Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ortofon 2M

Ir para baixo 
AutorMensagem
japm
Membro AAP



Mensagens : 50
Data de inscrição : 30/12/2013
Localização : Lisboa

Ortofon 2M Empty
MensagemAssunto: Ortofon 2M   Ortofon 2M EmptyQua Out 30 2019, 12:00

Boas a todos.

Tenho entretanto mais novidades sobre as comparações que andava fazer...
Por via de umas trocas e afins, fiquei com uma célula Gold + agulhas Bronze e Black e com uma célula Silver + agulhas Silver e Blue.

Assim sendo, tratei de experimentar as combinações possíveis, a saber:
- corpo Gold com as agulhas Black e Bronze
- corpo Silver com as agulhas Silver e Blue

Com a combinação Gold+Black o som fica do mais detalhado/dinâmico que alguma vez ouvi com MM, com focagem milimétrica e palco amplo. O problema aqui é a compatibilidade com os discos (só os melhores dos melhores lá vão…) e o setup que é de bradar aos céus. Devo ter perdido mais tempo a afinar esta célula de que com todas as outras em conjunto!
No limite, com a maioria dos discos que tenho, esta combinação mostra mais defeitos do que virtudes, embora com 3 ou 4 discos que tenho soe espetacular – tb tenho 1 em particular (novo) que faça o que fizer é intragável com a Black, tanto que antes de o ouvir com a Bronze pensei que fosse uma prensagem defeituosa ☹

Alterando a agulha para a Bronze, o som perde detalhe e foco – diria mesmo que o foco é a principal diferença – mas ganha e muito em compatibilidade e suavidade, sem perder detalhe. Enquanto a Black nos individualiza as vozes em primeiro plano, a Bronze passa-as um pouco para trás, para dentro do palco e perde-se alguma da corporização. Este efeito é mais aparente em certos discos, sendo que há alguns em que não há diferenças.
Esta combinação torna discos, que eram lixo com a Black, em musica outra vez e é não exige que o setup esteja a 101%...
É globalmente a minha preferida 😊

No que respeita ao célula Silver, com a agulha de origem, não se destaca em nada, exceto no ritmo. Não tem uma focagem, nem um palco por aí além, detalhes é para esquecer, mas no capitulo do ritmo consegue ser mais imediata do que as Black e Bronze.
Alterando a agulha para a Blue, mantemos a parte do ritmo, mas ficamos com uma focagem, palco e detalhes próximos da Bronze.

Resumindo... em termos globais a mais equilibrada é a Bronze. Para aqueles discos especiais, muito bem gravados (e prensados) a partir de masters de qualidade, a Black é rainha.
A Silver/Red é efetivamente para iniciados devendo ser trocada pela Blue asap... neste caso ficamos com a uma combinação virada para musica mais mexida, onde os detalhes não importam tanto.

Tb experimentei por breves momentos a Blue no corpo Gold, embora a combinação não seja aprovada pela Ortofon. Continuou a soar como uma Blue, mas perdeu um pouco do ritmo que a caracterizava.
Ainda não fiz o contrário (corpo Silver + Bronze) pq tenho o setup da célula spot-on e não lhe quero estar a mexer…

Obg, José Massa
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ortofon 2M
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ortofon
» Ortofon SPU
» Ortofon OM 20
» Reparação de cartucho Der Nadelspezialist
» ortofon om pro S

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: