Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Nova aquisição

Ir para baixo 
+3
Ghost4u
TD124
Fangas
7 participantes
AutorMensagem
Fangas




Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/12/2020

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyDom Mar 28 2021, 12:55

Boa tarde a todos.

Penso em substituir o meu "velho" SLBD22D da Technics. Ando a ver algumas opções e queria um full ou semi automatic. O AT LP-3 já li que tem algums problemas na velocidade mas está no orçamento. Contudo não me importo de gastar mais um pouco, perto dos 500€ como tal, na JML recomendaram o Thorens 190-2.
Ao mesmo tempo pretendo um com pré-amp incorporado.

Alguma sugestão pelos entendidos aqui no fórum?

Agradeço
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyDom Mar 28 2021, 15:14

Fangas escreveu:
... Alguma sugestão pelos entendidos aqui no fórum?

O Audio Technica LP5X é um excelente gira-discos com préamplificador phono interno e que custa à volta de 400€!!!

Pode ser a boa solução cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Fangas




Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/12/2020

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyDom Mar 28 2021, 15:26

TD124 escreveu:
Fangas escreveu:
... Alguma sugestão pelos entendidos aqui no fórum?

O Audio Technica LP5X é um excelente gira-discos com préamplificador phono interno e que custa à volta de 400€!!!

Pode ser a boa solução cheers

Mas é manual. Pretendo um fully. Mas que é uma boa máquina, é.

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyDom Mar 28 2021, 20:00

Prezado Fangas,

A sugestão do companheiro TD124 é óptima. Contudo, por não servir os seus intentos, eis um Tannoy/Micro Seiki: https://www.olx.pt/d/anuncio/tannoy-micro-tm44dd-gira-discos-clula-grado-ft-IDFGHgw.html#08a9c56afc; quiçá, também consiga negociar a aquisição do tanque para guardar ou lavar os discos de vinilo. Laughing

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptySeg Mar 29 2021, 10:01

Caro Fangas,

Sou mais um dos que apostam na solução, já apresentada pelo companheiro TD124 e corroborada pelo nosso fantasma de serviço, quanto ao Audio Technica LP5X. Duvido que o Thorens 190-2 alguma vez corresponda, quer como equipamento, quer como prestador ao serviço da música, aquilo que o AT LP5X consegue. Todavia deixo já nota que nunca ouvi esse Thorens.

Portanto, ou consegue no mercado de segunda mão, em boas condições, uma das "velhinhas máquinas" dos 70's início de 80's, por exemplo os topos de gama da Sony, Technics, Denon, etc (japoneses), ou..., corre sérios riscos de ter um gira completamente automático, mas também totalmente desprovido de prazer sónico.

Com este ressurgimento do interesse pelo vinil, também as marcas conceituadas e as novas têm apresentado, cada vez mais propostas de gira discos, nos seus portfólios. Umas vezes com produtos interessantes e verdadeiramente atualizados e outras vezes, com produtos que não são mais do que "cópias" de conceitos e desenhos antigos e, a cópia é sempre ...

Logo, face ao pedido de ajuda, esta é toda aquela que lhe posso dar.

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fangas




Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/12/2020

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptySeg Mar 29 2021, 11:57

Obrigado pelas dicas de qualquer forma. Vou analisar

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptySeg Mar 29 2021, 14:23

Viva

https://www.olx.pt/d/anuncio/gira-discos-technics-sl-23-sumiko-IDGhR3C.html#f53e02a107

Possuo um e estou muito satisfeito.
É semi automático, quando o disco chega ao fim recolhe o braço.
Em relação ás suas qualidades e agulha provavelmente surgiriam opiniões mais válidas aqui no forum, caso fosse do seu interesse.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptySeg Mar 29 2021, 15:21

Manuel Almeida escreveu:
Viva

https://www.olx.pt/d/anuncio/gira-discos-technics-sl-23-sumiko-IDGhR3C.html#f53e02a107

Possuo um e estou muito satisfeito.
É semi automático, quando o disco chega ao fim recolhe o braço.
Em relação ás suas qualidades e agulha provavelmente surgiriam opiniões mais válidas aqui no forum, caso fosse do seu interesse.

Os Technics dessa época nunca deixaram ninguém ficar mal, pese embora o plinto (base) desse ser de "plástico" (julgo, já não me lembro bem), mas com alguma paciência e habilidade a massa e a consistência dessa base possa ser reforçada, de forma a evitar ao máximo vibrações indesejáveis.

Quanto à célula (vulgo agulha), existem uma multiplicidade de alternativas a diversos preços, dependendo a escolha do gosto de cada um. As células da Sumiko não são nada de deitar fora, no entanto...

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptySeg Mar 29 2021, 20:31

Goansipife escreveu:
Manuel Almeida escreveu:
Viva

https://www.olx.pt/d/anuncio/gira-discos-technics-sl-23-sumiko-IDGhR3C.html#f53e02a107

Possuo um e estou muito satisfeito.
É semi automático, quando o disco chega ao fim recolhe o braço.
Em relação ás suas qualidades e agulha provavelmente surgiriam opiniões mais válidas aqui no forum, caso fosse do seu interesse.

Os Technics dessa época nunca deixaram ninguém ficar mal, pese embora o plinto (base) desse ser de "plástico" (julgo, já não me lembro bem),

Viva

O meu é de madeira. (já o abri para substituir o cabo audio)
Ir para o topo Ir para baixo
Fangas




Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/12/2020

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyTer maio 04 2021, 11:11

Olá a todos. Agradeço desde já as sugestões.
Apesar de estar muito inclinado para o AT-LP5x, numas pesquisas, surgiu-me o SL1500C da Technics. Mas custa mais 600€ que o AT-1000€ portanto. E apesar de estar tentado a comprar o AT li noutros fóruns que os AT são feitos pela marca Hanpin, levando apenas o logo da AT, leva-me a pensar se um dia, caso seja necessário assistência ou mesmo vender, o Technics será mais fácil ao nivel de peças, assim como tb no valor da venda.

Não podemos pensar que irá avariar, mas Technics é Technics, mas são mais 600€. E ficará de fora do que estava suposto gastar. Valerá assim tanto a diferença?

Bem sei que cada cabeça sua sentença e carteira Very Happy Cool , mas o que pensam os entendidos aqui do fórum?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyQua maio 05 2021, 19:20

O Technics será melhor, mas eu se gastasse 1000€ num gira-discos, com certeza queria ouvir mais opções, tal com um Rega Planar 3 na Audioteam ou mesmo um Project.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyQua maio 05 2021, 21:34

A minha opinião..., vale o que vale. E esta é a seguinte:

- o SL 1500 é realmente superior. Valer 1000 paus é complicado responder:

1. Tem mais pedigree e, de facto, a construção global é superior;

2. Os atuais motores da Technics são ainda melhores, se já eram muito bons no passado, dentro desta tecnologia de giras DD. São motores que equipam muitas das propostas de outros construtores, que agora graçam por aí, alguns com valores bem superiores;

3. Se isto representa a diferença do preço, repito, é muito complicado, pois a formar de colocar um preço tem múltiplas variáveis, que não interessam para aqui, agora. Dependerá do valor que cada um dá a essa diferença.

- Por o Technics (DD) em comparação com outros BD, como o Rega ou o Project, não me parece ter grande cabimento, pois as tecnologias de opção de motricidade são muito díspares. Resta, uma vez mais, o gosto de cada um pelas sonoridades que todos oferecem. Ouvir será sempre o melhor conselho.

Entre o Technics SL- 1500 e o Rega P3, por exemplo, eu escolheria o Technics. Project’s não são os meus preferidos. Logo excluídos à partida.

Se estivéssemos a por na equação o P8 da Rega, aí então Rega. A não ser que o Technics fosse o SL-1200GREG. Aí ficaria muito dividido e, claro está teria que ouvir muito, em modo de comparação, e decidir depois.
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyQui maio 06 2021, 12:37

nbaptista escreveu:
O Technics será melhor, mas eu se gastasse 1000€ num gira-discos, com certeza queria ouvir mais opções, tal com um Rega Planar 3 na Audioteam ou mesmo um Project.

Goansipife escreveu:

(...)
- Por o Technics (DD) em comparação com outros BD, como o Rega ou o Project, não me parece ter grande cabimento, pois as tecnologias de opção de motricidade são muito díspares. Resta, uma vez mais, o gosto de cada um pelas sonoridades que todos oferecem. Ouvir será sempre o melhor conselho.

(...)
cheers

Esta manhã espreitei o fórum e vi esta troca de mensagens, fiquei a pensar nela. Não é a primeira vez que vejo escrito que se deve ter cuidado com a comparação de dois gira-discos de "tracção" diferente, ora que eu penso que é precisamente o tipo de comparação que se deve fazer e em qualquer faixa de preços - Gonçalo, estou a usar a sua resposta, mas estou a pensar nas várias outras vezes que li algo assim. Wink

Vejamos, um gira-discos até 1000 euros, o que procurar?

Antes de procurar, é preciso tomar o pulso ao Mercado e ver o que ele tem para oferecer. Feito o estudo de mercado, veremos que há essencialmente dois tipos de gira-discos para podermos escolher: Belt-drive e Direct-drive.

Alguma destas tecnologias e implementações é livre de erro?
Não! Então vamos comparar.

Comparar um direct e um belt-drive, aqui perdoe-me Gonçalo, não é uma mera questão de gosto - nem para mim que sou um mal iniciado nem para si que é alguém com muita experiência, não será para um vendedor/logista e não será para um construtor.

A escolha do tipo de construção de um gira-discos parte de uma coisa essencial, uma crença. Quem escolhe construir um belt-drive, como a Rega, acredita que este é o método onde a reprodução é a mais eficiente e no final da linha (checks and balances) é o melhor compromisso entre o que se sabe e o que se pode ter. O mesmo princípio aplica-se a quem escolhe construir um direct-drive, antes de outra coisa está uma crença e a escolha dessa via prende-se com isso mesmo, a tal ideia de atingir o melhor compromisso possível.

Estes dias o Paulo escreveu "o gira-discos perfeito colocaria em evidência todos os defeitos do vinil, então escolhem-se compromissos". Não há gira-discos perfeitos, não há tecnologias perfeitas, então as escolhas não têm de ser reduzidas ao gosto, poderão ser informadas e para isso terá de haver lugar a uma comparação.

Eu não sou o maior fã da Rega e do modelo P3, mas até 1000 euros eu não deixaria de o considerar. Ele poderá não ter o que eu não estou disposto a largar, como o corpo e presença nos extremos, mas ele tem qualidades e a liquidez de toda a região média (até mesmo média-alta e média-baixa) é boa de sentir. Um direct-drive tem outras características, outras qualidades e defeitos. Caso esse SL-1500 esteja em linha com o SL-1200, ele terá mais capacidade de chegar aos extremos, mas em toda a linha não tem a textura que gosto de ouvir.

Dito isto, não sei se o Rega P3 vale o dobro do Audio-Technica, ou se o SL-1500 vale o triplo... eu saberei para mim, mas não sei para quem quer comprar. É por isto mesmo, mais importante ainda para quem está a iniciar-se, que eu aposto na comparação que vai muito para lá do gosto, vai até à compreensão do que está em jogo - qualidades e defeitos das várias aplicações e tecnologias.


Se me alonguei em exagero perdoem-me, mas acredito que se deve percorrer o caminho com calma e de forma informada. Wink

paulov gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyQui maio 06 2021, 15:40

José Miguel escreveu:



Comparar um direct e um belt-drive, aqui perdoe-me Gonçalo, não é uma mera questão de gosto - nem para mim que sou um mal iniciado nem para si que é alguém com muita experiência, não será para um vendedor/logista e não será para um construtor.


José Miguel, eu não disse o que está a negrito. O que eu disse foi:

«Resta, uma vez mais, o gosto de cada um pelas sonoridades que todos oferecem», que é uma coisa completamente diferente. E faltando aqui os ID (Idler Drives), todos eles têm características sónicas padrão diferentes entre si, sem dúvida alguma.

Depois cabe a cada um escolher qual a característica sónica que mais impacta no seu gosto e os compromissos que está disposto a assumir.

:cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição EmptyQui maio 06 2021, 15:57

Como a palavra "gosto" e a ideia de escolha vinha depois de ter afirmado que não faria sentido comparar os gira-discos Direct-drive com os Belt-drive, acabei a permitir-me a um exagero - não era minha intenção colocar palavras na sua boca Gonçalo. Wink Se estivermos a dizer o mesmo, ainda que por outras palavras, tanto melhor.


Para mim a questão é de fundo, quando se compreende bem o que se pode ter nas várias tecnologias ou aplicações de tracção, a escolha não será apenas pelo "gosto". A escolha será avisada, pois as características serão compreendidas. Obviamente que quando se escolhe entre coisas/peças com defeitos, o nosso gosto entrará na equação (na medida em que abrimos mão de características em vez de outras), mas não o gosto por si só - não sei me faço entender, mas é por isto que me bato aqui e é por isto que não alinho nas frases chavão do gosto.

Diz o Paulo que o "áudio é mais complicado do que parece", eu nem concordo muito com a frase e já tantas vezes falamos disso, mas compreendo-a bem. O áudio, como qualquer outra coisa, requer alguma dedicação e paciência, o gosto é um trunfo para jogar na hora certa, primeiro podemos fazer muitos pontos com informação e aprendizagem. Wink


Ah! Não falei dos "Idler" por se estar a falar de um patamar até 1000 euros em peças novas, os velhos "Idler" oferecem coisas boas, coisas que os Direct e os Belt-drive não oferecem... mas requerem mais cuidados, logo ainda mais paciência.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Nova aquisição Empty
MensagemAssunto: Re: Nova aquisição   Nova aquisição Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nova aquisição
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nova aquisição Thorens
» Nova aquisição
» "Nova" Aquisição! Sanyo Plus A35 e T35 :)
» Possivel nova aquisição
» Gira discos, nova aquisição

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: