Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Jantar de gala (células)

Ir para baixo 
+16
joevalve
luis lopes
CNeves
MicroGruas
gorogoro
Ghost4u
Mozarteano
Jorge Ferreira
Luis Filipe Goios
brasas
Ulrich
Stereo
MJC
Vodoo
António José da Silva
TD124
20 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 10:08

Caros amigos,

Vamos jogar a um jogo que é muito interessante e rico em ensino se açeitarem de jogar com o coraçao e com a cabeça. Vamos organisar (cada um à sua maneira) um jantar de gala para o qual vamos convidar déz células. Mas atençao !, nao se trata de convidar as células que preferimos, pois para isso jà temos um sistema pessoal, trata-se de convidar as células que nos parecem ser as mais importantes na historia do audio, mesmo se nao gostamos do som delas. Nao é obrigatorio que as tenham escutado todas, basta refletir aos artigos ou topicos por esse mundo fora que tenham lido e extrair os modelos mais citados e que vos pareçem ter marcado a historia destes componentes. O objectivo é pela troca de ideias compreender os méritos de cada modelo e compreender o que faz os mitos (os verdadeiros). Uma célula como todo outro produto nao é so o som que produz, é o reconhecimento geral, a originalidade do produto e ou a influência que teve sobre outros. Por este meio vamos aprender muitas coisas juntos.

Jantar de gala (células) Mesagala

A mesa é distribuida como no desenho com os mais ilustres convidados à cabeça da mesa e os outros à volta deles. Se quizerem fazer un (tête à tête) entre duas células so sao livres. Na realidade sao livres de fazerem o que querem, mas em respeitando a regra do jogo. Entao façam là trabalhar os sentidos e que o jogo começe!!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 10:44

Antes que alguém se antecipe, começo pela evergreen Denon DL103. Será que podemos dar mais sugestões?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 10:48

António José da Silva escreveu:
Antes que alguém se antecipe, começo pela evergreen Denon DL103. Será que podemos dar mais sugestões?

O objectivo é que cites varias, dez seria ideal Jantar de gala (células) 754215 , e que comentes um pouquinho as tuas escolhas, para poder-mos depois falar!!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 10:58

A minha experiência com as grandes senhoras é infelizmente limitada ou melhor dito, inexistente.
Para já vou juntar mais uma para juntar à que já tinha postado e tive ambas. A Shure V15 III.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 11:00

Assim sendo vou falar da Roksan Chorus Black MM, que é algo considero excelente com a sua sonoridade muito agradável Jantar de gala (células) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 11:11

Vodoo escreveu:
Assim sendo vou falar da Roksan Chorus Black MM, que é algo considero excelente com a sua sonoridade muito agradável Jantar de gala (células) 22692

E faz parte das grandes do passado? Jantar de gala (células) 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 11:15

Jantar de gala (células) 447836

Não sei se faz parte do teu passado, mas do meu faz.
Mas é compreensível a tua questão porque andas nestas andanças á pouco tempo !!!

Jantar de gala (células) 265963

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 11:20

Voltando ás duas que mencionei, a 103 que pode ser uma delicia e é sem duvida e por mérito uma das mais fantásticas células por tudo aquilo que representa. Já foi chamada de "a Koetsu" dos pobres.
A Shure V15 III que eu possui com a agulha de topo (HE qualquer coisa que já não me lembro) e que é uma MM de respeito e mais fácil de agradar e de se compatibilizar do que a amada/odiada 103.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 11:49

Bom, vou dar a minha escolha na esperança que vos dê vontade de serem mais faladores Smile)__((:

1 Denon DL103 _ A mais conhecida das células do mundo, e fundamental na evoluçao das células japonesas, uma instituçao...
2 Ortofon SPU _ Pela idade, originalidade, perenidade e porque é uma instituçao como a prima japonesa...
3 Koetsu (as do Sugano) _ Primeira célula audiofila, nascimento de uma escola e de outra maneira de pensar/sentir o audio...
4 Satin (as originais em ceramica de Kyoto) _ Pelas mesmas razoes que a Koetsu, mesmo se o nivel de escuta é muito inferior...
5 Decca London _ A irreverência inglesa, original, simples e radical, um monumento isolado...
6 Shure V15 typeV _ A maior das MM, concebida para matar as MC, uma tecnologia de sonho ao servico da musica, uma "sniper"...
7 EMT TSD 12K _ Talvez uma das mais belas células à escuta, é puramente pessoal e assumo...
8 Grado X _ Originalidade do processo de extracçao do sinal, originalidade do som da marca, perenidade...
9 Dynavector DV20L _ Beldade do som, preço baixo, qualidade da fabricaçao, perenidade da filosofia, facilidade de utilizaçao...
10 Dynavector Karat R _ Estilete em rubi muito curto, rapidez elegância e justeza reunidas, uma velha que guarda o "charme" da classe...

Eis a minha escolha, comentem, perguntém, critiquem, mas digam coisas para que o jogo arranque...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 11:56

Uma lista de sonho e que seria um sonho poder (como tu) conhece-las a todas. Já agora, quais as da tua lista que ficam à cabeceira da mesa? Serão a 103 e a Koetsu (por razões diferentes)?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 12:10

António José da Silva escreveu:
Uma lista de sonho e que seria um sonho poder (como tu) conhece-las a todas. Já agora, quais as da tua lista que ficam à cabeceira da mesa? Serão a 103 e a Koetsu (por razões diferentes)?

Nao!, à cabeçeira serao a DL103 e a SPU pelas razoes que citei. Eu distribui as minhas em relaçao ao plano e à importância (pessoal) do convidado...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 16:14

Dando os parabéns ao TD124 pela forma genial como apresentou este tópico, esta é a minha mesa, sendo que tenho tido o prazer de comer muitos perus de Natal com estas minhas queridas meninas. Confesso a minha fraqueza por células e correndo o risco de me tornar mais um que lança lenha para a fogueira de vaidades, não resisto,

1- Denon DL-103 • Sem comentários.
2- Ortofon SPU • Sem comentários.
3- Koetsu Rosewood (Sugano) • A minha primeira, um sonho realizado.
4- Koetsu Onyx (Sugano) • Uma oportunidade única, uma senhora.
5- Decca London Garrott • Neste lugar porque tenho vergonha de a sentar mais à frente.
6- Kiseki Agate Ruby • Não soa como uma Koetsu mas é infinitamente bela.
7- Shure V-15 type V • Como disse o TD124, uma grande MM.
8- Supex SD-900 Super • A minha primeira MC » a sério«
9- Talisman Alchemist IIIS • A primeira MC de alto ganho que tive.
10- Lugar vago para alguma beleza que me deixe com os ouvidos em bico.

Não está sentada à mesa, mas dentro do meu coração, a minha V-15 Type III, que foi a primeira célula que comprei nova, com massa ganha por mim e que me fez sentir o homem mais feliz do mundo.

Cumprimentos,
MJC

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 17:29

Bom, mesmo com o meu limitado conhecimento no que ás altas esferas das células diz respeito cá vai. Algumas ouvi e possui outras é mesmo só o desejo de as vir a ouvir um dia e por aquilo que dizem delas.


1º - Denon 103 # Pela simples razão de que tudo o que faz, faz bem apesar de não ser o animal mais fácil de se entender. E claro que merece o respeito que os anciãos com sabedoria nos merecem (tive)

2º - Shure V15 III # Com o diamante de topo da Shure é um deleite de se ouvir e é uma das maiores representantes do mundo das MM apesar de (perdoe-me os amantes MM) não me satisfaz como uma boa MC. (tive)

3º - Koetsu Red # Porque o mundo todo não pode estar a mentir e deve de ser algo de maravilhoso. Espero um dia vir a ter uma ou no mínimo, ouvir uma. (gostava de ter)

4º - Ortofon Kontrapunkt a # Pela maravilhosa gama alta que foi das coisas mais doces que já ouvi. No resto era boa sem ser excelente o que já não é nada mau. (tive)

5º - Audio Technica AT-32MC # Por uma razão simples e que é comum  a muitas AT. Boas células a bom preço e nas MC's o uso do dual coil. (tive)

6º - Ortofon SPU # Mais uma que segundo se consta nos leva à essência da escuta em vinil. (gostava de ter)

7º - Supex # Para entender os primórdios do Sugano. (gostava de ter)

8º - Yamamoto YC-02 # Porque ainda há dois dias vi o que ela é capaz e do porque de tanta gente falar bem desta japonesa. (tenho)

9º - Goldenote Boboli # Do melhor que já ouvi em MC's de alto ganho e sem entrar em valores mesoesfégicos. (tive)

10º - Fica este lugar reservado para uma representante das MI's que nunca ouvi mas que pela sua característica técnica da leveza móvel do estilete me deixa sempre desconfiado de que possa ser uma boa opção.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Sex Nov 29 2013, 14:24, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 22:39

Eu ainda vou pensar no assunto. Jantar de gala (células) 933723 Bem que gostaria de falar por experiência própria e dar o meu contributo, mas receio não ter assim tanta experiência. Já ouvi várias, mas se por um lado não foi o suficiente para avaliar as células, por outro nem sei ou simplesmente não me lembro quais são.

Posso no entanto lembrar algumas coisas...

Denon DL103 (já dito...);
DL103R (que é já outra música)

Dynavector 10X5; 20XL e...

Lyra...

Ortofon, Kontrapunkt... e Jubile...

Outras que não ouvi ou não me lembro mas que tenho muita consideração, pelo que nem vale a pena dizer nomes.
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 22:45

Viva,
infelizmente a minha experiência é mínima, apesar de ter quatro Células, ainda não consigo opinar , de forma construtiva, acerca das mesmas Jantar de gala (células) 424293

vou ficar a assistir e a aprender.

Obrigado por este tópico.

Abraçoc
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 23:06

Bom isto começa a tomar forma Jantar de gala (células) 754215

O jogo vém apenas de começar mas algumas evidências começam a aparecer.

Em primeiro lugar a DL103 e a SPU estao sempre presentes, os velhos mitos sao inoxidaveis e guardam o brilho. E giro de constatar que sao duas células que representao o aspecto mais louvado da escuta do vinilo, ou seja, calor, humanidade, médios fluidos e caressantes, ausência de agressividade e de metalisaçao nos agudos. Elas sao pura beleza e bem utilisadas sao um modelo de generosidade musical...

Em segundo lugar as Koetsu (do Sugano*) sao citadas em exemplo de radicalidade musical e espiritual. Como diz o meu mestre e amigo Jean Hiraga que conheceu bem o Sugano, "estas células vao até ao fim da coisa", ou seja, elas léem a alma da musica e dos interpretes...

Estou ansioso que isto avance com mais exemplos para podermos discutir de uma maneira mais aprofundada...

* O Sr Sugano é o fundador da Koetsu e era ele que as fabricava até falecer. Para mim e nao so, so as feitas por eles sao Koetsu, as outras sao o que sao, hà pior e melhor!!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 23:23

Jantar de gala (células) 447836

Ora eu neste aspecto sou certamente o último que deveria de opinar o que quêr que seja, mas por vezes escutamos umas coisas ali e acolá e algumas delas ficam-nos registadas por uma ou outra razão e um uma dessas ocasiões que até hoje não esqueci foi quando tive oprtunidade de escutar algumas vezes uma ZYX universal ou algo do género e tenho tambêm a ideia que era a a cooper MC de o, vinte e qualquer coisa se a memória não me falha num brutal gira discos e tocava tão mal ou tão bêm que até hoje não me esqueci de tal coisa !!!

Jantar de gala (células) 1213685197
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptySeg Dez 19 2011, 23:40

Nao tenho experiência para participar nessa mesa, mais posso dizer que a colocaçao da ideia foi genial, e um post muito util a utilizadores como eu que de pouco em pouco vou entrando mais a serio nesse fabuloso mundo do anologico que sempre me fascinou desde muito cedo.

Quanto a denon dl 103, tambem sou fã, ja ouvi em alguns gd diferentes e gosto sempre dela.

Outra agulha de acho interessante para o preço é a audio thecnica 95.

Jantar de gala (células) 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Dez 20 2011, 00:09

Então cá vai a minha modesta experiência,
a ordem é de " antiguidade ",
a minha 1ª - Shure V15 III ( nos idos 70 )

" 2ª- Shure V15 IV

" 3ª - Ortofon ???

" 4ª _ Ortofon MC 10

" 5 ª - Benz Micro MC Gold ( a de mais curta vida a trabalhar )

" 6 ª - Audio Technica 95 E

a última, a actual e o meu mais recente amor , a " fabulástica "

Sumiko Blue Point Special EVO III

nunca saberemos quando parar, mas, esta EVO III é para se sentar à cabeceira ( pelo menos comigo )
Saudações Analógicas ( sic MJC )
Feliz Natal
santa





Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Dez 20 2011, 01:50

Acho a ideia muito boa, mas podemos ir mais além do que isto, se o TD124 me permite gostaria de elevar a fasquia do seu tópico ainda mais.

Pois se consultarmos as células recomendadas pela The Absolute Sound e Stereophile, entre muitas outras revistas da especialidade...depressa chegamos a um Top ten das melhores células de todos os tempos, certo ? mas para tocar em que braços ?

A boca que vai ficar em cada lugar da mesa só faz sentido se disserem também qual é o garfo com o qual elas melhor funcionam para devorar as espiras do vinil de uma forma que tire partido do seu palato refinado, não é ? caso contrário tornam-se umas células vulgares e uma pura desilusão...

Ou seja, de que serve uma magnifica célula se estiver montada no braço com a massa errada ?

Digam também quais os braços que funcionam bem com cada uma das células pois isso talvez seja mais importante para todos nós não acham ?

Quanto a mim só posso falar com experiência própria de uma boca Dynavector XX-2 com um garfo Naim Aro que funcionam lindamente a devorar vinil.

Já tive Van Den Hull Colibri no mesmo braço e pura e simplesmente não funciona (problemas de overhang e compliance).

Infelizmente não posso falar muito mais pois falta-me a experiência, pois as únicas coisas que tive além disso foram uma Sumiko Blue Point Special com um Linn Basik e uma Rega Byas com o RB250.

Seja como for colocava na mesa duas combinações:

Boca Dynavector XX-2 com garfo Naim Aro
Boca Rega Byas com garfo Rega RB250

Mais que isto não posso sugerir pois falta-me uma coisa muito importante chamada experiência própria.

Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Dez 20 2011, 01:56

Jantar de gala (células) 754215
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Dez 20 2011, 01:56

Não está mal pensado não senhora. Vamos a ver o que o nosso td124 tem a dizer sobre a matéria. Poderá ser até tema para outro tópico.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Dez 20 2011, 02:09

Ok também posso colocar em mais dois lugares da mesa :

Um garfo SME 3012 com uma boca DENON DL-103
Um garfo LINN Ekos com uma boca LINN Troika

Mas tenho a certeza absoluta que o TD124, MJC e António entre outros...com a sua vasta experiência nos poderão dar outras combinações para colocar na mesa.

Já que a minha experiência a esse nível é algo limitada.

Como dizia um amigo meu, 20 anos de experiência demora mais ou menos 20 anos a adquirir...e o meu foco tem sido mais os discos do que própriamente o equipamento.

Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Dez 20 2011, 11:25

Para todas as refeições como Menu principal: Benz Micro, células de grande precisão bem ao jeito Suiço, e claro tocam à séria.
Depois como sobremesa poder-se-á servir uma Lyra seja ela qual fôr, e não é preciso digestivo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13212
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 13:59

Já reparou como algumas personagens dão parecer referente a equipamentos, baseado em leituras de análises? Também faz o mesmo!? Para mim, é simples elaborar a resposta ao desafio de eleger as individualidades presentes no «Jantar de gala», porquanto a selecção efectuada, resulta das inúmeras células que experimentei em diversos cenários.

Dedicando especial cuidado na justificação das minhas escolhas, argumento que para qualquer produto estar entre os melhores, não basta ser muito dispendioso. Entendido!?

Entre preferências por tipologias, recuso defender ideologias, uma vez que, pondo em destaque sete células de bobina móvel, uma das minhas preferências recai num exemplar de magneto móvel. Assim, entre dois modelos de um fabricante que muito aprecio, oriundo da Dinamarca, eis as minhas seleccionáveis:


1 - EMT TSD15

A par da naturalidade sonora conferida aos instrumentos e do nível de extensão atingido nas altas e baixas frequências, é veloz e tem capacidade de desvendar a microinformação inclusa em gravações densas (como uma grande orquestra), manietando o ouvinte.

2 - Lyra Parnassus

Apesar do handicap das suas especificações punitivas para os prés de phono, oferece riqueza tímbrica e apreciável imagem tridimensional.

3 - Goldring Excel

Desenhando diversos planos contidos na profundidade da imagem, concede quentura à gravação, sem colorar a voz seca de Louis Armstrong.

4 - van den Hul The Frog

Desloca-se nos riachos do vinilo com ritmo acertivo, sem colocar "a pata em rama verde".

5 - Ortofon MC Rondo Red

Resolução e precisão espacial, desvendando as subtilezas dos instrumentistas, mergulhando sem se afundar, nas frequências profundas, realizando, de forma exemplar e com facilidade, a perceptível excursão dos registos graves (neste capítulo, suplanta células muito mais caras!).

6 - Shure V15 Type IV

O elevado nível de captação da ambiência, a boa estrutura harmónica e a vivacidade, envergonha algumas MC´s.

7 - Grado Reference Platinum

Embalada numa caixa de madeira, esta morena de 4,5 mV, sem atribuir coloração, domina com exactidão a imagem espacial.

8 - Denon DL103

Lançada em 1964 para uso no sector profissional de radiodifusão, esta agulha de forma cónica, ao contrário do que algumas Caixas Idiotas Instruídas sugerem que danifica as bolachas, é ordeira e muito musical.

9 - Ortofon MC15 Super MkII

Corpo de nylon, vendida abaixo das duas centenas de "euricos", fornece agudos detalhados sem vestigios de agressividade.

10 - Audio- Technica AT95E

Não conheço nenhuma célula barata, com os pergaminhos educados que apresenta. Uma pechincha!


Para o jantar servido na sala ao lado, onde não é necessário vestido de gala, encontro as seguintes damas com glamour: Allaerts MC1B, Audio-Technica AT-OC9, Benz-Micro Glider, Dynavector Karat 17D e DV10x5, Goldring 1042, Lyra Dorian, Ortofon Rohmann e Ortofon MC Samba e Rega Exact.


Última edição por Ghost4u em Qua Mar 07 2012, 19:13, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 14:08

Está ai uma mesa de se lhe tirar o chapéu e que garante um banquete bem animado. Escolhas apreciáveis que percorrem vários géneros e preços.

Quanto á Benz elogiada pelo amigo Mozarteano, e não que seja má, é um daqueles exemplos, que á imagem da Clearaudio beneficiou de um forte aplauso da imprensas escrita que fez com que umas células caras demais para aquilo que tocam sejam vendidas a bom ritmo.


PS: A Clearaudio então é de bradar....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 16:26

Koetsu Blue Lace Onyx Platinum Phono Cartridge --> Por ser estupidamente cara? TIpo com isto comprava um carro..
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 21:22

Eu acho a Benz Micro uma verdadeira peça de relojoaria, são células de uma construção soberba, quase diria de origina divina e tocam de igual origem, divina portanto. São células muito ''abertas'' isto depois de se fazer a devida ''rodagem''.

Desta nova vaga de construtores de células, Albert Lukaschek o homem forte da Benz Micro, levou em minha opinião a bom porto o que se propôs fazer e criar.

Eu quando comprei há uns anos uma Benz, ponderei como é natural outras soluções, e uma delas uma das minhas paixões em matéria de células, e como usualmente pouco badalada por cá, falo da Transfiguration, alguém conhece? Poucos talvez, deduzo, pois eu tive o privilégio de ouvir em 2003 montada num braço Graham, não confundir com os famosos pré de phono Britânicos GSP (Graham Slee Projects), este(s) Graham(s) são Americanos, e dizia eu que ouvi esta dupla num outro portento do analógico, o Nothingham Analogue, '' o Ace Space '' do saudoso Tom Fletcher recentemente desaparecido devido áquelas doenças da moda, de qualquer forma acho esta tríade do mais soberbo que eu poderia ter ouvido, enfim, destes já não há mais.

Confesso que a Transfiguration é muito dispendiosa, não tanto como alguns modelos da Koetsu Urushi, por exemplo, ou Lyra enfim.

Eu gosto de modo geral de quase todas, umas talvez mais do que outras, é natural, mas se eu hoje optasse por outra célula ( duvido que nos próximos tempos / anos invista em equipamento de aúdio, seja ele qual fôr, seria puro suícidio ), mas dizia eu que haveria uma célula bem jeitozinha, bem á maneira, talvez uma AirTight, enfim, um espectáculo do analógico.

Confesso que Ortofon, Goldring e outras não me seduzem por aí além, mas naturalmente terão uma outra sonoridade que não a minha, não deixam de ser menos boas, ou piores por isso, são gostos.

Boas Audições


Última edição por Mozarteano em Qua Mar 07 2012, 22:10, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3206
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 22:09

MICRO SEIKI Jantar de gala (células) 843159 Jantar de gala (células) 843159

sim Jantar de gala (células) 491368 sim Jantar de gala (células) 491368

desde o 1º ao 10º

Há discussão?!?!?

Jantar de gala (células) 249412 Jantar de gala (células) 249412


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 22:10

microseiki escreveu:
MICRO SEIKI Jantar de gala (células) 843159 Jantar de gala (células) 843159

sim Jantar de gala (células) 491368 sim Jantar de gala (células) 491368

desde o 1º ao 10º

Há discussão?!?!?

Jantar de gala (células) 249412 Jantar de gala (células) 249412




A ideia era isto ser um banquete daqueles tipo da corte dos Reis e não a sopa dos pobres. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3206
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 22:35

Agora a serio!

1º Denon DL 103
Intemporal: equilibrada, musical, nao engana, quando bem acompanhada, canta!

2º Ortofon SPU (a SpuMeister)
a minha preferida das spu. Uma Wagneriana fantastica. intemporal, fez e continua a fazer historia (ou istoria? Jantar de gala (células) 758687

3º EMT TSD 15
a evolução natural para quem gosta da Denon DL 103
é referencia pelo qual outras seguiram ( tal como a anteriores)

4º Koetsu
Magicas (nunca fui proprietario de nenhuma!) mas fui comodatário de uma Black por uns meses. Que saudades!
talvez a responsavel por esclarecer comercialmente que o analogico era superior ao digital!

5º Shure VST III, IV, V
tambem o que se pode bem fazer sem exorbitacias de preços. (tenho uma III, e uma V, esta ultima sem agulha (tenho que encomendar uma da Jico - a minha primeira célula! comprada por mim! quanddo deitavam a baixo as MM a shure lança esta e a ultra 500 (esta ultima nunca ouvi por minha pena) e o CD estava a dar cabo do viniL (anos 90)

6º Audio Technica AT95
acessibilidade ao analogico. o primeiro passo que o iniciantes devem começar. pelo preço é boa e recebemos o que pagamos!!!

ouvi outras e possui algumas, mas nao fizeram marca nesta minha fraca memoria

7º DECCA
nunca as ouvi, tem importacia historica

8º Miyabi
QUERO UMA Jantar de gala (células) 524928826 Jantar de gala (células) 524928826

9ºDENON DL 103 (R, GLS etc..........................

10ºIKEDA REX
Sem cantilever, uma das TOP 3 ( mas como tudo do senhor Ikeda estupidamente CARA! Jantar de gala (células) 524928826






Última edição por microseiki em Qua Mar 07 2012, 23:19, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Mar 07 2012, 22:46

Jantar de gala (células) 754215

Um grande tópico reanimado.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Mar 26 2013, 19:49

Caros amigos

Chego tarde, mas não quero de deixar de “botar faladura”.


As minhas convivas no jantar da cabeças são: (estão distribuidas como o chefe do protocolo do Sr. Silva destribuiria os convidados pela importância, prioridade á direita.)


1. Stanton 500/Pickering V15: a cabeça mais utilizada nas rádios em todo o mundo: e simultaneamente a cabeça que foi mais instalada em gira-discos domésticos do mundo: tem de ter mérito.

Tem de origem uma gama infindável de agulhas; e não bastando isso, todas as firmas de retyping fazem agulhas especiais para ela.

2. EMT TSD 15: não sei se é a melhor; mas é uma cabeça de baixo custo, (relativo...); mas qualquer cabeça de qualquer preço, terá grande dificuldade, num teste cego, para mostrar que é melhor.

6. Denon DL-103 – uma cabeça que custa 10 tostões e satisfaz qualquer audiófilo: ninguém se pode queixar ao ouvi-la. Não vem desde a pré-história do áudio, mas vem desde a idade média, e continua a resistir.

3. Shure V15 III-IV-V: foram a referencia audiófila durante uma pipa de anos.

5. Ortofon SPU: tão só pelo prestigio; pelo status

9. Shure M3D/M7D: as primeiras células stereo da Shure: a equivalente MM da SPU: custavam, quando lançadas, o mesmo preço da SPU; e toda a gente comprava a Shure: uma boa oportunidade de se fazer um bom negocio.


6. Audio technica AT-91: a mais barata da Audio Technica, e toca que é um regalo: ninguém se pode queixar de não ter dinheiro para ouvir música com qualidade.

4. Technics EPC- 205: simplesmente a melhor MM jamais feita; não só em qualidade de construção, como em resultados sonoros: e não sou só eu que o digo: o Van den Hul di-lo à boca cheia. Também está incluída para lembrar que a Technics e a Sony fizeram cabeças do melhor.

10. Ortofon SL-15: quando as Shure V15 reinavam, a SL15 esbracejava furiosamente para merecer o estatuto de ser considerada uma boa cabeça. Se hoje as MC reinam devem-no à SL-15.

7. General Electric GE VR II: quando se começou a generalizar o ouvir música em casa, a GE VR II era a senhora: estava instalada em mais de metade dos sistemas de qualidade.


Boas audições

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Mar 26 2013, 19:59

Amigo César, sempre um prazer ler as tuas escolhas acompanhadas de argumentação á altura. Jantar de gala (células) 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4965
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Mar 26 2013, 20:00

decerto é sempre um regalo gourmet Jantar de gala (células) 754215
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Abr 16 2013, 18:37

ao longo dos tempos utilizei:

Denon DL103 - anos e anos a fio

Ortofon MC20 Super - era uma das recomendadas pela discoteca santo antonio, no porto, para os Thorens.

Ortofon Salsa - teve curta vida

Benz Micro MC Silver (salvo erro) - revelou-se um erro de casting para o gira da altura por culpa do braço

Sumiko Blue Point - a actual que me foi oferecida e por cá fica

Audio technica AT95

Há outras que nem me lembro pois as células vinham da africa do sul e era o meu velhote quem as encomendava com base no que um amigo nosso inglês nos aconselhava.




Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Abr 16 2013, 19:27

António José da Silva escreveu:
Jantar de gala (células) 754215

Um grande tópico reanimado.

microseiki escreveu:
Agora a serio!
...
2º Ortofon SPU (a SpuMeister)
a minha preferida das spu. Uma Wagneriana fantastica. intemporal, fez e continua a fazer historia (ou istoria? Jantar de gala (células) 758687
...

CNeves escreveu:
Caros amigos
...
5. Ortofon SPU: tão só pelo prestigio; pelo status
...

Olà!... hoje meti-me a "brincar" com o Lenco L-75 que precisava de rodar um pouco o pobre, e pela ocasião meti-lhe uma Shure M97xe no braço Jelco, para ouvir um pouquito e lhe fazer honra a esse magnifico gira...

Pois é... hà dias em que o material tém o dom, de nos tornar humildes em relação a eles, e de nos pôr no nosso lugar de simples mortais. Ri, chorei, dançei e vivi emoções como raramente aconteçe... e tudo estava ao lado de mim hà anos!

A ultima vez que me tinha acontecido, foi com um Reko com braço de 12" e uma Koetsu "rosewood" de 1978, então:

VIVA A PEQUENA/IMENSA SHURE ........................................ e o L-75 evidentemente...

Até+

PS: Não excluo que a presença de amigos, bom vinho e churrasco não tenha ajudado... mas a alucinação foi colectiva! Então...!!!
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Abr 16 2013, 19:57

O amigo TD124 disse:

Citação :
Olà!... hoje meti-me a "brincar" com o Lenco L-75 que precisava de rodar um pouco o pobre, e pela ocasião meti-lhe uma Shure M97xe no braço Jelco, para ouvir um pouquito e lhe fazer honra a esse magnifico gira...


Óptima combinação; mesmo óptima. Jantar de gala (células) 754215

Já só fatam dez dias. Jantar de gala (células) 491368

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Abr 16 2013, 20:05

CNeves escreveu:
...

Óptima combinação; mesmo óptima. Jantar de gala (células) 754215

Já só fatam dez dias. Jantar de gala (células) 491368

Um abraço

Oh César, ném me diga... agora sou eu que os conto!!! Fogo, nunca mais chega o dia.............. Jantar de gala (células) 524928826 ....................

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Abr 16 2013, 20:18

TD124 escreveu:
CNeves escreveu:
...

Óptima combinação; mesmo óptima. Jantar de gala (células) 754215

Já só fatam dez dias. Jantar de gala (células) 491368

Um abraço

Oh César, ném me diga... agora sou eu que os conto!!! Fogo, nunca mais chega o dia.............. Jantar de gala (células) 524928826 ....................

Até+


E eu nada... Jantar de gala (células) 809774

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3206
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyTer Abr 16 2013, 22:54

Meio ensonado, mas algumas das convidadas encontram-se em quase todos os jantares, nomeadamente:

A Denon DL103; Shure V15; Ortofon SPU; EMT e a Audio Tecnhica AT 95

São mesmo danadas para a festa Jantar de gala (células) 3832313845 Jantar de gala (células) 3832313845 Jantar de gala (células) 3832313845
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Abr 24 2013, 19:15

Caros amigos


Vou convidar para jantar células atuais de baixo preço. Um jantar proletário numa tasca; mas cujas iguarias são tão agradáveis como as dos restaurantes mais finos.

A ordem, apesar do jantar ser numa tasca, é determinada pelo chefe do protocolo do Sr. Silva, prioridade á direita.

Aqui vai.

1. Stanton 500 V3: como já disse por várias vezes, é a ultima geração da célula mais utilizada nas rádios de todo o mundo; e também a mais instalada em gira-discos domésticos: merece a presidência: tem agulhas para todos os gostos.
2. Denon DL103: uma pechincha, e toca ao nível das melhores.
3. Shure M97XE: recomendo a todos que esteja a pensar comprar uma célula pipi de muitos milhares de euros, para, antes de o fazerem, comprarem um Stanton 500 e esta: oiçam-nas durante uns tempos: e depois vão a loja ouvir a tal célula pipi. Quem o fizer, vai de certeza depois convidar-me para jantar para me agradecer a poupança de uma “pipa de massa”.
4. Ortofon MM Red: baratinha e a tocar que é uma maravilha.
5. Audio Technica AT95: das mais baratas da AT e tem um som bem limpinho.
6. Sumiko Oyster: A mais barata da Sumiko e produz o mesmo tipo de som das mais caras.
7. Audio technica AT110E/AT120E: são células de preço aproximado e som idêntico: muito boas e com grande detalhe.
8. Shure SC35C: é uma pena as pessoas assustarem-se com o tracking a 4g, porque tem um som, cheio, cheio: devem comprar um agulha da Jico idêntica á original: ou então uma agulha SAS da Jico, com a mais alta complience, mas perdem um pouco da magia original.
9. Audio technica AT91: é a versão esférica da AT95: é ainda mais barata: e para mim tem um som mais agradável: um som mais macio.
10. Goldring Elan: uma cabeça que custa a perceber porque como é que, com aquele preço, pode tocar tão bem.

Boas audições

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQua Abr 24 2013, 21:03

É sempre bom ter pelo menos uma seleção digna de Marx e Engels. Jantar de gala (células) 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jantar de gala (células) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQui Abr 25 2013, 16:41

CNeves escreveu:
Caros amigos


Vou convidar para jantar células atuais de baixo preço. Um jantar proletário numa tasca; mas cujas iguarias são tão agradáveis como as dos restaurantes mais finos.

A ordem, apesar do jantar ser numa tasca, é determinada pelo chefe do protocolo do Sr. Silva, prioridade á direita.

Aqui vai.

1. Stanton 500 V3: como já disse por várias vezes, é a ultima geração da célula mais utilizada nas rádios de todo o mundo; e também a mais instalada em gira-discos domésticos: merece a presidência: tem agulhas para todos os gostos.
2. Denon DL103: uma pechincha, e toca ao nível das melhores.
3. Shure M97XE: recomendo a todos que esteja a pensar comprar uma célula pipi de muitos milhares de euros, para, antes de o fazerem, comprarem um Stanton 500 e esta: oiçam-nas durante uns tempos: e depois vão a loja ouvir a tal célula pipi. Quem o fizer, vai de certeza depois convidar-me para jantar para me agradecer a poupança de uma “pipa de massa”.
4. Ortofon MM Red: baratinha e a tocar que é uma maravilha.
5. Audio Technica AT95: das mais baratas da AT e tem um som bem limpinho.
6. Sumiko Oyster: A mais barata da Sumiko e produz o mesmo tipo de som das mais caras.
7. Audio technica AT110E/AT120E: são células de preço aproximado e som idêntico: muito boas e com grande detalhe.
8. Shure SC35C: é uma pena as pessoas assustarem-se com o tracking a 4g, porque tem um som, cheio, cheio: devem comprar um agulha da Jico idêntica á original: ou então uma agulha SAS da Jico, com a mais alta complience, mas perdem um pouco da magia original.
9. Audio technica AT91: é a versão esférica da AT95: é ainda mais barata: e para mim tem um som mais agradável: um som mais macio.
10. Goldring Elan: uma cabeça que custa a perceber porque como é que, com aquele preço, pode tocar tão bem.

Boas audições


Olà,

mais que uma seleção, o que vejo aqui é um conselho sàbio. Muitas pessoas não se dão a pena de escutar as células (ném as conheçem) e as de preço baixo (relativamente) ainda menos. Sò por isso esta intervenção do CNeves vale ouro...

Mas ainda vai mais longe, pois se pegar na Shure M97XE (tenho cinco), na Goldring Elan (tenho duas) e na AT95 (uma), não vejo nada capaz de competir sém meter muito, muito mais dinheiro na mesa, ou no lixo!...

Hà um ditado audiofilo que diz "Os que téem verdadeiros gira-discos não precisam de células caras, e os que téem células caras é que não téem gira-discos...". Sempre reparei que o ditado tinha um aspecto muito pertinente. Estou curioso de ouvir um 930 com a Shure, para saber se ele faz tão bem como um Lenco. Mas sei que não sentirei a falta de uma lyra ou algo de semelhante...

Mas a Stanton não a conheço, então vou tratar de corrigir esta lacuna audiofila, logo direi ao CNeves, se ela vale o que ele diz Jantar de gala (células) 693932

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQui Abr 25 2013, 18:55



dei-me muito bem com estas duas;


shure v15 type iii

ortofon mc rondo blue


o próximo upgrade será para a ortofon mc cadenza black... uma shibata a sério !!!

mas não é para já Jantar de gala (células) 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQui Abr 25 2013, 19:18

Por acaso ando às voltas com uma vintage Shure M75 EDII e uma Nagaoka Mp 110 e o que posso dizer é que são bem destintas. A Shure tem mais (bem mais) presença nos médios e agudos enquanto a Nagaoka é resoluta, delicada mas sem deslumbrar em gravações dificeis.
Não sei quanto custava a Shure mas a Nagaoka hoje em dia custa 80€.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQui Abr 25 2013, 19:50

Olà,

fiquei entusiasmado como jà perceberam pela seleção do CNeves. Hà vàrias razões para isso, mas as principais são duas: uma é de permitir aos audiofilos recentes de começar no mundo do vinilo com "verdadeira musica" e a um preço acessivel, a outra é de despertar a curiosidade (provocação ???...), aos audiofilos "confirmados", que às vezes uma célula dez vezes mais barata, procura sensações dez vezes mais grandes... e que eles passaram ao lado do milagre !!!

Então vou segui-lo e fazer a minha proposição das células "musicalmente milagrosas", pois não quero dizer baratas. Fixei-me como limite 100€, e fui controlar, que cada uma é vendida na Net, a menos de esse preço, então do que vi isto oscila entre 38 e 99€. È possivel de as obter mais baratas em comparando... Não se trata de células do "pobre", mas de células do "sensivel" e ainda por cima "nada parvo", pois a economia permite de investir num verdadeiro braço!... então respeito pelas madames...
Jantar de gala (células) Clulasbaratas

1_ Nagaoka MP11: Uma beldade, um anjo reincarnado em célula. Os médios que saem disto, podem ser comparados às melhores, Koetsu moderna inclusa no que digo. As vozes tém uma presença, uma justeza de timbre e uma dinamica, que ultrapassa a tecnologia e o preço do produto. A versão com estilete em boro (MP11 "boron") é procurada avidamente por muitos audiofilos, mas muito mais cara, é a prova que tudo o resto, é bom !!!. Uma célula em estado de graça musicalmente ... exige um bom braço !!!

2_ Shure M97XE: A irmã conceptual da V15 type V, mas com estilete aluminio. O CNeves jà disse tudo, ou seja, ao lado desta numa grande màquina, muitas MC ditas de topo, vão para a reforma. Uma fineza excepcional, e uma gama dinamica larga, sempre em elegância e sentido do ritmo. Uma Shure ultra-civilisada, que dà lições de bom gosto a qualquer célula. Uma princesa...

3_ Nagaoka MP-110: Herdeira moderna da MP11, esta é muito diferente mas extremamente interessante também. Mais moderna, com uma banda muito mais larga e capacidades dinamicas superiores, cheia de detalhes sém nunca abandonar o sentido musical. Os contornos são mais nitidos e o palco mais estàvel, mas a magia excecional do médio é menos presente. O que faz é apesar disso, suficiente para se comparar a grandes células, sém vergonha ném complexo ALGUM!!!... como todas as Naga, grande braço de rigor!...

4_ Ortofon 2M red: O lião dinamarquês saiu as garras com a série 2M. Estas células atacam as MC como a série V15 da Shure atacou na época delas. Eis uma célula compléta, com um corpo invejàvel e uma escuta direita e honesta, aqui diria-se "protestante". Não é uma célula de grande lirismo, mas é algo de grande rigor e com um potencial enorme. Banda larga, consistente e detalhada que pode dar grandes resultados musicais, com giras suspendidos. Donos de Thorens TD150, 160, 166 pensem nela, pois pode ser o paraiso...

5_ Sumiko Black Pearl: Uma bonita e conciliante célula. Sempre disposta a cantar, fàcil a casar com os braços e de uma liquidez musical invejàvel. As notas deslizam em facilidade, com onctuosidade e justeza. Um produto que se adopta rapidamente e que abandonamos, com um suspiro de tristeza. Uma célula que privilegia a subjectividade à objectividade, mas com classe e elegância !!!...

6_ Ortofon OM5e: A Mãe dos novos audiofilos!!!... quantas vezes vi pessoas começarem com um Project début com esta célula e hoje téem Rega's ou mesmo Roksan xerxes com célula Shiraz!. Muito agradàvel à escuta, e suficientemente justa, esta célula é para mim a verdadeira màquina de iniciação ao som do vinilo. Ela dà vontade de ir mais longe, mas sém perder a musica. Poderia por isto mereçer o primeiro lugar, mas é uma célula para a qual, tenho um grande respeito. Não faz tudo, mas o que faz é bom!!!...

7_ Grado Prestige Blue: Uma célula que dà excelentes resultados nas "tàbuas", estilo Rega, Project e mesmo nos pequenos VPI. Não é tão envelopante que as outras mas posséde um sentido ritmico sem falha e uma grande homogeneidade. A coerência dos registos, pode ser dada em exemplo, e as capacidades dinamicas de primeira ordem. Um produto que deve ser casado com atenção !...

8_ Ortofon OM10: Mesma coisa que a OM5e, mas com algo de "indescritivel", que faz amar a escuta. Para audiofilos estétas... ou simplesmente para se fazer prazer de vêz em quando, em que queremos mais belo que verdadeiro !... uma célula à parte!...

9_ Rega carbon: Recém nascida da Rega, esta célula é um convite a ouvir musica sém se questionar. Não faz muito, mas sabe fazer muita musica, mesmo com pequenos braços e giras... é um milagre que prova que a célula continua a avançar, e a se democratisar...

10_ Shure DSH-M92e: Como diz o CNeves, eis uma célula cheia, cheia... tudo o que faz é equilibrado, justo e bonito. O suplemento de corpo, pode pareçer pesado para alguns, mas num sistema magrinho é uma maravilha. Donos de mini-colunas, pensem nela !!!... pois vão guardà-la muito tempo, mesmo quando jà tiverem mudado de célula...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4965
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQui Abr 25 2013, 19:57

Jantar de gala (células) 754215
excelente!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQui Abr 25 2013, 20:26

Mais uma grande análise Jantar de gala (células) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) EmptyQui Abr 25 2013, 21:00

Tanta cabeça e nenhuma tomba gigantes da Audio technica?? Como diria o meu pai " anda por aqui alguém a dançar com a mais feia"!! Jantar de gala (células) 809774
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Jantar de gala (células) Empty
MensagemAssunto: Re: Jantar de gala (células)   Jantar de gala (células) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Jantar de gala (células)
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Gala de ópera
» PISA II- Outra vez pioneiros, imprevistos com solidariedade e muita alegria.
» 14 de Setembro de 2018 - Rentrée
» Jantar dia 10?
» Jantar sexta Feira no sítio do costume!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: