Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cassetes de crómio

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Cassetes de crómio   Cassetes de crómio EmptyQui maio 16 2019, 15:13

Caros todos,

Após terminar a reparação do meu gravador de cassetes voltei ao costume de fazer umas gravações com vários tipos de cassetes que vou usando e re-usando.
Esta semana fiz uma gravação dos Doors para uma cassete BASF Chrome II Superquality que penso que nem é uma cassete de crómio puro mas fiquei impressionado com a musicalidade da gravação.
Assim pergunto a quem anda nestas lides qual a vossa cassete preferida de crómio, seja ela de crómio puro ou misturada com FeCo.
Partilhem das vossas opiniões.
Quanto a mim acho que o som destas cassetes, num gravador bem calibrado, são provavelmente as melhores que já ouvi (incluindo as de metal, que para mim não são tão boas como o que se diz).

Bem hajam,

Ready
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: cassetes de crómio   Cassetes de crómio EmptySex maio 17 2019, 13:09

Bons dias e...boas gravações...
Também partilho o prazer de fazer gravações em cassete; creio que a sua pergunta é de difícil resposta porque não basta penssar no tipo de cassete, mas também no gravador que tem e na possibilidade de calibrar o gravador para a cassete que utiliza...
Os resultados são sempre muito diferentes...
Um abraço
F S
Ir para o topo Ir para baixo
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Calibração   Cassetes de crómio EmptyDom maio 19 2019, 00:08

Caro Salvado,

Eu tenho atualmente dois decks, um AIWA F770 e um W220.
O primeiro sendo simples de 3 cabeças e auto-calibração e o segundo sendo duplo com calibração de bias manual.
Normalmente faço as gravações no F770 porque não tenho de me preocupar com a calibração e sempre obtenho gravações de excelente qualidade na generalidade das cassetes.

No entanto tenho uma espécie de saga que é a de descobrir em quais cassetes a musica sabe verdadeiramente melhor do que no formato original (CD, FLAC, vinil, etc) e acho que estou perto de descobrir.
As minhas conclusões até agora são as seguintes:

i) Cassetes de tipo II fazem boas cópias em geral, umas com uma qualidade (perfeição da cópia) superior a outras como é o caso das Sony UX, das TDK SA ou das Maxell XLII.

ii) Cassetes de tipo IV aproximam-se muito da cópia perfeita, com excepção das TDK MA que acho que lhes falta conteúdo ou "riqueza sonora" nas frequências altas.

De todas as cassetes que gravei saliento as boas descobertas:
- BASF TP IV Maxima: de metal, com um som fantástico, quase perfeito, mas ainda falta ali qualquer coisa;
- BASF Chrome II Superquality: tipo II com um som fantástico, sem quaisquer observações em termos de falhas; acho que estão quase a atingir esse objetivo de melhorar a musica original.

Não sou um fã particular da BASF e estas descobertas foram feitas na base de experimentação por entre várias marcas e modelos de cassetes. E por outro lado sei, é certo, que no caso particular do analógico, tentar melhorar a qualidade da gravação original é um bocado disparatado se a cada gravação se perde ou acrescenta conteúdo indesejado (ruido, distorção, etc.)
No entanto, e como muitos aqui no fórum sentem, gravar musica numa fita dá-lhe um toque musical bastante dificil de descrever, mas que torna a musica, sem dúvida, menos agressiva, mais suave, sem propriamente a abafar ou estragar.
É nessa quimera que procuro a cassete (fita) que vai transformar a primeira gravação desde a fonte em algo melhor do que o original e penso que é possível. Como um filtro quase transparente ou como uma ligeira coloração para melhor.

Falta-me apenas testar em mais rigor as várias marcas com cassetes de crómio que ainda não testei, e nesse sentido pergunto-vos qual a que preferem, qual a que vos parece que soa melhor, sem que com isso nos arrastemos nas linhas das especificações técnicas.

Ready!

Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Re: Cassetes de crómio   Cassetes de crómio EmptyQua Jul 17 2019, 17:54

Fernando Salvado escreveu:
Bons dias e...boas gravações...
Também partilho o prazer de fazer gravações em cassete; creio que a sua pergunta é de difícil resposta porque não basta penssar no tipo de cassete, mas também no gravador que tem e na possibilidade de calibrar o gravador para a cassete que utiliza...
Os resultados são sempre muito diferentes...
Um abraço
F S

Concordo com o caro Fernando Silva: não é só ser a melhor cassete, porque há decks que se dão melhor com umas e outros com outras.... por exemplo: eu tinha/tenho um DENON DRM-510 e dava-se bastante bem com as TDK SA e SA-X, já o Technics do meu primo, tinha melhores gravações numa TDK SF, do que num SA. E aquele deck tb se dava muito bem com as BASF FE I. Quer dizer, cada deck é um caso, há que descobrir o casamento perfeito, ou quase.... O meu DENON tb se dava bem com a BASF Chrome Maxima II. E com uma Sony Metal XR (era graves, agudos e uma banda media bem informativa, o som era maior, o palco começava a ganhar alguma tridimensionalidade que só me apercebi quando anos mais tarde as toquei no Sony TCK-990ES -> Naim Nait 5i!!!)

Além das cassetes conseguia, bastantes melhorias nas gravações com o DENON DRM-510, se ligasse directamente à saida do leitor de cds, o DENON DCD-590, sem passar pelo amplificador Rotel (com uns cabos de menos de uns 30 cms da Goldring, banhados a ouro, estes cabos tiravam um pouco aquela banda média dura que às vezes os leitores de cds têm, se bem que estes DENON já tinham uns graves quentes).

Melhores cumprimentos,

Carlos Bento
Ir para o topo Ir para baixo
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Re: Cassetes de crómio   Cassetes de crómio EmptyDom Jul 21 2019, 22:36

Caro Carlos,

A configuração NAIM + Sony 990 deve ter sido uma revelação e pêras com as cassetes.

Ao longo dos tempos vou comprando cassetes que nos anos 80 e 90 eram raras cá em Portugal mas com essa brincadeira tenho encontrado fitas que são qualquer coisa de incrível.
Entre elas contam-se as tais BASF tipo II em geral, as DENON HD (6, 7, Cool e as Thats tipo II em geral.

Qualquer destas fitas soa excepcionalmente bem no meu gravador, mas é certo que cada aparelho tem as suas particularidades e os resultados diferem.

Quando criei o tópico procurava sobretudo opiniões sobre os tipos de cassetes de crómio existente e quais as preferidas de cada um aqui no forum.
Sendo um tópico tão complexo é natural que haja dificuldade em descrever o que cada um prefere porque será à partida imparcial contando que o seu equipamento é diferente dos demais.

Eu também gravo como o Carlos, a fonte é ligada diretamente ao gravador para a menor alteração sonora possível e em geral fico bastante satisfeito com o som das cassetes.

Ready!
Ir para o topo Ir para baixo
luis rocha




Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/12/2019
Idade : 56
Localização : Valongo-Porto

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Re: Cassetes de crómio   Cassetes de crómio EmptyDom Mar 01 2020, 13:44

Olá pessoal!
Comprei recentemente um leitor de k7 Sony Tck990ES.
Ja chegaram a alguma conclusão relativamente às melhores cassetes atualmente no mercado para utilizar neste tipo de decks?
Tenho várias tdk sa mas estava a pensar em fazer uma renovação/upgrade no stock.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Re: Cassetes de crómio   Cassetes de crómio EmptyDom Mar 01 2020, 15:18

É um facto que as cassetes têm resultados um pouco diferentes dependendo do aparelho que tem.
Pelo que entendi por conversa com outras pessoas esse deck funciona muito bem com a gama ES das cassetes Sony (sim as cassetes cujo nome termina em ES da Sony), e por exemplo com as Metal XR.
Eu pessoalmente gosto das cassetes de puro crómio, isto é BASF tipo II pré 1993. As de última geração Maxima TP II e TPIV também são excelentes.

No que diz respeito às marcas que são bastante bem consideradas pela qualidade da fita (e da gravação) pela generalidade dos entusiastas destaco as cassetes Denon e That's que são em geral excelentes. As Maxell XLII também são muito boas, incluindo as fitas de bobine.


Ready!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Re: Cassetes de crómio   Cassetes de crómio EmptySáb Abr 25 2020, 15:41

Posso comprar 2 packs de cassetes Maxell SQ 90 por 10€ cada pack com 3 cassetes, no entanto penso que são uma versão budget das cassetes de crómio, inicialmente concebidas para vender no Lidl da Europa!Alguém conhece estas cassetes e haverá algumas diferenças para as de ferro tipo I ?
http://vintagecassettes.com/maxell/maxell_files/emaxell02.htm
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cassetes de crómio Empty
MensagemAssunto: Re: Cassetes de crómio   Cassetes de crómio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cassetes de crómio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» cassetes audio cromio lacradas de origem
» Caixa com 60 cassetes novas Fuji cromio
» Cassettes
» Umas cassetes
» cassetes de coleção

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: