Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dúvida sobre Saba a válvulas

Ir para baixo 
+4
jpinto
Nafty
José Miguel
taunus
8 participantes
AutorMensagem
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptySeg Ago 13 2018, 14:28

Boa tarde

Antes de colocar as minhas dúvidas devo referir que não percebo nada de válvulas. Alias vendo bem as coisas, também percebo pouco de transístores.

O caso é este. O meu pai tem um radio Saba a válvulas que usa regularmente. Aqui há tempos teve a infeliz ideia de o entregar ao carpinteiro para lhe dar uma lixadela e envernizadela. O radio ficou lindo, mas escusado será dizer que agora não funciona. Já levou na cabeça pois eu tinha-lhe feito isso com outros cuidados. Estive a abri-lo e dei conta das seguintes questões:

- Não acede a luz interior que ilumina o painel
- Quando ligado faz um ligeiro zumbido na coluna, logo a corrente passa
- Todas as 4 válvulas aquecem e 3 delas acendem ligeiramente (ver foto 1). A 4ª válvula também aquece mas não acende (ver foto 2).
- Esta 4ª válvula parecia-me ligeiramente empenada e depois de a retirar verifiquei que tinha uma ligeira estaladela na base. Penso ter descoberto a origem do problema pois o carpinteiro deve ter-lhe tocado e com a pressão estalou.

Agora surgem as dúvidas. Quando uma válvula está fora de serviço o que é suposto acontecer num equipamento destes? Deixa tudo de funcionar? Inclusive a lâmpada de iluminação do painel?

Posso substituir a ECL 86 (ver foto 3) por uma PCL 86? Sendo esta última é mais fácil de arranjar (aqui neste link fala-se que são semelhantes com uma diferença no "heater" ... Sei lá eu o que é isto de "heater" Dúvida sobre Saba a válvulas 424293 ) https://www.vintage-radio.net/forum/showthread.php?t=56099

Foto1
Dúvida sobre Saba a válvulas 20180811

Foto2
Dúvida sobre Saba a válvulas 20180812

Foto3
Dúvida sobre Saba a válvulas 20180813
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptySeg Ago 13 2018, 16:32

É levar esse Saba a Paços de Ferreira, ao senhor Carlos Mêda! Wink

https://m.facebook.com/Carlos-Mêda-Rádios-Antigos-750017175024590/?refid=13&__tn__=%2Cg
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyTer Ago 14 2018, 09:31

É o melhor conçelho. Leve esse aparelho a um esperto.
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyTer Ago 14 2018, 09:48

Bom dia
Pois, a questão é que o aparelho está em Bragança e não queria andar com ele de um lado para o outro. E como vi que aquela válvula não estava em condições vou apostar na sua substituição.
Só gostava que alguém com conhecimento de causa me respondesse às questões, especialmente a "Quando uma válvula está fora de serviço o que é suposto acontecer num equipamento destes? Deixa tudo de funcionar? Inclusive a lâmpada de iluminação do painel?"
Grato
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyTer Ago 14 2018, 16:55

Deve haver mais alguma coisa avariada pois a lâmpada de iluminação do painel é alimentada, em principio, diretamente de uma saída do transformador, normalmente é a mesma que alimenta os filamentos das válvulas. Claro que a lâmpada pode estar fundida.

A PCL86 não é uma substituição direta da ECL86 a diferença está na tensão de alimentação do filamento (13.6V para a PCL86 e 6.3V para a ECL86).

Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyTer Ago 14 2018, 17:04

jpinto escreveu:
Deve haver mais alguma coisa avariada pois a lâmpada de iluminação do painel é alimentada, em principio, diretamente de uma saída do transformador, normalmente é a mesma que alimenta os filamentos das válvulas. Claro que a lâmpada pode estar fundida.

A PCL86 não é uma substituição direta da ECL86 a diferença está na tensão de alimentação do filamento (13.6V para a PCL86 e 6.3V para a ECL86).


Pois, poderá estar mesmo fundida pois o rádio andou em movimento.

Uma questão de noviço, que é a seguinte, um aparelho destes com algumas válvulas, quando uma delas avaria deixa simplesmente de funcionar? Nomeadamente o som?
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyTer Ago 14 2018, 17:42

Sim deixa de funcionar, todas as válvulas são necessárias para que funcione.

Cuidado ao mexer pois as tensões dentro do equipamento são altas e dá para apanhar um valente choque affraid e não se esqueça que mesmo depois de desligar o equipamento da tomada os condensadores ainda mantêm alguma carga.
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyTer Ago 14 2018, 17:55

jpinto escreveu:
Sim deixa de funcionar, todas as válvulas são necessárias para que funcione.

Cuidado ao mexer pois as tensões dentro do equipamento são altas e dá para apanhar um valente choque affraid e não se esqueça que mesmo depois de desligar o equipamento da tomada os condensadores ainda mantêm alguma carga.

Sim, esse cuidado está assegurado. Tenho pouco cabelo mas não quero perder o que me resta Dúvida sobre Saba a válvulas 265963
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQua Ago 15 2018, 14:58

Olá
Essa válvula com a parte de cima com a cor branca está sem sombra de dúvida morta. Tem ar lá dentro. Se for substituída até pode ser que o aparelho funcione. Se fosse eu, antes de gastar dinheiro tentava arranja uma igual para ver se o aparelho ganhava vida.
Cumprimentos
João
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQua Ago 15 2018, 16:47

João da Bernarda escreveu:
Olá
Essa válvula com a parte de cima com a cor branca está sem sombra de dúvida morta. Tem ar lá dentro. Se for substituída até pode ser que o aparelho funcione. Se fosse eu, antes de gastar dinheiro tentava arranja uma igual para ver se o aparelho ganhava vida.
Cumprimentos
João

Pois, isso é o que vou tentar fazer primeiro. Não sei se vai ficar a funcionar, mas uma coisa que sei é que essa válvula está KO.

Alguém pode informar de contactos de quem tenha essas válvulas ECL 86? No OLX não tive sucesso. No eBay são carotas e vão demorar algum tempo. Se não tiver alternativa lá terá que ser.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: duvidas sobre válvulas    Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQua Ago 15 2018, 17:51

No OLX encontrasse um anúncio a válvulas na Chancelaria - Torres Novas do Sr. Vasco Araújo, certamente terá o que procura
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Ago 16 2018, 14:47

Luis Filipe escreveu:
No OLX encontrasse um anúncio a válvulas na Chancelaria - Torres Novas do Sr. Vasco Araújo, certamente terá o que procura

Obrigado
Vou contactar
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptySáb Ago 18 2018, 18:25

Tenho mas agora estou de férias fora.
Mas é uma válvula comum. Tente na Radiolux em Lisboa ou talvez o Joaquim Pinto tenha também é mande pelo correio.
Cumprimentos
Joao
Ir para o topo Ir para baixo
mdoria




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : Ponta Delgada

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: RE: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Set 06 2018, 15:09

Boas:

Após procurar vi que a 6GW8 é equivalente à ECL86.
(procurei no google



A tube Amp Doctor é na alemanha e eles fornecem a 6GW8. As encomendas chegam relativamente rápido e, até à data, nunca tive problemas.

Se não tem mesmo qualquer base, então a melhor recomendação é a que já foi aqui dada: leve o equipamento a alguém familiarizado com esta tecnologia.

Para diagnosticar exactamente o problema do seu equipamento, recomendaria:
- Arranje o esquema ou manual de serviço.
- Observe todos os componentes (condensadores "inchados", com perda de fluido, resistências descoloradas)
- Use um variac e vá subindo lentamente a tensão de alimentação.
- Meça as tensões no transformador de alimentação - têm que ser sempre inferiores ao indicado no esquema.
- Durante estas medidas, vá subindo a tensão no Variac até chegar à tensão de funcionamento. Nesta altura, as suas voltagens devem ser correspondentes (com a devida tolerância) às indicadas no esquema.
- Tenha em conta que não é suposto os filamentos das válvulas mostrarem um brilho intenso, eles estão no centro das válvulas e normalmente só se vê parte deles.
- Caso exista alguma válvula sem brilho, o problema será da própria válvula, na alimentação do filamento ou na base (socket).

Espero ter ajudado
Melhores cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptySeg Out 01 2018, 15:04

Obrigado pela ajuda de todos.

Venho "prestar contas" do resultado...

Consegui uma Mullard via UK a um preço conveniente, considerando que os preços desta válvula já são um pouco puxados, IMHO.

Já foi colocada no socket e o Saba voltou à vida. Está a funcionar lindamente.

Entretanto quero resolver a questão da luz do painel. Aquilo tem uma pequena lâmpada de rosca que está fundida. Já retirei a lâmpada e agora tenho duas questões a resolver, 1º quais as características técnicas que devo observar para a sua substituição, (tensão, corrente e resistência) e 2º substituir o casquilho pois o original está fossilizado e começou a desfazer nas minhas mãos.

Penso que estas lâmpadas sejam bastante genéricas mas prefiro ter certezas e não andar a fazer experiências lol!

Não tenho aqui foto mas depois coloco....
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptySeg Out 01 2018, 22:16

A lâmpada é esta... Já descobri que é casquilho E5 mas não faço mínima ideia da tensão....

A inscrição é WSO7/0,3A

Dúvida sobre Saba a válvulas 20181013

Dúvida sobre Saba a válvulas 20181012
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 09:49

Bom dia

Alguma alma caridosa que me possa ajudar com a lâmpada?

Será que esta com 6,3v serve para o que quero?

https://www.aquario.pt/pt/product/indefinido-lampada-miniatura-e5-63v-lrm6v3

Pergunto-me por causa deste anúncio:

https://www.ebay.com/itm/6-3V-E5-Light-Bulbs-Light-Up-All-Push-buttons-on-Your-Saba-Tube-Radio/151926686092?hash=item235f89418c:g:k0oAAOSw5dNWpn-K
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 10:18

taunus escreveu:
Bom dia

Alguma alma caridosa que me possa ajudar com a lâmpada?

Será que esta com 6,3v serve para o que quero?

https://www.aquario.pt/pt/product/indefinido-lampada-miniatura-e5-63v-lrm6v3

Pergunto-me por causa deste anúncio:

https://www.ebay.com/itm/6-3V-E5-Light-Bulbs-Light-Up-All-Push-buttons-on-Your-Saba-Tube-Radio/151926686092?hash=item235f89418c:g:k0oAAOSw5dNWpn-K

Usar o anuncio do ebay como "guia" é uma solução catita.

Eu se estivesse nessa situação e não pudesse contar com a colaboração do técnico procederia exactamente assim.

Não tendo um técnico a outra solução é tentar arranjar o esquema e ver nele quais são os valores da lâmpada Dúvida sobre Saba a válvulas 22692

Há muitos e muitos anos tive um Graetz desse tipo em mono, que me fez muito boa companhia e deixou boas recordações.
Ir para o topo Ir para baixo
mdoria




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : Ponta Delgada

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 10:24

taunus escreveu:
Bom dia

Alguma alma caridosa que me possa ajudar com a lâmpada?

Será que esta com 6,3v serve para o que quero?

https://www.aquario.pt/pt/product/indefinido-lampada-miniatura-e5-63v-lrm6v3

Pergunto-me por causa deste anúncio:

https://www.ebay.com/itm/6-3V-E5-Light-Bulbs-Light-Up-All-Push-buttons-on-Your-Saba-Tube-Radio/151926686092?hash=item235f89418c:g:k0oAAOSw5dNWpn-K

Olá, bom dia.

Tem o esquema?
Se tiver, repare se a lâmpada é alimentada pelo enrolamento do transformador que alimenta também os filamentos das válvulas. Válvulas como 12Ax7, 12AT7, que são equivalentes às ECC83 e ECC81 respectivamente, são alimentadas a 12v mas têm uma tomada no meio dos dois filamentos que possibilita o seu aquecimento por 6,3 v, o que é bastante comum. Aliás, o 12 na referência desta família indica a tensão de alimentaçãodo filamento. Isto é válido para outras referências (não todas), como por exemplo a 6L6, 6V6...
Resultado: Tendo o esquema, com as referências das válvulas é possível saber isto com mais exactidão. Torna-se é necessário ter em atenção a potência da lâmpada para não sobrecarregar este circuito de alimentação. Se tiver o esquema poste, que eu tento ajudar.

Melhores cumprimentos
Marco Dória Santos
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 11:20

Vou tentar encontrar o esquema.... mas não deve ser fácil...
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 12:55

Afinal não foi difícil.

Aqui está ele:

https://docdro.id/wwT1zNR

Quem puder ajudar fico grato.
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 13:11

Arranjei mais umas fotos... na primeira também tem um mini esquema com a lâmpada e as válvulas, não sei se ajuda:

Dúvida sobre Saba a válvulas Img-2014

Dúvida sobre Saba a válvulas Img-2016

Dúvida sobre Saba a válvulas Img-2015

Dúvida sobre Saba a válvulas Img-2017
Ir para o topo Ir para baixo
mdoria




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : Ponta Delgada

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 13:53

taunus escreveu:
Afinal não foi difícil.

Aqui está ele:

https://docdro.id/wwT1zNR

Quem puder ajudar fico grato.

Falta uma página, estou a tentar fazer download. A página que falta é a que tem o secundário do transformador...

Azar!
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 14:12

mdoria escreveu:
taunus escreveu:
Afinal não foi difícil.

Aqui está ele:

https://docdro.id/wwT1zNR

Quem puder ajudar fico grato.

Falta uma página, estou a tentar fazer download. A página que falta é a que tem o secundário do transformador...

Azar!

Falha minha. Voltei ao Radiomuseum e vi que só tinha feito download da 1ª página. Obrigado pelo reparo. Aqui vai a 2ª página.

https://docdro.id/XQ4Fexq


Ir para o topo Ir para baixo
mdoria




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : Ponta Delgada

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 14:16

Boas.a Lâmpada é de 7 V, 0,3 amp. (300 mA). Espero que ajude.
Cumprimentos,
Marco Dória Santos.
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 14:22

mdoria escreveu:
Boas.a Lâmpada é de 7 V, 0,3 amp. (300 mA). Espero que ajude.
Cumprimentos,
Marco Dória Santos.

Então não ajuda! Claro que sim.

Isto quer dizer que posso usar as de 6,3V que são as únicas disponíveis?

Tenho é de questionar a Aquário sobre a corrente da mesma que têm à venda

https://www.aquario.pt/pt/product/indefinido-lampada-miniatura-e5-63v-lrm6v3
Ir para o topo Ir para baixo
mdoria




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : Ponta Delgada

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 14:46

Para usar a de 6,3 tem que colocar uma resistência, caso contrário a lâmpada não vai durar muito. A resistência é colocada em série com a lâmpada e deve ter o valor de 5.6 ohm a 1 watt. (queremos uma queda de tensão de 1,7 volt, logo r = u/I, portanto 1,7/0,3=5.6. I watt porque p=u X I, logo 0,51 watt, arredonda para cima da um watt. Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
mdoria




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : Ponta Delgada

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 14:49

Desculpe contas de cabeça no telemóvel. Já dou o valor certo. Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
mdoria




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : Ponta Delgada

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 15:00

mdoria escreveu:
Desculpe contas de cabeça no telemóvel. Já dou o valor certo. Abraço

A resistência deve ser de 2.2 ohm / 0,5 watt. Pode parecer pouco, mas está a sobrecarregar a lâmpada em cerca de 11% a mais para aquilo que ela foi projectada. Nos cálculos tive em conta a corrente de 0,3 A, que também aumentará caso a resistência não seja colocada.
Espero que ajude.
Abraço e desculpe a resposta errada.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas EmptyQui Out 04 2018, 23:32

Estive a verificar a tensão maxima das válvulas na alimentação do aquecimento e é de 6.3V. As lâmpadas estão em paralelo com a alimentação das válvulas pelo que as lâmpadas de 6.3V devem servir sem ser necessário uma resistência em série.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre Saba a válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Saba a válvulas   Dúvida sobre Saba a válvulas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre Saba a válvulas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre QUAD 33
» Dúvida sobre célula
» Dúvida sobre cabos
» Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??
» Duvida sobre correia Joel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: