Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Bach: Variações Goldberg

Ir para baixo 
+2
TD124
astra
6 participantes
AutorMensagem
astra
Membro AAP



Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/11/2011

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 23 2022, 00:24

Bach: Variações Goldberg 30009010

A música é só música, eu sei. Não há
outros termos em que falar dela a não ser que
ela mesma seja menos que si mesma. Mas
o caso é que falar de música em tais termos
é como descrever um quadro em cores e formas e volumes, sem
mostrá-lo ou sem sequer havê-lo visto alguma vez.
Vejamo-lo, bem sei, calados, vendo. E se a música
for música, ouçamo-la e mais nada. No entanto,
nenhum silêncio recolhido nos persiste além
de alguns minutos. E não dura na memória como
silêncio. Ou se dura, esse silêncio cala
a própria música que adora. Porque a música
não é silêncio mas silêncio que
anuncia ou prenuncia o som e o ritmo.
Se os sons, porém, não são de devaneio,
e sim a inteligência que no abstracto busca
ad infinitum combinações possíveis bem que ilimitadas;
se tudo se organiza como a variada imagem
de uma ideia despojada de sentido;
se tudo soa como a própria liberdade dos acasos lógicos
que os grupos, e os grandes números, e as proporções
conhecem necessários; se tudo repercute como
em cânones cada vez mais complexos que não desenvol-
vem um raciocínio mas o transformam de um si mesmo em si;
se tudo se acumula menos como som que como pedras
esculpidas em volutas brancas e douradas cujos
recantos de sombra são um trompe-l’œil
para que elas mais sejam em paredes curvas;
se uma alegria é força de viver e de inventar e de
bater nas teclas em cascatas de ordem;
e se tudo existiu na música para que tal triunfo
e dele descende tudo o que de arquitectura
possa existir em notas sem sentido – COMO
não proclamar que essa grandeza imensa
não se comove com íntimos segredos (mesmo implica
que não haja segredo em nada que se faça
a não ser o espanto de fazer-se aquilo),
é como que uma cúpula de som dentro da qual
possamos ter consciência de que o homem é, por vezes,
maior do que si mesmo. E que nada no mundo,
ainda que volte ao tema inicial, repete
o que foi proposto como tema para
se transformar no tempo que contém. Quando, no fim,
aquele tema torna não é para encerrar
num círculo fechado uma odisseia em teclas,
mas para colocar-nos ante a lucidez
de que não há regresso após tanta invenção.
Nem a música, nem nós, somos os mesmos já.
Não porque o tempo passe ou porque a cúpula se erga,
para sempre, entre nós e nós próprios. Não. Mas sim porque
o virtual de um pensamento, se tornou ali
uma evidência: se tornou concreto.
Um concreto de coisas exteriores – e o espanto é esse –
igual ao que de abstracto têm as interiores que o sejam.
Será que alguma vez, senão aqui,
aconteceu tamanha suspensão da realidade a ponto
de real e virtual serem idênticos, e de nós
não sermos mais o quem ouve, mas quem é? A ponto de
nós termos sido música somente?

Jorge de Sena, Bach: Variações Goldberg

Alexandre Vieira, jayvee e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 23 2022, 09:55

astra escreveu:
Bach: Variações Goldberg 30009010

...Será que alguma vez, senão aqui,
aconteceu tamanha suspensão da realidade a ponto
de real e virtual serem idênticos, e de nós
não sermos mais o quem ouve, mas quem é? A ponto de
nós termos sido música somente?...

Um belissimo texto e uma das mais extraordinarias execuções dessa obra... parabens pela compra 2cclzes

PS: Escute a versão do Pierre Hentai de 2003 e poderà ser a porta aberta para o paraiso Wink

jayvee gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 23 2022, 13:13

TD124 escreveu:
astra escreveu:
Bach: Variações Goldberg 30009010

...Será que alguma vez, senão aqui,
aconteceu tamanha suspensão da realidade a ponto
de real e virtual serem idênticos, e de nós
não sermos mais o quem ouve, mas quem é? A ponto de
nós termos sido música somente?...

Um belissimo texto e uma das mais extraordinarias execuções dessa obra... parabens pela compra 2cclzes

PS: Escute a versão do Pierre Hentai de 2003 e poderà ser a porta aberta para o paraiso Wink

Um disco fantástico! Mas faz uns tempos Paulo pensei que não eras adepto (embora aqui Bach seja a inspiração e não uma reprodução exata da obra dele) de ouvir Bach tocado em piano. Que era desvirtuar a obra.... Bach: Variações Goldberg 447836

TD124 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 23 2022, 13:22

São achados como este que me fazem gostar de para além de adorar o vinil, de o coleccionar.
Duplo single bastante raro editado 1954 pela Decca - EUA

Bach: Variações Goldberg 272471469_3197354937167917_3881438664343011346_n.jpg?_nc_cat=107&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeFi4NNz2gaYRyQ2uwECgUSLtFaPgr-ibJC0Vo-Cv6JskNMhGOMDbx8qlVWutYGYpPnnRj4TH7EKDqD7fjbhRQOc&_nc_ohc=9_jYcLCStOIAX8ccWfM&_nc_ht=scontent.flis6-1


Bach: Variações Goldberg 272479494_3197354950501249_338650222815058633_n.jpg?_nc_cat=110&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeEEjA894_Hn9auXiUD5PJf364equvGEjSvrh6q68YSNKyPwGNpmW6J5dhqcjbfPFBPtU9ap2-T07TY8DxyjXCK0&_nc_ohc=NKJVDQ5k4lIAX8xamui&_nc_ht=scontent.flis6-1


Bach: Variações Goldberg 272395933_3197354960501248_1574407691506931216_n.jpg?_nc_cat=109&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeFYLVRdQKP0ntAZfWwIwrtOKn3Gb0oYazsqfcZvShhrOzmmFWhhC1LFMX-4dlTX6FDsm-86k7WQoDFrJpXXD8aE&_nc_ohc=q7LMVcinpQgAX_zZbSb&_nc_ht=scontent.flis6-1
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 23 2022, 18:04

Alexandre Vieira escreveu:
...Um disco fantástico! Mas faz uns tempos Paulo pensei que não eras adepto (embora aqui Bach seja a inspiração e não uma reprodução exata da obra dele) de ouvir Bach tocado em piano. Que era desvirtuar a obra.... Bach: Variações Goldberg 447836

Eu tenho as duas versões do Glenn Gould e tens razão, durante muito tempo tive uma relação de atração repulsão no que diz respeito à sua interpretação... um sentimento intimo e difuso que esta obra tocada pelo piano no lugar do cravo era uma heresia, quase um pecado! Hoje estou muito mais nuanceado e mesmo se prefiro o Pierre Hentai (cravo), hà algo de luminoso e profundo na execução do Gould então respeito perfeitamente a obra e aprendi a aprecià-la tanto no resultado que na intenção...

Hà coisas que levam tempo a compreender e a assimilar... esta obra é uma delas nmho Wink

Alexandre Vieira e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 23 2022, 19:07

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
...Um disco fantástico! Mas faz uns tempos Paulo pensei que não eras adepto (embora aqui Bach seja a inspiração e não uma reprodução exata da obra dele) de ouvir Bach tocado em piano. Que era desvirtuar a obra.... Bach: Variações Goldberg 447836

Eu tenho as duas versões do Glenn Gould e tens razão, durante muito tempo tive uma relação de atração repulsão no que diz respeito à sua interpretação... um sentimento intimo e difuso que esta obra tocada pelo piano no lugar do cravo era uma heresia, quase um pecado! Hoje estou muito mais nuanceado e mesmo se prefiro o Pierre Hentai (cravo), hà algo de luminoso e profundo na execução do Gould então respeito perfeitamente a obra e aprendi a aprecià-la tanto no resultado que na intenção...

Hà coisas que levam tempo a compreender e a assimilar... esta obra é uma delas nmho Wink

Ele de facto inspirava-se em Bach mas o cinco pessoal deste Canadiano levou actualizou tão bem a obra de Bach transformando o bom em algo épico.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyTer Jan 25 2022, 13:10

Alexandre Vieira escreveu:
Bach: Variações Goldberg NjI0Mi5qcGVn

The Danse Society – Heaven Is Waiting - 1984.

Lembro-me de ter uma cassete gravada com este álbum. Fazia as delicias no prédio!

Chegou-me hoje esta edição japonesa muito bem prensada. O cover dos Roling Stones é magnífico.

E qual é a relação com as Variações Goldberg do Bach scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyTer Jan 25 2022, 13:35

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Bach: Variações Goldberg NjI0Mi5qcGVn

The Danse Society – Heaven Is Waiting - 1984.

Lembro-me de ter uma cassete gravada com este álbum. Fazia as delicias no prédio!

Chegou-me hoje esta edição japonesa muito bem prensada. O cover dos Roling Stones é magnífico.

E qual é a relação com as Variações Goldberg do Bach scratch

Nenhuma! topico errado! Bach: Variações Goldberg 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Zé Carlos
Membro AAP
Zé Carlos


Mensagens : 84
Data de inscrição : 10/12/2021

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptySex Jan 28 2022, 11:54

Alexandre Vieira escreveu:
TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
...Um disco fantástico! Mas faz uns tempos Paulo pensei que não eras adepto (embora aqui Bach seja a inspiração e não uma reprodução exata da obra dele) de ouvir Bach tocado em piano. Que era desvirtuar a obra.... Bach: Variações Goldberg 447836

Eu tenho as duas versões do Glenn Gould e tens razão, durante muito tempo tive uma relação de atração repulsão no que diz respeito à sua interpretação... um sentimento intimo e difuso que esta obra tocada pelo piano no lugar do cravo era uma heresia, quase um pecado! Hoje estou muito mais nuanceado e mesmo se prefiro o Pierre Hentai (cravo), hà algo de luminoso e profundo na execução do Gould então respeito perfeitamente a obra e aprendi a aprecià-la tanto no resultado que na intenção...

Hà coisas que levam tempo a compreender e a assimilar... esta obra é uma delas nmho Wink

Ele de facto inspirava-se em Bach mas o cinco pessoal deste Canadiano levou actualizou tão bem a obra de Bach transformando o bom em algo épico.

Se não fosse Gould quase ninguém ouviria Bach como hoje se escuta. Como escutei num vídeo um músico russo dizer a propósito da deslocação de Bach à URSS em 1957, até pelos músicos Bach era considerado um génio mas aborrecido também.

Gould e as suas interpretações das transcrições de Bach ( porque Bach nunca escreveu para piano) não apenas modernizaram Bach como o "intemporalizaram". E até o interesse pelas versões de cravo resultaram do sucesso tremendo da interpretação que Gould fez das Variações ( quase todas bem posteriores á primeira versão de piano )

Já agora, falando por mim, se hoje ouço Bach com a regularidade que ouço devo-o a Glenn Gould. Quem realmente me fez ver que Bach foi provavelmente o maior compositor da história foi esse canadiano que foi dos poucos pianistas e intérpretes a quem a palavra génio pode ser aplicada.

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptySex Jan 28 2022, 13:38

Zé Carlos escreveu:
... Já agora, falando por mim, se hoje ouço Bach com a regularidade que ouço devo-o a Glenn Gould. Quem realmente me fez ver que Bach foi provavelmente o maior compositor da história foi esse canadiano que foi dos poucos pianistas e intérpretes  a quem a palavra génio pode ser aplicada.

Sou de uma outra geração quiçà!... se escuto Bach com grande frequência devo-o ao Nikolaus Harnoncourt que cria em 1953 o Concentus Musicus e revoluciona a maneira de interpretar a musica barroca! Como ele diz no "Dialogo Musical": "O Johann Sebastian Bach levou o princípio barroco do “discurso musical” à mais alta perfeição. Enquanto as suas habilidades e interesses cobriam todas as áreas concebíveis da criação musical, a retórica foi um dos pontos centrais na construção de todas as suas obras. Bach construiu conscientemente as suas obras de acordo com a arte da retórica, e o “discurso sonoro” era para ele a única forma de música..."

PS: Não acho a musica do Bach chata... mas por vezes ela oscila entre o divino e o intelectual, isso é chato Laughing

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Bach- Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 30 2022, 00:59

Tenho por hábito, seguir as sugestões de audição que aparecem neste ou noutros temas.Gostei particularmente das intervenções do Alexandre Vieira, do Paulo ( TD 124) e do Zé Carlos sobre as Variações Goldberg e decidi ouvir de novo essa obra. Escolhi as versões de Blandine Verlet no cravo e de Ito Ema no piano...
e aqui começou uma enorme arrelia, dado que o disco da Blandine Verlet...estava " em parte incerta" e por mais voltas que desse, não o encontrei. Ouvir a Ito Ema não foi de grande conforto porque não me conseguia alhear do disco em falta.
Ainda assim, decidi partilhar esta triste experiência por uma boa razão: Esta editora, "m.a Recordings" é das poucas que tem simultaneamente alguma consideração pelo melómano e pelo audiófilo que há em nos todos.
Na realidade, não só refere o compositor e o intérprete, como...o que é raro...indica o piano em que a obra é interpretada, o local e a data da gravação, os equipamentos usados na gravação e o nome dos técnicos que fizeram o trabalho !!! Isto é uma exceção e deveria ser a regra.
Cabe-nos a nós pressionar as editoras nesse sentido. Um "mail", é rápido...e barato...Talvez não surta efeito a curto prazo mas...Bach: Variações Goldberg Img_4716
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 30 2022, 09:37

Fernando Salvado escreveu:
... Esta editora,  "m.a Recordings" é das poucas que tem simultaneamente alguma consideração pelo melómano e pelo audiófilo que há em nos todos.
Na realidade, não só refere o compositor e o intérprete, como...o que é raro...indica o piano em que a obra é interpretada
, o local e a data da gravação, os equipamentos usados na gravação e o nome dos técnicos que fizeram o trabalho !!! Isto é uma exceção e deveria ser a regra...
Bach: Variações Goldberg Img_4716

No Barroco, pelo menos nos grandes editores (Harmonia Mundi, Accord, Erato, Oiseau Lyre, Teldec...) é comum ter o fabricante dos intrumentos, data de fabricação e anotação se é copia ou original assim que alguns elementos sobre a gravação... e muito raramente estamos à frente de uma mà gravação, isto do que conheço! Sublinho como excepção a magnifica execução do Requiem do Mozart pelo Nikolaus Harnoncourt que vém de sair em vinil e que é uma vergonha tanto na prensagem quanto na masterisação, coisa rarissima nos vinilos de classica pelo passado e ainda mais numa grande editora (Teldec)... torna-se ainda mais inadmissivel sabendo que a gravação original é excelente. Os amantes de classica deixaram de amar o vinil e hoje o mundo do vinil deixou de amar os amadores de classica...

Isto para dizer que não conheço nenhuma editora de discos que goste de nòs amigo Fernando... eles fazém o dinheiro deles com o nosso e é tudo! Mesmo aqueles que pareçem nos respeitar hà sempre algo ou um detalhe que desmente a benevolência da intenção nmho...

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg EmptyDom Jan 30 2022, 09:50

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Bach: Variações Goldberg NjI0Mi5qcGVn

The Danse Society – Heaven Is Waiting - 1984.

Lembro-me de ter uma cassete gravada com este álbum. Fazia as delicias no prédio!

Chegou-me hoje esta edição japonesa muito bem prensada. O cover dos Roling Stones é magnífico.

E qual é a relação com as Variações Goldberg do Bach scratch


É pena não conter a faixa Danse Move (new version), seria um álbum ainda mais perfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bach: Variações Goldberg Empty
MensagemAssunto: Re: Bach: Variações Goldberg   Bach: Variações Goldberg Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bach: Variações Goldberg
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» BACH – The New Complete Edition
» Variações sobre o tema L E N C O ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral :: Novas aquisições musicais-
Ir para: