Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200

Ir para baixo 
+4
Luis_vxd
Ghost4u
galvaorod
csxlab
8 participantes
AutorMensagem
csxlab
Membro AAP
csxlab


Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/07/2023

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyDom Ago 06 2023, 12:40

Boas meus caros,

estou a desenvolver um projecto para um plinto para o SL-1200. Começou por curiosidade, a ver se conseguia fazer um plinto para adicionar um segundo braço, para não andar a trocar de células entre LP's e SP's .... com tempo os meus amigos que possuem um soundsystem DUB para performances publicas, pediram-me se não conseguia desenhar um que conseguisse dissipar as ressonâncias a que eles estão sujeitos durante os concertos, já os vi com decks em cima de 50cm de espuma e mesmo assim ainda se queixam, assim aceitei o desafio e ando aqui a projectar o sistema interior de absorção das ressonâncias. Como neste campo o meu conhecimento é limitado, gostava de saber se alguém aqui no forum tem conhecimento adequado para ser consultado para este projecto. Precisava de fazer medições e não faço ideia de como.

Tenho ideia das capacidades dos materiais e de certos sistemas com que iniciei a minha base para o design da peça, assim sendo procuro alguém se possível aqui do Norte para encontro presencial, senão pode ser via Zoom. Entretanto em diálogos com a Ultimate Audio aqui no Porto, apreciaram imenso o meu projecto e que haveria disponibilidade para comercializar este plinto se fosse desenhado para um SL-1000r. Assim sendo estou a desenhar uma plataforma modular que pudesse responder as estes diferentes cenários.

De qualquer modo agradecia um feedback ao design. Grande parte da minha inspiração foi o meu Technics SL-15 e a minha paixão pelos equipamentos vintage dos anos 70, acabei por desenhar um em que só encaixo o SL-1200 e outro em que o 1200 é re-adaptado ao plinto ... (re-route de botões e por ai fora).


Um obrigado desde já por qq critica , e cumprimentos.

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Photo-10
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Photo-12
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Photo-11


Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth10
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth11
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth12
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth13

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth15
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth14
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth16
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth17

Fernando Salvado e Luis_vxd gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csxlab.org
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyDom Ago 06 2023, 17:25

Que bom aspeto que tem o projeto!!!

A ideia já passou pela cabeça de outras pessoas, mesmo assim não tão caro como esperaria:

https://www.acoustand.co.uk/products/jdm-1-twin-arm-plinth-for-technics-sl-1200-series-turntables-new-product

Fernando Salvado e csxlab gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptySeg Ago 07 2023, 00:24

Prezado csxlab,

Antecipadamente, apercebi-me do seu projecto em https://csxlab.squarespace.com/.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

csxlab gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptySeg Ago 07 2023, 09:16

Olá cxslab
Um projeto muito interesante.  Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 754215

Quanto às ressonancias, são o pesadelo dos utilizadores de vinilo desde que o vinilo foi inventado. :-)
Os materiais de isolamento não absorvem todas as ressonancias, só aqueles para as quais o produto absorsor tem a densidade adequada. Como ponto de partida deve-se ter uma ideia aproximada que frequências estão em jogo e depois procurar materiais adequados ao isolamento dessas frequencias. É comum ter vários layers de diferentes materiais. É também importante perceber que materiais estão a ressoar para entender como é transmitida a ressonancia e onde, eventualmente, estará o ponto de maior amplitude. Por vezes um adequado travamento ou balastro no ponto certo resolve ou reduz o problema.
Não há, no meu limitado conhecimento, uma solução tipo 'one size fits all'.

As medições de ressonancias são em geral feitas em laboratório em condições controladas. Parece-me dificil medir em situação de performance pública para chegar a alguma conclusão útil. Eu escolheria alguns materias que em conjunto tivessem uma capacidade de absorção que cobrisse uma determinanda gama de frequencias (cobrindo as ressonancias detetadas) e iria por tentativa e erro.

Boa sorte.

csxlab gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
csxlab
Membro AAP
csxlab


Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/07/2023

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptySáb Ago 12 2023, 11:24

galvaorod escreveu:
Que bom aspeto que tem o projeto!!!

A ideia já passou pela cabeça de outras pessoas, mesmo assim não tão caro como esperaria:

https://www.acoustand.co.uk/products/jdm-1-twin-arm-plinth-for-technics-sl-1200-series-turntables-new-product


Boas, muito Obrigado. Sim aposto que não fui o primeiro nem o ultimo a ter esta ideia.
Quanto aos custos, é sempre uma particularidade qdo são peças de fabrico artesanal, e a qualidade dos materiais.
eu queria ver se consegui ir por um método industrial, seria o unico modo de ter custos controlados.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csxlab.org
csxlab
Membro AAP
csxlab


Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/07/2023

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptySáb Ago 12 2023, 11:26

Ghost4u escreveu:
Prezado csxlab,

Antecipadamente, apercebi-me do seu projecto em https://csxlab.squarespace.com/.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face


Haha ... a sério? sim essa é a minha página, fiz umas publicações em redes sociais para ver a recepção, uma vez que tem sido positiva, estou entusiasmado na concepção Very Happy

Abraços Dolby Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csxlab.org
csxlab
Membro AAP
csxlab


Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/07/2023

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptySáb Ago 12 2023, 11:30

Luis_vxd escreveu:
Olá cxslab
Um projeto muito interesante.  Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 754215

Quanto às ressonancias, são o pesadelo dos utilizadores de vinilo desde que o vinilo foi inventado. :-)
Os materiais de isolamento não absorvem todas as ressonancias, só aqueles para as quais o produto absorsor tem a densidade adequada. Como ponto de partida deve-se ter uma ideia aproximada que frequências estão em jogo e depois procurar materiais adequados ao isolamento dessas frequencias. É comum ter vários layers de diferentes materiais. É também importante perceber que materiais estão a ressoar para entender como é transmitida a ressonancia e onde, eventualmente, estará o ponto de maior amplitude. Por vezes um adequado travamento ou balastro no ponto certo resolve ou reduz o problema.
Não há, no meu limitado conhecimento, uma solução tipo 'one size fits all'.

As medições de ressonancias são em geral feitas em laboratório em condições controladas. Parece-me dificil medir em situação de performance pública para chegar a alguma conclusão útil. Eu escolheria alguns materias que em conjunto tivessem uma capacidade de absorção que cobrisse uma determinanda gama de frequencias (cobrindo as ressonancias detetadas) e iria por tentativa e erro.

Boa sorte.

Boas, muito Obrigado pela informação e opinião, de facto é por ai que tenho encontrado o caminho, as propriedades de diversos materiais para atingir as camadas para os tipos de frequências que se quer absorver. Já percebi que não há uma situação de "one size fits all", dai começar a dividir a linha deste produto para home hi-fi e live performance, e penso que por ai já consegui uma base modular de um produto que conseguisse ter as opções e/ou acessórios para cumprir a função designada.

Pois as medições também pensei que ia ser dificil durante uma performançe, é como dizes "trial and error" .. sorte vou ter de pedir aos meus colegas para ligarem o soundsystem na garagem para fazer os testes Very Happy

Muito Obrigado e cumprimentos !!!

Luis_vxd gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csxlab.org
pjrebordao




Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2018
Localização : Lisboa

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyQua Ago 23 2023, 22:16

Gosto bastante da estética!
Que materiais está a usar?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sempersonus.com
edmararj
Membro AAP



Mensagens : 79
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 65
Localização : Brasil/Rio de Janeiro

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyQua Ago 23 2023, 22:56

csxlab escreveu:
Boas meus caros,

estou a desenvolver um projecto para um plinto para o SL-1200. Começou por curiosidade, a ver se conseguia fazer um plinto para adicionar um segundo braço, para não andar a trocar de células entre LP's e SP's .... com tempo os meus amigos que possuem um soundsystem DUB para performances publicas, pediram-me se não conseguia desenhar um que conseguisse dissipar as ressonâncias a que eles estão sujeitos durante os concertos, já os vi com decks em cima de 50cm de espuma e mesmo assim ainda se queixam, assim aceitei o desafio e ando aqui a projectar o sistema interior de absorção das ressonâncias. Como neste campo o meu conhecimento é limitado, gostava de saber se alguém aqui no forum tem conhecimento adequado para ser consultado para este projecto. Precisava de fazer medições e não faço ideia de como.

Tenho ideia das capacidades dos materiais e de certos sistemas com que iniciei a minha base para o design da peça, assim sendo procuro alguém se possível aqui do Norte para encontro presencial, senão pode ser via Zoom. Entretanto em diálogos com a Ultimate Audio aqui no Porto, apreciaram imenso o meu projecto e que haveria disponibilidade para comercializar este plinto se fosse desenhado para um SL-1000r. Assim sendo estou a desenhar uma plataforma modular que pudesse responder as estes diferentes cenários.

De qualquer modo agradecia um feedback ao design. Grande parte da minha inspiração foi o meu Technics SL-15 e a minha paixão pelos equipamentos vintage dos anos 70, acabei por desenhar um em que só encaixo o SL-1200 e outro em que o 1200 é re-adaptado ao plinto ... (re-route de botões e por ai fora).


Um obrigado desde já por qq critica , e cumprimentos.

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Photo-10
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Photo-12
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Photo-11


Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth10
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth11
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth12
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth13

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth15
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth14
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth16
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Plinth17

Caro @csxlab,

O colega @Luiz_vxd já expôs bem as questões relativas às vibrações.

Quanto ao plinto, seguem algumas observações que julgo importantes para o seu projeto:
- Deixar espaços para saídas de cabos (terra, sinal e alimentação). Considerar a passagem dos conectores;
- Deixar espaço suficiente para a curva interna dos cabos dos braços. considerar curvas suaves e entais cabos mais rígidos;
- Deixar espaço para a ventilação do gira-discos (motor, palas de controle, fontes de alimentação etc.);
- Considerar que a instalação do segundo cabo podem envolver distâncias bem diferentes para o centro do prato. Cada fabricante de braço especifica a distância de instalação do braço. Essa distância, para o braço pivotado, é a distância entre o eixo vertical de rotação do braço e o centro do prato (pivot-to-spindle).

Edmar

Fernando Salvado e csxlab gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Joaor100
Membro AAP
Joaor100


Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/09/2016

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyQui Ago 24 2023, 21:01

Parabéns, está com bom aspecto.
Mas só pelas fotos é difícil comentar para além disto.

Eu estou a desenhar um plinto para um SP10 Mk3. Pode ser interessante trocar umas ideias...

csxlab gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyQui Ago 24 2023, 21:26

Esta espetacular.
Parabéns

csxlab gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
csxlab
Membro AAP
csxlab


Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/07/2023

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyDom Set 17 2023, 13:25

edmararj escreveu:

Caro @csxlab,

O colega @Luiz_vxd já expôs bem as questões relativas às vibrações.

Quanto ao plinto, seguem algumas observações que julgo importantes para o seu projeto:
- Deixar espaços para saídas de cabos (terra, sinal e alimentação). Considerar a passagem dos conectores;
- Deixar espaço suficiente para a curva interna dos cabos dos braços. considerar curvas suaves e entais cabos mais rígidos;
- Deixar espaço para a ventilação do gira-discos (motor, palas de controle, fontes de alimentação etc.);
- Considerar que a instalação do segundo cabo podem envolver distâncias bem diferentes para o centro do prato. Cada fabricante de braço especifica a distância de instalação do braço. Essa distância, para o braço pivotado, é a distância entre o eixo vertical de rotação do braço e o centro do prato (pivot-to-spindle).

Edmar

Boa tarde, lamento o meu atraso na resposta, tenho tido muito trabalho, de modos que tenho tido pouco tempo para este projecto, Obrigado pelos pontos apresentados,
de facto são pontos que fazem parte da minha lista, o ultimo ponto é o que ainda ando a investigar que tipo de braço e por ai fora .. vou usar Smile

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csxlab.org
csxlab
Membro AAP
csxlab


Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/07/2023

Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 EmptyDom Set 17 2023, 13:26

Joaor100 escreveu:
Parabéns, está com bom aspecto.
Mas só pelas fotos é difícil comentar para além disto.

Eu estou a desenhar um plinto para um SP10 Mk3. Pode ser interessante trocar umas ideias...

Boas, muito obrigado, com certeza, já que ainda não começei com o SP10 pq tava a ver se arranjava uns bons esquemáticos para modelar a peça.
vou enviar MP.

Até já ...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csxlab.org
Conteúdo patrocinado





Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200   Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda para projecto de plinto para technics série 1200
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tampa para gira-discos Technics 1200/1210 MK2
» reparação de gira technics SL 1200 mkII com 40 anos
» Technics SL 1200 MK2
» Plinto para Lenco L75
» Technics Sl 1200 mkii

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: