Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cuidado com os lasers...

Ir para baixo 
+4
Fernando Salvado
ricardo onga-ku
galvaorod
Studio 51
8 participantes
AutorMensagem
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyTer Out 30 2018, 20:23

Os sites de vendas de audio estão repletos de aparentes boas oportunidades no que toca a leitores de CD ou transportes, mas são muitas vezes armadilhas porque o laser do aparelho pode ser impossível/muito difícil de encontrar ou excessivamente caro!
  • Infelizmente os fabricantes de CDs dispersaram-se na utilização de um número muito grande de tipos de laser diferentes e a esmagadora maioria não são compatíveis entre si.
  • Os fabricantes de leitores não guardaram stock de lasers.
  • Os lasers já não são fabricados pelos seus fabricantes originais. Em alguns casos são fabricados na China mas o típico é não funcionarem, funcionarem mal, durarem um dia ou uns meses.
  • Finalmente, muitas vezes quanto mais de topo é o leitor/transporte mais raro é o laser.

Exemplo: A maíoria dos modelos da Sony ES de topo têm lasers raros que já não se encontram:

CDP-X77ES - KSS-280A
CDP-X777ES - KSS-281A
CDP-X779ES/X707ES - KSS-272A
CDP-XA7ES - KSS-273A

Se o laser falha (algo muito frequente em leitores antigos), caput.  RIP
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyTer Out 30 2018, 20:32

É verdade, os Philips cdm também já não há originais e os fakes são feitos todos na chinamarca e não valem nada. Os sony "X" são os mais complicados de arranjar.
Ir para o topo Ir para baixo
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyTer Out 30 2018, 20:45

galvaorod escreveu:
É verdade, os Philips cdm também já não há originais e os fakes são feitos todos na chinamarca e não valem nada. Os sony "X" são os mais complicados de arranjar.

Sem dúvida!!!
Os chineses devem estar a fazer reverse engineering. Há algo que está a faltar para eles conseguirem fabricar bem estes lasers.
Por exemplo Meridian e Mark Levinson usaram as últimas versões do cdm.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyTer Out 30 2018, 21:17

A lente do laser do meu Pioneer vinha solta e um mecanismo novo custou-me £120 + portes, isto há cerca de 10 anos, mais de 1/4 do valor que paguei pelo aparelho.
Hoje acho que já não se encontra novo...
Ir para o topo Ir para baixo
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyTer Out 30 2018, 22:20

ricardo onga-ku escreveu:
A lente do laser do meu Pioneer vinha solta e um mecanismo novo custou-me £120 + portes, isto há cerca de 10 anos, mais de 1/4 do valor que paguei pelo aparelho.
Hoje acho que já não se encontra novo...

Nada mau, ainda assim! Porque foi possível fazer o leitor voltar à vida!  Cool  
Infelizmente, para uma grande número dos bons leitores antigos essa opção hoje já não existe. O que é uma pena porque significa que um equipamento que está todo operacional e tocava bem está condenado a não poder desempenhar o papel para o qual foi criado, apenas por causa de um componente...  Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Laser para o sony 338 ES   Cuidado com os lasers... EmptyTer Out 30 2018, 23:08

...é de facto uma grande "complicação"..mas..."cientificamente"organizada pelos fabricantes.
O meu Sony 338 ES foi para a prateleira porque o laser novo custa cerca de € 450 !!!! SÓ...
Ir para o topo Ir para baixo
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyQui Nov 01 2018, 10:11

Fernando Salvado escreveu:
O meu Sony 338 ES foi para a prateleira porque o laser novo custa cerca de € 450 !!!! SÓ...

Para os lasers antigos só há dois tipos de novos: chineses e new old stock.
O chato é que também aparecem chineses a serem vendidos como "originais", mas tipicamente os chineses distinguem-se por serem baratos ou não haver provas que são originais.

O 338ES usava o KSS-151A que foi um laser popular. Era um laser "topo de gama" usado por muitas marcas (Akai, Denon, Teac, Sony, etc). Logo a probabilidade de existir new old stock é elevada.

Já os leitores da Sony que referi no 1º post usavam lasers ultra-raros e ainda por cima eram aparelhos que vendiam poucas unidades por serem highend. Por exemplo, que eu tenha conhecimento o laser KSS-281A só foi usado no Sony CDP-X777ES.
Quem comprar um leitor destes deve ter consciência que a forma do aparelho não ficar inutilizável qd o laser avariar é inutilizar outro CDP-X777ES tirando-lhe o laser.

Cuidado com os lasers... 809774

Cuidado com essas compras...
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyQui Nov 01 2018, 10:47

Studio 51 escreveu:
Fernando Salvado escreveu:
O meu Sony 338 ES foi para a prateleira porque o laser novo custa cerca de € 450 !!!! SÓ...

Para os lasers antigos só há dois tipos de novos: chineses e new old stock.
O chato é que também aparecem chineses a serem vendidos como "originais", mas tipicamente os chineses distinguem-se por serem baratos ou não haver provas que são originais.

O 338ES usava o KSS-151A que foi um laser popular. Era um laser "topo de gama" usado por muitas marcas (Akai, Denon, Teac, Sony, etc). Logo a probabilidade de existir new old stock é elevada.

Já os leitores da Sony que referi no 1º post usavam lasers ultra-raros e ainda por cima eram aparelhos que vendiam poucas unidades por serem highend. Por exemplo, que eu tenha conhecimento o laser KSS-281A só foi usado no Sony CDP-X777ES.
Quem comprar um leitor destes deve ter consciência que a forma do aparelho não ficar inutilizável qd o laser avariar é inutilizar outro CDP-X777ES tirando-lhe o laser.

Cuidado com os lasers... 809774

Cuidado com essas compras...


O cdp x777es foi um dos melhores de todos os tempos, superior ao pioneer pd-93, já de si uma obra prima. O que tenho agora é o scd 777es e vai ser uma questão de tempo… Mas na net não há muita gente a berrar por causa deste laser, que é duplo, mas parece que ainda não começou a dar problemas a sério.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyQui Nov 01 2018, 10:52

já agora uma curiosidade sobre o pd-93 e que demonstra a superioridade de construção do material áudio japonês até a eternidade. Durante uns dez anos depois do lançamento do aparelho a Pioneer no Japão não recebeu nenhum relatório de avaria deste leitor, que os representantes tinham obrigação de fazer para monitorizar a qualidade dos componentes. Os que andam por aí (e sei que um sócio do fórum tem um) vão durar mais vinte anos sem problemas...
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyQui Nov 01 2018, 11:45

Cuidado com os lasers! Eles andam por aí... lol!  
Cuidado com os lasers... Latest?cb=20120131115229&path-prefix=deCuidado com os lasers... SabredeluzCuidado com os lasers... Laser%2Bbeam
Ir para o topo Ir para baixo
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyQui Nov 01 2018, 12:13

galvaorod escreveu:
Os que andam por aí (e sei que um sócio do fórum tem um) vão durar mais vinte anos sem problemas...

Eu não punha a mão no fogo... dvil
Ir para o topo Ir para baixo
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyQui Nov 01 2018, 12:15

Ghost4u escreveu:
Cuidado com os lasers! Eles andam por aí... lol!  
Cuidado com os lasers... Latest?cb=20120131115229&path-prefix=deCuidado com os lasers... SabredeluzCuidado com os lasers... Laser%2Bbeam

Cuidado com os lasers... 2441895546 Cuidado com os lasers... 2441895546 Cuidado com os lasers... 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: cuidado com os lasers   Cuidado com os lasers... EmptyQui Nov 01 2018, 17:07

Studio 51 e Galvaorod...

Obrigado pelas informações prestadas. Se souberem onde posso adquirir, por um valor ..."razoável", um laser KSS-151A...agradeço a informação....e como há sempre alguém com falta de peças de substituição...
talvez haja alguém á procura de agulhas Shure N 44 C Improved. Como tenho pelo menos dez...faço uma proposta..."Dez-honesta"...troco por algo do meu interesse, como por exemplo...um NAGRA de qualquer modelo !!!!
SE não tiverem um Nagra...não faz mal...ficam a dever!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySex Nov 02 2018, 12:56

ola! Pessoal,

Sou um dos felizardos que tem um pioneer PD 93, não conheço o sony cdp x777es que dizem ser melhor, realmente para ser melhor tem que ser mesmo muito bom, duvido que a qualidade de construção seja melhor quanto ao som já sabem cada cabeça sua sentença .
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySex Nov 02 2018, 16:17

Rufas escreveu:
ola! Pessoal,

Sou um dos felizardos que tem um pioneer PD 93, não conheço o sony cdp x777es que dizem ser melhor, realmente para ser melhor tem que ser mesmo muito bom, duvido que a qualidade de construção seja melhor quanto ao som já sabem cada cabeça sua sentença .


http://www.thevintageknob.org/pioneer-PD-93.html

Ir para o topo Ir para baixo
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySex Nov 02 2018, 20:57

Rufas escreveu:
ola! Pessoal,

Sou um dos felizardos que tem um pioneer PD 93, não conheço o sony cdp x777es que dizem ser melhor, realmente para ser melhor tem que ser mesmo muito bom, duvido que a qualidade de construção seja melhor quanto ao som já sabem cada cabeça sua sentença .

Nunca ouvi um Pioneer PD-93. A qualidade de construção parece ser exemplar.

Se tivesse que apostar eu diria que o PD-93 é superior ao CDP-X777ES. Não sei como se comparam os andares de saída e o transporte, mas admitindo que estão ao mesmo nível, o PD-93 usa chips PCM63P-K, que são unanimemente considerados como os melhores DACS da história do audio na conversão do formato CD. 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySex Nov 02 2018, 23:08

Studio 51 escreveu:
Rufas escreveu:
ola! Pessoal,

Sou um dos felizardos que tem um pioneer PD 93, não conheço o sony cdp x777es que dizem ser melhor, realmente para ser melhor tem que ser mesmo muito bom, duvido que a qualidade de construção seja melhor quanto ao som já sabem cada cabeça sua sentença .

Nunca ouvi um Pioneer PD-93. A qualidade de construção parece ser exemplar.

Se tivesse que apostar eu diria que o PD-93 é superior ao CDP-X777ES. Não sei como se comparam os andares de saída e o transporte, mas admitindo que estão ao mesmo nível, o PD-93 usa chips PCM63P-K, que são unanimemente considerados como os melhores DACS da história do audio na conversão do formato CD. 2cclzes

Ámen!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySáb Nov 03 2018, 13:56

Studio 51 escreveu:
Rufas escreveu:
ola! Pessoal,

Sou um dos felizardos que tem um pioneer PD 93, não conheço o sony cdp x777es que dizem ser melhor, realmente para ser melhor tem que ser mesmo muito bom, duvido que a qualidade de construção seja melhor quanto ao som já sabem cada cabeça sua sentença .

Nunca ouvi um Pioneer PD-93. A qualidade de construção parece ser exemplar.

Se tivesse que apostar eu diria que o PD-93 é superior ao CDP-X777ES. Não sei como se comparam os andares de saída e o transporte, mas admitindo que estão ao mesmo nível, o PD-93 usa chips PCM63P-K, que são unanimemente considerados como os melhores DACS da história do audio na conversão do formato CD. 2cclzes

Unanimemente é relativo. Há quem diga que é o último chip da ESS ou da AKM ou da TI ou da...
Ir para o topo Ir para baixo
Studio 51
Membro AAP
Studio 51


Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/10/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySeg Nov 05 2018, 20:15

O Pionner PD-93 usava o laser PWY1004. Está um à venda em Taiwan (alegadamente new old stock, made in Japan) por $700 (com desconto dado que o preço original era de $900).
https://www.ebay.com/itm/Original-Pioneer-PWY1004-laser-head-for-Pioneer-PD-93-PD-95-PD-3000-PD-5000-/352471597889

Além do laser um leitor de CDs pode engripar por múltiplos motivos... http://lampizator.eu/LAMPIZATOR/TRANSPORT/laser/Laserology.html

A grande fragilidade dos leitores modernos é o DAC. Raramente são reparáveis (placas de elevada integração) e as marcas (highend ou não) muitas vezes não guardam stock para além do exigido legalmente. Ou seja, hoje compramos um DAC de 1.000 ou 10.000. Daqui a uns anos avaria... Lixo.
Com os amplificadores modernos é igual...

Vivam os gira-discos e os amplificadores vintage!!!
   Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySeg Nov 05 2018, 21:37

O pioneer PD 93 tem 26 anos sempre a bombar nunca avariam, espero eu…. Cuidado com os lasers... 310490
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptySeg Nov 05 2018, 21:38

Desculpem enganei-me no imoge Cuidado com os lasers... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyDom Nov 18 2018, 21:52

Ghost4u escreveu:
Cuidado com os lasers! Eles andam por aí... lol!  
Cuidado com os lasers... Latest?cb=20120131115229&path-prefix=de

No meu caso particular é mais isto! What a Face
Cuidado com os lasers... BSG-Cylon-Raiders-Attack
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... EmptyDom Nov 18 2018, 22:49

Cylon escreveu:
Ghost4u escreveu:
Cuidado com os lasers! Eles andam por aí... lol!  
Cuidado com os lasers... Latest?cb=20120131115229&path-prefix=de

No meu caso particular é mais isto! What a Face
Cuidado com os lasers... BSG-Cylon-Raiders-Attack

Cuidado com os lasers... 265963 Cuidado com os lasers... 265963 Cuidado com os lasers... 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cuidado com os lasers... Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidado com os lasers...   Cuidado com os lasers... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cuidado com os lasers...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Não recomendável -cuidado
» A L A R M E!! - Cuidado com o Telemóvel
» Cuidado com a Net e os piratas
» Cuidado com o estantes Ikea
» Vírus mortal - CUIDADO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: