Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Fontes de alimentação

Ir para baixo 
+2
reirato
ricardo onga-ku
6 participantes
AutorMensagem
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptyTer Jan 29 2019, 22:03

Boa noite,

É claro que não é só no dominio do digital que a fonte de alimentação de qualidade é requisito para uma boa performance - ou melhorada , pelo menos, relativamente a um item de qualidade inferior.

No entanto, começa (ou talvez já o seja há tempo) ser prática comum, em diversos equipamentos de boa qualidade -DAC´s , streamers etc - os fabricantes "cortarem no orçamento" para fonte externa, havendo lugar a posteriores upgrades.

Também no âmbito do DIY, com RP e afins e PC´s "kitados" a questão das fontes vai surgindo.

Lançando este tópico para discussão, era interessante saber opiniões e conhecer exemplos práticos do fórum.

P.S. Dou o mote de uma Tinkerboard que tenho por cá como streamer, que toca bem com um carregador de telemóvel, mas assenta-lhe muito melhor um powerbank, ainda que considerando a logistica do carrega/descarrega...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptySáb Mar 02 2019, 13:11

Eu uso esta:

https://www.audiophonics.fr/en/hifi-power-supply/audiophonics-lpsu25-linear-regulated-low-noise-power-supply-usb-220v-to-5v-2a-25va-p-11364.html
Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptySáb Mar 02 2019, 23:31

E que tal?
Estou entre algo assim ou o ifi ipower que me causa alguma embirração porque:
- é pequeno
- não percebo como funciona
- descobriram a pólvora?

Ou então estou a ficar senil...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptySáb Mar 02 2019, 23:57

Rui B. escreveu:
E que tal?
Estou entre algo assim ou o ifi ipower que me causa alguma embirração porque:
- é pequeno
- não percebo como funciona
- descobriram a pólvora?

Ou então estou a ficar senil...

A iFi não mede mal mas como é uma fonte comutada (switch-mode) deve gerar lixo que pode afectar os outros equipamentos.

Esta que tenho é melhor subjectivamente do que uma da Aqvox que tive antes.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptyDom Mar 03 2019, 01:16

ricardo onga-ku escreveu:
Eu uso esta:

https://www.audiophonics.fr/en/hifi-power-supply/audiophonics-lpsu25-linear-regulated-low-noise-power-supply-usb-220v-to-5v-2a-25va-p-11364.html

Eu uso esta

Fontes de alimentação S-l1600

ZEROZONE, Finished 65VA Ultra Low Noise linear Power supply

Linear power supply circuit with precision discrete components  using 2pcs original Toshiba 2SC5200 + 65VA  high quality R-core Transformer, not the ordinary LT1085CT, LT1084, LM317.

Voltagens de saída à escolha entre: 1: DC5V   (7.5A)
2: DC9V   (5.5A)
3: DC12V (4.16A)
4: DC15V (3.33A)
5: DC18V (2.8A)
6: DC24V (2.1A)
7: DC28V (1.78A)


Para alimentar os pre-phono Soundsmith, MMP3 y MMP4.

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptyDom Mar 03 2019, 10:25

reirato escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Eu uso esta:

https://www.audiophonics.fr/en/hifi-power-supply/audiophonics-lpsu25-linear-regulated-low-noise-power-supply-usb-220v-to-5v-2a-25va-p-11364.html

Eu uso esta

ZEROZONE, Finished 65VA Ultra Low Noise linear Power supply

Tem bom aspecto.

Quanto é que ficou com os portes e taxas de importação?



Já agora, vende-se aqui: https://www.aliexpress.com/store/product/ZEROZONE-Finished-65VA-Ultra-Low-Noise-Linear-Power-Supply-5V-9V-12V-15V-18V-etc/2656215_32921754868.html
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptyDom Mar 03 2019, 11:59

Fará algum sentido, colocar os transformadores numa caixa de cartão, forrada a fita de alumínio para que façam menos poluição para os cabos que estão perto?

https://www.aki.pt/Fitadealuminio-P34631.aspx

Estava a pensar fazer uma caixa forrada com tamanho suficiente para lá colocar uma tripla com os transformadores do leitor multimédia, do dac e do disco rígido. Com um buraco para passarem os cabos.

Mas isto até para mim parece um pouco "out there!"
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptyDom Mar 03 2019, 13:16

Está questão da alimentação dos aparelhos tem de ser avaliada caso a caso.

Em certos casos a qualidade menor dos aparelhos não justifica estas preocupações. Não quero dizer com isto que esses aparelhos não prestam, eu tenho diversos e divirto-me muito com eles.

Noutros casos há aparelhos cujo desenho do circuito alimentador vem programado para não reflectir as variações de tensão da rede, bem como uma boa rectificação da corrente alternada (é o caso do amplificador Viriatus). Portanto nestes casos não é preciso preocupações com a corrente da rede pública.

Porém, nos casos em que após análise das características do sistema se justifique o uso de um equipamento estabilizador/corrector de tensão é avançar, mas com cuidado para não comprar um placebo.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptyQua Mar 06 2019, 23:02

galvaorod escreveu:
Fará algum sentido, colocar os transformadores numa caixa de cartão, forrada a fita de alumínio para que façam menos poluição para os cabos que estão perto?

https://www.aki.pt/Fitadealuminio-P34631.aspx

Estava a pensar fazer uma caixa forrada com tamanho suficiente para lá colocar uma tripla com os transformadores do leitor multimédia, do dac e do disco rígido. Com um buraco para passarem os cabos.

Mas isto até para mim parece um pouco "out there!"

Sentido faz - resultados quiçá...

http://studysurvival.com/5-fast-diy-faraday-cage-designs/
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptyQui Mar 07 2019, 14:51

galvaorod escreveu:
Fará algum sentido, colocar os transformadores numa caixa de cartão, forrada a fita de alumínio para que façam menos poluição para os cabos que estão perto?

https://www.aki.pt/Fitadealuminio-P34631.aspx ...

Não me pareçe que uma caixa de cartão seja mecanicamente a melhor solução para receber transformadores ... quanto à isolação (blindagem) o aluminio não é um bom isolante às frequências de trabalho dos transformadores. O cobre ou mesmo o ferro (caixa de bonbons ou de conserva...) jà é muito mais eficaz !...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptySeg Mar 18 2019, 00:24

E fontes AC?
Como nos dac magic, MF etc.
Alguém consegue elaborar sobre o conceito? É apenas um transformador? E o "resto"?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação EmptySeg Mar 18 2019, 09:18

Rui B. escreveu:
E fontes AC?
Como nos dac magic, MF etc.
Alguém consegue elaborar sobre o conceito? É apenas um transformador? E o "resto"?

Uma fonte AC é apenas um transformador!

O "resto" està no aparelho que é alimentado pela fonte AC !!!...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fontes de alimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Fontes de alimentação   Fontes de alimentação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fontes de alimentação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fontes de alimentação
» Fontes de alimentação
» Fontes de alimentação - Pré-Phono
» Pergunta pertinente (Fontes Magneticas)
» Faleceu José Fontes Rocha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: