Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 John Coltrane, novo álbum

Ir para baixo 
+3
Alexandre Vieira
TD124
António José da Silva
7 participantes
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptySex Jun 08 2018, 14:45

Ao que parece, foi descoberta uma master tape com um álbum inédito do grande Mestre.

https://www.theguardian.com/music/2018/jun/08/lost-1963-john-coltrane-album-discovered#img-3


John Coltrane, novo álbum 186910

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  John Coltrane, novo álbum 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptySáb Jun 09 2018, 07:50

António José da Silva escreveu:
Ao que parece, foi descoberta uma master tape com um álbum inédito do grande Mestre.
John Coltrane, novo álbum 186910

Jà vai sair no dia 29 de Junho  John Coltrane, novo álbum 693932  ... estou em pulgas para ouvi-lo John Coltrane, novo álbum 491368
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptySáb Jun 09 2018, 13:12

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
Ao que parece, foi descoberta uma master tape com um álbum inédito do grande Mestre.
John Coltrane, novo álbum 186910

Jà vai sair no dia 29 de Junho  John Coltrane, novo álbum 693932  ... estou em pulgas para ouvi-lo John Coltrane, novo álbum 491368

Como diz a canção, não, não (sou) és o único... John Coltrane, novo álbum 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  John Coltrane, novo álbum 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptySáb Jun 09 2018, 13:20

António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
Ao que parece, foi descoberta uma master tape com um álbum inédito do grande Mestre.
John Coltrane, novo álbum 186910

Jà vai sair no dia 29 de Junho  John Coltrane, novo álbum 693932  ... estou em pulgas para ouvi-lo John Coltrane, novo álbum 491368

Como diz a canção, não, não (sou) és o único... John Coltrane, novo álbum 933723

Para quem gosta de Jazz e não só é uma coisa inaudita! Passados todos estes anos descobri-se um inédito.


O álbum será de que ano?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptySáb Jun 09 2018, 15:55

Segundo dizem, de 1963.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  John Coltrane, novo álbum 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13433
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptySáb Jun 09 2018, 15:56

1963 é o ano do registo; possuo um exemplar, que continua intacto (por ouvir).
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptyDom Jul 22 2018, 14:54

Alguém pode recomendar que vinyl adquirir?

A versão normal 1 LP ou a versão de luxe 2 LP
Parece-me que a versão de luxo de 2 LP é a versão normal mais um LP com versões (segundo a jpc) de luxo. Mas valerá a pena optar pelos dois discos?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13433
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptyDom Jul 22 2018, 15:21

Prezado João Henrique,

A meu ver, a mais valia da edição pomposa é o trabalho gráfico.

Com cumprimentos deluxe,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptyDom Set 09 2018, 16:40

Recebi o album no regresso das férias ... mas como ando zangado com o gira residente não o escutei. Alguns dias depois tive a oportunidade de ouvi-lo em boas condições na casa de um amigo e não fiquei ném entusiasmado ném desiludido, apenas perplexo. Ontém puz o meu a rodar e ouvi-o duas vezes de seguida:

Não é um grande album do Coltrane é certo, ném mesmo um a aconselhar como entrada no periodo "clàssico" ou na discografia deste grande artista. Fiquei com o sentimento que é uma obra para "Coltranistas" que jà possuém os grandes padrões historicos e que o juntam à coleção por principio, pelo respeito ... o que foi o meu caso.

Não consigo ser critico em relação à obra do Coltrane pois é-me demasiado intima, mas também não posso aconselhar este disco abertamente ... hà muito, muito melhor tanto antes que depois. Digo-me então que o "Lost album" se tivesse continuado perdido, não faria grande falta Rolling Eyes

PS: Em contrapartida o album também perdido e encontrado do Monk "Les Liaisons dangereuses" é imenso!!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptyQui Set 13 2018, 18:40

TD124 escreveu:
Recebi o album no regresso das férias ... mas como ando zangado com o gira residente não o escutei. Alguns dias depois tive a oportunidade de ouvi-lo em boas condições na casa de um amigo e não fiquei ném entusiasmado ném desiludido, apenas perplexo. Ontém puz o meu a rodar e ouvi-o duas vezes de seguida:

Não é um grande album do Coltrane é certo, ném mesmo um a aconselhar como entrada no periodo "clàssico" ou na discografia deste grande artista. Fiquei com o sentimento que é uma obra para "Coltranistas" que jà possuém os grandes padrões historicos e que o juntam à coleção por principio, pelo respeito ... o que foi o meu caso.

Não consigo ser critico em relação à obra do Coltrane pois é-me demasiado intima, mas também não posso aconselhar este disco abertamente ... hà muito, muito melhor tanto antes que depois. Digo-me então que o "Lost album" se tivesse continuado perdido, não faria grande falta Rolling Eyes

PS: Em contrapartida o album também perdido e encontrado do Monk "Les Liaisons dangereuses" é imenso!!!...

cheers

Caro Paulo,
Belo apontamento. Em parte revejo-me nesse sentimento, com excepção na afirmação: "se tivesse continuado perdido, não faria grande falta".

Desde o inicio achei tratar-se de uma oportuna jogada da Verve para recuperar a moribunda Impulse. As noticias, em modo de publicidade, sucederam-se em catadupa; a meu ver de forma exagerada. Os media que normalmente não dão qualquer cobertura ao Jazz, abordaram este tema de forma central (... e imagine-se que até no rodapé do Telejornal apareceu a noticia "Descoberta gravação perdida do John Coltrane, 50 anos após a sua morte"!). Enfim...

Quanto ao disco na versão dupla (provavelmente desnecessária) torna-se demasiado longo pela quantidade de re-takes. Não que os re-takes constituam um factor de monotonia no repertório do Coltrane; antes pelo contrário. "My Favorite Things", tocada/gravada vezes sem conta, é um bom exemplo disso; mas em discos diferentes. Em suma, gostei da qualidade da gravação, do grafismo (e do título "Both Directions At Once"), dos novos temas e da "nova" versão do "Nature Boy".

Por último (que já me estou a esticar), nunca ouví ninguém afirmar tratar-se de uma obra prima/central do John Coltrane. Trata-se tão somente de mais uma das suas incontáveis gravações. É sabido que o virtuoso saxofonista gostava de registar - de forma quase obsessiva - tudo (ou quase) o que acontecia em estudio (e ao vivo). Daí terem sido editados mais discos após a sua morte do que ao longo da sua vida. Este, trata-se apenas de mais um registo. Essencial? Não. Importante? Sim. Como tudo o que este extraordinário quarteto nos deixou.

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum EmptyQui Set 13 2018, 21:12


Caros amigos,

Existem, por assim dizer, 2 edições desse álbum, ou 2 álbuns com conteúdos semelhantes, que saíram ao mesmo tempo. Uma, já aqui mostrada a capa e, como diz o João Henrique, com 1 LP, dando a ideia de algo perdido. Outra a tal de luxo com 2 LPs, em que o segundo é um pouco vira o disco e toca o mesmo.

Também, como diz o Paulo, não é carne, nem é peixe. Come-se! O certo é que eu, já comi esta versão de luxo uma série de vezes e estou convencido que prima por um melhor cuidado de edição, nomeadamente prensagem.
Imagem da dita de luxo
John Coltrane, novo álbum Img_0422
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





John Coltrane, novo álbum Empty
MensagemAssunto: Re: John Coltrane, novo álbum   John Coltrane, novo álbum Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
John Coltrane, novo álbum
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» John Mayall/ZZ Top
» RIP Paul Bley
» John Lennon
» RIP JOHN ABERCROMBIE
» Apresentação John

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: