Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Grundig CD 7550 não funciona em frio

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Correia676




Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/11/2020

Grundig CD 7550 não funciona em frio Empty
MensagemAssunto: Grundig CD 7550 não funciona em frio   Grundig CD 7550 não funciona em frio EmptySeg maio 03 2021, 04:35

Comprei um leitor de CDs Grundig CD 7550 em bom estado geral mas que irá precisar de uma revisão pois apresenta alguns problemas. São conhecidos alguns pontos sensíveis nestes leitores como pontos de solda fria, pontos de massa e condensadores. Tudo isso irá ser revisto por um técnico brevemente.
O problema que este apresenta é no entanto um pouco bizarro para mim talvez fruto do meu desconhecimento na em electrónica.
Quando o ligo umas horas depois de estar desligado ele não funciona. Na maioria das vezes o display simplesmente não liga. Abri e tentei perceber se havia algum cabo solto, sujidade ou algo queimado. Aparentemente, tudo em ordem. Tudo ficou a apontar para os tradicionais problemas destes leitores com esta idade. Deixei-o uns dias de "pernas para o ar" sem as tais em cima da bancada. Quando resolvi colocar as tampas liguei a uma tomada e eis que funcionou imediatamente como se nada fosse e durante horas. Coloquei as seguintes hipóteses: ou algum movimento provocou a súbita recuperação ou, como hipótese mais remota, o facto de ter estado ao ar e portanto uma questão de humidade. No dia seguinte voltei a ligar e já não funcionava outra vez. Resolvi tirar as tampas e peguei num secador de cabelo e passei com cuidado não mais do que 30 segundos. Liguei e voltou a funcionar perfeitamente durante horas. Desligando umas horas deixa de funcionar. Uns 15 segundos com o secador e volta a funcionar.
Qual será o componente que reage de forma tão sensível à pequena diferença de temperatura no arranque do aparelho visto que depois de "arrancar" não tem mais falhas até arrefecer? Já experimentei manter o leitor ligado de início com o display desligado e assim que aponto o secador passados uns segundos liga o display mas sem reconhecer o CD inserido. Mais uns segundos de secador, e tudo volta a funcionar até que eu desliguei e volte a arrefecer... Não sei se o deixar uns dias destapado a apanhar ar, se funcionaria sem aquecimento...
Gostaria de saber se este sintoma pode indicar um problema para lá dos condensadores, soldas ou pontos de massa.

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Grundig CD 7550 não funciona em frio Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig CD 7550 não funciona em frio   Grundig CD 7550 não funciona em frio EmptySex maio 07 2021, 22:03

Correia676 escreveu:
Comprei um leitor de CDs Grundig CD 7550 em bom estado geral mas que irá precisar de uma revisão pois apresenta alguns problemas. São conhecidos alguns pontos sensíveis nestes leitores como pontos de solda fria, pontos de massa e condensadores. Tudo isso irá ser revisto por um técnico brevemente.
O problema que este apresenta é no entanto um pouco bizarro para mim talvez fruto do meu desconhecimento na em electrónica.
Quando o ligo umas horas depois de estar desligado ele não funciona. Na maioria das vezes o display simplesmente não liga. Abri e tentei perceber se havia algum cabo solto, sujidade ou algo queimado. Aparentemente, tudo em ordem. Tudo ficou a apontar para os tradicionais problemas destes leitores com esta idade. Deixei-o uns dias de "pernas para o ar" sem as tais em cima da bancada. Quando resolvi colocar as tampas liguei a uma tomada e eis que funcionou imediatamente como se nada fosse e durante horas. Coloquei as seguintes hipóteses: ou algum movimento provocou a súbita recuperação ou, como hipótese mais remota, o facto de ter estado ao ar e portanto uma questão de humidade. No dia seguinte voltei a ligar e já não funcionava outra vez. Resolvi tirar as tampas e peguei num secador de cabelo e passei com cuidado não mais do que 30 segundos. Liguei e voltou a funcionar perfeitamente durante horas. Desligando umas horas deixa de funcionar. Uns 15 segundos com o secador e volta a funcionar.
Qual será o componente que reage de forma tão sensível à pequena diferença de temperatura no arranque do aparelho visto que depois de "arrancar" não tem mais falhas até arrefecer? Já experimentei manter o leitor ligado de início com o display desligado e assim que aponto o secador passados uns segundos liga o display mas sem reconhecer o CD inserido. Mais uns segundos de secador,  e tudo volta a funcionar até que eu desliguei e volte a arrefecer... Não sei se o deixar uns dias destapado a apanhar ar, se funcionaria sem aquecimento...
Gostaria de saber se este sintoma pode indicar um problema para lá dos condensadores, soldas ou pontos de massa.


Penso que esse leitor é baseado no 104 ou 204 da Philips. Já foi dar uma vista de olhos por aí para ver se é uma avaria recorrente? Eu tive um philips que tinha uma avaria mas por menos 40 euros ficou ótimo. E continua a funcionar na perfeição. Já tem 30 anos e nunca precisou de nenhum laser novo. Porque não passa por um técnico para diagnosticar o que se passa? É que essa peça tem muita pinta!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Correia676




Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/11/2020

Grundig CD 7550 não funciona em frio Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig CD 7550 não funciona em frio   Grundig CD 7550 não funciona em frio EmptySex maio 07 2021, 22:53

Alexandre Vieira escreveu:
Correia676 escreveu:
Comprei um leitor de CDs Grundig CD 7550 em bom estado geral mas que irá precisar de uma revisão pois apresenta alguns problemas. São conhecidos alguns pontos sensíveis nestes leitores como pontos de solda fria, pontos de massa e condensadores. Tudo isso irá ser revisto por um técnico brevemente.
O problema que este apresenta é no entanto um pouco bizarro para mim talvez fruto do meu desconhecimento na em electrónica.
Quando o ligo umas horas depois de estar desligado ele não funciona. Na maioria das vezes o display simplesmente não liga. Abri e tentei perceber se havia algum cabo solto, sujidade ou algo queimado. Aparentemente, tudo em ordem. Tudo ficou a apontar para os tradicionais problemas destes leitores com esta idade. Deixei-o uns dias de "pernas para o ar" sem as tais em cima da bancada. Quando resolvi colocar as tampas liguei a uma tomada e eis que funcionou imediatamente como se nada fosse e durante horas. Coloquei as seguintes hipóteses: ou algum movimento provocou a súbita recuperação ou, como hipótese mais remota, o facto de ter estado ao ar e portanto uma questão de humidade. No dia seguinte voltei a ligar e já não funcionava outra vez. Resolvi tirar as tampas e peguei num secador de cabelo e passei com cuidado não mais do que 30 segundos. Liguei e voltou a funcionar perfeitamente durante horas. Desligando umas horas deixa de funcionar. Uns 15 segundos com o secador e volta a funcionar.
Qual será o componente que reage de forma tão sensível à pequena diferença de temperatura no arranque do aparelho visto que depois de "arrancar" não tem mais falhas até arrefecer? Já experimentei manter o leitor ligado de início com o display desligado e assim que aponto o secador passados uns segundos liga o display mas sem reconhecer o CD inserido. Mais uns segundos de secador,  e tudo volta a funcionar até que eu desliguei e volte a arrefecer... Não sei se o deixar uns dias destapado a apanhar ar, se funcionaria sem aquecimento...
Gostaria de saber se este sintoma pode indicar um problema para lá dos condensadores, soldas ou pontos de massa.


Penso que esse leitor é baseado no 104 ou 204 da Philips. Já foi dar uma vista de olhos por aí para ver se é uma avaria recorrente? Eu tive um philips que tinha uma avaria mas por menos 40 euros ficou ótimo. E continua a funcionar na perfeição. Já tem 30 anos e nunca precisou de nenhum laser novo. Porque não passa por um técnico para diagnosticar o que se passa? É que essa peça tem muita pinta!!!

Boa noite.
Este leitor é praticamente idêntico ao Philips CD 304 com pequenas diferenças. Segundo o que descobri nas minhas pesquisas na internet exitem avarias recorrentes com estes leitores(Philips CD104, 204, 304) como pontos de solda fria, de massa, e condensadores.

O leitor irá ser completamente revisto por um técnico brevemente, no entanto eu fico curioso e gosto de saber e de perceber tanto quanto possível sobre as causas das avarias mesmo antes de ir para um técnico.
Entretanto o problema da lente está descartado pois quando funciona lê tudo durante horas sem falhas.
Já consegui falar com um amigo ex técnico da Grundig que trabalhou com estes aparelhos há mais de 30 anos e imediatamente apontou para um cabo "flat" que liga à placa de circuito do display. Segundo o técnico este problema era muito comum e muito simples de se resolver mas apesar disso não encontrei nada descrito na internet.
O meu medo seria que se tratasse de algum problema com um processador que em alguns casos já são difíceis de arranjar e que tornasse a reparação deste leitor que eu tanto aprecio demasiado difícil ou dispendiosa. Felizmente tudo indica que a reparação é simples.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Grundig CD 7550 não funciona em frio Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig CD 7550 não funciona em frio   Grundig CD 7550 não funciona em frio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grundig CD 7550 não funciona em frio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» que frio...
» Aiwa AX-7550
» Grundig T-301
» Grundig RT - 40 M
» Grundig R45/R48

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: