Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Radio Cidade

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
rike230975
Membro AAP



Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/11/2020

Radio Cidade Empty
MensagemAssunto: Radio Cidade   Radio Cidade EmptyQua Jun 09 2021, 14:54

Foi sem duvida uma das radios que marcou a minha adolescencia...por acaso alguem sabe onde se podera ouvir e se ha por ai perdidos no mundo da internet programas da decada de 90...os que ha no youtube (curtinhos mas dao para matar saudades) ja os ouvi...
Obrigado desde ja.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Radio Cidade Empty
MensagemAssunto: Re: Radio Cidade   Radio Cidade EmptyQui Jun 10 2021, 13:38

Por acaso nunca fui fiel a esta rádio, mas de certeza que na net se poderá encontrar esses tesouros dos anos 90.

Eu na altura só ouvia a "X" e pouco mais. Radio Cidade 874774
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13408
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Radio Cidade Empty
MensagemAssunto: Re: Radio Cidade   Radio Cidade EmptyQui Jun 10 2021, 21:37

Para que a inexistência de dúvidas seja real, Alexandre Vieira pretendia informar que só ouvia o programa «Vamos jogar no Totobola».
Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Radio Cidade Empty
MensagemAssunto: Re: Radio Cidade   Radio Cidade EmptySáb Jun 12 2021, 11:05

Ouvi muito a Rádio Cidade no final dos anos 80, ainda o panorama radiofónico nacional era muito entediante para qualquer adolescente que procurava coisas novas. A Cidade FM surge assim em 1986, uma rádio pirata da Amadora, algo completamente diferente, com uma equipa exclusiva de brasileiros, muita música mais "jovem" e uma atitude inédita até então. Sim, a qualidade da música não era top, mas para um miúdo de 13 anos era uma lufada de ar fresco.

Para quem cresceu a ouvir rádio (tinha um rádio AM no meu quarto desde os 5 anos, quase sempre sintonizada na RDP, e adormecia a ouvir o mesmo, tantas vezes apenas com conversa), a Cidade FM chega-me aos ouvidos com o meu primeiro "tijolo", um Schneider com 3 leitores de cassete (um deck duplo e um walkman destacável), rádio FM e colunas destacáveis... Até aí, a minha cultura musical resultava não só do que ouvia da televisão (devorava os programas de música), dos discos dos meus pais (muita música de intervenção e muita MPB) e dos discos dos meus irmão (bem mais velhos que eu, que ouviam Pink Floyd, Cars, Police, AC/DC, etc). A cidade trouxe muita novidade, e muitas músicas gravei eu em cassete diretamente da emissão deles. Mas rapidamente os sons da Cidade FM ficam para trás, pois começo a descobrir sons mais alternativos (Bahaus, Cure, Smiths, Joy Division, etc, etc...) Foi duro, pois simplesmente não havia qualquer rádio que tivesse esta oferta - felizmente tinha uma rede de amigos com gostos semelhantes, principalmente dois deles, 4 anos mais velhos e com quem descobri inúmeras coisas novas e fantásticas.

Só em 1991 surge a Rádio NRJ (Energia) - Nova Radio Jovem, que vem finalmente revolucionar o modo de fazer rádio em Portugal - que em 1996 mudaria de nome para Energia Radical e depois para Radical FM (ao que parece por problemas de direitos do nome, da rádio francesa NRJ). Diria que em termos de posicionamento musical a Energia sendo um pouco comercial, já tinha sons diferentes e acima de tudo inovadores. Mas foi também neste "berço" da TSF (Lusomundo) que surgiu a fantástica e inigualável XFM que me acompanhou durante alguns anos da faculdade (mas que viria a terminar em 1998).

Recomendo este episódio do Falatório (Clara Ferreira Alves, RTP) sobre a XFM:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-radio-xfm-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-radio-parte-ii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-radio-parte-iii/

Das cinzas da XFM, surge então a Voxx... que tinha um conjunto de jingles únicos, acutilantes e bastante hilariantes em alguns casos:



Mas não se resumia a isto, e tinha alguns programas muito interessantes, que vieram colmatar o enorme "buraco" que ficou com o desaparecimento da XFM... Acabaria por desaparecer também. Hoje a cultura deixada por estas rádios pode encontrar-se disseminada por muitas outras, como a Radar, a Oxigénio e até mesmo a mais "generalista" Antena 3. Mas não só.

Obrigado por esta lembrança da Cidade FM, que me deu oportunidade de revisitar todo este meu percurso. Radio Cidade 22692

luis lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Radio Cidade Empty
MensagemAssunto: Re: Radio Cidade   Radio Cidade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Radio Cidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» BBC RÁDIO
» Philips de 1958
» Dia da Rádio
» As minhas fitas com imagens!!!
» Na rádio ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Rádio (Tuner) :: Rádios (Estações) e Programas-
Ir para: