Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Criação de um polo audio português...

Ir para baixo 
+8
mannitheear
Ghost4u
Goansipife
Rstuyvesant
Alexandre Vieira
masa
José Miguel
TD124
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 11:59

Goansipife escreveu:
... A minha ideia passa um pouco por este tipo de equipamento disruptivo. Mesmo aceitando que se consiga um equipamento de excelência, que venha, por ele, gerar o apelo e a necessidade de aquisição.

Sê mais claro Gonçalo, estàs a pensar num aparelho budget, para utilisar no universo do computador, disruptivo na estética, pequeno formato?... ou pensas num produto mais orientado high-end?...

Rstuyvesant escreveu:
... Hulala! Amigo TD124, essa designação é mesmo dB (damn Boa).
Grato pelo convite e, claro está, aceite. ...

Cà o esperamos com um branquito da La Clape apenas fresco e une tartine de brandade de morue  Wink

José Miguel escreveu:
... O Paulo tem esse belo projecto para abrir, mas com certeza quererá algo com que se identifique. Eu quando me identifico com algo, vendo melhor... pois não venderei um produto, venderei uma ideia/conceito, uma história. ...

José eu não estou sozinho nesta historia, estamos todos, e ném quero estar no centro dela ... são voçês que estão mais proximos do centro! Efectivamente gosto de me identificar com algo, não teria feito a anTiTon senão, mas aqui não se trata das minhas convições e ou desejos, mas das nossas! Eu posso tão bem me identificar com um SMSL ou um Moon intelectualmente ... mas não teria o mesmo prazer a possuir um ou outro, é aqui que està o eixo central das coisas e ao qual devemos reflectir...

Para a minha empresa eu estabeleci-me como norma de fabricar produtos "que eu mesmo gostaria de possuir" e isto conduz-me a uma linha directora que vai no sentido do que dizes: uma ideia, um conçeito, uma historia ... e a singularidade, raridade! Aqui não é a mesma coisa e os "actores" podem ter uma outra visão do mercado, ou em discutindo podemos ser nòs a decidir qual o publico alvo desse futuro aparelho e efectivamente pareçe-me ser o começo. Se nos enganamos aqui tudo nascerà torto...

Depois o resto é a continuidade de isto! Fora raros casos, eu nunca penso na tecnologia antes de imaginar como quero que o produto seja ... é o conçeito global do produto que vai decidir a sua tecnologia! Para um phono posso imaginà-lo minimalista e nesse caso escolher uma tecnologia X ou imaginà-lo com selectores de carga, de capacidade, com correctores frequenciais e de phase e nesse caso visto que é um aparelho muito mais complexo escolher uma tecnologia Y ... ora que ambos são phonos! O preço final também determina a tecnologia pois estas não custam o mesmo preço e determina o tamanho ... um Dac SMSL é pequenote porque utilisa em saida amplificadores operacionais, se ele tivesse transistores discretos em saida jà teria que ser mais grande e mais caro ... e se tivesse 4 vàlvulas em saida com um Sonic Frontiers seria ainda mais grande e caro!...

Eu jà disse o meu pensar no que diz respeito aos forums no sentido em que o publico dos iFi ou SMSL anda por aqui mas não o publico dos produtos novos de media e alta gama ... ora que é esse o nosso alvo não ???...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 12:28

TD124 escreveu:


Sê mais claro Gonçalo, estàs a pensar num aparelho budget, para utilisar no universo do computador, disruptivo na estética, pequeno formato?... ou pensas num produto mais orientado high-end?...


Paulo, eu não estou ainda a falar de "aparelho", da sua classificação em gama ou outro tipo de classificação.

O que estou a falar é em lançar desafios, para aqueles com competências técnicas, para idealizarem um produto, que não seja mais do mesmo.

Quero com isto dizer, se estivermos a falar do exemplo lançado pelo José Miguel de um pré de fono, para mim... e no sentido que eu vejo como melhor... Enfim..., tudo poderá ser possível.

Mas pegando neste exemplo, eu apostaria em algo do género de DSP Phono Preamp, que é algo que, com qualidade, vejo pouco explorado, no mercado.

Quando dei exemplos como a Topping, SMLS e iFi, significam tão só marcas que trouxeram novas abordagens e novas facilidades, abrindo novos caminhos, como por exemplo a utilização com computadores e versando, inicialmente, mais o mercado global de utilizadores de IT do que amantes de Alta-Fidelidade, mas que hoje andam na boca de todos. Nisso foram inquestionavelmente disruptivos.

Fazer um equipamento de reconhecida qualidade, de média, ou alta gama, como outros tantos que já existem no mercado... Não me parece ser o caminho. O mercado já tem de sobra.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 12:34

Goansipife escreveu:
... Paulo, eu não estou ainda a falar de "aparelho", da sua classificação em gama ou outro tipo de classificação.

O que estou a falar é em lançar desafios, para aqueles com competências técnicas, para idealizarem um produto, que não seja mais do mesmo. ...

Ok, ficou claro cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 12:40

Rstuyvesant escreveu:

   (...)
José Miguel escreveu:
Soundaude Limited Editions. Laughing

Caro José Miguel, boa poética, o problema é o acrónimo soar a SME.

(...) 

Eu não penso em acrónimos, nem gosto deles para ser honesto, essa relação tinha-me escapado. Proponho uma alternativa a pensar o nome sugerido:
Soundade, keep present what you miss from the past and wish from the future, all your Music.

Em vez de um acrónimo, um slogan (já a pensar na internacionalização). Smile

TD124 escreveu:

(...)
Depois o resto é a continuidade de isto! Fora raros casos, eu nunca penso na tecnologia antes de imaginar como quero que o produto seja ... é o conçeito global do produto que vai decidir a sua tecnologia! Para um phono posso imaginà-lo minimalista e nesse caso escolher uma tecnologia X ou imaginà-lo com selectores de carga, de capacidade, com correctores frequenciais e de phase e nesse caso visto que é um aparelho muito mais complexo escolher uma tecnologia Y ... ora que ambos são phonos! O preço final também determina a tecnologia pois estas não custam o mesmo preço e determina o tamanho ... um Dac SMSL é pequenote porque utilisa em saida amplificadores operacionais, se ele tivesse transistores discretos em saida jà teria que ser mais grande e mais caro ... e se tivesse 4 vàlvulas em saida com um Sonic Frontiers seria ainda mais grande e caro!...

Eu jà disse o meu pensar no que diz respeito aos forums no sentido em que o publico dos iFi ou SMSL anda por aqui mas não o publico dos produtos novos de media e alta gama ... ora que é esse o nosso alvo não ???...

Cortei a mensagem, mas toda ela ajuda a enquadrar este tema. Wink

A frase final é o espelho para onde devemos olhar, verificar o que surge reflectido. Como o próprio Paulo disse sobre as suas criações e marca, a linha orientadora, o horizonte que cada um tem, permitirá definir o percurso. Eu não creio que seja desejável entrar pelo território já muito ocupado dos produtos baratos, creio que há um mercado intermédio que pode ser tocado, mas pouco quero adiantar em conversa sem nenhuma informação adicional (objectivos concretos). Apontar a uma marca de produtos exclusivos (pequena produção) ou apontar a uma marca de produção em série não é a mesma coisa, pensar o mercado também não.

Estes dias falava-se aqui em casa sobre a hierarquia das necessidades e no topo estão sempre as ligadas às emoções... ou menos racionais. Eu já disse que gosto da ideia da exclusividade sem se perder qualidade, da história sem se perder a função, da experiência total sem se perder o acompanhamento.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 13:41

José Miguel escreveu:
... Eu não creio que seja desejável entrar pelo território já muito ocupado dos produtos baratos, creio que há um mercado intermédio que pode ser tocado, ...

Estes dias falava-se aqui em casa sobre a hierarquia das necessidades e no topo estão sempre as ligadas às emoções... ou menos racionais. Eu já disse que gosto da ideia da exclusividade sem se perder qualidade, da história sem se perder a função, da experiência total sem se perder o acompanhamento.

Também não creio que o territorio do barato seja a melhor via e por duas razões:

1) È dificil bater a China nesse campo e eles tornaram-se verdadeiramente bons pois jà não fazém barato por barato ... mas fazém muito bom e barato! Isso exige uma experiência industrial e uma logistica internacional que ainda não temos, aliàs poucos téem, assim que uma produção intensiva e massivamente automatisada...

2) Seria alimentar a ideia que Portugal sò pode penetrar nos mercados exigentes com produtos baratos ou de boa relação qualidade preço ... ora que o objectivo é de mostrar que é possivel fazer produtos equivalentes ou mesmo superiores. Eu vejo este projecto como algo de ponderado, mas também ambicioso e sém complexos...

Quanto à segunda frase não poderia estar mais de acordo e visto que estamos num campo de "paixão" não posso deixar de fazer um paralelo com o vinho de novo:

Eu quando compro um bonito vinho a 7€ é uma compra racional ... mas quando compro uma garrafa a 70€ ou mais jà hà algo de passional. Gosto de descobrir pequenos vinhos a partilhar no dia a dia ... mas adoro degustar uma grande garrafa que me vou lembrar toda a vida, é a diferença entre o bom e o excepcional. Qualquer amador de alta-fidelidade busca esses momentos aonde a escuta pode criar sensações raras e profundas ... se a musica é evidentemente o objectivo e por natureza o inicio e fim, a realidade é que o transporte da musica até ao auditor é feito pelos aparelhos ... por isso gostamos tanto deles!

Penso que um aparelho que reune como o José Miguel diz, um conçeito, uma historia, um artesanato, um saber fazer, um desempenho e finalmente por tudo isto um respeito e compreensão do cliente final é muito mais evocador e tocante do que uma "simples" màquina tecnologica! È algo que os "designers" esqueçem muitas vezes e depois queixam-se ... o Pininfarina disse vàrias vezes que o objectivo não é que o publico goste do "designer" mas do "design". Isto é um excelente conselho que deveria estar afichado no atelier de R&D de qualquer marca de audio  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 16:06

José Miguel escreveu:
... [/b], creio que há um mercado intermédio que pode ser tocado, ...

TD124 escreveu:
Também não creio que o territorio do barato seja a melhor via...

Expressando-me de uma maneira generalista, Portugal não tem lugar na colocação de produtos nas faixas do barato nem na alta gama, tem o seu mercado que se encontra no intermédio e intermédio alto com grande qualidade.

Um bom exemplo é o vinho, garrafas até 100€ que são um produto de que se situa na zona do intermédio alto que dão cartas em todo o mundo.

É claro que também temos vinho como o Quinta do Crasto Honore Porto a custar 5 890,00 €, mas a maioria dos vinhos que a empresa produz está bem abaixo desses valores.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Criação de um Polo Audio Português   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyTer Mar 09 2021, 01:31

Ora, aquí está um tema deveras interessante que tem merecido assinalável relêvo e entusiástica participação.

Proponho os seguintes passos:

1º - (De imediato )
Contactar pessoalmente todos os criadores nacionais, conhecidos do AAP, quer tenham ou não participado em anteriores edições do Portugáudio e colher deles a informação, se estarão interessados nesse projecto.

2º - ( A curto prazo )
Criação no AAP de um " Auditório Virtual", onde estivessem presentes os criadores nacionais, dando a conhecer as suas realizações e com um link para as páginas pessoais de cada um deles ( os que as tiverem )
dando assim visibilidade aos que se dedicam a esta arte.


...E que venham cada vez mais e melhores contributos !!!

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyTer Mar 09 2021, 08:21

Bom, isto toma ao menos uma forma embrionaria ... vamos esperar que aqueles que conheçem pessoalmente as pessoas que fazém aparelhos os contactém e que os "actores" digam o seu pensar sobre tudo isto cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyTer Mar 09 2021, 17:40

O que o Fernando diz é essencial. A divulgação dos que estão para "extrair" os outros!
Ir para o topo Ir para baixo
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Abr 19 2021, 23:48

Meus caros, este "espaço de representação" estar de portas fechadas é realmente sintomático.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyDom Dez 12 2021, 12:48


Li o forum com algum atraso, acho a ideia muito boa e disponibilizo-me para colaborar no que for necessário Criação de um polo audio português... - Página 2 754215

Há no entanto algo que me incomoda: Não me apercebo, em Portugal, da existencia de DIYers. Na minha humilde perceção é a falta de DIYers (perdoem-me o anglicanismo) que faz com que não haja projectos (novos ou mesmo réplicas) ou vontade de construir algo.

Eu estive fora do país mais de 20 anos e regressei em 2019. Depois de andar pelo forum nos suas diferentes ramificações, parece existir uma geração de compradores, alguns a fazer restauração mas muito poucos a construir algo.

Provavelmente estarei errado. Será?

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyDom Dez 12 2021, 17:55

Luis_vxd escreveu:
... Depois de andar pelo forum nos suas diferentes ramificações, parece existir uma geração de compradores, alguns a fazer restauração mas muito poucos a construir algo.

Provavelmente estarei errado. Será?

Caro Luis, independentemente que imagine a presença ou não de compradores, DIY'ers, ou mesmo "followers"... um forum é o pior sitio para se fazer uma imagem do mercado do audio! Eu gostaria, e sempre o disse, ver nas cer uma faisca do audio português aqui no AAP... mas sei que é um sonho, uma utopia, da mesma maneira que El Rei D. Sebastião nunca vai voltar de Alcacer Quibir... é preciso açeitar a evidência! Continue o seu caminho e não olhe para o lado amigo Luis...

Fernando Salvado e Luis_vxd gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 10:56

TD124 escreveu:
Luis_vxd escreveu:
... Depois de andar pelo forum nos suas diferentes ramificações, parece existir uma geração de compradores, alguns a fazer restauração mas muito poucos a construir algo.

Provavelmente estarei errado. Será?

Caro Luis, independentemente que imagine a presença ou não de compradores, DIY'ers, ou mesmo "followers"... um forum é o pior sitio para se fazer uma imagem do mercado do audio! Eu gostaria, e sempre o disse, ver nas cer uma faisca do audio português aqui no AAP... mas sei que é um sonho, uma utopia, da mesma maneira que El Rei D. Sebastião nunca vai voltar de Alcacer Quibir... é preciso açeitar a evidência! Continue o seu caminho e não olhe para o lado amigo Luis...

Olá Paulo, não me interprete mal. É minha perceção que na decada de 90, quando saí do país, havia mais DIY'ers do que parece haver agora. Mesmo no campo da reparação havia muita atividade. O meu post anterior é mais uma pergunta ao forum àcerca da actual realidade do DIY ligado ao Audio, do que uma conclusão.
A comunidade dos DIY é feita daqueles que continuando o seu caminho, olham para os lados para ajudar os outros e o Paulo é um exemplo disso. E é desta inter-ajuda que nasce a motivação e por vezes a faísca de uma nova ideia e, quiçá, o nevoeiro se dissipa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 11:18

Luis_vxd escreveu:
... É minha perceção que na decada de 90, quando saí do país, havia mais DIY'ers do que parece haver agora. Mesmo no campo da reparação havia muita atividade. O meu post anterior é mais uma pergunta ao forum àcerca da actual realidade do DIY ligado ao Audio, do que uma conclusão...

Caro Luis eu não vivo em Portugal e pouco ai vivi então não conheço a realidade nacional à volta do DIY... posso dizer que aqui no forum existiram vàrias pessoas que faziam as electronicas ou sistemas deles mas que por razões que desconheço jà não andam por aqui, talvez a falta de pessoas suficientes a se interessar ao DIY! Talvez os amadores portugueses estejam dispersados noutros forums estrangeiros, ou talvez existam em Portugal forums dedicados ao DIY, não sei. Aqui no AAP, é verdade que a comunidade do DIY é muito pequena... talvez um pequeno projecto facil a fazer pudesse ser algo que dê um impulso e leve pessoas a passar ao acto! Vale a pena de reflectir...

Luis_vxd gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 12:25

Tenho acompanhado as questões do Luís, as respostas do Paulo, ia ficar calado por não representar o universo de pessoas que constrói coisas com as próprias mãos, mas gostava de deixar isto para reflexão:

Os fóruns ligados ao áudio em Portugal estão a passar um mau bocado, este tem pouca actividade, poucos participantes activos (o Luís tem sido uma bela surpresa), pouco debate, etc. O fórum "vizinho" deste não tem actividade desde 10/10/2021, mais de dois meses... nunca o acompanhei, espreitei agora e o registo é o mesmo que vejo aqui.

Quem quer ver nascer um jardim prepara a terra... os fóruns são como qualquer outro espaço, um dia já enunciei a minha preocupação com a falta de escrita, a falta de distância entre as pessoas para se poder debater sem ser necessário ser mal educado ou acusar os conhecimentos diferentes de "vazios" ou "sem interesse" - em Portugal toda a gente se conhece, a falta de massa crítica é algo apontado um pouco por todos os sectores.

Há construtores de peças áudio em Portugal que nunca participaram aqui ou em outros fóruns, mas há ambiente para que se partilhe?

O Luís tem revelado os seus gráficos e entusiasmo com as medições das colunas, mas gráficos e medições são coisas pouco queridas por aqui - não perca a força, partilhe mais, tem quem o leia e acompanhe, quem compreenda que o conhecimento não é um bicho papão. Wink

Nasceu uma marca no seguimento destas conversas, no meio deste fórum, mas o criador é dado às ciências e não faz às cegas, descreve o percurso com cuidado, ... recebe pouca atenção.

Poderei ser eu a ver as coisas mal, quem já ousa fugir ao amiguismo e mesmidade acaba a ser ostracizado.

Luis_vxd gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 14:28

José Miguel escreveu:
...Há construtores de peças áudio em Portugal que nunca participaram aqui ou em outros fóruns, mas há ambiente para que se partilhe?...

Não sei se hà ambiente ou não ou qual deva ser o ambiente para permitir uma participação! È verdade que hà muitos poucos construtores por aqui, mas ainda hà menos pessoas com sistemas de topo... é ainda mais estranho num forum de audio não é? Um forum não deve nmho criar ambientes propicios ném para os professionais, ném para os iniciantes, ném para os DIY'ers e etc... existe lugar para todos e cada um vém com o que tém. Se hà pessoas que nunca participaram aqui é que isso não lhes interessa, da mesma maneira que alguns vieram, ficaram um bocado e depois foram-se embora de livre vontade. È dificil de ter conversas que agradem a todos, é sempre complicado de abordar temas que são sensiveis ou explosivos, é por vezes desagradàvel de ler opiniões contràrias às nossas, é frustrante de não compreender algumas intervenções demasiado técnicas, é chato de se sentir sozinho na defesa de um ponto de vista e etc... mas é assim um forum e se nos formos todos embora desde o primeiro ou segundo contratempo que encontramos nestes espaços seria triste. Um construtor que queira partilhar algo sobre as suas peças, ou em geral, tém lugar no AAP e vàrios jà andaram por aqui... como vàrios outros professionais! Penso que em si o AAP não é um forum muito sedutor e a tematica reduzida acaba por cansar e talvez seja esta a causa da rotação dos membros...
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 15:20

José Miguel escreveu:
...Quem quer ver nascer um jardim prepara a terra... os fóruns são como qualquer outro espaço, um dia já enunciei a minha preocupação com a falta de escrita, a falta de distância entre as pessoas para se poder debater sem ser necessário ser mal educado ou acusar os conhecimentos diferentes de "vazios" ou "sem interesse" - em Portugal toda a gente se conhece, a falta de massa crítica é algo apontado um pouco por todos os sectores.
Há construtores de peças áudio em Portugal que nunca participaram aqui ou em outros fóruns, mas há ambiente para que se partilhe?...

Tenho um amigo, amizade feita no país dele onde eu vivia à alguns anos, e que estudou em Portugal. Licenciatura e doutoramento. Um dia numa festa de casamento da filha de um amigo comum, calhou que ficássemos na mesma mesa. Já não nos víamos há bastante tempo. No fim do almoço ele confidenciou-me: "Vocês portugueses são todos uns Velhos do Restelo". Fiquei chocado, pasmado. Continuámos a conversar e a conversar mudou de rumo. Continuamos amigos.  Criação de um polo audio português... - Página 2 1f600

A realidade portuguesa era, na década de 90, um pouco como descreve. Sempre pensei que passados tantos anos e a abertura à Europa as coisas se tivessem modificado até porque a comunidade portuguesa no estrangeiro é completamente diferente. Julgo que para o Paulo será um pouco difícil de entender esta atitude.
Quem vem de fora vê esta atitude refletida em tudo, na televisão, na política, etc.. Talvez seja por isso que nós, como país, não avançamos...
Mas há exceções e cada vez mais... Criação de um polo audio português... - Página 2 491368

Tenho esperança que as novas gerações possam mudar as coisas, deixarmos de ser os eternos críticos (crítica não construtiva) de nós próprios e olharmos para o futuro de maneira positiva construtiva.

Da minha parte, vou continuar como até aqui, a partilhar o que sei, porque só assim aprendo mais. Wink Cool

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 15:52

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
...Há construtores de peças áudio em Portugal que nunca participaram aqui ou em outros fóruns, mas há ambiente para que se partilhe?...

Não sei se hà ambiente ou não ou qual deva ser o ambiente para permitir uma participação! È verdade que hà muitos poucos construtores por aqui, mas ainda hà menos pessoas com sistemas de topo... é ainda mais estranho num forum de audio não é? Um forum não deve nmho criar ambientes propicios ném para os professionais, ném para os iniciantes, ném para os DIY'ers e etc... existe lugar para todos e cada um vém com o que tém. Se hà pessoas que nunca participaram aqui é que isso não lhes interessa, da mesma maneira que alguns vieram, ficaram um bocado e depois foram-se embora de livre vontade. È dificil de ter conversas que agradem a todos, é sempre complicado de abordar temas que são sensiveis ou explosivos, é por vezes desagradàvel de ler opiniões contràrias às nossas, é frustrante de não compreender algumas intervenções demasiado técnicas, é chato de se sentir sozinho na defesa de um ponto de vista e etc... mas é assim um forum e se nos formos todos embora desde o primeiro ou segundo contratempo que encontramos nestes espaços seria triste. Um construtor que queira partilhar algo sobre as suas peças, ou em geral, tém lugar no AAP e vàrios jà andaram por aqui... como vàrios outros professionais! Penso que em si o AAP não é um forum muito sedutor e a tematica reduzida acaba por cansar e talvez seja esta a causa da rotação dos membros...

Paulo, a sua mensagem começa por apontar a um sentido, mas perto do fim afinal... deu meio volta e apontou para o outro lado. Laughing

A minha questão não visava a criação de um ambiente próprio para construtores ou qualquer tipo de participação específica, se leu tudo verificou que apelo à pluralidade. Os pequenos construtores em Portugal são artesãos que fazem quase tudo com as próprias mãos, por isso me lembrei desse exemplo. O problema é que existe muito pouco conteúdo, mas existe muito menos interesse por parte de quem participa. A pluralidade de participação conduz à pluralidade de temas, que por sua vez pode responder a mais interessados que procuram respostas ou procuram trocar experiências.

O Paulo já abriu vários tópicos nos últimos meses, alguns mais técnicos, outros menos técnicos, mas o resultado é o mesmo.

O ambiente que se cria tende a ser o que se quer ter para atingir os fins - se quero ter relva e estou no deserto, sei que tenho de arranjar terra fértil e muita água.

O áudio não é um nicho assim tão pequeno, as lojas vendem, o mercado de segunda mão tem pouca oferta, mas há escoamento.

As conversas, diz-se por aqui, são como as cerejas... por outro lado, para haver conversa tem de haver mais do que um a falar. Não agradar a todos? Temas sensíveis? Explosivos? Globalmente o fórum não é um lugar onde a educação falte, quando falta de um lado o outro lado tem sabido acomodar e relevar. O problema maior, digo eu, é quando se tenta pensar que há conversas que não agradam a todos e por isso se deve marcar fronteiras... isto encerra uma contradição, mesmo com fronteiras apertadas as conversas continuarão a não agradar a todos.

Talvez me tenha perdido, fui interrompido tantas vezes... com conversas mais ou menos agradáveis. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 21:20

José Miguel escreveu:


Poderei ser eu a ver as coisas mal, quem já ousa fugir ao amiguismo e mesmidade acaba a ser ostracizado.

Estimado José Miguel

Não estou a responder na qualidade de Administrador do Fórum (porque se o fizesse teria que o fazer concertadamente com o Ferpina) nas na minha qualidade pessoal e acredite que fiquei sentido pessoalmente com o que escreveu, se bem entendi o sentido das coisas, porque se entendi, essa sim é uma forma de fazer sentir o Companheiro Luís ostracizado.

Porque ninguém, mesmo ninguém ostraciza ninguém neste fórum, pelo menos que eu saiba dolosamente e muito menos concertadamente. Já quanto ao amiguismo fiquei feliz, porque fazer amigos não é uma arte, nem sequer é necessário qualquer tipo de conhecimento técnico, mas alguns alcançam essa qualidade outros não. Pessoalmente fico muito feliz em ter encontrado bastantes amigos aqui no Fórum, pessoas maravilhosas que quer no Audio, quer pessoalmente acrescentam valor à minha pessoa.

Acrescento ainda que o Fórum é o que as pessoas quiserem fazer dele. Eu pela minha parte não gosto do modo como os temas são aqui debatidos muitas vezes, pois começa-mos a discutir o som e acaba-se quase sempre a discutir o "eu" (nomeadamente no que ao ego próprio diz respeito). Tornando os tópicos aborrecidos e arrastados! Mas ainda assim acho que todos devemos ter plena liberdade de escrita e de opinião, mas de modo algum devemos forçar ninguém a querer-se expressar, quando não se revê no estilo ou na prosa continua sem qualquer tipo de objectividade senão a prosa em si mesmo.

Acho que tem todo o direito e o dever de expressar a sua opinião, mas por favor não tente imputar aos outros qualquer tipo de comportamento. Não lhe fica bem fazê-lo, nem lhe reconheço qualquer tipo de superioridade moral para o fazer.




Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Dez 13 2021, 22:06

O Alexandre leu o que escrevi, acredito que leia muito do que se vai escrevendo pelo fórum - eu também. Eu acredito que as coisas são o que nelas colocamos, não mudei de crenças, a forma como vemos o fórum e o seu pluralismo é diferente, nada de errado nisto, da minha parte pode ter a certeza que a opinião limita-se a ser o que é, opinião.

Leio muitas vezes coisas como a que escreve, conversas de áudio que terminam "ego", quando me sinto tocado por elas pondero-as, mas não preciso de apelar a argumentos de Moral, apenas tento acomodar a posição do Outro - como neste caso - e com respeito continuo a escrever.

As coisas são o que nelas colocamos e talvez seja eu a ver as coisas mal, como deixei em aberto de forma honesta.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyTer Dez 14 2021, 08:23

Eu não leio todos os topicos... tento de manhã, como hoje, ler o que se vai escrevendo e se tenho algo a dizer participo e penso que o meu exemplo é o caso da maioria. Não creio que haja uma vontade directa ou mesmo implicita de ostracizar quém quer que seja mas... a fraca participação desde hà varios (muitos) anos e a maneira como as pessoas chegam, participam e partem um mês depois mostra que o AAP não é um lugar magnetizante. Tenho a minha parte de culpa nisso e sei que algumas das minhas intervenções podem apareçer como provocantes, rudes ou cinicas... penso ao amigo Spock que deixou de participar assim que ao Rstuyvesant (entre muitos outros) e pergunto-me até que ponto posso estar implicado nessa decisão! No entanto, não deixa de ser estranho a quantidade de pessoas que chegam e partem logo criando uma "rotação" de membros incrivel e deixando sempre os mesmos a partilhar. Este constato é velho e jà foi dito muitissimas vezes... deixo isto à nossa reflexão pois varrer para baixo do tapete não é a melhor maneira de limpar Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Criação de um polo audio português...
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» innuos - audio em português
» Ajuda: formula para criação de protractor
» Música e Audiofilia em Português
» rock português
» lp rock portugues

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: