Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Streaming para insatisfeitos

Ir para baixo 
+14
Rstuyvesant
elso
Mellowship
Ghost4u
JPEREIRA
masa
alexandremartins
José Miguel
TD124
machiavelli
mannitheear
Goansipife
Alexandre Vieira
ricardo.canelas
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQui Fev 25 2021, 20:15

mannitheear escreveu:
... someone with such an excellent taste for sound and wine must be a true and real connoissuer 2cclzes !

Someone so gentle, sensible and heartcoming as Pat ... is obligatorily a "master" Streaming para insatisfeitos - Página 3 58893

2cclzes

Alexandre Vieira e mannitheear gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySáb Fev 27 2021, 13:53

A Pro ject Stream Box S2 é baseada num pi e volumio, penso eu. Alguém tem mais informação?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Abr 04 2021, 20:17

nbaptista escreveu:
A Pro ject Stream Box S2 é baseada num pi e volumio, penso eu. Alguém tem mais informação?

É um pi com uns pós na alimentação, com volumio pré instalado com uma skin custom para parecer feito à medida.

Tem obrigação de funcionar bem, e tem a guarantia e suporte do fabricante. Tecnicamente deverá ser igual a um pi configurado por qualquer outro.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Abr 04 2021, 20:18

Passei a usar o mConnect como alternativa ao BubbleUPnP e é de facto superior, estou a gostar muito mais!


Última edição por ricardo.canelas em Seg Abr 05 2021, 11:05, editado 1 vez(es)

jpinto e Mellowship gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Abr 04 2021, 22:32

ricardo.canelas escreveu:
nbaptista escreveu:
A Pro ject Stream Box S2 é baseada num pi e volumio, penso eu. Alguém tem mais informação?

É um pi com uns pós na alimentação, com volumio pré instalado com uma skin custom para parecer feito à medida.

Tem obrigação de funcionar bem, e tem a guarantia e suporte do fabricante. Tecnicamente deverá ser igual a um pi configurado por qualquer outro.

Não será igual a um pi configurado pois é uma versão OEM feita para a Pro-ject, por exemplo tem suporte nativo ao Tidal. A volumio muito antes de ter as versões com pagamento anual vendia versões OEM a fabricantes.
Hoje caso optem por pagar uma quantia anual todos os recursos ficam disponíveis como o acesso direto ao Tidal e Qobuz.

Ou seja enquanto pagar terá as mesmas funcionalidades do Pro-ject, se a Pro-ject continuar a fazer updates Streaming para insatisfeitos - Página 3 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySeg Jun 28 2021, 10:54

Caros,

Reabro este tópico, sabendo que o mesmo é mais sobre streaming do que para conselhos informáticos, mas a questão que aqui coloco tem como alvo principal (não exclusivo) o streaming

Então:
  1. O meu desktop, aqui de casa, um iMac, cumpriu 14 anos de vida e ainda vai fazendo umas coisinhas, mas grita por reforma, urgente (tal como eu);
  2. Agora que eu já atingi a minha (uma espécie de pré-reforma), estou decidido a ripar a coleção de CDs para um HD, ou NAS;
  3. Cá em casa há muito que os computadores pessoais são de ambiente iOS, mas tenho dúvidas se hei-de optar por um Mac mini ou um NUC intel i7;
  4. Sabendo que não existe software correspondente ao EAC para o Mac (a não ser o iTunes com rip em ALAC ou WAP), qual seria a opção correta? Deixo a questão para os conhecedores destas andanças informáticas


cheers

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySeg Jun 28 2021, 19:58

A solução mais arcaica seria arranjar uma maneira de correr windows (instalar o dito numa partição em paralelo no mac, arranjar um portátil barato só para o efeito).

O problema, presumo eu, seja a dimensão da biblioteca. O EAC exige muitos cliques e janelas para ripar um só disco.

Como alternativas tudo em um, há algumas no campo dos servidores de música. Recomendo um Innuos Zen, qualquer um deles. Por todos os motivos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySeg Jun 28 2021, 20:41

ricardo.canelas escreveu:
A solução mais arcaica seria arranjar uma maneira de correr windows (instalar o dito numa partição em paralelo no mac, arranjar um portátil barato só para o efeito).

O problema, presumo eu, seja a dimensão da biblioteca. O EAC exige muitos cliques e janelas para ripar um só disco.

Como alternativas tudo em um, há algumas no campo dos servidores de música. Recomendo um Innuos Zen, qualquer um deles. Por todos os motivos Smile

Streaming para insatisfeitos - Página 3 22692 Obrigado Ricardo

Sim, o EAC parece-ume pouco frendly, quando o usei uma vez no PC de um amigo, mas também me pareceu mais fiável. Em rip wma havia, tanto quanto me lembro, uma série de ajustes de definições, para que o ficheiro ficasse tal e qual o CD original.

Já os pouquíssimos CD que ripei no Mac, usando o iTunes e definição de cópia em WAP ou ALAC, o resultado final soa-me mais lento.

Os Innous Zen acho-os caros.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySeg Jun 28 2021, 21:16

Nunca tinha visto, pode ser algo interessante de explorar

https://nanomesher.com/shop/NanoSound-Archiver-Auto-CD-Extractor-&-Player-p164884653

Se fores nessa direcção conta com o meu apoio para qualquer coisa que surja Streaming para insatisfeitos - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySeg Jun 28 2021, 21:42

ricardo.canelas escreveu:
Nunca tinha visto, pode ser algo interessante de explorar

https://nanomesher.com/shop/NanoSound-Archiver-Auto-CD-Extractor-&-Player-p164884653

Se fores nessa direcção conta com o meu apoio para qualquer coisa que surja Streaming para insatisfeitos - Página 3 22692

Dá-me a sensação de ser algo muito dentro do Raspberry PI, usando mesmo este como controlador + qualquer coisa que não percebi bem o quê e como liga ao leitor de CD e a partir dai ripa com recurso a Volumio. Será?

Sim seria uma boa opção e barata.

Sim iria certamente pedir-te apoio, pois, definitivamente estas coisas da informática misturada com hardware Laughing não é a minha praia

Obrigado
Gonçalo

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyTer Jun 29 2021, 07:22

Hi Gonçalo,

a good Ripper on the Mac is XLD It delivers also an accourate copy of the CD Data.

On the other hand I ripped many CDs with iTunes and I don't find them worse. Important is, to DE-aktivate the checkbox "Use error correction when reading Audio CDs".

I have even a Denon "Onepoint recording" CD which has obviously Pre-Emphasis and iTunes was the only program which could deliver a proper listenable Audio File from this CD!

Meanwhile I use the integrated Ripper of my CocktailAudio....

cheers

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyTer Jun 29 2021, 10:19

Hi Manfred

Many Thanks

I really didn't know. It's true that I have the box checked. It's an excellent tip. I will try

Streaming para insatisfeitos - Página 3 22692
Gonçalo
cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyTer Jun 29 2021, 19:27

I already have my issue solved. A couple of hours ago, on my farewell to the company (retirement is coming) it was offered me a small "surfTab" laptop into MS environment. So I have offering choices to attempt rip my CDs collection

Streaming para insatisfeitos - Página 3 3832313845 Streaming para insatisfeitos - Página 3 3832313845

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyTer Jun 29 2021, 19:50

Excellent, now you can try and compare! Streaming para insatisfeitos - Página 3 22692

I have still a Windows partition on my Macbook because I wanted to try foobar and AIMP, but Windows at the office was enough for me... Streaming para insatisfeitos - Página 3 933723

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 04 2021, 10:53

Olá a todos,

Seguindo as sugestões do Ricardo e do Manfred experimentei até agora o iTunes, o XLD e o EAC.

Como disco teste a ripar utilizei Barbara Hendricks - Ave Maria. Neste álbum, a excelente voz de Hendricks passeia-se por Schubert, Fauré, Mozart, Debussy, música tradicional norte-americana, Ravel, Villa-Lobos, Broadway ópera, etc.

Impressões:

  1. Uma autêntica seca, principalmente com o XLD, que demorou mais de 9 horas a ripar por completo. Com o EAC, onde a seca maior é a série de parâmetros a ajustar, para uma cópia exata do original com a dúvida persistente se estamos a fazer bem ou não, leva menos tempo mas, mesmo assim, bastante. Com iTunes, mais rápido e "userfriendly", mas menos consistente em termos de qualidade sonora do resultado final;
  2. Comparação da qualidade sonora entre o ficheiro da cópia XLD e o ficheiro da cópia EAC, não me foi perceptível, mesmo considerando o XLD com saída AIFF e o EAC com FLAC;
  3. Entre ambos os ficheiros e o CD original, usando como transporte o Saturn da Rega e DAC o Marantz HD-DAC1, para não submeter demasiadas variáveis e utilizar sempre o mesmo conversor, pareceu-me que, em ambos, o resultado final era de elevado nível de semelhança, mas o CD original algo mais "crispy", embora em ambos os ficheiros houvesse uma sustentabilidade da ambiência e do palco, notando-se, contudo, uma ligeira melhor definição no CD.



Conclusões:


  • Não fazia ideia de deitar fora a minha coleção de CDs, após conseguir ripar todos mas, com esta experiência, esta potencial intenção está completamente posta de parte, até porque a paciência para ripar tudo não vai haver;
  • Ainda gostava de experimentar esta solução https://nanomesher.com/shop/NanoSound-Archiver-Auto-CD-Extractor-&-Player-p164884653 descoberta pelo Ricardo, todavia, parece que a pica já me passou  Laughing



cheers

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 04 2021, 11:53

Eu ripo os cd’ s com EAC e demoro três ou quatro minutos a ripar.É bem rápido.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 04 2021, 18:05

Goansipife escreveu:
Olá a todos,

Seguindo as sugestões do Ricardo e do Manfred experimentei até agora o iTunes, o XLD e o EAC.

Como disco teste a ripar utilizei Barbara Hendricks - Ave Maria. Neste álbum, a excelente voz de Hendricks passeia-se por Schubert, Fauré, Mozart, Debussy, música tradicional norte-americana, Ravel, Villa-Lobos, Broadway ópera, etc.

Impressões:

  1. Uma autêntica seca, principalmente com o XLD, que demorou mais de 9 horas a ripar por completo. Com o EAC, onde a seca maior é a série de parâmetros a ajustar, para uma cópia exata do original com a dúvida persistente se estamos a fazer bem ou não, leva menos tempo mas, mesmo assim, bastante. Com iTunes, mais rápido e "userfriendly", mas menos consistente em termos de qualidade sonora do resultado final;
  2. Comparação da qualidade sonora entre o ficheiro da cópia XLD e o ficheiro da cópia EAC, não me foi perceptível, mesmo considerando o XLD com saída AIFF e o EAC com FLAC;
  3. Entre ambos os ficheiros e o CD original, usando como transporte o Saturn da Rega e DAC o Marantz HD-DAC1, para não submeter demasiadas variáveis e utilizar sempre o mesmo conversor, pareceu-me que, em ambos, o resultado final era de elevado nível de semelhança, mas o CD original algo mais "crispy", embora em ambos os ficheiros houvesse uma sustentabilidade da ambiência e do palco, notando-se, contudo, uma ligeira melhor definição no CD.



Conclusões:


  • Não fazia ideia de deitar fora a minha coleção de CDs, após conseguir ripar todos mas, com esta experiência, esta potencial intenção está completamente posta de parte, até porque a paciência para ripar tudo não vai haver;
  • Ainda gostava de experimentar esta solução https://nanomesher.com/shop/NanoSound-Archiver-Auto-CD-Extractor-&-Player-p164884653 descoberta pelo Ricardo, todavia, parece que a pica já me passou  Laughing



cheers

Thank you for describing your experience so well!

The better sound of the CD compared to the files could indicate that the digital file playback is not on the same level as the CD transport.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyTer Jul 06 2021, 15:01

Goansipife escreveu:
Olá a todos,


Uma autêntica seca, principalmente com o XLD, que demorou mais de 9 horas a ripar por completo.


Uso já à bastantes anos o XLD e nunca apanhei tamanha seca, será que foi por escolher o formato AIFF?
Eu utilizo sempre o Formato FLAC, é mais universal.

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyTer Jul 06 2021, 15:29

jpinto escreveu:

Uso já à bastantes anos o XLD e nunca apanhei tamanha seca, será que foi por escolher o formato AIFF?
Eu utilizo sempre o Formato FLAC, é mais universal.

Pois..., não sei! Mas o ficheiro ficou muito bem. Bem como o EAC.

Conforme disse na minha resposta anterior a semelhança com o original é bastante assinalável. Só com muita atenção se percebe as ligeiras nuances que registei

Poderei voltar a utilização desta fórmula, provavelmente não para copiar toda a coleção de CDs mas um ou outro sim.

Obrigado
cheers

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQua Jul 14 2021, 22:05

Goansipife escreveu:
jpinto escreveu:

Uso já à bastantes anos o XLD e nunca apanhei tamanha seca, será que foi por escolher o formato AIFF?
Eu utilizo sempre o Formato FLAC, é mais universal.

Pois..., não sei! Mas o ficheiro ficou muito bem. Bem como o EAC.

Conforme disse na minha resposta anterior a semelhança com o original é bastante assinalável. Só com muita atenção se percebe as ligeiras nuances que registei

Poderei voltar a utilização desta fórmula, provavelmente não para copiar toda a coleção de CDs mas um ou outro sim.

Obrigado
cheers  

E quais foram as nuances?

Eu queixo-me que os ficheiros são menos "halográficos" ou seja parece que o palco é menos profundo, isto quando os oiço nas colunas. Muitas vezes quando oiço com auscultadores, parecem-me melhor do que em Cd. Será da minha cabeça, que está toda queimada?
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQua Jul 14 2021, 22:18

As nuances, estão ao nível do detalhe do recorte. Algum ligeiro esbatimento dinâmico.

O CD tende, normalmente, a ser ligeiramente mais “crispy”

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQua Jul 14 2021, 22:35

Goansipife escreveu:
As nuances, estão ao nível do detalhe do recorte. Algum ligeiro esbatimento dinâmico.

O CD tende, normalmente, a ser ligeiramente mais “crispy”

cheers

Deve ser por isso que gosto tanto de batatas fritas crocantes! lol!

Mas essas diferenças sentes de modo igual nas colunas e auscultadores?

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQui Jul 15 2021, 08:24

Alexandre Vieira escreveu:
Goansipife escreveu:
As nuances, estão ao nível do detalhe do recorte. Algum ligeiro esbatimento dinâmico.

O CD tende, normalmente, a ser ligeiramente mais “crispy”

cheers

Deve ser por isso que gosto tanto de batatas fritas crocantes! lol!

Mas essas diferenças sentes de modo igual nas colunas e auscultadores?

Sim, percebe-se em ambas as transduções. Nos aucultadores ainda melhor.

Mas, como digo, é preciso estar muito atento. Não é nada do dia para a noite.

Um dia hás-de de chegar lá e começas a considerar que batatas fritas crocantes não é o caminho.

Experimenta um dia ouvires a tua tão querida música eletrónica por via do TIDAL e ou Qobuz (quando estiver disponível em Portugal) e vais ver o que é palco, naturalidade, neutralidade, linearidade e outros adjetivos que a malta audiófila tanto gosta de mencionar.

Quando as edições do TIDAL são boas, mesmo em MQA - muito contestado agora por algumas tribos audiófilas que estão a fazer um favorzinho à Apple Music em streaming de HD, agora lançado por esta companhia - a qualidade de som está já muito desenvolvida, a tal ponto que o CD já começa a não chegar lá nem em definição, nem em dinâmica, nem tão pouco em ambiência.

cheers

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQui Jul 15 2021, 11:01

Goansipife escreveu:
...Conclusões:

... Não fazia ideia de deitar fora a minha coleção de CDs, após conseguir ripar todos mas, com esta experiência, esta potencial intenção está completamente posta de parte, até porque a paciência para ripar tudo não vai haver;
...

O digital nasceu para amelhorar e simplificar a cadeia de reprodução analogica (vinil)... dou-me conta hoje que o primeiro objectivo foi alcançado mas que o segundo não! Apesar de ter desmaterialisado todos os meus CD's hà quase quinze anos atràs e de não desejar voltar a um formato fisico digital que as coisas não são tão simples, pior, elas tornaram-se deveras complexas!...

Entre o CD, o ficheiro copiado, o ficheiro nativo em local e o streaming jà temos quatro elementos ditos originais ... se juntar-mos a isso o formato de armazenamento dos ficheiros e o tipo de HDD, o sistema de leitura e a sua optimisação assim que os parâmetros de rede dos fornecedores de streaming, tudo isto jà é quase pior do que o vinil e ainda não estamos a abordar o principal, o Dac!...

Pessoalmente e talvez por religião escolhi pelo momento o centro disto tudo! Não voltarei ao CD pois todas as minhas experiências mostram-me a superioridade do ficheiro nativo em local ... não estou preparado para o streaming pois as mesmas experiências mostram-me a sua inferioridade, mesmo Qobuz! Evidentemente as diferenças são pequenas e nalguns aspectos infimas, mas as diferenças no analogico também o são por vezes o que não me impede de ter as minhas convições sobre células, giras e afinagens...

Existirà sempre uma diferença entre ouvir e ressentir ... podemos estar de acordo com a primeira e mesmo com a segunda fazendo apelo à abertura de espirito mas, para mim sò a segunda tem-me sentido! Pelo momento e isto desde hà muito então vai continuar a ser HDD e ficheiros comprados na Qobuz ... e uns vinis por mês pelo prazer, de ter Laughing

cheers

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQui Jul 15 2021, 18:15

TD124 escreveu:


Não voltarei ao CD pois todas as minhas experiências mostram-me a superioridade do ficheiro nativo em local ... não estou preparado para o streaming pois as mesmas experiências mostram-me a sua inferioridade, mesmo Qobuz! Evidentemente as diferenças são pequenas e nalguns aspectos infimas, mas as diferenças no analogico também o são por vezes o que não me impede de ter as minhas convições sobre células, giras e afinagens...


Paulo, pelas tuas palavras, principalmente pelas que coloquei a negrito, leva-me a presumir que há já algum tempo que não ouves streaming de Tidal ou Qobuz.

Pese embora, eu não tenha ainda Qobuz (porque ainda não está disponível em Portugal) tenho ouvido este servidor, cá, através de contas instaladas em países com acesso de conta.

Já fiz uma comparação entre um servidor e outro e digo-te que ambos, principalmente o Tidal, tem dado saltos gigantes de qualidade, bem objetivos.

Penso que a coisa, cada vez mais, passa pelo lado da qualidade e desenvolvimento do Streamer e do DAC.

Experimenta ouvir streaming Tidal, ou Qobuz, a partir de um Roon Nucleus, de um Rose, só para dar dois exemplos.

Mesmo com um Raspberry Pi4, as melhorias destes servidores/operadores de streaming são bastante percepcionáveis, até considerando a pouca fiabilidade de material do Raspberry.

cheers

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQui Jul 15 2021, 21:10

[quote="TD124"]
Goansipife escreveu:
...Conclusões:
Entre o CD, o ficheiro copiado, o ficheiro nativo em local e o streaming jà temos quatro elementos ditos originais ... se juntar-mos a isso o formato de armazenamento dos ficheiros e o tipo de HDD, o sistema de leitura e a sua optimisação assim que os parâmetros de rede dos fornecedores de streaming, tudo isto jà é quase pior do que o vinil e ainda não estamos a abordar o principal, o Dac!...




Peço desculpa pela ignorância, mas chamas ficheiro nativo aos ficheiros que se compram através de descargas?

Obrigado Streaming para insatisfeitos - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyQui Jul 15 2021, 22:30

Olá

Vocês vão me desculpar pela minha ignorância, mas eu tenho um dac  AD 1862 ligado por i2s e toca sempre bem, no Tidal quanto melhor a qualidade do ficheiro melhor o som, até no you tube toca bem sempre musical,
tenho também o raspbarry pi 4 com ligação i2s ao DAC AKM 4495 SEQ e o som também me agrada muito, mas o AD é melhor para o meu gosto, ouvido a mesma música em CD toca melhor o CD com diferenças poucas mas  valiosas em termos de qualidade, só que com a calanzisse de me levantar a mudar o cd já leva diversos meses sem tocar  Streaming para insatisfeitos - Página 3 933723

Felizmente hoje a tecnologia está mais acessível com muita qualidade para se ouvir música de boa qualidade,
depois quem quer mais ou é mais exigente tem que gastar umas lecas boas para ouvir com qualidade high-end   Streaming para insatisfeitos - Página 3 447836

Depois lá vem outra vez a chatice dos cabos de ligação, ouvir e testar a ver o que nos agrada mais

Faz parte  Streaming para insatisfeitos - Página 3 758687

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 10:37

Goansipife escreveu:
...
Paulo, pelas tuas palavras, principalmente pelas que coloquei a negrito, leva-me a presumir que há já algum tempo que não ouves streaming de Tidal ou Qobuz. ...

Tidal està pouco presente em França nos meios audiofilos mas ... a ultima vez que ouvi em simultâneo Tidal, Qobuz e o meu HDD com ficheiros "nativos" foi hà três semanas aqui perto aquando da escuta das colunas do Ricardo Canelas. Se me dei ao trabalho (mesmo se é pequeno) de vir com o meu HDD não foi por acaso...

Todos os meus amigos sém excepção estão abonados a Qobuz e estão bem ... com a minha ultima intervenção não quiz desviar ninguém das plataformas de streaming musical de qualidade, simplesmente partilhar o meu ponto de vista em relação à qualidade objectiva e subjectiva dessa forma de difusão da musica. Se eu estivesse complétamente convencido pela qualidade e visto que tenho uma carta de crédito, jà hà muito que também estaria abonado, se não é o caso é que não estou plenamente convencido pelo produto, ném na minha casa ném na casa dos outros e isto independentemente do streamer, protocolos, afinagens e Dacs utilisados...

Continuo a utilisar as plataformas de streaming para descobrir musica e ou aprofundar a escuta de um album e depois compro-o em ficheiro, no dia em que estiver convencido mudarei de atitude...

PS: Alexandre, sim eu chamo nativo (é uma tradução literal do françês) ao ficheiro que é comprado na sua versão original não comprimido (PCM ou DSD) numa plataforma de venda!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 10:46

JPEREIRA escreveu:
... eu tenho um dac  AD 1862 ligado por i2s e toca sempre bem, no Tidal quanto melhor a qualidade do ficheiro melhor o som, até no you tube toca bem sempre musical...

Caro Sir Pereira, ai està uma grande verdade que raramente é lembrada. Que seja no Tidal, Qobuz, HDD ou mesmo num vinil, quanto melhor for a qualidade do ficheiro ou do disco e melhor serà o resultado proporcionalmente ao sistema utilisado ... simplesmente porque a gravação é a fonte N°1 e sempre serà!...

Para mim, a potência elevadora da musica pode fazer esqueçer uma mà gravação e continuo a escutar a Callas, Gould ou as operas do Glass com imenso prazer mas, objectivamente o ideal é a grande musica e a grande gravação juntas Wink

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 11:16

Paulo,

Não há qualquer problema! Partilhamos tão só pontos de vista sobre o streaming e a sua qualidade, completamente diferentes, incluindo aquilo que chamas de ficheiros nativos.

Pessoalmente não conheço nenhum ficheiro de compra que não seja, mesmo lossless, em PCM, DSD, ou Qualidade CD (entre os 16Bit 44.1KHz e os 24Bit 48KHz).

Estive ainda ontem a fazer esta comparação, e por exemplo considerando a comparação entre o ficheiro de Patricia Barber "All In Love Is Fair" em DSD 128 fs e Tidal Master MQA 352.8KHz, as diferenças são mínimas e só percebidas por equipamentos de alta resolução. Quanto aos outros formatos, incluindo vinil, esquece!

Atenção que estas comparações foram todas feitas, usando equipamento digital de medição de volumetria de som em decibéis, para que não houvessem diferenças de volume.

Set:

Amplificadores single-ended 300B da Thöress com as colunas Blumenhofer  Genuin FS1 MK3, Streamer & DAC MQA Rose RS150, Roon Nucleus plus. Cablagem toda a cargo de Kimber Cables.

Portanto, chegamos à conclusão que temos pontos de vista, nesta matéria, diametralmente diferentes
cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 16:25

Goansipife escreveu:


Amplificadores single-ended 300B da Thöress com as colunas Blumenhofer  Genuin FS1 MK3, Streamer & DAC MQA Rose RS150, Roon Nucleus plus. Cablagem toda a cargo de Kimber Cables.

Tenho uma curiosidade desmedida em ouvir esse sistema, pelos Thoress (uma paixão estética recente) e as Blumenhofer (uma paixão antiga)
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 16:34

Goansipife escreveu:
...Atenção que estas comparações foram todas feitas, usando equipamento digital de medição de volumetria de som em decibéis, para que não houvessem diferenças de volume.

Set:

Amplificadores single-ended 300B da Thöress com as colunas Blumenhofer  Genuin FS1 MK3, Streamer & DAC MQA Rose RS150, Roon Nucleus plus. Cablagem toda a cargo de Kimber Cables.

Portanto, chegamos à conclusão que temos pontos de vista, nesta matéria, diametralmente diferentes

Gonçalo, poderias ter feito as tuas comparações com sistemas com muito melhor desempenho e equilibrados até 0.01dB que os resultados para mim seriam os mesmos ... são os meus ouvidos e sentidos que decidem e nada mais e até hoje, independentemente do sistema e desempenho, isso não aconteçeu!...

E não, os nossos pontos de vista não são diametralmente opostos pois não disse, ném pretendo ou penso, que o streaming não vale nada ... disse simplesmente que os ficheiros nativos me soam mais naturais em comparação com os mesmos em streaming! Não é o que eu chamo diametralmente oposto, diria que é uma divergência de sensibilidade e de estilo de fraca amplitude...

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 20:46

ricardo.canelas escreveu:
Goansipife escreveu:


Amplificadores single-ended 300B da Thöress com as colunas Blumenhofer  Genuin FS1 MK3, Streamer & DAC MQA Rose RS150, Roon Nucleus plus. Cablagem toda a cargo de Kimber Cables.

Tenho uma curiosidade desmedida em ouvir esse sistema, pelos Thoress (uma paixão estética recente) e as Blumenhofer (uma paixão antiga)

Tens oportunidade de os ouvires na Ajasom. Eles vão estar em demonstração e a equipa da Ajasom é bem acolhedora

Passa por lá, que é sempre uma experiência interessante. Mesmo que não te identifiques com a audição apresentada, é sempre um momento de aprendizagem Vale a pena Streaming para insatisfeitos - Página 3 22692

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 21:15

TD124 escreveu:


... são os meus ouvidos e sentidos que decidem e nada mais e até hoje, independentemente do sistema e desempenho, isso não aconteçeu!...

Paulo, fico satisfeito por perceber que segues a minha máxima: Ninguém ouve com os ouvidos de ninguém. Logo se os teus percebem outra coisa diferente dos meus, não vem daí mal nenhum ao mundo.

TD124 escreveu:
Gonçalo, poderias ter feito as tuas comparações com sistemas com muito melhor desempenho e equilibrados até 0.01dB

Goansipife escreveu:
...Atenção que estas comparações foram todas feitas, usando equipamento digital de medição de volumetria de som em decibéis, para que não houvessem diferenças de volume.

Paulo vamos por partes:

  • Qiando referi que a volumetria do som transdutado foi calibrada com recurso a equipamento digital, não estava numa posição do tipo ASR, que por usar um AP 555, como ferramenta de apoio, então é sinal que as suas conclusões são o suprasumo da creolina. É aqui que o senhor Amir do ASR falha redondamente;
  • Estava sim, a dixar claro e esclarecido que foram frágeis as possibilidades de se estar a proceder a uma experiência com volumetrias diferentes, o que poderia induzir erros de percepção de escuta

TD124 escreveu:

E não, os nossos pontos de vista não são diametralmente opostos pois não disse, ném pretendo ou penso, que o streaming não vale nada ... disse simplesmente que os ficheiros nativos me soam mais naturais em comparação com os mesmos em streaming! Não é o que eu chamo diametralmente oposto, diria que é uma divergência de sensibilidade e de estilo de fraca amplitude...

Não, Paulo, mais uma vez não estamos na mesma sintonia. Eu percebi que não estavas a dizer mal do streaming, nem a dizer que não vale nada. Mas o que dizes é que "independentemente do sistema e desempenho, isso não aconteceu". Ou seja, parece que, até hoje, ainda não aconteceu ouvires streaming com qualidade bem semelhante à qualidade de ficheiros a que chamas nativos.

O que eu digo é que para os meus ouvidos, todos os dias me deparo com edições (principalmente as mais recentes) do Tidal, onde a qualidade de som é cada vez superior e infimamente abaixo de ficheiros em DSD ou PCM equivalentes, pelo que aquilo que eventualmente se perde - se é que se perde - já não justifica pagar mais de 20 paus por um ficheiro desses. A não ser que se queira, porque sim, por sentido de posse, ter o ficheiro no seu HDD ou NAS local.

Então, estamos em posições diametralmente opostas.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 21:20

TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
...
Paulo, pelas tuas palavras, principalmente pelas que coloquei a negrito, leva-me a presumir que há já algum tempo que não ouves streaming de Tidal ou Qobuz. ...

Tidal està pouco presente em França nos meios audiofilos mas ... a ultima vez que ouvi em simultâneo Tidal, Qobuz e o meu HDD com ficheiros "nativos" foi hà três semanas aqui perto aquando da escuta das colunas do Ricardo Canelas. Se me dei ao trabalho (mesmo se é pequeno) de vir com o meu HDD não foi por acaso...

Todos os meus amigos sém excepção estão abonados a Qobuz e estão bem ... com a minha ultima intervenção não quiz desviar ninguém das plataformas de streaming musical de qualidade, simplesmente partilhar o meu ponto de vista em relação à qualidade objectiva e subjectiva dessa forma de difusão da musica. Se eu estivesse complétamente convencido pela qualidade e visto que tenho uma carta de crédito, jà hà muito que também estaria abonado, se não é o caso é que não estou plenamente convencido pelo produto, ném na minha casa ném na casa dos outros e isto independentemente do streamer, protocolos, afinagens e Dacs utilisados...

Continuo a utilisar as plataformas de streaming para descobrir musica e ou aprofundar a escuta de um album e depois compro-o em ficheiro, no dia em que estiver convencido mudarei de atitude...

PS: Alexandre, sim eu chamo nativo (é uma tradução literal do françês) ao ficheiro que é comprado na sua versão original não comprimido (PCM ou DSD) numa plataforma de venda!...

cheers

This is interesting, because I can't distinguish the Qobuz download file vs. streaming the same file - on the same machine. This is a Cocktail Audio X50D for speakers/Stax and an Allo USBridge with LPSU for the dynamic headphones. (I do not have DSD files and don't use upsampling.)

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySex Jul 16 2021, 21:27

mannitheear escreveu:
[

This is interesting, because I can't distinguish the Qobuz download file vs. streaming the same file - on the same machine. This is a Cocktail Audio X50D for speakers/Stax and an Allo USBridge with LPSU for the dynamic headphones. (I do not have DSD files and don't use upsampling.)

cheers

We are already both of us. I can't hear any difference too Streaming para insatisfeitos - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySáb Jul 17 2021, 10:57

Goansipife escreveu:
... pelo que aquilo que eventualmente se perde - se é que se perde - já não justifica pagar mais de 20 paus por um ficheiro desses. ...

Efectivamente esse é o centro da questão actual e admito que me questiono regularmente sobre o assunto. Também me questiono, e hà muito, sobre o bom sentido de comprar uns quantos vinis por mês sabendo que o som é de qualidade (muito) inferior a qualquer das alternativas digitais e no entanto ainda não parei...

A minha mulher queixa-se neste momento que bebo muito, ora um ficheiro comprado é sempre uma garrafa de vinho a menos ... mas como os meus amigos estão abonados à Qobuz eles compram mais garrafas de vinho ... então indo beber à casa deles economiso o preço dalgumas garrafas o que me permite de investir nos ficheiros, é um circulo virtuoso que pelo momento alimenta o actual Status Quo Laughing

Mas, fora de brincadeiras, para os verdadeiros melomanos a existência das plataformas de streaming é um passo de gigante na democratização da Musica ... em si jà é uma grande revolução cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySáb Jul 17 2021, 11:09

mannitheear escreveu:
...This is interesting, because I can't distinguish the Qobuz download file vs. streaming the same file - on the same machine...

Man, all the friends in Mtp say the same ... but suddenly, when we are together and make this comparisions all of them find that there's differences, maybe a wine effect and this cannot be excluded Wink

PS: Yvan when he was listening the Ricardo OB's doesn't liked a track of Christophe from Qobuz streaming and asked me the same track cos i had it on my HDD and found the result "completely different" by his words...
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySáb Jul 17 2021, 11:30

TD124 escreveu:
mannitheear escreveu:
...This is interesting, because I can't distinguish the Qobuz download file vs. streaming the same file - on the same machine...

Man, all the friends in Mtp say the same ... but suddenly, when we are together and make this comparisions all of them find that there's differences, maybe a wine effect and this cannot be excluded Wink

PS: Yvan when he was listening the Ricardo OB's doesn't liked a track of Christophe from Qobuz streaming and asked me the same track cos i had it on my HDD and found the result "completely different" by his words...

Two things:

At first, streaming quality is a dependant from many things, the streamer hardware, the software implementation, the physical network, the network connection and so on. So, perhaps one parameter can change the result.

Secondly: wine is one thing, but I love your sensitivity to the musical presentation. I don't have that to this extent, but it ts reflected and integral part of your work and your friends and I appreciate that very much. sunny  2cclzes

But then, I have to agree to your wife, too much alcohol isn't good in any relation... affraid

Biz, Paulo!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySáb Jul 17 2021, 19:20

mannitheear escreveu:
... At first, streaming quality is a dependant from many things, the streamer hardware, the software implementation, the physical network, the network connection and so on. So, perhaps one parameter can change the result.

You're absolutely right and i don't discard that my feelings could be related to a bad network optimisation ... i try with friends that know technically the network's to best understand but till now it remains something dark to understand for me. Beside that i'm "almost sure" today that some musical files aren't the same in CD, files and streaming since the difference its too much clearly audible...

As far as i know there's seven different CD's (copy's and remastering) of the Kind of Blue ... what version are the one you find in streaming, i don't know ... all this may create my feelings so for the moment i'm quiet and try to understand where's the problem, if there's a problem since i don't discard a personal sensitivy about that
Wink

But then, I have to agree to your wife, too much alcohol isn't good in any relation... affraid

I've said that as joke and fortunately with Alice we don't have that kind of problems. I'm passionate and very curious about wine but i know by experience that if you drink too much you aren't able to apreciate ... to not apreciate with finesse the wine is like to not ear the music with your soul, i'm not able to pratice such sin  Laughing

Biz Man
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptySáb Jul 17 2021, 19:35

TD124 escreveu:
You're absolutely right and i don't discard that my feelings could be related to a bad network optimisation ... i try with friends that know technically the network's to best understand but till now it remains something dark to understand for me. Beside that i'm "almost sure" today that some musical files aren't the same in CD, files and streaming since the difference its too much clearly audible...

Beside that i'm "almost sure" today that some musical files aren't the same in CD, files and streaming since the difference its too much clearly audible...
This is surely the case! I speak only of files which I'm sure they are the same on streaming and locally, because I have bought them on Qobuz.

Currently I hear the 44.1/16 stream of "Tutankhamun" from the Art Ensemble of Chicago, and it sounds and touches in a terrific way - while I remember the vinyl as "good" at best. cheers

I know your relation to the wine and music, and while I don't abuse alcohol I can't say that about music always :Shocked

To identify the relevant technical aspects and parameters of streaming is not easy but what's written here in Germany in the forums seems to me often very exaggerated. (Audiophile switches and cables, fiber optic connections and each single active network component with audiophile PSU and audiophile mains cable, modified clocks etc. etc.....dozens of boxes....)

Biz, Paulo!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 10:09

mannitheear escreveu:
...I know your relation to the wine and music, and while I don't abuse alcohol I can't say that about music always :Shocked

Well, personally i don't see any problem on music abuse ... i see many on alcohol abuse! Sometimes i really need music for personal equilibrium and abuse a bit and then i'm better ... also, once or twice in the year i open a bottle of wine alone and for myself (a thing really rare and that i don't like) but this means that i'm not in a very good shape ... life isn't linear  Wink

To identify the relevant technical aspects and parameters of streaming is not easy but what's written here in Germany in the forums seems to me often very exaggerated. (Audiophile switches and cables, fiber optic connections and each single active network component with audiophile PSU and audiophile mains cable, modified clocks etc. etc.....dozens of boxes....)

Well, Pat system today is a bit like that (two computers with one driving the second, all USB supplies linear and all the boxes with a linear power supply and so on...) and you know what ... the magic still flow and i'd rather say, better then ever! HiFi sometimes is almost as strange as life  Laughing

Biz Man!


Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 10:30

TD124 escreveu:


Well, Pat system today is a bit like that (two computers with one driving the second, all USB supplies linear and all the boxes with a linear power supply and so on...) and you know what ... the magic still flow and i'd rather say, better then ever! HiFi sometimes is almost as strange as life  Laughing

Biz Man!



Well ok, I use also a Linear PSU for the Switch and the NUC computer which contains the Roon server, as well as for the Pi or Allo USBridge and while I don't have analysed if and how much better that sounds, but it removed all the strange noises which come often with Switched PSU!

But I did not try a audiophile PSU with the Router nor audiophile LAN cables, only unshielded ones as Ricardo suggested.

It would be quite interesting how the exact topology of Pat's system is, because he's always on the right track and used a reclocker yet many years ago!

Biz, Paulo!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 13:36

mannitheear escreveu:
...It would be quite interesting how the exact topology of Pat's system is, because he's always on the right track and used a reclocker yet many years ago!...

Here is the actual topology on Pat's system:

1-HDD's installed in a NAS out of the listening room...

2-Nuc computer (1) with windows, screen and mouse for control...

3-Remote Nuc (2) with passive cooling, Windows, AIMP player and Quobuz player only instaled...

4-Nuc (2) connected in USB with a converter USB/AES with anTiTon power supply for each one and USB also...

5-USB câbles plugged in an anTiTon box that split data and feeds with linear low noise PSU the USB...

6-Enigma Dac connected in AES/EBU...

Actually his digital system are organized that way!

Biz Man!
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 15:07

Thx, Paulo! This makes much sense to me, specialised devices for the different tasks. Storage - rendering - control.
Does Pat use special material in the computer network?

I was happy to concentrate the streaming, file and CD playback in a single device, but that lasted not very long until the introduction of the Mutec.
Between the Cocktail streamer and the Mutec is a split USB cable similar to Pat's solution with linear USB power supply. Funny thing is, that no one really needs really that USB power, it's only there to fulfill the protocol and establish the USB connection!
The Mutec has a built in SMPS and my plan is to replace this one day with an anTiTon PSU ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 18:00

Hi Guys
What a mess of stuff
Streaming para insatisfeitos - Página 3 21181
It seems too many boxes to me. I'm a plug-and-play guy.

I might understand using a PSU because outboard power supplies like those that come with some units (DACs, streamers, and so on) are not good enough.

I'd like to figure out how do you link all of them. Could you detail, please?

Now I'm using an HDD WD Elements with 1TB storage - I'm thinking to update it, but for now, I doubt I need more than 1TB - ->connected to the Roon Nucleus by a USB A/B and the Nucleus -> connected to the Marantz HD-DAC1 via USB also A/B type.

My future upgrade will probably be a Ferrum Hypsos power supply for Roon Nucleus.

Thx

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 19:16

Goansipife escreveu:
Hi Guys
What a mess of stuff
Streaming para insatisfeitos - Página 3 21181
It seems too many boxes to me. I'm a plug-and-play guy.

Me too!... i have an old Pop Corn Box with HDD inside linked in coaxial (spdif) with an Enigma Dac and no streaming, the simpliest way to listen my files and there's even a radio remote control ... simple as heaven Laughing

But it doesn't sound like Pat's complex setup of course ... that's the sad point, a bit of hell dvil

Simplicity isn't the only way ... infortunately Mad

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 19:43

Yep, but mine sounds amazing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 20:42

Goansipife escreveu:
Yep, but mine sounds amazing

cheers

What i'd like to figure out is what the best we can get with so many boxes wthin my set now. I don't criticize having them but I would like to realize that.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 21:02

Hi Gonçalo,

my setup is not very complex, I described it in Ricardo Onkagu's thread:

Cocktail Audio X50D with internal SSD
|
USB (or AES/EBU)
|
Mutec MC3+ USB reclocker (the original format is preserved)
|
S/PDIF (BNC)
|
anTiTon Enigma hybrid DAC

Optional is the Roon Rock, it has also an internal SSD which is manually synced with the Cocktail Audio SSD. When using Roon, the Cocktail Audio acts as Roon bridge which means it's is receiving the data stream via Ethernet.
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 EmptyDom Jul 18 2021, 21:05

TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
Hi Guys
What a mess of stuff
Streaming para insatisfeitos - Página 3 21181
It seems too many boxes to me. I'm a plug-and-play guy.

Me too!... i have an old Pop Corn Box with HDD inside linked in coaxial (spdif) with an Enigma Dac and no streaming, the simpliest way to listen my files and there's even a radio remote control ... simple as heaven Laughing

But it doesn't sound like Pat's complex setup of course ... that's the sad point, a bit of hell dvil

Simplicity isn't the only way ... infortunately  Mad

cheers


Hi Paulo,

The Cocktail Audio works also standalone without network and remote control. But it has a display and needs no external monitor which is kind of no-go for me personally.

Biz!

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Streaming para insatisfeitos
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Streaming para insatisfeitos - pt 2 - Roon
» Caixa acústica wireless audio streaming uma nova era
» Audio Streaming
» Streaming apps
» HighResAudio.com - streaming Hi-Res LOSSLESS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: