Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Phonos a válvulas

Ir para baixo 
+10
Ulrich
Mozarteano
lore
Stereo
Milton
Luis Filipe Goios
jpamplifiers
RCruz
António José da Silva
MJC
14 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 17:26

Dado o muito interesse das últimas mensagens do forista RCruz e seus desenvolvimentos, sugiro que se abra um tópico próprio (caso o Ricardo esteja interessado) onde possamos trocar ideias sobre este assunto.

E viva o Old SPICE...

Cuimprimentos,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 17:31

MJC escreveu:
Dado o muito interesse das últimas mensagens do forista RCruz e seus desenvolvimentos, sugiro que se abra um tópico próprio (caso o Ricardo esteja interessado) onde possamos trocar ideias sobre este assunto.


Uma boa ideia. Tinha-lhe mandado uma pm a sugerir isso mesmo. Espero que aceite.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 19:20

MJC escreveu:
Dado o muito interesse das últimas mensagens do forista RCruz e seus desenvolvimentos, sugiro que se abra um tópico próprio (caso o Ricardo esteja interessado) onde possamos trocar ideias sobre este assunto.

E viva o Old SPICE...

Cuimprimentos,

MJC

Caro MJC

Terei todo o gosto em contribuir para um tópico sobre pres de phono a valvulas mas não gostaria de ser eu a dar início ao novo "thread".

Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Phonos a valvulas   Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 19:34

RCruz escreveu:
MJC escreveu:
Dado o muito interesse das últimas mensagens do forista RCruz e seus desenvolvimentos, sugiro que se abra um tópico próprio (caso o Ricardo esteja interessado) onde possamos trocar ideias sobre este assunto.

E viva o Old SPICE...

Cuimprimentos,

MJC

Caro MJC

Terei todo o gosto em contribuir para um tópico sobre pres de phono a valvulas mas não gostaria de ser eu a dar início ao novo "thread".


OK Ricardo.

Só não abro eu porque não sei »mover« os comentários aqui postados para o novo tópico.

Já estou em pulgas para lhe fazer uma ou duas perguntas acerca do assunto.

Abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 19:49

Smile

Gostaria de ter a vossa opinião.... O que é mais importante num pre de phono a valvulas ?


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 20:10

RCruz escreveu:
Smile

Gostaria de ter a vossa opinião.... O que é mais importante num pre de phono a valvulas ?



Que o som nos agrade, que tenha o mínimo de ruído possível. Que (como é o caso do meu) possam ser ligadas vários tipos de células sem grandes problemas. (se for bonitinho também ajuda apesar de não ser essencial)
Isto só para arranque....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 20:17

Partindo do princípio que estamos a falar de um andar que visa amplificar um sinal que lhe é apresentado segundo uma certa norma, o ideal seria que esse sinal fosse amplificado obedecendo o mais estritamente possível à referida norma e que amplificação significasse isso mesmo, amplificação e não adição de conservantes, corantes e outras substâncias semelhantes.

No mundo real, contentava-me com um andar de phono que me permitisse disfrutar da minha colecção de vinil com uma qualidade razoável e que fosse minimamente fiável. É claro que vai aparecer malta a falar na questão do ruído dos andares de phono a válvulas e mais não sei o quê. Não tenho nada contra andares de phono a válvulas, a transistores ou a carvão. Gosto de todos. Admito que o andar de phono que, até hoje, mais inveja me causou foi concebido há uns bons anos por um senhor chamado John Curl.

Devo confessar que nunca tive um andar de phono standalone.

SA,

MJC

PS: Enquanto não abordamos o »Efeito Miller« vou ouvir um disco onde se pode perceber o efeito que Les Paul causou em Steve Miller.
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 20:18

Parece-me bem.... E quanto á topologia ?

Diferencial, possivelmente balanceado, com egualização activa e montes de feedback de modo a não exibir a mínima distorção ?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 20:23

RCruz escreveu:
mínima distorção ?

Do muito que tenho lido (e pouco entendido que sou) da para perceber que nem toda a distorção, é forçosamente audível.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:13

Existem básicamente dois tipos de Egualização:

Activa
Neste caso recorremos ao circuito de feedback onde intercalamos os componentes responsáveis pela definição dos "polos" da curva Riaa.
A vantagem do feedback é a consistencia. Neste caso, as diferenças devidas á implementação e variações de valores entre componentes existentes entre canais são em grande parte "apagadas" pois o feedback tende a eliminar os erros entre a entrada e saída.
A desvantagem é que como o circuito é activo, pode sofrer de "Voltage overload" e instabilidade.
Alem disso, a quantidade variável de feedback dependente da frequencia pode resultar numa reprodução algo "solta" nos graves por causa do menor feedback nos graves e possivelmente agudos comprimidos e "picados" devido ao excesso de feedback nessa zona de frequencias.

Passiva
Neste caso estamos perante uma egualização tipo "força bruta": A frequencia de resposta é "costurada" de modo a seguir a curva RIAA (ou outra... já cá voltamos) através da variação de atenuação das diferentes frequencias conseguida com um complexo esquema RC (ou LCR).
As vantagens: Não há "voltage overload", não há feedback, não há instabilidade.
As desvantagens: Não há ganho, e existem problemas de adaptação de impedancias entre andares.

Vamos admitir que escolhemos uma egualização passiva.... Neste caso podemos ter dois tipo:
Split EQ - em que as duas componentes (graves e agudos) são tratadas em separado. É muito mais fácil de implemetar pois básicamente temos um filtro passa alto e outro passa baixo independentes onde os valores podem ser calculados com enorme precisão.
No entanto, neste caso necessitamos de tres andares de amplificação para evitar a inversão de fase.

EQ conjunta - neste caso, toda a curva RIAA (ou outra) é definida por um complexo conjunto RC.
A vantagem é que apenas necessitamos de dois andares de amplificação e mantemos a fase do sinal.

Podem-me ajudar a escolher ?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:21

Isso quer dizer que com feedback tem a vantagem de uma mais fácil execução do que sem a nível de execução do circuito?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:24

RCruz escreveu:
Parece-me bem.... E quanto á topologia ?

Diferencial, possivelmente balanceado, com egualização activa e montes de feedback de modo a não exibir a mínima distorção ?

1- Diferencial como em amplificador diferencial na configuração »balanceado«?

2- Estamos a falar da egualização RIAA? Activa ou passiva? Não sei...

3- Montes de feedback só nas Les Paul. E quando são bem tocadas.


SA,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:27

Não .... os circuitos com feedback são muito mais complexos, mas dão resultados muito mais consistentes.

Não tem nada a ver com o ruido mas sim com a distorção.

Os "erros" são simplesmente apagados pois a realimentação negativa persegue as diferenças entre a entrada e a saída e tende a eliminá-los.

Como a realimentação não tem o mesmo valor ás diferentes frequencias, dá-se lugar á compressão.



Última edição por RCruz em Qui Jun 23 2011, 21:29, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:28

Uma pergunta do tipo ""parva". A diferença da equilizacão passiva ou ativa, será o de uma ser feita antes da amplificação e a outra depois? Phonos a válvulas  447836 Ou acabei de dizer uma grande m#%da? Phonos a válvulas  933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:32

António José da Silva escreveu:
Uma pergunta do tipo ""parva". A diferença da equilizacão passiva ou ativa, será o de uma ser feita antes da amplificação e a outra depois? Phonos a válvulas  447836 Ou acabei de dizer uma grande m#%da? Phonos a válvulas  933723

Lendo com cuidado a minha explicação depreendemos que a egualização activa é feita com a introdução dos filtros no circuito de feedback.

Na egualização passiva, os filtros são colocados directamente no circuito do sinal entre os andares de amplificação.

Na Split EQ, temos dois filtros pelo que temos tres andares de amplificação.

Na EQ conjunta, temos os filtros todos juntos entre apenas dois andares de amplificação.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:38

Ainda bem que há quem nos possa elucidar sobre estas questões, apesar de ficar com a sensação de ter que comprar uma camioneta maior para tanta areia. Mas devagar se vai ao longe. Eu por mim, só posso agradecer a ajuda e continuar a tenta. Seria bom a participação de mais membros, pois é com as respostas técnicas as duvidas de todos que se anda para a frente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyQui Jun 23 2011, 21:38

RCruz,

Não tinha lido o seu último comentário.

Assim sendo,

2- Egualização activa ou passiva. Continuo a não ter preferência.

3- Feedback: depende da forma como for usado. E no caso da RIAA também tenho a mesma opinião. Se forem bem concebidos, seja da forma mais directa ou mais elaborada, se forem projectados com cachola e com os ouvidos, dificilmente o produto final poderá falhar.

O resto são tretas. Falácias de marketing. Acesso a outros meios. Como na indústria da música. Eu nunca desdenhei grandes fabricantes só porque são grandes. mas também nunca tive problemas de dizer que gosto de um produto DIY, artesanal ou que quer que seja.
Não tenho problema nenhum em ligar uma Koetsu a um Cagarelli, se o Cagarelli tocar bem.

Quanto à ajuda na escolha, pela parte que me toca, e não estando habilitado a decidir na prancheta, só lá vou com as orelhas.
Mas o conselho que lhe dou (isto de um gajo ter 60 anos e ter passado muita solda debaixo da ponte) é que siga as suas convicções.
Ainda por cima sendo, como julgo ser, melómano e audiófilo, atire-nos com esse seu andar de phono valvulado como se de um statement se tratasse (e não será mesmo?)


SA,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySex Jun 24 2011, 10:28

Muito bem... Embora os circuitos diferenciais sejam complexos, é muito fácil fazer um amplificador com estas topologias graças aos opamps que por definição têm entradas diferenciais e funcionam com base no conceito de feedback.

É muito prático intercalar os circuitos de egualização nos circuitos de feedback dos opamps, obtendo-se resultados bastante boms em termos de distorção.

Algums aparelhos de high end são construidos de modo a poderem ser comparados na Stereophile devendo apresentar resultados impressionantes nos testes de distorção e banda passante e ruido de fundo.

É muito raro, mesmo nos aparelhos mais caros, ver utilizados componentes especiais pois é fundamental reduzir o custo de produção para rentabilizar o producto. (Os distribuidores e revendedores de High End, trabalham com margens enormes e é sempre necessário gastar bastante em caixas de luxo, propaganda... etc)

Na minha opinião, o feedback cura alguns males mas introduz outros. Eu prefiro os circuitos Single Ended que não recorrem a feedback pois permitem um som mais fluido e detalhado, recreando palcos sonoros mais amplos e realistas.

Pelas razões atrás apontadas, escolhi utilizar um filtro de egualização Riaa passivo intercalado entre apenas dois andares de amplificação SE.
A minha escolha não é apenas baseada em teorias aprendidas na universidade, mas tambem através da experiencia (hands on approach) e tambem na troca de opinioes com outros construtores.

Neste caso aparecem as dificuldades de adaptação de impedancias entre andares, sendo tambem a escolha dos componentes e o seu emparelhamento de primordial importancia.

Como já tenho um producto "maduro" no qual utilizo jfets, estou a estudar a utilização do mesmo conceito numa construção com valvulas pois estas apresentam ainda maior linearidade e resposta dinamica.

Claro que as valvulas têm um tempo de vida limitado e as suas prestações e parametros de funcionamento originais vão-se alterando ao longo do tempo, obrigando a eventuais "tube rolling" mas isso faz parte do jogo.

De modo a conter o ruido de funcionamento, prevejo um ganho algo inferior aos meus solid state, pelo que provavelmente utilizarei uns SUT á entrada.
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySáb Out 08 2011, 16:42

Boas, porque acho este assunto interessante e muita curiosidade à volta do mesmo,

atrevo-me a tentar explicar um pouco mais sobre como funçiona a equalização activa.

Para ajudar na explicação junto a imagem, (desculpem a falta de jeito para o desenho).



Phonos a válvulas  Feedbackbs



Para ser mais fácil vale a pena ler o tópico sobre as válvulas.

Já sabemos que uma válvula tem mais ou menos amplificação consuante a sua grelha está mais ou menos negativa em relação ao cátodo, e que este valor é dado pela resistencia que se coloca do cátodo à massa.

no circuito apresentado existe uma resistencia R1 e um condensador C1 ligados da saída para a entrada, (um condensador em paralelo com uma resistencia formam uma "ratoeira" para determinadas frequencias, ou seja, deixam passar com maior facilidade umas frequencias em detrimento de outras, o valor das frequencias que passam melhor ou pior dependem dos valores escolhidos para R e C.

quando na entrada do amplif. aparece um sinal positivo, na sua saida aparece esse sinal amplificado, mas negativo ( desfasado de 180º). Se agora pegar-mos numa determinada porção desse sinal e o aplicar-mos na entrada, (função cumprida por R1 e C1), este sinal vai-se subtrair ao sinal de entrada e o resultado é a diferença entre os dois, passamos a ter um sinal mais pequeno aplicado à entrada da válvula, portanto e obviamente o sinal de saída embora amplificado será menor do que seria se não houvesse a realimentação negativa. Por exemplo, se o sinal de entrada tivesse 3 volts, e o da realimentação 1 volt, no ponto de união da entrada obtinhamos apenas 2 volts para amplificar. Neste caso aplicamos a realimentação na grelha mas, podemos aplica-la

no cátodo, (o sinal no cátodo está em fase com a grelha) que o resultado final é o mesmo, embora a explicação de funçionamento seja diferente mas não muito.

Esta forma de funçionamento é utilizado tanto nos circuitos com válvulas como com em circuitos transistorizados ou em amplificadores operaçionais (ampops ou opamps como lhes queiram chamar.

Espero de alguma forma ter contribuido para melhor esclarecimento do assunto, estou disponivel, (sempre que posso).
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySáb Out 08 2011, 16:51

Apeara da muita "areia para a minha furgoneta" Phonos a válvulas  933723 , um gajo vai tentando. Phonos a válvulas  524928826

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySáb Out 08 2011, 16:53

António José da Silva escreveu:
Apeara da muita "areia para a minha furgoneta" Phonos a válvulas  933723 , um gajo vai tentando. Phonos a válvulas  524928826

Phonos a válvulas  524928826
Já somos pelo menos dois !!!!
Phonos a válvulas  491368
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySáb Out 08 2011, 17:37

Luis Filipe Goios escreveu:
António José da Silva escreveu:
Apeara da muita "areia para a minha furgoneta" Phonos a válvulas  933723 , um gajo vai tentando. Phonos a válvulas  524928826

Phonos a válvulas  524928826
Já somos pelo menos dois !!!!
Phonos a válvulas  491368
E comigo 4, porque eu até sou rápido a entender as coisas, mas precisam de mas explicar muitas vezes... Phonos a válvulas  317942
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 01:26

Milton escreveu:
Luis Filipe Goios escreveu:
António José da Silva escreveu:
Apeara da muita "areia para a minha furgoneta" Phonos a válvulas  933723 , um gajo vai tentando. Phonos a válvulas  524928826

Phonos a válvulas  524928826
Já somos pelo menos dois !!!!
Phonos a válvulas  491368
E comigo 4, porque eu até sou rápido a entender as coisas, mas precisam de mas explicar muitas vezes... Phonos a válvulas  317942

E eu a pensar que tinha explicado muito bem, sem contratempos, sem promoções sem matemática, sem palavrões técnicos, sem......
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 01:31

jpamplifiers escreveu:

E eu a pensar que tinha explicado muito bem, sem contratempos, sem promoções sem matemática, sem palavrões técnicos, sem......


Não é culpa do professor em ter uma cambada de putos burros como nós. Phonos a válvulas  933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 01:36

António José da Silva escreveu:
jpamplifiers escreveu:

E eu a pensar que tinha explicado muito bem, sem contratempos, sem promoções sem matemática, sem palavrões técnicos, sem......


Não é culpa do professor em ter uma cambada de putos burros como nós. Phonos a válvulas  933723

Não é nada disso, é a minha falta de habilidade para explicar o pouco que sei. Sem falsas modéstias.

para provar a minha falta de habilidade e atenção, ao que escrevo, verifiquei agora mesmo que tenho um erro no desenho, esqueci-me de inverter o sinal na saída, ( será que foi por isso que não deu para entender? espero que sim
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 01:42

jpamplifiers escreveu:


Não é nada disso, é a minha falta de habilidade para explicar o pouco que sei. Sem falsas modéstias.

Eu e o Milton ficamos satisfeitos em que fique assim. Afinal somos uns espertalhaços e o prof é que não é grande coisa. A ver se no exame final, e sabendo que a culpa não é nossa, nos dá um 18 no mínimo. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 15:29

Eu não uso egualização activa.

Quando se utilizam opamps para "fazer tudo" é mais fácil construir um filtro Riaa deste modo, mas com válvulas, creio que estariamos a perder grande parte das suas potencialidades.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 15:52

Aqui está um tema interessante!
Eu, claro, aproveito para tentar alargar os meus horizontes! Phonos a válvulas  447836

Já tenho estudado um pouco disto, para ver se faço alguma coisa de jeito, mas tenho que me contentar com aquilo que de alguma forma se disponobiliza na net - o que não se pode então esperar muito. Mas penso vir a ficar bastante satisfeito com o que estou a fazer - o Cornet 2.
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 16:34

Ok... Eu gosto do Cornet.... Mas o meu vai ter o apoio das minhas alimentações de alta corrente, baixa impedancia de saída e muito baixo ruído.

IMO tudo se passa no PSU Smile
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 16:39

RCruz escreveu:


IMO tudo se passa no PSU Smile

Isso faz-me lembrar os ingleses e a sua imensa obsessão pelas power supply. Phonos a válvulas  933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 17:03




Para que serve o melhor circuito se a alimentaçao nao esta á altura e induz ruido ???
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 17:34

lore escreveu:



Para que serve o melhor circuito se a alimentaçao nao esta á altura e induz ruido ???

Tudo tem a sua importância e mais quando se fala de amplificar uma MC (não que na MM não seja importante)

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 17:53

Peço desculpa pela intervenção, mas não posso ficar calado perante tanta ignorância patenteada nos comentários acerca do funcionamento da válvulas.

Recordo a descrição do (meu) grande mestre Simplício Costa acerca do funcionamento destes dispositivos,

»São as bobines que ainda estão frias, frappé. A onda bate na lâmpada e recua. Daí, o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador. Já está a levantar fervura.«

Aqui está o segredo do funcionamento das válvulas e a explicação do princípio do efeito termiónico.

Cumprimentos,
MJC
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 17:56

Mário, que saudades dos bons filmes da velha guarda. Ainda hoje um must. Essa explicação do António Silva é imortal.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 18:44

MJC escreveu:

Recordo a descrição do (meu) grande mestre Simplício Costa acerca do funcionamento destes dispositivos,

»São as bobines que ainda estão frias, frappé. A onda bate na lâmpada e recua. Daí, o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador. Já está a levantar fervura.«

Aqui está o segredo do funcionamento das válvulas e a explicação do princípio do efeito termiónico.

Cumprimentos,
MJC

Phonos a válvulas  758687 Phonos a válvulas  874774 Phonos a válvulas  758687
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 18:47

António José da Silva escreveu:
RCruz escreveu:


IMO tudo se passa no PSU Smile

Isso faz-me lembrar os ingleses e a sua imensa obsessão pelas power supply. Phonos a válvulas  933723

É, mas os gajos lá sabem, e parece terem razão. A minha PSU do meu pré-phono é um testemunho. Phonos a válvulas  491368


Última edição por Mozarteano em Dom Out 09 2011, 20:03, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 18:54

RCruz escreveu:
Eu não uso egualização activa.

mas com válvulas, creio que estariamos a perder grande parte das suas potencialidades.

Olá Rcruz,

O que quer dizer com esta opinião ? pode desenvolver?

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 20:42

jpamplifiers escreveu:
RCruz escreveu:
Eu não uso egualização activa.

mas com válvulas, creio que estariamos a perder grande parte das suas potencialidades.

Olá Rcruz,

O que quer dizer com esta opinião ? pode desenvolver?

cumprimentos

Não creio que este seja o melhor lugar para desenvolver opiniões sobre layouts a válvulas, principalmente consigo que é um expert na matéria, mas eu sou um purista e não gosto de usar feedback.

As válvulas são os melhores amplificadores que conheço, sendo extremamente lineares principalmente se utilizadas para "swings" muito pequenos como no caso de um pré de cabeça de gira discos.

Para quê utilizar estes explendidos triodos, beneficiando da sua grande resposta dinâmica e depois "entupir" tudo com um circuito de correcção riaa activo encaixado numa linha de feedback ?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 20:54

RCruz escreveu:


Não creio que este seja o melhor lugar para desenvolver opiniões sobre layouts a válvulas...

E porque não. Apesar de a maioria não entender patavina, é sempre uma maneira de se ir aprendendo e pode ser que nasçam coisas bonitas. "É do choque dos planetas que nasceram as estrelas" (Albert Einstein)

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 22:09

António José da Silva escreveu:
RCruz escreveu:


Não creio que este seja o melhor lugar para desenvolver opiniões sobre layouts a válvulas...

E porque não.

Tenho algum receio sobre o impacto que possam ter algumas opiniões relativamente aos preconceitos que vejo tão marcados em muitos dos intervenientes dos Forum "made in Portugal".

O nosso panorama Nacional é muito baseado em modas e afectado pelos media e pelas marcas e (infelizmente) todos os valores são pesados relativamente ao seu custo. A proliferação de Chineses leva o povo a acreditar que "quanto mais barato melhor".

As "grandes marcas" são obrigadas a conceber aparelhos que possam fazer "corridas de gráficos e medições" na Stereophile antes de aparecerem na 6Moons a abarrotar de lisonjas. No entanto não é desse modo que se podem obter resultados sem compromisso.

Felizmente que existe uma "casta" de técnicos competentes e experientes, suficientemente candidos para discutirem todo o tipo de ideias, sem quaisquer compromissos. Muitas vezes os desenhos mais estranhos e técnicamente pouco prováveis, funcionam após serem ajustados por um "painel" de mentes que geram o necessário "brainstorm"

Estou perfeitamente á vontade quando sei que posso escrever sem compromissos, mas aqui tenho sido muitas vezes recebido com "gracinhas" e outros comentários gastronómicos.

Considero que a Net permite trocar livremente ideias e se os intervenientes forem livres de "declives" é possível crescer muito rápidamente.

Caro JPamplifiers
Terei todo o gosto em aprofundar o assunto via PM ou mesmo por telefone (como já fizemos noutras alturas)

Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 22:23

lore escreveu:



Para que serve o melhor circuito se a alimentaçao nao esta á altura e induz ruido ???

Estou de acordo... mas ainda há mais...
O que uma carga dinâmica (amplificador alimentado por um sinal por exemplo) faz á alimentação ? Modula a sua voltagem de saída naturalmente !

Um amplificador serve para modular a voltagem da alimentação com o sinal a amplificar.

Se a alimentação não for suficientemente rápida (baixa impedancia de saída em toda a banda passante) existem compressões e alterações de fase que desmoronam a apresentação do palco sonoro.

As pilhas (baterias) são normalmente silenciosas quando alimentam um amplificador em repouso, mas quando este está a trabalhar, aparecem todos os tipos de anomalias correspondentes ás latencias e falta de velocidade. Alguns fabricantes usam baterias seguidas de enormes bancos de condensadores que servem para baixar a impedancia de saída das PSU.... Na minha opinião, tudo isso serve apenas para "encher o olho" como no pre de phono da Basis.

Se a alimentação for realmente cuidada, o circuito de amplificação pode ser reduzido ao mínimo sem necessidade de filtros ou feedback para "corrigir".
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 22:32

RCruz escreveu:
António José da Silva escreveu:
RCruz escreveu:


Não creio que este seja o melhor lugar para desenvolver opiniões sobre layouts a válvulas...

E porque não.

Tenho algum receio sobre o impacto que possam ter algumas opiniões relativamente aos preconceitos que vejo tão marcados em muitos dos intervenientes dos Forum "made in Portugal".


Viva, eu estou a gostar do andamento do tópico e espero que continue a contribuir.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 22:32

A minha ideia ( eu que já me esqueci, se é que alguma vez soube... da lei de Ohm ), vá lá, atenção, que vai sair bitaite:

Arranjar o melhor pre-phono dedicado ou pre de linha com andar de phono, a válvulas pois que é esta a escolha inicial, que o nosso orçamento possa contemplar, só com a opçâo MM, esquecer a opção MC, nada tenho contra os JFetsuponho que em solid state são uma óptima opção, mas como disse estamos em opção válvulas, e, outra vez, o melhor par de trafos step-up que ainda caibam no orçamento e estava feito, caminho mais seguro e também mais purista, com vista ao nosso objectivo inicial.

Válvulas para a amplificação MC é ruido pela certa ou então muitos, muitos €€€!

Ah! e se sobrarem €€€, um segundo par de trafos paar uma outra eventual célula, com saída MC mas distinta da primeira, assim pode-se afinar a quantidade de ganho que se usa.

Quanto a mim é uma solução muito elegante, analògicamente falando.

Penso eu de que...


Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 22:59

E já agora pergunto eu que não entendo peva disto, mas como gosto de ouvir música cá vaí:
E a rectificação é melhor a válvulas ou transistorizada, e em que consiste a mesma e que importancia têm na cadeia ??
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 23:08

Caro reirato

Estou de acordo com a escolha, mas não basta trocar os fets por vidros.... é fundamental a escolha do circuito e dos seus componentes.

Relativamente á sua opinião de que não é só o som que importa mas tambem o custo do aparelho, aqui entre nós é fácil aceitar um A3 como uma grande bomba, mesmo que tenha um anémico motor de 1400cc, de modo a que pareça a mesma coisa e custe menos de metade que um tres litros.
Por alguma razão ainda não existem Ferraris a diesel.

O mercado está inundado de chinesices a válvulas e ainda não fiquei surpreendido com nenhuma, mesmo que cheinhas de válvulas.

O barato sai caro, e para se poder ter um som comparável com o phono da Jadis, é sempre necessário investir a fundo. (Eu gosto muito da escola Francesa)

Os fets são triodos. Existem alguns (muito raros) fets que têm um som muito comparável com o dos triodos de vidro em termos de linearidade, mas benificiando de caracteristicas únicas que lhes permitem obter uma definição muito superior.

É uma questão de opiniões que só pode ser discutida após uma audição crítica.


Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptyDom Out 09 2011, 23:36

Phonos a válvulas  447836

Interessante, muito interessante este tema.
Quero saber mais, sff !!!

Phonos a válvulas  491368
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySeg Out 10 2011, 00:07

RCruz escreveu:
lore escreveu:



Para que serve o melhor circuito se a alimentaçao nao esta á altura e induz ruido ???

Estou de acordo... mas ainda há mais...
O que uma carga dinâmica (amplificador alimentado por um sinal por exemplo) faz á alimentação ? Modula a sua voltagem de saída naturalmente !

Um amplificador serve para modular a voltagem da alimentação com o sinal a amplificar.

Se a alimentação não for suficientemente rápida (baixa impedancia de saída em toda a banda passante) existem compressões e alterações de fase que desmoronam a apresentação do palco sonoro.

As pilhas (baterias) são normalmente silenciosas quando alimentam um amplificador em repouso, mas quando este está a trabalhar, aparecem todos os tipos de anomalias correspondentes ás latencias e falta de velocidade. Alguns fabricantes usam baterias seguidas de enormes bancos de condensadores que servem para baixar a impedancia de saída das PSU.... Na minha opinião, tudo isso serve apenas para "encher o olho" como no pre de phono da Basis.

Se a alimentação for realmente cuidada, o circuito de amplificação pode ser reduzido ao mínimo sem necessidade de filtros ou feedback para "corrigir".



Também concordo que discutir aqui opiniões (que valem o valem) é mais interessante que outra forma qualquer de o fazer, assim somos mais a aprender, (se houver alguma coisa para aprender)



Não tenho dúvidas de este sistema de alimentação que usa é de facto o mais perfeito de todos, à trinta anos atràs um dos meus passatempos era alterar a fonte de alimentação de um modelo de tv Philips que modulava a imagem conforme variava a amplitude do som, e de facto era o unico circuito que resolvia o problema, ( vinham assim de origem), mas são circuitos em que as variações de consumo de corrente são constantes, quando se passa de uma imagem com fundo escuro para uma imagem com muito brilho, o consumo dispára para o dobro por isso exigia uma fonte a sério, o mesmo se passa com um amplificador de potência em que o consumo varia estrondosamente consoante a variação de potência de saída, mas quando falamos num pré de fono não consigo perceber a vantagem, (é só a minha opinião e estou a questionar com a intenção de aprender), até hoje ainda só fiz um pré fono a transistores, (o resultado não foi grande coisa), mas seja a transistores ou a válvulas os seus circuitos activos trabalham sempre em classe A e o consumo total diria eu é quase ridiculo e não altera consoante o sinal a tratar, já fiz todo o tipo de experiências possiveis e imaginarias com prés, e como sou muito terra a terra, (falta de educação auditiva) cheguei à conclusão (provávelmente estúpida) de que aquilo que o olho (leia-se osciloscópio e outros que tal) não vê, o ouvido não sente. tenho um pré de fono para MC (a válvulas,equalização passiva) com alimentação simples mas estabilizada em que o ruído é várias vezes inferior ao melhor pré MM que até agora tive oportunidade de comparar, o que eu quero dizer com todo este blá blá blá, é que na minha opinião a alimentação é importante mas uma boa topologia é indispensavel. Já ouvi o seu pré e acho-o fantastico mas tenho as minhas dúvidas que o segredo esteja na fonte, mas o segredo é a alma do negócio.



Phonos a válvulas  2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySeg Out 10 2011, 00:28

Mas segundo sei o maior segredo deste Senhor é mesmo a(s) fonte(s), e tambêm sei que anda á imenso tempo a desenvolver umas fontes que são algo muito á frente !!!

Phonos a válvulas  933723
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySeg Out 10 2011, 00:47

Vodoo escreveu:
Mas segundo sei o maior segredo deste Senhor é mesmo a(s) fonte(s), e tambêm sei que anda á imenso tempo a desenvolver umas fontes que são algo muito á frente !!!

Phonos a válvulas  933723



Uma coisa é certa, (para mim) acredito mais nos efeitos benéficos de uma boa alimentação do que na troca de cabos, mas isso é outra história e eu de cabos não percebo nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  EmptySeg Out 10 2011, 00:55

Phonos a válvulas  933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  265963
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Phonos a válvulas  Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Phonos a válvulas
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ampli Integrado Digital a Válvulas ou a Válvulas Digital ( ? ? ? )
» Válvulas VTL 2.5
» Válvulas 6N30P-DR (SOVTEK), as tais super-válvulas...
» Valvulas pré
» Tabela de valvulas-Tabela de formulas-Equivalência de valvulas etcc.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: