Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Trump vs. Biden

Ir para baixo 
+3
Nafty
José Miguel
agorgal
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 19:20

Uma vez que este assunto vai obscurecer o SARS-CoV-2 nos próximos dias deixo aqui uma pergunta provocadora/perturbadora:

Terão os Estados Unidos uma democracia definitivamente estabelecida, a exemplo dos países europeus, ou o regime em vigor aproximar-se-á mais do estilo Bielorússia?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 19:52

Aquilo está bonito, está! dvil


Aqui em casa já fizemos as nossas apostas, a vitória ou derrota do Trump poderá abrir páginas muito complicadas de ler, mas acredito que por lá os "poderes" estão suficientemente maduros para não se misturarem ou caírem, também para não se esquecerem de agir.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 20:18

Bom, obvio que mal por mal mesmo perdido de bebado prefiro a Biden sem que por isso me sinta muito inteligente.
A questão é outra; sendo a POLITICA= APLICAÇÃO MODELO ECONOMICO, qual é exactamente o modelo economico dos democratas neste momento? O Neo liberalismo foi durante muitos anos o modelo economico dos republicanos mas Clinton ( e Blair para o laborismo Ingles) importou o modelo e o introduziu no partido democrata. Obama tentou inverter a tendencia mas Illary estava a ponto de se atirar de cabeça de novo ao Neo Liberalismo. Neo Liberalismo ou Keynesianismo eis a questão. America precisa de um New Deal (Keynesianismo) assim como Europa e quanto mais se tarda mais se implanta o Neo Liberalismo que é bem pior que o fascismo classico. Será uma ditadura economica determinada pelas corpurações sem que o estado nem sequer tenha espaço de arbitragem. Este é o Neo Liberalismo que usa ao populismo como método, á falta de etica como expressão, á corrupção como meio, ao discurso do odio como arma mas cuidado porque uma vez establecidos, se legalizam constituicionalmente. A lei será a deles, a saúde, as pensões, a educação, os transportes, as energias, as aguas, os serviços, as infraestruturas e mesmo departamentos do estado serão privados. O direitos serão individuais e não colectivos. O trabalho e a contratação serão precários. As riquezas não reverterão a favor da sociedade. Isso sim, se pagará menos impostos porque o que se deixa de pagar ao estado se pagará ás empresas privadas só que, se acabará que pagar muito mais ao privado com menos direitos. O que me preocupa com esta seita é que não querem que se lhes chamem pelo seu nome. Entram em panico cuando se lhes chama pelo seu nome: Neo Liberalismo. Assim que pessoal, memorizem bem este nome,(Neo Liberalismo) vejam bem o que isso significa e dexem de correr por detrás de cores politicas e ideologias ou de grandes palavras do charlatão de turno como burro por detrás da cenoura. Pensem que a economia é a aplicação de um modelo economico e antes que o charlatão começe a cantar, que defina o seu modelo economico e vejam se isso vos interessa. Neste momento actual, agora após covid, o neo Liberalismo só se pode aplicar assumindo que a sociedade se afundirá na miséria mas mesmo assim há Filhos de mulheres desenfadadas que não lhes importa a miséria sempre que ela termine em riquezas enormes para eles e afins. Quereis exemplos? Alguns de voçês dirão:- Mas este gajo, em vez de estar de volta dos Jadis e dos Fisher vem para aqui cortar postas de pescada porquê? Respondo: Porque já vivi algumas ditaduras e não quero outra mais e também já vivi os efeitos desta ditadura economica e não quero voltar a viver tal experiencia outra vez. Olhem pelo vosso futuro.  

 





Última edição por Nafty em Seg Nov 02 2020, 20:33, editado 2 vez(es)

masa, subdias e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 20:28

Trump vs. Biden 95001610
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 20:35

Amanhã, veremos a Trump a beber uma lata de Coca Cola.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 20:58

Nafty escreveu:
Amanhã, veremos a Trump a beber uma lata de Coca Cola.

Antes Coca-Cola que Moet & Chandon...
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 21:08

Antes uma garrafa das Caldas.

Baiden ganhará mas Trump impugnará as eleições com o fantasma do fraude pelo voto por correio e se vai montar uma gorda.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 22:07

Nafty escreveu:


Antes uma garrafa das Caldas.
(...)


Não é bem uma garrafa mas seria bem empregue...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 02 2020, 23:29

Uma boa explicação de quais são e o aquilo que se pode esperar dos Swing States:

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyTer Nov 03 2020, 21:09

Um bom gráfico para seguir os resultados:

https://www.bloomberg.com/graphics/2020-us-election-results
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyTer Nov 03 2020, 21:45

ricardo onga-ku escreveu:
Um bom gráfico para seguir os resultados:

https://www.bloomberg.com/graphics/2020-us-election-results

Ainda vamos dormir com o gráfico a branco... e acordar prontos a esperar.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyTer Nov 03 2020, 23:01

José Miguel escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Um bom gráfico para seguir os resultados:

https://www.bloomberg.com/graphics/2020-us-election-results

Ainda vamos dormir com o gráfico a branco... e acordar prontos a esperar.

A partir da uma hora começará a ganhar cor, pelas quatro já terá uma cor dominante mas a cor definitiva só lá para quinta ou sexta isto se a coisa não se descontrolar antes.
É que o actual dono da cadeira está cá com uma vontade de dar uma chapelada...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 12:10

Às 4 da manhã desisti de ver o filme, duas horas de sono inquieto, às 6 acordei a tempo de ouvir Biden dizer que seguia um caminho de vitória e Trump que a vitória era dele e a contagem parava já ou invocava os deuses das trevas...

Pobre USA, em que buraco te vais meter.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 13:08

Eu estava com o comando da televisão na mão, pronto para a desligar, quando o Trump se fez anunciar... fiquei mais dois minutos e senti-me perdido.

Mais um discurso sem respeito pela lógica, diz uma coisa (estamos a ganhar, já ganhamos) e o seu contrário (estamos perante uma fraude, isto vai para o Superior). Shocked

Talvez ele tenha razão e nós não entendemos...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 15:08

José Miguel escreveu:
Eu estava com o comando da televisão na mão, pronto para a desligar, quando o Trump se fez anunciar... fiquei mais dois minutos e senti-me perdido.

Mais um discurso sem respeito pela lógica, diz uma coisa (estamos a ganhar, já ganhamos) e o seu contrário (estamos perante uma fraude, isto vai para o Superior). Shocked

Talvez ele tenha razão e nós não entendemos...

Pelos vistos mais ou menos metade dos americanos adoram as coisas e o seu contrário.
O problema é que, como consequência, todo o mundo fica obrigado a assistir... e a sofrer.
Se Trump ganhar, e tudo indica que sim, vamos ter os próximos quatro anos de negacionismo do que nos é mais evidente: crises na saúde, no clima e nas relações com o resto do mundo. Há uma quantidade de ditadores a esfregar as mãos.

E o pior é que este fenómeno é contagioso. A democracia, tal como a concebemos está em risco. E nada podemos fazer para a salvar. Apenas ficar a ver a sua agonia!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 16:16

Trump representa muitos problemas, mas muitos deles já existiam e foram aprofundados.

Repare que uma das primeiras soluções para combater Trump nos EUA foi Oprah... um discurso sem grande conteúdo, mas com um certo elevar de voz ligado à notoriedade chegaram.

Não querendo comparar, pois são realmente distintos, por aqui também nos tocou e até antes. Marcelo chega a Presidente pela mão da fama, a entrevista de segunda-feira revela bem que a persona dele é mais televisiva do que política. Ele sabe muito bem controlar os tempos da mensagem e dos media, nisso tiro-lhe o chapéu, contudo precisamos de mais qualquer coisita.

Hoje estamos mais atentos (alguns estão) à falta de qualidade dos quadros nos partidos, a nossa representação está entregue a pessoas que na maior parte das vezes não tem outra carreira além da interna nos próprios partidos. Pode parecer pouco, mas elevação do debate ainda revela fragilidades alheias e estamos a precisar disso.

Neste caso, Biden tem um discurso muito pobre e a cada pergunta sobre Políticas de fundo ele respondia "iremos apresentar", "vamos estar prontos". E coisas em concreto, palavras construtivas e fundadoras de ideias?


Vamos esperar que Biden vença, mas essa vitória poderá ser apenas um balão de oxigénio.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 18:29

José Miguel escreveu:
... Neste caso, Biden tem um discurso muito pobre e a cada pergunta sobre Políticas de fundo ele respondia "iremos apresentar", "vamos estar prontos". E coisas em concreto, palavras construtivas e fundadoras de ideias?...

Sim, um discurso pobre e uma ausência total de programa politico tanto interior que na politica estrangeira. Faz-me pensar ao Chirac contra o Le Pen em 2002 e o apelo ao voto republicano ... aqui os americanos téem verdadeiramente a escolha entre uma vipera e uma ostra podre, não sei qual é pior para eles Rolling Eyes

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 19:06

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Neste caso, Biden tem um discurso muito pobre e a cada pergunta sobre Políticas de fundo ele respondia "iremos apresentar", "vamos estar prontos". E coisas em concreto, palavras construtivas e fundadoras de ideias?...

Sim, um discurso pobre e uma ausência total de programa politico tanto interior que na politica estrangeira. Faz-me pensar ao Chirac contra o Le Pen em 2002 e o apelo ao voto republicano ... aqui os americanos téem verdadeiramente a escolha entre uma vipera e uma ostra podre, não sei qual é pior para eles  Rolling Eyes


Infelizmente o discurso dos candidatos esteve mais centrado na demolição do antagonista do que em apresentar políticas. No entanto é característica do sistema americano uma continuidade das opções relativas a cada um dos partidos e isso foi discutido, se bem que mais pelos democratas do que pelos republicanos. Pelos democratas, recuperar algo do iniciado pela administração Obama: sistema de saúde, clima, questão da Palestina, acordo nuclear com o Irão, reforço das relações com a Europa e UK, questão racial, imigração, regulamentação das grandes empresas TI. Pelos republicanos versão Trump: estas mesmas questões com soluções diametralmente opostas.

Como sou um optimista nestas questões e Trump demonstrou à saciedade incompetência, tiques ditatoriais, e sobretudo a ideia que ele é que é o importante e o eleitorado apenas uma ferramenta para usufruir de poderes ilimitados (e quem sabe, evitar passar uns anos na cadeia), se votasse não pensaria duas vezes.


Última edição por agorgal em Qua Nov 04 2020, 19:07, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 19:07

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Neste caso, Biden tem um discurso muito pobre e a cada pergunta sobre Políticas de fundo ele respondia "iremos apresentar", "vamos estar prontos". E coisas em concreto, palavras construtivas e fundadoras de ideias?...

Sim, um discurso pobre e uma ausência total de programa politico tanto interior que na politica estrangeira. Faz-me pensar ao Chirac contra o Le Pen em 2002 e o apelo ao voto republicano ... aqui os americanos téem verdadeiramente a escolha entre uma vipera e uma ostra podre, não sei qual é pior para eles  Rolling Eyes


Não acredito que penses realmente assim. Nada é pior do que o Trump. Imbecil, racista, machista, ordinário, desonesto, incompetente, mentiroso e louco. Um autêntico pau fascista para toda a obra.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 19:28

O sistema governativo norte-americano tem particularidades pouco compreensíveis para nós europeus: uma administração (governo?) mais duas câmaras - com eleições para o presidente de 4 em 4 anos mas de 2 em 2 para parte das câmaras, o que faz com que frequentemente se atrapalhem mais do que se ajudem - a nível federal. E para aumentar esta já complicada forma de governar este sistema politico é multiplicado por 50 estados. Cada estado com as suas próprias leis sobre comércio, proteção ambiental, segurança social, segurança pública, aborto, drogas, mesmo justiça e eleições.
Imaginem, o que é legal no Porto é ilegal em Espinho. O que é legal em Lisboa é ilegal em Santarém...
Eu não me candidatava a governar um país assim!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 21:06

agorgal escreveu:
O sistema governativo norte-americano tem particularidades pouco compreensíveis para nós europeus: uma administração (governo?) mais duas câmaras - com eleições para o presidente de 4 em 4 anos mas de 2 em 2 para parte das câmaras, o que faz com que frequentemente se atrapalhem mais do que se ajudem - a nível federal. E para aumentar esta já complicada forma de governar este sistema politico é multiplicado por 50 estados. Cada estado com as suas próprias leis sobre comércio, proteção ambiental, segurança social, segurança pública, aborto, drogas, mesmo justiça e eleições.
Imaginem, o que é legal no Porto é ilegal em Espinho. O que é legal em Lisboa é ilegal em Santarém...
Eu não me candidatava a governar um país assim!

E assim se oferece o trono ao tipo do Chega de mão beijada. Trump vs. Biden 2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQua Nov 04 2020, 21:35

Calma Ricardo, o Chega ainda não chega tão longe! Wink

De alguma forma eu compreendo o que o Paulo disse em cina, comparando com a situação de Chirac contra o Le Pen. Eu estou sempre a dizer ao meu amigo que vive lá que não entendo como havendo um plano de Primárias, se acaba com candidatos como Trump e Hilary, Biden, ...

Eles acabam sempre com o coração nas mãos, sempre com o discurso que afirma a escolha do "menos mau". Hilary foi um erro, mas que se pensava ser a continuidade. Biden é outro erro, nova aposta na continuidade.

Não se pode desconfiar da classe política por um lado e depois não se querer acabar com populistas que se afirmam "anti-sistema".


Para já Biden está na frente e no Michigan as coisas estão estáveis faz algum tempo. Teremos que esperar mais um pouco, mas mesmo tendo em conta o que falta contar, a coisa está voltada para um dos lados.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQui Nov 05 2020, 09:14

ricardo onga-ku escreveu:
... Não acredito que penses realmente assim. Nada é pior do que o Trump. Imbecil, racista, machista, ordinário, desonesto, incompetente, mentiroso e louco. ...

Olà Ricardo ... não te preocupes pois não mudei de casaco, o que não me impede de ver as coisas com a objectividade e o pragmatismo que o meu olhar permite. Os adjectivos que utilisas contra o Trump poderiam ser utilisados para muitos homéns politicos ocidentais, ditos democràticos, e mesmo para o primeiro ministro do pais aonde vives. Vejo os EUA divididos a 50% entre dois conceptos politicos e aonde uma raiva visceral se criou entres esses dois campos, é triste e perigoso e pareçe-me mais interessante de apaziguar essa colera do que a estigmatisar. O Trump como todos os populistas pelo mundo foram criados pelo fiasco das politicas ditas democraticas ocidentais desde hà cinquenta anos, talvez mais. A França não aprendeu com a ameaça do Le Pen em 2002 e os americanos não estão verdadeiramente insatisfeitos do Trump pois até està a fazer um pouco melhor que hà quatro anos atràs, hà que respeitar as decisões dos povos soberanos, tal como respeito o Brexit! Não gosto do Trump, ném do Salvini, ném da Le Pen, ném do Timo Soini, ném do Hofer, Orban, Hess, Duda, Erdogan, Kurtz, Tebboune, Poutin ... mas estes individuos existém num espaço que foi criado pela decepção provocada pelos outros! Como diz e bem o José Miguel: Não se pode desconfiar da classe política por um lado e depois não se querer acabar com populistas que se afirmam "anti-sistema"...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyQui Nov 05 2020, 19:36

COUNT EVERY VOTE!
STOP THE COUNT!
EVERY VOTE COUNT!
STOP THE VOTE!!!

and the show must go on...

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 18:28

agorgal escreveu:
O sistema governativo norte-americano tem particularidades pouco compreensíveis para nós europeus: uma administração (governo?) mais duas câmaras - com eleições para o presidente de 4 em 4 anos mas de 2 em 2 para parte das câmaras, o que faz com que frequentemente se atrapalhem mais do que se ajudem - a nível federal. E para aumentar esta já complicada forma de governar este sistema politico é multiplicado por 50 estados. Cada estado com as suas próprias leis sobre comércio, proteção ambiental, segurança social, segurança pública, aborto, drogas, mesmo justiça e eleições.
Imaginem, o que é legal no Porto é ilegal em Espinho. O que é legal em Lisboa é ilegal em Santarém...
Eu não me candidatava a governar um país assim!

Na realidade a democracia americana, desenhada no final do Sec. XVIII e enquadrada na sua Constituição (aperfeiçoada pelas muitas e variadas Emendas) é o exemplo quase perfeito de uma democracia como deve ser: forte poder atribuído às regiões (estados), o povo elege quem o governa a todos os níveis, um sistema de "checks and balances" destinado a impedir que um dos vários ramos de governação exerça demasiado poder e tribunais que zelam ciosamente pela conformidade das leis e decisões ao estabelecido na Constituição.
Basta olhar para um boletim de voto para compreender o nível de intervenção/opinião que é pedido ao eleitor.

Duas curiosidades/particularidades:
-Se, no boletim de voto do meu círculo eleitoral, desejar votar outro candidato que não os constantes das listas, posso acrescentar manualmente um nome (no caso da presidência dois, presidente e vice) que eu, enquanto eleitor, entenda representar ou defender melhor as minhas ideias. Há campos, no fim da lista de candidatos para o cargo em disputa, destinados a isto mesmo. A aplicabilidade desta possibilidade (write-in) e a sua forma varia de circunscrição para circunscrição...
-As eleições são normalmente aproveitadas para referendar futura legislação e, muitas vezes, referendar decisões a serem tomadas respeitantes a situações que aos nossos olhos europeus (habituados a eleger os nossos governantes e depois eles que decidam tudo ou quase tudo) parecem ridículas. Nas eleições deste ano, e como exemplos, foram referendados a bandeira de um estado e o nome de outro. Ambas as alterações propostas venceram. A descriminalização das drogas duras também venceu num estado.

Um exemplo de boletim de voto para 3 de Novembro de 2020: https://etvnews.com/carbon-county-general-election-november-3-2020-sample-ballot/

A Constituição Americana foi pensada no tempo das Luzes, sustentada nos ideais da França revolucionária e com alguns aromas de Rousseau. Não que haja aqui algo de mal. Só que 200 anos depois, o ser humano evoluiu (?), a tecnologia evoluiu, as ideias políticas evoluíram, e os políticos involuíram.
Talvez esteja aqui a razão da quase incapacidade dos vários ramos de governo em se entenderem - e a razão do meu texto anterior.

Trump é a última e maior descoberta de um homo politicus que transborda irracionalidade, bestialidade. Mas estes atributos, talvez um pouco em menor grau, grassam pelas cadeiras do poder, não só nos EUA mas por toda a parte.

Uma nota de rodapé: De certeza que há amigos por este fórum que conhecem a política/governação americana bem melhor do que eu. Saberão disto e muito mais. E terão porventura entendimentos diferentes. A democracia americana despertou o meu interesse nos tempos de Nixon, era eu um jovem a integrar-me na política portuguesa pós-25 de Abril e fascinou-me a forma como o Presidente da então nação mais poderosa do mundo foi derrubado pelo trabalho de dois jornalistas. Transformou-se num hobby, mais um entre muitos...

Uma segunda nota de rodapé: O meu desprezo por Trump tem a ver com a forma como desempenhou o cargo e com a vida que teve anteriormente a 2016. Obviamente que não tem a ver com as suas opções políticas (aqui minto: não encontro nele opção política alguma...).

Uma terceira nota de rodapé: Perdi o meu pessimismo da noite eleitoral, três dias atrás. Trump perde, Biden ganha. Parece que a aventura que foram as Presidenciais USA 2020 está a chegar ao fim e o resultado está à vista: dos dois ganha o melhor candidato, o melhor político e o melhor ser humano. Talvez não seja o vencedor ideal mas para vencedor é o melhor dentro do possível.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 21:46

A festa por lá está longe de terminada, ainda que a vitória pareça cada vez mais próxima de um e de forma clara. Mas vamos ter direito a um after hours que decorre da festa principal.

Este Trump alinhou bem os astros para os movimentos radicais se erguerem e caminharem... tal e qual um sacerdote ele disse: levantem-se e caminhem; eles caminharam.

Espero que muitos não cheguem demasiado longe, é que alguns já estão eleitos.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 22:04

José Miguel escreveu:
A festa por lá está longe de terminada, ainda que a vitória pareça cada vez mais próxima de um e de forma clara. Mas vamos ter direito a um after hours que decorre da festa principal.

Este Trump alinhou bem os astros para os movimentos radicais se erguerem e caminharem... tal e qual um sacerdote ele disse: levantem-se e caminhem; eles caminharam.

Espero que muitos não cheguem demasiado longe, é que alguns já estão eleitos.  

Estou convencido (mas poderei estar enganado) de que a grande parte ou mesmo todos os grupelhos radicais, quer de esquerda quer de direita, de milícias ou pseudo-milícias estão infiltrados pelos vários serviços de segurança interna e secretos. Os USA aprenderam a lição em Oklahoma: terroristas internos podem ser tão ou mais perigosos que os externos. Quanto aos "lone wolf", sempre houveram, aqui e ali fazem correr sangue, mas, com a política das "armas para o povo" em vigor tão entranhada, já se habituaram a esta espécie de mal-menor...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 22:05

Um sistema eleitoral onde a maioria de votos não elege o presidente não me parece um exemplo de democracia quase perfeito...
Acho que um sistema de voto directo seria mais justo.

Colégio Eleitoral dos Estados Unidos - https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_eleitoral_dos_Estados_Unidos


O sistema de escrutínio uninominal maioritário Britanico também não é justo.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 22:16

agorgal escreveu:
José Miguel escreveu:
A festa por lá está longe de terminada, ainda que a vitória pareça cada vez mais próxima de um e de forma clara. Mas vamos ter direito a um after hours que decorre da festa principal.

Este Trump alinhou bem os astros para os movimentos radicais se erguerem e caminharem... tal e qual um sacerdote ele disse: levantem-se e caminhem; eles caminharam.

Espero que muitos não cheguem demasiado longe, é que alguns já estão eleitos.  

Estou convencido (mas poderei estar enganado) de que a grande parte ou mesmo todos os grupelhos radicais, quer de esquerda quer de direita, de milícias ou pseudo-milícias estão infiltrados pelos vários serviços de segurança interna e secretos. Os USA aprenderam a lição em Oklahoma: terroristas internos podem ser tão ou mais perigosos que os externos. Quanto aos "lone wolf", sempre houveram, aqui e ali fazem correr sangue, mas, com a política das "armas para o povo" em vigor tão entranhada, já se habituaram a esta espécie de mal-menor...

Aqui fiquei pelas meias palavras, mas não me referia apenas aos "armados", é que estão a erguer-se vozes radicais dentro do partido Republicano e algumas dessas vozes estão a ser eleitas. Nem só de armas se faz uma guerra, as palavras podem ser mais efectivas.

Como por aqui já se escreveu, os problemas já se faziam sentir, Trump foi oxigénio para o fogo e ainda não sabemos até onde poderá arder - palavras chegam mais longe do que balas.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 22:22

ricardo onga-ku escreveu:
Um sistema eleitoral onde a maioria de votos não elege o presidente não me parece um exemplo de democracia quase perfeito...
Acho que um sistema de voto directo seria mais justo.

Colégio Eleitoral dos Estados Unidos - https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_eleitoral_dos_Estados_Unidos


O sistema de escrutínio uninominal maioritário Britanico também não é justo.

Concordo plenamente. O voto directo (e por cá também já tivemos um colégio eleitoral após o susto pregado a Salazar por Humberto Delgado em 1958) representa com mais fidelidade a vontade do eleitorado. E portanto muito mais justo. Mas o sistema eleitoral americano foi desenhado séculos atrás. Seria impensável, mesmo no início do sec. XX, organizar eleições com a complexidade das americanas e ter resultados fiáveis em menos de meia-dúzia de dias. Talvez essa a razão desta opção.
Mas não é a única coisa imperfeita no sistema político americano. O Senado é constituído por 2 representantes de cada estado, tenha o estado 1 milhão de eleitores tenha 10 milhões de eleitores. Isto constitui, para um dos órgãos de governo mais poderosos, uma fonte de jogos de poder e desequilíbrios.
Como pudemos assistir nas últimas semanas, o Senado aliado ao presidente acabaram a destruir (o futuro o confirmará) o equilíbrio de forças no Supremo Tribunal. Se os "checks and balances" funcionassem correctamente isto não deveria acontecer.

Para a democracia americana ser perfeita o ser humano teria que, também ele, ser perfeito. E não é.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 22:32

José Miguel escreveu:

Aqui fiquei pelas meias palavras, mas não me referia apenas aos "armados", é que estão a erguer-se vozes radicais dentro do partido Republicano e algumas dessas vozes estão a ser eleitas. Nem só de armas se faz uma guerra, as palavras podem ser mais efectivas.

Como por aqui já se escreveu, os problemas já se faziam sentir, Trump foi oxigénio para o fogo e ainda não sabemos até onde poderá arder - palavras chegam mais longe do que balas.

Penso que Trump entrará para história dos USA como o mais estúpido e disruptivo dos presidentes. A partir de agora nada será como dantes. Mas talvez a velha guarda republicana (conservadores mas também "gentlemen" da política) tenha uma palavra a dizer. Poderá acontecer o fim do bi-partidarismo oficial nos USA... quem sabe?
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySex Nov 06 2020, 23:49

@ricardo onga-ku
Ainda a sublinhar a imperfeição do Colégio Eleitoral foi a questão dos "grandes eleitores" que não respeitavam o voto no candidato para que foram eleitos! Questão apenas muito recentemente resolvida...

O sistema "winner-takes-all" em vigor na grande maioria dos estados contribui decididamente para que nem sempre a maioria vença as presidenciais: nos últimos 20 anos os democratas tiveram sempre a maioria dos votos e apenas ganharam 2 vezes, com Obama...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySáb Nov 07 2020, 00:45

A política norte-americana terá um pré-Trump e um pós-Trump.
Até ao momento havia um código de cavalheiros tacitamente convencionado. Os presidentes, mesmo que de cores diferentes respeitavam-se e continuavam respeitados. Continuavam a ser "o sr. presidente". Obama manteve uma relação extremamente cordial com o seu antecessor e este com Obama. Mesmo em campanha os candidatos abstinham-se de ataques pessoais e falavam mais de política e programas. Quando Al Gore percebeu que para ganhar as eleições teria uma longa e fracturante luta nos tribunais concedeu a vitória a Bush.

Com Trump habituamo-nos à ênfase no ataque pessoal, na mesquinhez do rebaixar o adversário (Trump afirmou que Biden era o pior candidato da história e ficaria envergonhado se perdesse para ele; Trump pediu, na campanha anterior, a prisão da Hillary e a frase "lock her up" tornou-se o segundo grande slogan depois de "make america great again"; o único desiderato de Trump enquanto presidente foi destruir tudo o que Obama construiu*).

Se no próximo mês de fevereiro o mundo tiver um presidente dos USA eleito num processo limpo isso será uma grande vitória para o sistema democrático americano e mesmo para a democracia em geral. Se o ambiente actual se mantiver até lá ninguém sabe o que poderá acontecer e a democracia americana sofre um golpe tremendo na sua respeitabilidade. Deixará de ser o exemplo e passará a ser um mau exemplo. E isto só alimentará o populismo tão na moda.

*Ironia da História: Num jantar na Casa Branca, em 2011, o então presidente Obama brincou ("gozou com" será o termo mais exacto) com Trump, presente na sala. A aversão dos dois homens é mútua estando as raízes deste conflito na teoria alimentada por Trump que Obama não era cidadão americano e portanto jamais poderia ser presidente.
Cinco anos depois Obama entregou as chaves do poder a Trump sendo visível o desconforto de ambos na cerimónia de tomada de posse. Talvez Obama sinta agora (e a confirmarem-se os resultados neste momento) que o último a rir ri melhor depois de Trump já o ter sentido em 2016.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySáb Nov 07 2020, 17:12

Parece que o monstro foi derrotado!
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySáb Nov 07 2020, 17:36

ricardo onga-ku escreveu:
Parece que o monstro foi derrotado!

Trump vs. Biden Loser10
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySáb Nov 07 2020, 17:51

Trump vs. Biden Freedo10
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySáb Nov 07 2020, 17:57

ricardo onga-ku escreveu:
Parece que o monstro foi derrotado!
Pela festa na rua, parece que o país se está mesmo a ver-se livre de um monstro!

O Biden terá já um enorme desafio pela frente, colar a população altamente dividida e voltar a um caminho apenas.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySáb Nov 07 2020, 18:13

Perdoe-me o autor do cartoon que isto de interferir na criação artística tem que se lhe diga...
mas penso que assim tem mais sentido:

Trump vs. Biden Loser11
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySáb Nov 07 2020, 23:43

agorgal escreveu:
Perdoe-me o autor do cartoon que isto de interferir na criação artística tem que se lhe diga...
mas penso que assim tem mais sentido:

Trump vs. Biden Loser11

Trump vs. Biden 754215 .............................. Trump vs. Biden 22692
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyDom Nov 08 2020, 00:20

E entretanto, a meio do caminho que liga a minha cidade a Nova York:
O Chega chega-se ao poder. O PSD e o CDS chegam-se ao Chega para governar.
A geringonça versão direita, tão criticada na versão esquerda, aquece os motores.
Não tenho nada contra as geringonças, o sistema parlamentar que temos isso o permite (e ainda bem!).
Mas aceitar o apoio de um partido de extrema-direita para constituir governo, mesmo que seja numas ilhas (extraordinariamente bonitas e que me orgulho de fazerem parte do meu país, elas ilhas e todas as pessoas que nelas habitam mais as vacas, os bois e os muitos animais de estimação) no meio do Atlântico faz-me suspeitar do pior: mais tarde ou mais cedo a geringonça da direita+extrema chegará ao continente. Que a vergonha caia sobre as cabeças dos dirigentes partidários responsáveis por isso.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyDom Nov 08 2020, 11:04

Educated urban voters are key to success in a deeply divided America
Not only is the country profoundly divided after Trump, but social trends may be pulling it even further apart

Education
Education has become a defining faultline of US electoral politics. Counties with populations made up of more than 20% college graduates saw Biden make an average gain of 3.4 percentage points on Hillary Clinton’s vote compared with just 0.5 points elsewhere. In Forsyth county in Georgia, where 52% of the electorate holds a degree, the vote for the Democratic party increased by nine points.

In contrast, Trump secured gains of 2.5 points in counties where more than 70% of the population were white, non-college graduates. Willacy county in Texas, for example, where 86% of voters are whites who did not graduate from college, saw a 13-point increase in support for Trump. This trend is not just to do with Trump. Since 2000, the Republican party has seen its support increase most in those counties with more white, non-college voters.

Race
The picture in terms of race is rather more complicated. In about 300 counties where more than 30% of the electorate is African American, Biden made smaller gains (an additional 0.8 points) than in other areas – where he made 3.2 points on average. More broadly, Democrat gains differed little in areas with more or fewer black voters.

However, Biden did marginally better in counties where more than 90% of the population was white. This hints at how he was able to peel off support in the key north-eastern and midwest states in the electoral college – Wisconsin, Michigan, and Pennsylvania – all of which Trump won in 2016.

Another striking feature of the 2020 presidential election was the Republican gains among Latino voters. Trump on average gained 3.8 points support in places where more than 20% of the eligible electorate was of Hispanic origin. Republican gains of 12 points in Florida’s largest county, Miami-Dade, where 64% of the population are Latino, proved pivotal in Trump winning the state, because the margin of victory was so narrow.

Urban-rural
The election further sharpened the urban-rural divide in American politics. The concentration of economic growth in urban centres has seen an influx of younger, educated professionals – shifting the politics of those places in a liberal direction, against the more socially conservative outlook of older voters in small-town and rural America.

Biden on average gained 3.2 points in places that are more than 50% urban. In Maricopa county in Arizona, where nearly 2 million votes were cast, the Democratic party increased its vote share by 6 points.

Trump, in contrast, averaged a nearly two-point gain in majority rural areas.

The direction of travel in 2020 reflects a longer-term trend that has seen different parts of the country moving apart in terms of their outlooks and voting behaviour. Looking at change in the Democratic party vote in presidential elections since 2000, its gains have predominantly been concentrated in large urban centres, while falling back in less densely populated small towns and rural areas.

https://www.theguardian.com/us-news/2020/nov/08/america-deeply-divided-educated-urban-voters


Como referiu o José Miguel noutro tópico, a educação parece a chave para a democracia.
A questão é que em França, na Hungria ou na Polónia são os jovens que apoiam os populistas de extrema direita...

Acho que a sociedade ocidental tem demasiada fé na educação...
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyDom Nov 08 2020, 12:28

Quero honrar a um grande Rabino que acaba de partir para o mundo das energias desconhecidas.
Simples reflexões que podem trazer luz e claridade a muita sombra. Aproveito a oportunidade para honrar a sua memoria.





Sou herrante e sou αἱρετικός (hairetikós), que traduzido dá Hereje mas que na origem significa aquele que pensa livremente ou aquele queé livre de elegir. Os romanos viram nesta atitude um perigo, logo a inquisição e o resto da historia já todos sabem ou deviam saber. Digo isto porque senhores, para ver a sopa é importante estar fora do prato ou saír dele.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyDom Nov 08 2020, 14:14

Há uma coisa importante que quero dizer.
Há que pensar como chegou Trump ao poder. Essa é a lição positiva desse palhaço.

Bem, que utilizou para incendiar de esperança o coração das gentes que já não tinham esperança?

Começou por dizer que America Great Again.
Depois explicou como :
1) Devolver a manufactura aos Estados Unidos.

Atenção, isto não é pouca coisa. Os Estados Unidos foi sempre o pais na vanguarda daa manufactura.
Contabilizem a quantidade de mão de obra (especializada ou não) que viu a possibilidade de se integrar ao mercado laboral e de ver resabelecida a sua dignidade. Não esqueçam nunca que o trabalho é a dignidade de uma pessoa, é a fonte de ttodos os seus projectos, é o meio de ser auto suficiente e até livre.

2) Carregar com impostos aduaneiros ás importações especialmente as provenentes da China para igualar os preços de tal forma que a manufactura Americana possa competir.

Visto e não visto, soava bastante bem.

3) Sancionar todas as empresas que se fuguem á Asia.

Segue soando bem.

4) Acabar com o establishment que é o mal de todos os problemas. A casta politica de forma unilateral, os asseçores, os chefes de departamentos o state department, o senado, enfim minimizar os poderes do estado federal a favor das corporações.

O Americano do interior comprou eta ideia porque entendiam que os politicos os tinham abandonado.

5) Criou o Odio e excluio. Crear o um enimigo. Quem podia ser os enimigos? America Latina, os ilegais, os guetos, o medio oriente, ........

Houve mais pontos mas esta sequencia sempre se repete uma e outra vez para assaltar ao poder para implantar o seu proprio stablishment mas tudo isto se pode resumir.
1) Devolver a dignidade aos trabalhadores.
2) Dividir e uma vez divididos o discurso do ódio.
3) A politica do medo. Cuidado que nada é para sempre.
Ganhou. Agora perdeu porque o covid destapou a mentira.
Quero eu dizer com isto que há um problema sério com o emprego, com as contratações, com os direitos sociais e igualdade de oportunidades em todo o mundo neste momento. A manufactura tem que voltar ás respectivas sociedades e o trabalho tem que ser um direito irrefutavel.
Senhores, todas as ditaduras subiram ao poder pelas crises de trabalho e pelo medo. As crises de trabalho são crises de dignidade e um homem que perde a sua dignidade perde tudo.
Por isso, as esquerdas, generalizando, perdem porque não têm uma solução clara a este problema.
Trump tinha e convençeu. Illary, não tinha nem tenttou convençer. Essa foi a diferença.
Portanto, aprendamos.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyDom Nov 08 2020, 16:45

ricardo onga-ku escreveu:

(...)

Como referiu o José Miguel noutro tópico, a educação parece a chave para a democracia.
A questão é que em França, na Hungria ou na Polónia são os jovens que apoiam os populistas de extrema direita...

Acho que a sociedade ocidental tem demasiada fé na educação...
O Ricardo lembrou a questão da Educação, mas permita-me esclarecer uma coisa:

Eu não quero parecer picuinhas com as palavras, mas eu acredito que elas são muito mais importantes do que a maioria das pessoas pensa. São elas que permitem a formação de pensamentos e ideias, são elas que nos permitem aceder ao mundo exterior, contactar com ele e transmiti-lo. Assim sendo, há uma distinção que eu tenho sempre o cuidado de fazer, a saber, Educação não se deve confundir com Instrução.

Estas duas partes de nós tocam-se, mas é fácil de perceber que uma bem primeiro, ou antes da outra. É fácil de perceber que é possível ter uma sem a outra, mas é melhor que a que vem primeiro seja o alicerce da segunda. Simplificando, a Educação é o nosso mais profundo alicerce, o que faz de nós o que nós somos, é a reunião de muita coisa, mas começa a fazer das suas tão cedo que nós acabamos por apenas ter dela consciência muito tarde e mudar é algo extremamente complexo. A Instrução começa antes da Escola aparecer nas nossas vidas, hoje então isso é cada vez mais visível com famílias a exporem os seus rebentos a processos de Instrução sem terem o cuidado de pensar no que é necessário para que aqueles conhecimentos sejam significativos, sejam Aprendizagem.

Recuando… A Educação, como diz o povo, é dada em casa. Uma criancinha de colo já está a ser Educada, desde logo por via das regras que lhe vão sendo colocadas – horas de alimentação e de sono, regras de convívio, expressão e movimento, … bem, coisas assim tão simples moldam a nossa personalidade, creio que é perceptível. Quando a Instrução entra em jogo na vida das criancinhas, elas já têm uma “estante” formada, melhor ou pior formada, maior ou mais pequena. Encher essa “estante” deve respeitar regras, não basta atirar para lá “livros” (informação), a criancinha precisa saber identificar esses “livros”, precisa saber para que servem e, muito importante, precisa de saber dar uso ao que os “livros” guardam nas suas páginas. A isto chama-se Aprendizagem, o processo de transformação dos conhecimentos e acções em coisas próprias (cada um tem o seu método de organização, por isso o mais importante é permitir a Aprendizagem desse método antes de outra coisa).

A Escola… eu já escrevi tanto sobre este tema que só de pensar nele já sinto os olhos a lacrimejar. A Escola é uma instituição de enorme importância para a Sociedade e para o Indivíduo, todos os processos de ensino/aprendizagem que são iniciados em casa, ancorados na Educação, vêm a sua continuidade e desenvolvimento acontecer na Escola. A Escola tem o condão de colocar-nos perante um mundo infinito ou uma pequena ilha deserta onde não há mais do que areia e palmeiras. Sobre isto vou partilhar uma coisa que aconteceu esta semana: pedi que fosse desenhada uma ilha “deserta” num pedaço de papel, em 19 dos 21 desenhos a ilha apresentava no máximo três elementos, areia, árvores, animais; em dois desenhos havia sinais de civilização, num uma ponte entre duas montanhas e no outro uma central nuclear (lembrança de Chernobil). Pedi que estes dois desenhos fossem explicados pelos autores, eles tinham acabado de ser expostos à mesma aula, mas voltaram-se para algo diferente. A explicação foi simples, uma ilha deserta não tem que nascer dessa forma, pode transformar-se… e fico-me por aqui no relato.

A Educação Ricardo é o solo para onde se podem atirar todas as sementes, mas há solos mais férteis do que outros. A Instrução é uma semente preciosa, vou brincar com mais uma imagem clássica, a Instrução é a semente de uma macieira, em alguns solos dá maças incríveis, comestíveis e experimentadas; em outros solos dá uma ou duas maças apenas, de aspecto duvidoso e para as quais não se olha directamente por desprezo ou receio de que façam mal, não são experimentadas.

O que me parece, ao contrário do que diz o Ricardo nessa frase que deixo citada, é que a Sociedade está a desleixar a Educação e até a Instrução. A Escola é cada vez mais vista como um curto meio para um qualquer fim (trabalho/dinheiro), os “livros” estão a ser atirados para as “estantes” sem mais, depois admiram-se que falta massa crítica ou que a História é cíclica (é e será, pois a quebra deste triste fado está nas mão do Homem e não de um deus qualquer… e o Homem não quer grande trabalho, prefere olhar para fora e aguardar que algo brilhe no horizonte).


O voto dos jovens altamente instruídos na Europa, e mesmo nos Estados Unidos da América, não diz grande coisa enquanto elemento de análise. Um indivíduo altamente instruído, com frequência no ensino universitário, exposto ao pior desta sociedade não se vai transformar num votante informado e consciente, é mais certo que seja um individualista sem problemas de praticar a "política da terra queimada" (observe-se bem os valores que norteiam o Homem e os que são pensados como de "dever ser").
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyDom Nov 08 2020, 18:36

José Miguel escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

(...)

Como referiu o José Miguel noutro tópico, a educação parece a chave para a democracia.
A questão é que em França, na Hungria ou na Polónia são os jovens que apoiam os populistas de extrema direita...

Acho que a sociedade ocidental tem demasiada fé na educação...
O Ricardo lembrou a questão da Educação, mas permita-me esclarecer uma coisa:

Eu não quero parecer picuinhas com as palavras, mas eu acredito que elas são muito mais importantes do que a maioria das pessoas pensa. São elas que permitem a formação de pensamentos e ideias, são elas que nos permitem aceder ao mundo exterior, contactar com ele e transmiti-lo. Assim sendo, há uma distinção que eu tenho sempre o cuidado de fazer, a saber, Educação não se deve confundir com Instrução.

Estas duas partes de nós tocam-se, mas é fácil de perceber que uma bem primeiro, ou antes da outra. É fácil de perceber que é possível ter uma sem a outra, mas é melhor que a que vem primeiro seja o alicerce da segunda. Simplificando, a Educação é o nosso mais profundo alicerce, o que faz de nós o que nós somos, é a reunião de muita coisa, mas começa a fazer das suas tão cedo que nós acabamos por apenas ter dela consciência muito tarde e mudar é algo extremamente complexo. A Instrução começa antes da Escola aparecer nas nossas vidas, hoje então isso é cada vez mais visível com famílias a exporem os seus rebentos a processos de Instrução sem terem o cuidado de pensar no que é necessário para que aqueles conhecimentos sejam significativos, sejam Aprendizagem.

Recuando… A Educação, como diz o povo, é dada em casa. Uma criancinha de colo já está a ser Educada, desde logo por via das regras que lhe vão sendo colocadas – horas de alimentação e de sono, regras de convívio, expressão e movimento, … bem, coisas assim tão simples moldam a nossa personalidade, creio que é perceptível. Quando a Instrução entra em jogo na vida das criancinhas, elas já têm uma “estante” formada, melhor ou pior formada, maior ou mais pequena. Encher essa “estante” deve respeitar regras, não basta atirar para lá “livros” (informação), a criancinha precisa saber identificar esses “livros”, precisa saber para que servem e, muito importante, precisa de saber dar uso ao que os “livros” guardam nas suas páginas. A isto chama-se Aprendizagem, o processo de transformação dos conhecimentos e acções em coisas próprias (cada um tem o seu método de organização, por isso o mais importante é permitir a Aprendizagem desse método antes de outra coisa).

A Escola… eu já escrevi tanto sobre este tema que só de pensar nele já sinto os olhos a lacrimejar. A Escola é uma instituição de enorme importância para a Sociedade e para o Indivíduo, todos os processos de ensino/aprendizagem que são iniciados em casa, ancorados na Educação, vêm a sua continuidade e desenvolvimento acontecer na Escola. A Escola tem o condão de colocar-nos perante um mundo infinito ou uma pequena ilha deserta onde não há mais do que areia e palmeiras. Sobre isto vou partilhar uma coisa que aconteceu esta semana: pedi que fosse desenhada uma ilha “deserta” num pedaço de papel, em 19 dos 21 desenhos a ilha apresentava no máximo três elementos, areia, árvores, animais; em dois desenhos havia sinais de civilização, num uma ponte entre duas montanhas e no outro uma central nuclear (lembrança de Chernobil). Pedi que estes dois desenhos fossem explicados pelos autores, eles tinham acabado de ser expostos à mesma aula, mas voltaram-se para algo diferente. A explicação foi simples, uma ilha deserta não tem que nascer dessa forma, pode transformar-se… e fico-me por aqui no relato.

A Educação Ricardo é o solo para onde se podem atirar todas as sementes, mas há solos mais férteis do que outros. A Instrução é uma semente preciosa, vou brincar com mais uma imagem clássica, a Instrução é a semente de uma macieira, em alguns solos dá maças incríveis, comestíveis e experimentadas; em outros solos dá uma ou duas maças apenas, de aspecto duvidoso e para as quais não se olha directamente por desprezo ou receio de que façam mal, não são experimentadas.

O que me parece, ao contrário do que diz o Ricardo nessa frase que deixo citada, é que a Sociedade está a desleixar a Educação e até a Instrução. A Escola é cada vez mais vista como um curto meio para um qualquer fim (trabalho/dinheiro), os “livros” estão a ser atirados para as “estantes” sem mais, depois admiram-se que falta massa crítica ou que a História é cíclica (é e será, pois a quebra deste triste fado está nas mão do Homem e não de um deus qualquer… e o Homem não quer grande trabalho, prefere olhar para fora e aguardar que algo brilhe no horizonte).


O voto dos jovens altamente instruídos na Europa, e mesmo nos Estados Unidos da América, não diz grande coisa enquanto elemento de análise. Um indivíduo altamente instruído, com frequência no ensino universitário, exposto ao pior desta sociedade não se vai transformar num votante informado e consciente, é mais certo que seja um individualista sem problemas de praticar a "política da terra queimada" (observe-se bem os valores que norteiam o Homem e os que são pensados como de "dever ser").

No caso acima eu referia-me a educação académica e não a educação moral e boas maneiras, embora vendo bem as coisas a escola também dá formação moral e de boas maneiras.

A sua contribuição faz-me pensar sobre a dicotomia liberdade/libertinismo. Será que na sociedade moderna, hoje, a distinção é clara para a maioria dos jovens? Será que eles percebem onde a sua liberdade termina e a dos outros começa?
Não nos podemos esquecer que o cérebro humano só está completamente desenvolvido aos 25 anos e que os pais e as instituições em geral nos países ocidentais têm perdido autoridade (não confundir com autoritarismo) de geração para geração.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyDom Nov 08 2020, 20:53

ricardo onga-ku escreveu:


No caso acima eu referia-me a educação académica e não a educação moral e boas maneiras, embora vendo bem as coisas a escola também dá formação moral e de boas maneiras.

A sua contribuição faz-me pensar sobre a dicotomia liberdade/libertinismo. Será que na sociedade moderna, hoje, a distinção é clara para a maioria dos jovens? Será que eles percebem onde a sua liberdade termina e a dos outros começa?
Não nos podemos esquecer que o cérebro humano só está completamente desenvolvido aos 25 anos e que os pais e as instituições em geral nos países ocidentais têm perdido autoridade (não confundir com autoritarismo) de geração para geração.

Eu compreendi que as palavras se dirigiam a Instrução, mas como referiu o que eu disse em outro tópico, achei por bem colocar os conceitos separados.

Educação para mim não se fica pela Moral e boas maneiras, é muito mais profundo, é o solo de onde se ergue a Ética/Moral. As boas maneiras aprendem-se por via de um livro, mas para que as devemos colocar em prática? Repare Ricardo, se esse fundo que refiro não for fértil, por melhores Valores que se tente semear, eles não vão florescer.


As questões que levanta são pertinentes, contudo para pensarmos os jovens, temos que pensar quem os educou - os mais velhos. Depois de pensar os mais velhos, temos que pensar os que já partiram, temos que pensar a Sociedade... Usando este tópico e conversa de fundo, é notório que nos EUA se desenvolveu uma sociedade em que o olhar está demasiado focado no "eu", mas este "eu" não é um capaz de abarcar o Outro. O Eu não existe sem o Outro. Eu é o Outro do Outro.
Esta última formulação pode ser olhada como uma verdade óbvia ou como algo parvo, mas em quantas mentes faz sentido ao ponto de ser parte do "solo" fundacional?

Já aqui falamos que um dos problemas maiores da América é a sua capacidade de transmitir valores, de os tornar contagiosos. Os jovens daqui ou daí estão imunes? Não, mas uns passam melhor do que outros quando em contacto com um corpo estranho.


Coloquemos agora os EUA de lado e pensemos o nosso próprio comportamento. Eu sou o Outro do Outro, como/onde me quero colocar mesmo face a ele?

Eu aprecio o Liberalismo, mas o de maior amplitude. Não aprecio o moralismo ou condicionamentos vários, o que se experimenta cada vez mais. Gosto da Liberdade, sinto-me bem no Eu, mas também no Tu, no Ele, no Nós, no Vós e até no Eles. A acção livre é a que permite uma semelhante do outro lado, mas também a que permite tudo acontecer num campo infindável de escolhas onde o não seguir a acção por mim realizada está presente. Esta nuance é algo em que tenho pensado, por vezes sinto a "mesmidade" a desenvolver-se de uma forma pouco natural.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 09 2020, 09:27

José Miguel escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:


No caso acima eu referia-me a educação académica e não a educação moral e boas maneiras, embora vendo bem as coisas a escola também dá formação moral e de boas maneiras.

A sua contribuição faz-me pensar sobre a dicotomia liberdade/libertinismo. Será que na sociedade moderna, hoje, a distinção é clara para a maioria dos jovens? Será que eles percebem onde a sua liberdade termina e a dos outros começa?
Não nos podemos esquecer que o cérebro humano só está completamente desenvolvido aos 25 anos e que os pais e as instituições em geral nos países ocidentais têm perdido autoridade (não confundir com autoritarismo) de geração para geração.

Eu compreendi que as palavras se dirigiam a Instrução, mas como referiu o que eu disse em outro tópico, achei por bem colocar os conceitos separados.

Educação para mim não se fica pela Moral e boas maneiras, é muito mais profundo, é o solo de onde se ergue a Ética/Moral. As boas maneiras aprendem-se por via de um livro, mas para que as devemos colocar em prática? Repare Ricardo, se esse fundo que refiro não for fértil, por melhores Valores que se tente semear, eles não vão florescer.


As questões que levanta são pertinentes, contudo para pensarmos os jovens, temos que pensar quem os educou - os mais velhos. Depois de pensar os mais velhos, temos que pensar os que já partiram, temos que pensar a Sociedade... Usando este tópico e conversa de fundo, é notório que nos EUA se desenvolveu uma sociedade em que o olhar está demasiado focado no "eu", mas este "eu" não é um capaz de abarcar o Outro. O Eu não existe sem o Outro. Eu é o Outro do Outro.
Esta última formulação pode ser olhada como uma verdade óbvia ou como algo parvo, mas em quantas mentes faz sentido ao ponto de ser parte do "solo" fundacional?

Já aqui falamos que um dos problemas maiores da América é a sua capacidade de transmitir valores, de os tornar contagiosos. Os jovens daqui ou daí estão imunes? Não, mas uns passam melhor do que outros quando em contacto com um corpo estranho.


Coloquemos agora os EUA de lado e pensemos o nosso próprio comportamento. Eu sou o Outro do Outro, como/onde me quero colocar mesmo face a ele?

Eu aprecio o Liberalismo, mas o de maior amplitude. Não aprecio o moralismo ou condicionamentos vários, o que se experimenta cada vez mais. Gosto da Liberdade, sinto-me bem no Eu, mas também no Tu, no Ele, no Nós, no Vós e até no Eles. A acção livre é a que permite uma semelhante do outro lado, mas também a que permite tudo acontecer num campo infindável de escolhas onde o não seguir a acção por mim realizada está presente. Esta nuance é algo em que tenho pensado, por vezes sinto a "mesmidade" a desenvolver-se de uma forma pouco natural.

Talvez Moral/Ética só seja realmente absorvida pelo exemplo.

Concordo que a Americanização cultural resulta de uma grande eficácia em exportar um modo de vida consumista e despreocupado, portanto fácil. Fácil de entender, de degustar, e de comprar porque barato. O Parlamento Inglês forçou os grandes armazéns de fast-fashion a, numa atitude eco- e socio-responsável, subirem os preços de alguns artigos (p.e. t-shirts a £3) porque os jovens compravam um por semana, usavam algumas semanas e depois lixo.

Não sou muito velho mas ainda me lembro de quando apareceu a primeira cadeia de hamburgerias em Lisboa nos anos 80, acho que se chamava Max Burger e se não me engano era 100% portuguesa, ou as primeiras cadeias de vestuário (na altura ainda existia o termo pronto-a-vestir) como a Beneton.
Quando apareceu a TV por cabo em Lisboa, no início de 90, trouxe consigo a MTV que na altura oferecia um cardápio variado de géneros com muita música alternativa e nada de reality TV ou porcarias quejandas.
Hoje a MTV é um asco e a maior parte dos jovens houve música e videos onde a Moral/Étical é do mais baixo que se possa imaginar.
A língua Inglesa é fácil, a estética da música / moda / linguagem por via da moda apetecível, e barata.
Hoje o lounge de qualquer aeroporto em qualquer país do mundo tem as mesmas lojas e os mesmos restaurantes, o centro comercial de qualquer cidade tem as mesmas lojas e os mesmos restaurantes, os jovens de qualquer cidade no mundo vestem as mesmas roupas, usam os mesmos gestos, comem as mesmas porcarias.

Quando viajei na Ásia na segunda metade de 90 fiquei siderado ao observar que a Americanização já alastrava um pouco por toda a parte, de Bangkok a Kathmandu, não só nas "ex-colónias" como Manila. Não era uma coisa Europeia, do mundo chamado ocidental... Acontecia rapidamente a uma escala global.

Os Romanos fizeram-no, e não duvido que a Latinização da Europa e bacia Mediterrânica também tenha produzido efeitos colaterais negativos.
Mas a Americanização é movida pelo apenas lucro, desprovida de Ética/Moral, e adoptada pelo Governos (ir)responsáveis um pouco por todo o mundo...
Nivelar pelo mais baixo parece ser o seu lema; burros a comer erva.

Hoje observamos o lavrar lento mas certo de um populismo de extrema direita e cristão/católico (mas não só, p.e. Índia), e no entanto criticamos a teocracia Islâmica sem perceber a ironia...ou a pancada que se avizinha.


Última edição por ricardo onga-ku em Seg Nov 09 2020, 10:13, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 09 2020, 09:32

Curiosamente se não fosse o consumismo, esta ânsia de estar na moda, comer fora, ir de férias para destinos longínquos, viver a vida "das revistas" e das estrelas da TV, o nosso poder de compra seria consideravelmente maior pelo simples facto de que apenas necessitariamos de bens essenciais.
Viveriamos melhor, mais felizes, e fariamos muito menos dano ao planeta.

Com a partida do Trump ainda há alguma esperança para o ecossistema que suporta a vida humana.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptySeg Nov 09 2020, 17:26

O momento mais alto deste final de eleições:



Conferência de imprensa de Rudy Giuliani no parque de estacionamento do "Four Seasons Total Landscaping", Filadélfia.

Para contextualizar o espaço:
Trump vs. Biden Emrrzf10
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden EmptyTer Nov 10 2020, 21:35



Afinal não foi a capacidade de discurso de Biden que o levou à eleição, antes a de Rapper! Que montagem maravilhosa em termos musicais e de discurso, vale a pena perder um bocadinho a ver e até ouvir.

ruife gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Trump vs. Biden Empty
MensagemAssunto: Re: Trump vs. Biden   Trump vs. Biden Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Trump vs. Biden
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Trump does Talking Heads' cover

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Off Topic-
Ir para: