Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Tensão continua na saída de amplificador caseiro

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
MiguelModesto




Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/04/2020
Idade : 20
Localização : Cascais

Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Empty
MensagemAssunto: Tensão continua na saída de amplificador caseiro    Tensão continua na saída de amplificador caseiro  EmptyDom Abr 05 2020, 16:41

Muito bom dia a todos,

Recentemente tenho tido curiosidade sobre amplificadores e finalmente ganhei coragem para montar o meu primeiro prototipo. Como o meu conhecimento sobre electrónica ainda é 0, fui buscar a internet um esquema de um amplificador bem simples, que pudesse montar com uns componentes que consegui retirar de uma fonte de computador antiga. Acontece que quando ligo o amplificador, é passada uma tensão continua de 2 Volts (se ligar o amplificador em 12v) para a coluna e gostava de saber o que poderia fazer/modificar no amplificador para reduzir ou eliminar essa tensão.
Vou deixar aqui o link do esquema que usei.
Eu não usei os transístores que estão no esquema, usei 2 "TT2194" que eram os que estavam na fonte e também não usei os resistores que estão lá, usei um de 750 ohm e 2 em serie de 620 e 100 ohm para tentar que tivessem o valor mais próximo.
Não sei se foi por causa dessas alterações que acontece o problema que referi em cima, mas vi um vídeos de amplificadores parecidos ou com apenas 1 transístor e têm o mesmo problema.
Esquema:Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Maxresdefault

Espero que tenha conseguido explicar bem a minha duvida, Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Tensão continua na saída de amplificador caseiro    Tensão continua na saída de amplificador caseiro  EmptyDom Abr 05 2020, 20:48

MiguelModesto escreveu:
... Não sei se foi por causa dessas alterações que acontece o problema que referi em cima, mas vi um vídeos de amplificadores parecidos ou com apenas 1 transístor e têm o mesmo problema.
Esquema:Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Maxresdefault ...

O circuito é tão "original" que o melhor é experimentar apesar do offset! Dois volts, em principio, não vão matar o altifalante. Utilise um altifalante rasca pois o esquema é verdadeiramente e estranhamente demasiado "simples" Wink

Utilise uma fonte protegida também (com condensador de saida) !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelModesto




Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/04/2020
Idade : 20
Localização : Cascais

Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Tensão continua na saída de amplificador caseiro    Tensão continua na saída de amplificador caseiro  EmptyTer Abr 07 2020, 12:42

TD124 escreveu:
MiguelModesto escreveu:
... Não sei se foi por causa dessas alterações que acontece o problema que referi em cima, mas vi um vídeos de amplificadores parecidos ou com apenas 1 transístor e têm o mesmo problema.
Esquema:Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Maxresdefault ...

O circuito é tão "original" que o melhor é experimentar apesar do offset! Dois volts, em principio, não vão matar o altifalante. Utilise um altifalante rasca pois o esquema é verdadeiramente e estranhamente demasiado "simples" Wink

Utilise uma fonte protegida também (com condensador de saida) !!!

cheers

Ok, muito obrigado pela resposta. Tensão continua na saída de amplificador caseiro  843159
Ir para o topo Ir para baixo
joydivision




Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/06/2020
Localização : Vila Real de Santo António

Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Tensão continua na saída de amplificador caseiro    Tensão continua na saída de amplificador caseiro  EmptySáb Jun 27 2020, 22:52

Há circuitos bem simples de amplificadores com um par de transistores e bem melhores do que esse, basta procurar um pouco. Este, pelo que consigo perceber do desenho algo "tosco", são os dois transistores utilizados em paralelo para amplificar diretamente o sinal de entrada para o altifalante. À partida o potenciometro parece estar mal ligado (para controlar o volume devia ter o sinal de entrada aplicado a um dos dois extremos, a massa no outro extremo e a base dos transistores seria ligada ao pino do meio). Tirando isso não vejo nada de radicalmente errado com o circuito, mas acho que se vais fazer experiências desse gênero, mais vale tentar logo com algum circuito minimamente decente (o que não falta aí é circuitos assim). DC na saída pode ser causado por muita coisa num circuito tão simples (penso que também por um "biasing" dos transistores, para trabalharem em ponto de amplificação (e não como meros interruptores)), mas porque não experimentar colocar um condensador electrolítico de valor elevado na saída antes do altifalante? isso remove o potencial DC, deixando passar apenas o sinal de áudio. Tem que ter um valor na ordem alguns milhares de microfarads para não ser um filtro de passa alto demasiado acentuado (ficarias sem graves).

Seja como for, todos estes circuitos simples de transistores como amplficadores de potência só servem mesmo para brincar e aprender, visto que sofrem de alguns problemas como distorção de cruzamento de ponto zero (cross-over distortion) e muito mais. Se quiseres construir um amp de potência com qualidade mas não quiseres arriscar circuitos mais complexos, tens muitos ICs bons que requerem poucos componentes exteriores. Até podes desmanchar um autorádio antigo e tirar, se não quiseres encomendar componentes! É um bom ponto de partida.
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Tensão continua na saída de amplificador caseiro    Tensão continua na saída de amplificador caseiro  EmptyDom Fev 14 2021, 22:24

Isso é apena uma torneira de 2 transístores, é possível haver alguma CC na saída, mais vale fazer com um IC TDA2003, poucas mais peças leva e debita uns 20W sem CC na saída.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Tensão continua na saída de amplificador caseiro    Tensão continua na saída de amplificador caseiro  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tensão continua na saída de amplificador caseiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida de um leigo...Qual a diferença e para que serve entre um amplificador integrado, amplificador de potência e um pré amplificador
» Vinil Caseiro
» Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1...
» Reguladores de tensão e corrente
» Sabem como se faz a manutenção de cabos de alta tensão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: