36990327

Aventuras com cornetas Ob1a


Boa dica Aventuras com cornetas 22692 ,
quando passei dias a fio a pesquisar este tipo de projectos apercebi-me da capacidade infinita de criação por parte do Homem.

É um Mundo à parte.

Este meu projecto já é uma espécie de "óleo essencial" de toda a minha pesquisas.

Na altura desití Aventuras com cornetas 809774 e disse: vou mas é comprar umas colunas boas já feitas e por quem sabe Aventuras com cornetas 933723 ...

...foi o melhor que fiz Aventuras com cornetas 491368

Mas os projectos são isso mesmo, a cenoura que nos faz andar para a frente...

Antes de comprar as cornetas ainda considerei construir um par de open-baffle com Altec 604 coaxiais.

O criador desta topologia foi o Gilbert Briggs da Wharfedale:

http://www.inner-magazines.com/news/28/72/Whaferdale-SFB3/

http://www.troelsgravesen.dk/OBL11.htm

http://members.myactv.net/~je245/obriggs.htm

O conceito é interessante mas a topologia é limitada e foi melhorada nesta interpretação mais moderna, as Gradient Helsinki:

http://www.stereophile.com/floorloudspeakers/gradient_helsinki_15_loudspeaker/
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 23:41

Está aí um projecto completo, pronto para passar à parte prática Aventuras com cornetas 22692

é apenas uma opinião, mas nunca percebi/gostei do conceito Open-baffle scratch

tenho na minha ideia que a ressonância ajuda na transmissão das vibrações com menor frequência Aventuras com cornetas 447836

são ideias...
Ir para o topo Ir para baixo
Doug
Membro AAP
Doug


Mensagens : 534
Data de inscrição : 09/01/2011
Idade : 38

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySáb Mar 17 2012, 23:46

Ulrich escreveu:
Está aí um projecto completo, pronto para passar à parte prática Aventuras com cornetas 22692

é apenas uma opinião, mas nunca percebi/gostei do conceito Open-baffle scratch

tenho na minha ideia que a ressonância ajuda na transmissão das vibrações com menor frequência Aventuras com cornetas 447836

são ideias...

Dai em open baffle se usarem drivers de maiores dimensões para as baixas frequencias...
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptyDom Mar 18 2012, 00:10

Doug study escreveu:

Dai em open baffle se usarem drivers de maiores dimensões para as baixas frequencias...

maiores que os de 15"?

Ir para o topo Ir para baixo
Doug
Membro AAP
Doug


Mensagens : 534
Data de inscrição : 09/01/2011
Idade : 38

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptyDom Mar 18 2012, 00:21

A caixa faz como que uma amplificação das baixas frequencias, ajudando na sua dispersão sim, mas também dando coloração ao grave reproduzido, e sendo depois mais dificil de colocar colunas com drivers grandes de caixa em salas mais pequenas.
O que as Open baffle normalmente usam é uma cauda para dar um pouco mais de boom, ou então usam dois de 15'', como as Jamo 909.
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptyDom Mar 18 2012, 00:35

Doug escreveu:
A caixa faz como que uma amplificação das baixas frequencias, ajudando na sua dispersão sim, mas também dando coloração ao grave reproduzido, e sendo depois mais dificil de colocar colunas com drivers grandes de caixa em salas mais pequenas.
O que as Open baffle normalmente usam é uma cauda para dar um pouco mais de boom, ou então usam dois de 15'', como as Jamo 909.

obrigado pela explicação, simples e eficaz Aventuras com cornetas 22692 ,

já agora qual é o teu "conceito" preferido?

Num review das Jamo está, o que acaba por ser esclarecedor, isto:

For
A big, powerful sound, free from the usual box effects; plenty of bass weight and excellent detail
Against
Not exactly small, and not exactly cheap; need top-quality sources and amplification

Thanks Doug, nunca me tinha debruçado com alguma atenção neste tipo de configuração.
Ir para o topo Ir para baixo
Doug
Membro AAP
Doug


Mensagens : 534
Data de inscrição : 09/01/2011
Idade : 38

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptyDom Mar 18 2012, 00:49

Bem nesta fase o meu conceito preferido é o open Baffle, gosto tanto que tenho dois pares. Não descarto as colunas de caixa, mas no meu caso como as duas salas que uso para ouvir musica não terem mais que 25m2, com o que obtive melhores resultados foi com as open baffle. Bem e os dois pares que uso não teem aquele contra de precisarem de amplificação potente como as Jamo...
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptyDom Mar 25 2012, 22:57

continuo a alimentar o projecto,este é, talvez, o mais parecido com o que quero:

Aventuras com cornetas 6329050293_52430a5085

Driver de compressão 1,4" e woofer 16" Tad 1601

http://tinyurl.com/86fumbe

estéticamente, e de certeza, acusticamente fantástico Aventuras com cornetas 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptyDom Mar 25 2012, 23:32

Ulrich escreveu:
continuo a alimentar o projecto,este é, talvez, o mais parecido com o que quero:

Aventuras com cornetas 6329050293_52430a5085

Driver de compressão 1,4" e woofer 16" Tad 1601

http://tinyurl.com/86fumbe

estéticamente, e de certeza, acusticamente fantástico Aventuras com cornetas 2441895546

É de facto muito bonito, especialmente esse com a corneta de graves preta, mas estive a consultar as especificações do fabricante e julgo que se trata de uma topologia deficiente pois tem apenas duas vias.
Na minha opinião o woofer deveria trabalhar apenas na zona dos graves (60-300Hz) e a corneta apresentada cobrir os médios (1.000/2.000-10.000Hz) ficando a faltar um tweeter para os agudos e uma corneta para a zona do médio-baixo.
Além disso o perfil da corneta dos médios não é o de melhor desempenho...

Por falar em cornetas elegantes, o que achas destas Haigner?

Aventuras com cornetas Ampsbeta

http://www.haigner.com/
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptyDom Mar 25 2012, 23:40

Essas horn são fantásticas Ricardo,

no site Polaco, que coloquei a montante, eles também fazem esse tipo.

Eu continuo a gostar das duas vias, porque continuas a achar que têm de ter três?

aqueles drivers de compressão cobrem, pelos vistos , muito bem até aos 20K.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 07:09

Ulrich escreveu:
continuo a alimentar o projecto,este é, talvez, o mais parecido com o que quero:

Aventuras com cornetas 6329050293_52430a5085

Driver de compressão 1,4" e woofer 16" Tad 1601

http://tinyurl.com/86fumbe

estéticamente, e de certeza, acusticamente fantástico Aventuras com cornetas 2441895546


Essa coluna é linda mas suspeito que a esposa não concorde comigo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 13:09

António José da Silva escreveu:


Essa coluna é linda mas suspeito que a esposa não concorde comigo.

tens vários tipos de acabamentos Aventuras com cornetas 491368
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 14:29

Ulrich escreveu:
Essas horn são fantásticas Ricardo,

no site Polaco, que coloquei a montante, eles também fazem esse tipo.

Eu continuo a gostar das duas vias, porque continuas a achar que têm de ter três?

aqueles drivers de compressão cobrem, pelos vistos , muito bem até aos 20K.

Tanto quanto sei é uma limitação física das cornetas front-loaded, que só cobrem 3 oitavas:

Aventuras com cornetas OctaveBandFilterA

Mas na minha opinião nem com colunas "convencionais" de radiação directa é possivel obter um desempenho full-range minimamente aceitável só com duas vias.
E para mim um sistema tem de cobrir todo o espectro audível caso contrário é como ter uma máquina fotográfica ou uma televisão que não reproduz p.ex. vermelho.

Acho que seria um desperdício utlizar esses altifalantes da TAD numa coluna com menos do que 4 vias ou eventualmente 3 se quiseres prescindir do extremo-baixo.

Por mera curiosidade aqui ficam as dimensões das cornetas tractrix (covém ter em atenção que o altifalante deverá ser high-passed a uma frequência confortavelmente acima do FC da corneta):

Aventuras com cornetas Hornsize


Última edição por ricardo onga-ku em Seg Mar 26 2012, 17:44, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 14:37

Estas Sonus Æterna também têm graça mas padecem do mal das duas vias:

Aventuras com cornetas DedalusH

http://www.sonusaeterna.com/page11.html
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 15:16

Alguns exemplos de topologias de 3 vias:

Aventuras com cornetas Triofull
Avantgarde Trio c/ módulos de graves - pecam por não ter os altifalantes alinhados na vertical


Aventuras com cornetas 76587838
Musique Concrete La Grande Castine


Aventuras com cornetas Cess
Cessaro Gamma c/ módulos de graves


Aventuras com cornetas Kf02gross
Odeon Audio nº 38 - a unidade de médio deve ficar por cima da dos agudos


Aventuras com cornetas Img3053f
Edgarhorn Titan c/ módulo de graves - a unidade de médio deve ficar por cima da dos agudos


Aventuras com cornetas Hornfabrik3
Hornfabrik c/ módulos de graves


e as mais sexy alguma vez desenhadas


Aventuras com cornetas Pinkfauneuphrosyne1
Pink Faun Euphrosyne
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 15:22

Estão ai coisas de aspeto fabuloso.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 21:28

Thanks Ricardo,
grato pela paciência da explicação Aventuras com cornetas 22692 ,
na tua perspectiva/experiência , qual o "super-tweeter" a usar?

Outro pormenor, eu nunca tinha ligado muito aos "super-graves", e depois de pesquisar as marca, que colocaste acima, já vejo as coisas de outra forma, o mesmo se passa com a tua explicação das horn.


Aventuras com cornetas 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 21:34

Orquestra
Tocar, não sei se tocam..., mas, que tem um aspecto imponente, lá isso tem ...
Dá vontade de as ouvir!!!
Aventuras com cornetas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 21:37

Luis Filipe Goios escreveu:
Orquestra
Tocar, não sei se tocam..., mas, que tem um aspecto imponente, lá isso tem ...
Dá vontade de as ouvir!!!
Aventuras com cornetas 22692

Ainda digo mais, mesmo sem as ouvir tenho quase a certeza de que seria feliz para sempre. Aventuras com cornetas 936335

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 21:41

Ulrich escreveu:
Thanks Ricardo,
grato pela paciência da explicação Aventuras com cornetas 22692 ,
na tua perspectiva/experiência , qual o "super-tweeter" a usar?

Outro pormenor, eu nunca tinha ligado muito aos "super-graves", e depois de pesquisar as marca, que colocaste acima, já vejo as coisas de outra forma, o mesmo se passa com a tua explicação das horn.


Aventuras com cornetas 447836

O ideal é que a sensibilidade do tweeter seja o mais próximo possível da dos restantes altifalantes para evitar a adição desnecessária de resistências ao filtro.
Uma hipótese é o TAD ET-703: http://tad-labs.com/en/professional/unitspeaker/unit2.html
Mas existem muitas alternativas, novas ou vintage.
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 21:55

Viva, Ricardo é mesmo isso o ET-703,

e andei a pesquisar um pouco, e de facto ele é utilizado a partir dos 7/8 K, mesmo em utilização conjunta com os TAD 4001.

Temos de encontrar um "cantinho" para os colocar... lol!

tipo isto:

Aventuras com cornetas Model3401-w

http://audio-database.com/PIONEER-EXCLUSIVE/speaker/model3401-w-e.html
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 21:59

Ulrich escreveu:
Viva, Ricardo é mesmo isso o ET-703,

e andei a pesquisar um pouco, e de facto ele é utilizado a partir dos 7/8 K, mesmo em utilização conjunta com os TAD 4001.

Temos de encontrar um "cantinho" para os colocar... lol!

tipo isto:

Aventuras com cornetas Model3401-w

http://audio-database.com/PIONEER-EXCLUSIVE/speaker/model3401-w-e.html

Os altifalantes devem ser empilhados na vertical.
Uma das razões para, isso lida não sei onde, é a sensibilidade humana ser muito maior na horizontal do que na vertical o que facilita a integração das fontes sonoras.

Além disso, tanto quanto sei as cornetas são muito sensíveis ao alinhamento temporal pelo que os diafragmas devem estar todos alinhados fisicamente:

Aventuras com cornetas 3057587146_cd159f18cd_o
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 22:03

ricardo onga-ku study escreveu:


Além disso, tanto quanto sei as cornetas são muito sensíveis ao alinhamento temporal pelo que os diafragmas devem estar todos alinhados fisicamente:

Aventuras com cornetas 58893


Aventuras com cornetas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 22:08

Essas pequenas TAD têm um aspecto fantástico. Adorava poder ouvir umas coisas dessas.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Aventuras com cornetas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 22:13

Esqueci-me destas Jadis...lindas.

Aventuras com cornetas 24399475
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3206
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 22:17

ricardo onga-ku escreveu:
Ulrich escreveu:
Essas horn são fantásticas Ricardo,

no site Polaco, que coloquei a montante, eles também fazem esse tipo.

Eu continuo a gostar das duas vias, porque continuas a achar que têm de ter três?

aqueles drivers de compressão cobrem, pelos vistos , muito bem até aos 20K.

Tanto quanto sei é uma limitação física das cornetas front-loaded, que só cobrem 3 oitavas:

Aventuras com cornetas OctaveBandFilterA

Mas na minha opinião nem com colunas "convencionais" de radiação directa é possivel obter um desempenho full-range minimamente aceitável só com duas vias.
E para mim um sistema tem de cobrir todo o espectro audível caso contrário é como ter uma máquina fotográfica ou uma televisão que não reproduz p.ex. vermelho.

Acho que seria um desperdício utlizar esses altifalantes da TAD numa coluna com menos do que 4 vias ou eventualmente 3 se quiseres prescindir do extremo-baixo.

Por mera curiosidade aqui ficam as dimensões das cornetas tractrix (covém ter em atenção que o altifalante deverá ser high-passed a uma frequência confortavelmente acima do FC da corneta):

Aventuras com cornetas Hornsize

E para se chegar a 20Hz?
qual seria o comprimento e diametro?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 22:19

ricardo onga-ku escreveu:
Alguns exemplos de topologias de 3 vias:

[center]Aventuras com cornetas Triofull
Avantgarde Trio c/ módulos de graves - pecam por não ter os altifalantes alinhados na vertical




Aventuras com cornetas Cess
Cessaro Gamma c/ módulos de graves


]

Estas colunas são de 3 vias ?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 22:26

As AG Trio são de três vias.
As Cessaro não são mas podem ser adquiridas com 3 vias (modelo Alpha) e adicionar as restantes mais tarde:

http://www.cessaro-horn-acoustics.com/index.php?id=25
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas EmptySeg Mar 26 2012, 22:28

Cheira-me que o mestre Ulrich prefere colunas com aspecto mais convencional...o belo caixote.
Talvez algo deste género:

Aventuras com cornetas Ad20111


Última edição por ricardo onga-ku em Seg Mar 26 2012, 22:41, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aventuras com cornetas Empty
MensagemAssunto: Re: Aventuras com cornetas   Aventuras com cornetas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aventuras com cornetas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Outra vez as Open Baffle... Agora!?... Com cornetas!!
» Mundo de Aventuras (nome de uma BD dos anos 60)
» Cornetas Gregas
» Krefeld 2010/Rui Borges
» Sistema audio quasi-vintage... com algumas pontas novas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: