Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pedido Ajuda

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Samuel de Resendes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/04/2021
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada São Miguel

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptyQua Jan 25 2023, 12:50

Olá, bom dia, já não vinha aqui há anos mas é possível que ainda alguém se lembre de mim, sou Samuel Resendes e sou e vivo em São Miguel Açores, comprei no final do ano por conselho de um Amigo, um Gira Technics SL 2000 Como Novo, mas veio com 3 problemas, a tampa que é nova chegou Rachada, (isso é o Menor problema) o Braço antes descia suavemente e agora cai em cima do discos (tenho de o descer Manualmente) mas o Pior de Tudo, o Quartz tá sempre desregulado, ou seja, sempre que eu vou meter um discos ou mudar o lado do mesmo ele desregula e tenho de o regular de novo e para piorar a coisa, já aconteceu por duas vezes estar a rodar um disco e a meio ou quase no final o Quartz desregula-se sem mais nem menos. Quando foi comprado foi dito que estava como novo e tinham feito a revisão e tava Impecável, Resumindo, vontade de dar gritos, vendi o meu para ficar com esse e agora chupo no dedo, a intenção desde post é para saber se alguém sabe como se pode consertar essa treta visto não ter aqui ninguém na ilha que faça já reparação de Gira discos. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptyQua Jan 25 2023, 14:28

Samuel de Resendes escreveu:
Olá, bom dia, já não vinha aqui há anos mas é possível que ainda alguém se lembre de mim, sou Samuel Resendes e sou e vivo em São Miguel Açores, comprei no final do ano por conselho de um Amigo, um Gira Technics SL 2000 Como Novo, mas veio com 3 problemas, a tampa que é nova chegou Rachada, (isso é o Menor problema) o Braço antes descia suavemente e agora cai em cima do discos (tenho de o descer Manualmente) mas o Pior de Tudo, o Quartz tá sempre desregulado, ou seja, sempre que eu vou meter um discos ou mudar o lado do mesmo ele desregula e tenho de o regular de novo e para piorar a coisa, já aconteceu por duas vezes estar a rodar um disco e a meio ou quase no final o Quartz desregula-se sem mais nem menos. Quando foi comprado foi dito que estava como novo e tinham feito a revisão e tava Impecável, Resumindo, vontade de dar gritos, vendi o meu para ficar com esse e agora chupo no dedo, a intenção desde post é para saber se alguém sabe como se pode consertar essa treta visto não ter aqui ninguém na ilha que faça já reparação de Gira discos. Obrigado.

Bom dia
Para despistar outras avarias, limpe primeiro o potenciómetro que faz o acerto das rotações, deve ser preciso retirar a tampa inferior e usar um limpador de contactos que pode comprar no leroy-merlin ou noutra loja do género.

Se não resolver, terá que ser visto por um técnico.

cumprimentos
Henriques Ferrão

Samuel de Resendes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptyQua Jan 25 2023, 14:41

Aqui pode encontrar o manual de serviço do seu gira-discos, um ajuda se optar por fazer reparações DIY:
https://www.vinylengine.com/library/technics/sl-2000.shtml
Descarregar o maual obriga a inscrição mas é gratuita.


O que o amigo "HFERRAO" escreveu anteriormente ajusta-se ao problema da variação de velocidades. Tem dois potenciómetros para limpar, 45 e 33.
O facto do braço não descer devagar mas cair pode dever-se a algum problema mecânico no sistema de elevação. O amortecimento deste é feito por mola como pode verificar no manual, números 39, 39-1 e 39-2.

Uma vez que a velocidade chega a estar certa mas desacerta com facilidade o problema deve ser com sujidade nos potenciómetros. Um problema no circuito electrónico impediria qualquer acerto da velocidade mas isto sou eu a deduzir...

Samuel de Resendes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Samuel de Resendes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/04/2021
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada São Miguel

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptyQui Jan 26 2023, 14:59

Muito obrigado a todos, vou tentar ver se atino com isso, assim que puder digo algo, Boas Audições.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptySex Jan 27 2023, 22:18

agorgal escreveu:

Uma vez que a velocidade chega a estar certa mas desacerta com facilidade o problema deve ser com sujidade nos potenciómetros. Um problema no circuito electrónico impediria qualquer acerto da velocidade mas isto sou eu a deduzir...

Verifique que o comutador de velocidade também não está a fazer um mau contacto. Este comutador está no caminho dos potenciómetros e pode ter o efeito que descreve.

Samuel de Resendes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Samuel de Resendes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/04/2021
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada São Miguel

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptySeg Fev 06 2023, 21:56

Olá, saudações Vinílicas, em Primeiro lugar quero agradecer as mensagens e respostas ao meu pedido de ajuda e Informar que fiz o que me disseram e depois de umas asneiras (feitas por mim) lá consegui Melhorar a coisa e em Principio está OK.
O meu Muito Obrigado a Todos.
Quero aproveitar e fazer mais uma Pergunta para tirar uma duvida: Como acertar o  Anti-Skate do Gira?
Já vi videos que dizem que é metade do que damos na Agulha, tipo, se eu ponho 2 na agulha devo por 1 no Anti-Skate e há quem diga que é IGUAL, 2 na agulha e 2 Anti-Skate...
Agradeço se me puderem ajudar uma vez mais.
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptyTer Fev 07 2023, 10:53

Existem na net várias descrições de como ajustar o "anti-skating", umas mais sofisticadas do que outras.
Muita gente prefere ajustar de ouvido ou recorrendo a um disco próprio para afinações do GD. Outros calibrando pelo movimento do braço no fim do disco mas usando uma superfície absolutamente lisa, vidro ou espelho por exemplo, ou a parte interior do disco sem espiras (imediatamente antes da espira final).
A Ortofon recomenda, para os sistemas de calibração com escala, usar o mesmo valor atribuído ao peso do conjunto braço-célula-agulha quando apoiado no disco (VTF). Para quem não quer abordar grandes complexidades parece que esta última solução é a mais óbvia.

Samuel de Resendes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda EmptyTer Fev 07 2023, 11:37

Se em relação ao ajuste de peso não existe duvida a não ser que valor escolher e da sua precisão, em relação ao ajuste do "anti-skating" é mais complicado. A afinação correta requer algum equipamento, no entanto, a não ser que tenha alguma célula mais sensível com agulha do tipo line contact e VTF baixo ou o braço não tenha uma escala no ajuste, a regra de colocar o mesmo valor no ajuste do "anti-skating" do VTF é uma prática comum e com bons resultados. No manual do SL-2000 a recomendação é colocar o valor igual ao VTF.

Se pesquisar existe muita discussão em torno deste tema, deixo aqui uma:
https://www.vinylengine.com/turntable_forum/viewtopic.php?f=19&t=27850

Samuel de Resendes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pedido Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido Ajuda   Pedido Ajuda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedido Ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» PEDIDO DE AJUDA
» Apresentação francisco1962
» Pedido de ajuda
» Pedido de ajuda.
» Pedido de ajuda!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: