Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Olá a todos...

Ir para baixo 
+7
fredy
luis lopes
Ghost4u
paulov
Fernando Salvado
antpaubarcar
wilchespires
11 participantes
AutorMensagem
wilchespires




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/07/2020
Localização : Setúbal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyDom Jul 19 2020, 23:53

Olá a todos

Chamo-me Henrique e gostava de me apresentar ao fórum.

No geral considero-me leigo no que em matéria de audio diz respeito e até há pouquíssimo tempo sem ser propriamente um entusiasta do Vinyl.
Recentemente apareceu cá por casa uma relíquia de família, que esteve guardada durante 40 anos, uma aparelhagem Quadrifónica "Nordmende SP8040", equipada com rádio, GD "Dual 1226" e 4 colunas "Isophon 40B". Como sou de certa forma admirador de coisas antigas e às vezes com alguma tendência a apegar-me a elas, não descansei enquanto não pude ligar o GD e ouvi-lo tocar. Associado a isto vieram as primeiras pesquisas e a consequente descoberta do "Áudio Analógico de Portugal".

As primeiras impressões por cá têm sido muito agradáveis, sinto que estou rodeado de malta madura, motivadora e com um vasto conhecimento no que à magia do som e do áudio diz respeito.
Sinto-me grato e satisfeito pela oportunidade dada de pertencer a esta comunidade, espero vir a aprender muito convosco e qualquer dia à altura de comentar e participar activamente nos debates do fórum.

Deixo-vos algumas fotos de uma sistema de som, que a par de muitos tantos, certamente terão marcado uma era do som analógico.

Olá a todos... Thumbn10
Olá a todos... Thumbn12
Olá a todos... Thumbn11
Olá a todos... Thumbn15
Olá a todos... Thumbn13
Olá a todos... Thumbn14

Abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 00:38



Muito bem vindo Olá a todos... 96146

Segundo o manual da Nordmende o aparelho é ''HIFI-Stereo'' e não ''quadrifónico, apesar das 4 colunas, parabéns pelo mesmo!


Última edição por antpaubarcar em Seg Jul 20 2020, 10:20, editado 1 vez(es)

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Olá a todos   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 00:48

Bem-vindo ao AAP.

Antes de mais parabéns pelas belas peças de audio que em boa hora foram parar às suas mãos.
Mãos à obra para pôr tudo a trabalhar no seu melhor, a começar pela limpesa da agulha e dos discos. O resto vai por acréscimo.
Só não concordo que o meu amigo venha ao AAP para aprender... ( Só para aprender ? )
Todos temos algo a ensinar mas também a aprender, por isso todos "partilhamos" as nossas experiências.
Esse conjunto, é digno de realce. As Isophon merecem uma observação cuidada para vêr se estão O.K.
e esperamos que esteja tudo no seu melhor para no-lo mostrar no Audio Vintage 2021....se o Covid deixar !!!!
( Pode ter uma idéia do que foi no Audio Vintage /Portugáudio 2020, visitando os nossos Eventos )
Bem vindo e vá partilhando as suas "descobertas ".

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
paulov
Membro AAP
paulov


Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 46
Localização : Évora

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 01:17

Olá a todos... 468604

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13433
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 13:31

Ante os bonecos publicados, o Nordmende tem sido bem estimado.
Olá a todos... Bem_vindo

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 20:55

Olá a todos... 468604
Bonita peça

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
wilchespires




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/07/2020
Localização : Setúbal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 22:54

antpaubarcar escreveu:


Muito bem vindo Olá a todos... 96146

Segundo o manual da Nordmende o aparelho é ''HIFI-Stereo'' e não ''quadrifónico, apesar das 4 colunas, parabéns pelo mesmo!

Pois, de facto a única informação mais detalhada que consegui obter foi no radiomuseum.org e também refere que é HiFi-Stereo. Já agora pode dizer onde encontrou o manual? É que nas restantes buscas que fiz apenas encontro o manual técnico de reparação do aparelho.

Um bocado contraditório face aos factos, digo eu...

Olá a todos... Thumbn16
Olá a todos... Thumbn17
Ir para o topo Ir para baixo
wilchespires




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/07/2020
Localização : Setúbal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 23:14

Fernando Salvado escreveu:
Bem-vindo ao AAP.

Só não concordo que o meu amigo venha ao AAP para aprender... ( Só para aprender ? )
Todos temos algo a ensinar mas também a aprender, por isso todos "partilhamos" as nossas experiências.
Esse conjunto, é digno de realce. As Isophon merecem uma observação cuidada para vêr se estão O.K.
e esperamos que esteja tudo no seu melhor para no-lo mostrar no Audio Vintage 2021....se o Covid deixar !!!!
( Pode ter uma idéia do que foi no Audio Vintage /Portugáudio 2020, visitando os nossos Eventos )
Bem vindo e vá partilhando as suas "descobertas ".

Fernando, talvez tenha dado a entender que esteja aqui apenas para "sugar...bem, nesta fase inicial talvez Olá a todos... 491368 visto ser novato nestas lides, mas como disse também, espero aprender e com o tempo vir a partilhar também experiências dignas de interesse comum Olá a todos... 843159

As "Isophon" por mais surpreendente que pareça, até estão bem conservadas para a idade que têm e tempo que estiveram guardadas, tocam bem e não parecem ter danos, pelo menos ao nível da distorção do som. A única coisa, que a meu ver merecia alguma atenção, seria ao nível dos cabos e fichas, visto estarem bastante ressequidos e com algum vestígio de verdete no interior. Já tentei retirar a tampa atrás, retirando os parafusos para ver como é a conexão dos cabos no interior, mas a tampa está muito justa e tenho receio de danificar a madeira.
Vou estar de olho no Audio Vintage Wink

Obrigado pela recepção e pelas palavras simpaticas.
Ir para o topo Ir para baixo
wilchespires




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/07/2020
Localização : Setúbal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 20 2020, 23:18

Obrigado a todos pelas recepção e palavras simpáticas de incentivo Olá a todos... 843159
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyTer Jul 21 2020, 10:07

wilchespires escreveu:
antpaubarcar escreveu:


Muito bem vindo Olá a todos... 96146

Segundo o manual da Nordmende o aparelho é ''HIFI-Stereo'' e não ''quadrifónico, apesar das 4 colunas, parabéns pelo mesmo!

Pois, de facto a única informação mais detalhada que consegui obter foi no radiomuseum.org e também refere que é HiFi-Stereo. Já agora pode dizer onde encontrou o manual? É que nas restantes buscas que fiz apenas encontro o manual técnico de reparação do aparelho.

Um bocado contraditório face aos factos, digo eu...

Olá a todos... Thumbn16
Olá a todos... Thumbn17

Há um manual de ''Service ' Information'' de 17 páginas, mande- me o seu email por PM que eu envio- lho.
Np Hifi Engine não consta e onde aparece nunca refere quadrafonia, já experimentou com as 4 colunas e diferentes regulações quadro?

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyTer Jul 21 2020, 15:04

Caro Wilchespires,
O termo "sugar" pode parecer descabido mas na realidade não é...eu, pelo menos, tenho "sugado" muito e infelizmente contribuido com pouco, mas o AAP é para isso, cada um "sugar" o máximo e partilhar tudo o que parecer interessante.
Eu tive alguns componentes Isophon e fiquei com uma muito boa impressão deles, por isso, gostaria de saber mais sobre essas colunas e, se possível, umas fotos...
Boas audições...

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
wilchespires




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/07/2020
Localização : Setúbal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyTer Jul 21 2020, 18:37

Fernando Salvado escreveu:

Eu tive alguns componentes Isophon e fiquei com uma muito boa impressão deles, por isso, gostaria de saber mais sobre essas colunas e, se possível, umas fotos...

Fernando, terei todo o gosto em colocar aqui algumas fotos das Isophon em detalhe, só arranjar um bocado de calma e tempo. Como espaço é coisa que não abunda na sala onde tenho o sistema montado, tive de optar por ter apenas 2 colunas ligadas, ainda queria tentar dispor as 4 colunas de forma lógica e assertiva, penso que ideal seria ter 2 à frente e 2 atrás, mas a disposição do espaço não mo permite sem mudar o layout da sala e instalar calha para passar os fios das colunas traseiras (coisa que não me agrada).
Em breve farei o update Wink

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyTer Jul 21 2020, 18:48

Olá

Olá a todos... 468604
Fredie

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
wilchespires




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/07/2020
Localização : Setúbal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyTer Jul 21 2020, 20:34

Boa Noite

Como descrito na apresentação, este sistema esteve parado cerca de 40 anos e infelizmente quando o ligamos e tentamos por o GD tocar, o braço não mexia e o prato não rodava, o selector Start/Stop ora accionava, ora não e como tal percebemos logo que o tempo tinha deixado mazelas e ia precisar de encontrar alguém que percebesse da arte para saber se era uma questão simples de limpeza e manutenção, face ao tempo que esteve parado ou alguma reparação dispendiosa e inacessível.

Felizmente passado poucos dias e de forma fortuita, numa das minhas voltas em trabalho por Lisboa, dei com uma casa que comercializa artigos de HI-FI, onde obtive a recomendação de um técnico lá perto que teria qualificações e competência para me mexer no GD. E assim foi, no dia seguinte a máquina estava nas mãos do senhor e 24h depois tinha o GD a trabalhar, felizmente só precisou de fazer uma boa limpeza e de ser lubrificado, recebi alguns elogios pelo estado geral da aparelhagem, alguns conselhos sobre a sua utilização e lá vim para casa ansioso para ouvir o menino a tocar.
As primeiras impressões em relação ao mecanismo do GD foram positivas, pois estava finalmente a funcionar, ouvimos uns Singles (45RPM) que a minha mãezinha tem desde a sua adolescência, mas como não tínhamos por cá LPs, não se pode testar nas 33RPM. Foi quando me lembrei de adquirir os primeiros Albuns LPs, de bandas que aprecio e que me dediquei a procurar meticulosamente pelo OLX.
Aí vem a primeira queixa pós reparação, o prato na selecção 33RPM roda depressa demais Sad o que me levou novamente ao Sr. que fez a manutenção do GD, ao inicio disse-me logo que ele estava bem afinado, pois tinha confirmado com o Strobe, mas prontificou-se a verificar novamente (sem nunca querer testar com um LP e ligado a alguma coluna para se ouvir).
Depois de retirar o prato comigo presente, constatou que afinal que o selector das rotações não estava a alternar correctamente e o selector de Pitch também aparenta não estar a funcionar (o que eu rejeito, pois nas 45 ele roda mais rápido que nas 33 e os singles 45RPM tocam bem).

Como já era uma insistência no mesmo problema e de certa forma notei alguma falta de cuidado com uma peça antiga e estimada (O Sr ao retirar com uma chave de fendas, o freio que fixa a mola do prato ao eixo motor, deixou marcas irreversíveis no anel cromado no centro do prato) optei por não insistir e não o voltar a consultar, até porque já era a segunda vez que o GD saía de lá como estando ok!
Como tal gostaria de saber conhecem alguém que tenha tido algum problema similar com um Dual e que o tenha solucionado, ou se sabem de alguém de confiança e atencioso pela zona de Lisboa, preferencialmente pela margem sul do Tejo, a quem eu possa confiar mais uma vez a tarefa mexer cuidadosamente numa maquina tão antiga que se tenciona manter cuidada.

Peço desde já desculpa pelo testamento e se não estou a colocar o tópico de ajuda no fórum correcto.

Boas audições a todos  Orquestra


Última edição por wilchespires em Ter Jul 21 2020, 22:57, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyTer Jul 21 2020, 21:43

Bem vindo!
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyQua Jul 22 2020, 00:58

Olá

Olá a todos... 468604
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyQui Jul 23 2020, 18:17

Bem vindo e parabéns.
Se tenciona continuar a ouvir música e mesmo que venha a adquirir outras peças mantenha esse como ponto de referência para poder fazer comparações.

Se alguém "com amizade e boa intenção“ lhe sugerir upgrades nesse integrado, poderá sempre recorrer à expressão popular:" vade retro satanaz, te renego belzebu". lol!

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyQui Jul 23 2020, 19:48

Depois de ter lido os antecedentes com mais atenção apercebi-me das suas dificuldades com o gira discos.

Tenho um igual em casa. Estou fora mas regresso no domingo, posso ver como funciona o pitch control e depois poderei dar-lhe alguma ajuda, remotamente através do fórum e “pro bono“.

Esses GD têm muitos componentes mecânicos mas regra geral não avariam.

wilchespires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Djlitss
Membro AAP
Djlitss


Mensagens : 896
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 57
Localização : Chaves

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySeg Jul 27 2020, 22:45

Boas

Olá a todos... 468604

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyTer Jul 28 2020, 19:01

Mário Franco escreveu:
Depois de ter lido os antecedentes com mais atenção apercebi-me das suas dificuldades com o gira discos.

Tenho um igual em casa. Estou fora mas regresso no domingo, posso ver como funciona o pitch control e depois poderei dar-lhe alguma ajuda, remotamente através do fórum e “pro bono“.

Esses GD têm muitos componentes mecânicos mas regra geral não avariam.

Boa tarde

Este link permite aceder ao manual

https://www.vintageshifi.com/repertoire-pdf/pdf/telecharge.php?pdf=Dual-1226-Service-Manual.pdf

O meu GD afinal é diferente (Dual1216)

Recorri portanto ao manual para tentar perceber o seu (Dual 1226)

Pelo que vi o pitch control actua mediante a alteração da posição do Idler (a roda de borracha que encosta por dentro ao prato e o faz mover).

Ora tendo em atenção o que consta na pág 5 do manual eu começaria por limpar a roda de borracha (idler) que encosta na face interna do prato e também o prato.

O idler pode limpar com água e sabão.

O prato com álcool isopropílico ou, na falta deste, com álcool normal.

Se após esta limpeza não obtiver resultados actue sobre o parafuso 5 conforme a imagem da pág. 5 do manual.

Espero que tenha sido útil, em princípio não haverá aí nenhuma avaria.

P.S, esses mecanismos costumo limpá-los como se limpavam as antigas máquinas de escrever (50% de óleo para máquinas de costura com 50% de petróleo. Mistura usada com ponderação para não fazer chiqueirada).

As peças plásticas não devem ser limpas com petróleo nem óleo mas sim com uma massa de silicone apropriada para plásticos.

Ir para o topo Ir para baixo
wilchespires




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/07/2020
Localização : Setúbal

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptyDom Ago 09 2020, 12:07

Mário Franco escreveu:
Mário Franco escreveu:
Pelo que vi o pitch control actua mediante a alteração da posição do Idler (a roda de borracha que encosta por dentro ao prato e o faz mover).

Ora tendo em atenção o que consta na pág 5 do manual eu começaria por limpar a roda de borracha (idler) que encosta na face interna do prato e também o prato.

O idler pode limpar com água e sabão.

O prato com álcool isopropílico ou, na falta deste, com álcool normal.

Se após esta limpeza não obtiver resultados actue sobre o parafuso 5 conforme a imagem da pág. 5 do manual.

Espero que tenha sido útil, em princípio não haverá aí nenhuma avaria.

P.S, esses mecanismos costumo limpá-los como se limpavam as antigas máquinas de escrever (50% de óleo para máquinas de costura com 50% de petróleo. Mistura usada com ponderação para não fazer chiqueirada).

As peças plásticas não devem ser limpas com petróleo nem óleo mas sim com uma massa de silicone apropriada para plásticos.


Caro Mário

Antes de mais as minhas desculpas pelo meu feedback tardío, a vida infelizmente nem sempre nos proporciona a calma e concentração necessária para nos focarmos em tudo e algumas coisas vão ficando para trás.
Li a sua explicação com toda atenção e faz-me todo o sentido, vi o "Idler" de que fala quando o prato foi desmontado e efectivamente não o vi ser limpo nem afinado. Com tempo e sem pressas tentarei arranjar todos os elementos necessários, inclusive coragem, porque será para mim um grande desafio desmontar este prato, é necessário retirar com muita calma um freio à volta do eixo de forma a que não salte uma pequena mola  Olá a todos... 2613325421
Muito grato pela atenção e explicação detalhada  Olá a todos... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Djlitss
Membro AAP
Djlitss


Mensagens : 896
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 57
Localização : Chaves

Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... EmptySex Out 23 2020, 11:52

Boas

Olá a todos... 468604

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Olá a todos... Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos...   Olá a todos... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Olá a todos...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Olá a todos
» Olá a todos
» Olá a todos!!!
» Olá a todos
» Ola a Todos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação-
Ir para: