Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ariston RD80

Ir para baixo 
+3
António José da Silva
nbunuel
MJC
7 participantes
AutorMensagem
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 17:09

Teve ontem alta do CRAVA ― Casa de Repouso do Analógico, Vinil e Afins ― o Ariston RD80 do forista Vodoo.

De facto, este GD, com um SME 3000 SII Improved, tinha dado entrada para um check-up geral e, se necessário, alguns tratamentos de rotina.

Não tendo o CRAVA a fama, nem o proveito de outras clínicas de renome, tem a vantagem de, até à data, se orgulhar de um sucesso quase total e da satisfação dos clientes no que toca à relação qualidade/preço. Desta vez nem um cafezinho pagaram…

Sendo que desde meados dos anos 70 já passaram pelo CRAVA umas centenas de GDs, orgulha-se o CRAVA-Mor de ter algum conhecimento de causa. E esse conhecimento deve-se sobretudo à paciência e boa vontade de muitas pessoas que tendo mais sabedoria e experiência que esta alminha, nunca se importaram de as partilhar. E no caso do Ariston RD80/SME 3009 II Imp do Vodoo tal voltou a acontecer.

Não sabendo a quantidade exacta de óleo que deveria colocar no poço do veio, não hesitei em recorrer ao forista Ricardo Cruz ― uma autoridade também em Ariston RD80 ― o qual de pronto me elucidou da forma correcta de proceder.

Apenas diferimos em duas questões,

1- O forista Ricardo Cruz utiliza um babete de papel absorvente de cozinha, enquanto eu utilizo um papel de cozinha usado, preferivelmente dos pasteis de bacalhau do dia anterior.

2- O forista Ricardo Cruz utiliza um óleo automotivo sintético, e eu utilizo uma formulação secreta e proprietária. Posso revelar que parte significativa da minha mixórdia é composta precisamente pelo já mencionado óleo da fritura dos pasteis de bacalhau. Nos GDs mais antigos, por vezes utilizo óleo de fritar iscas, daí o seu aspecto negro.

Como muito bem salientou o forista Ricardo Cruz, nada de Teflon por causa da natureza porosa dos bronzes do Ariston.

Aqui ficam os meus (e de certeza do Vodoo) agradecimentos públicos ao Ricardo Cruz por esta preciosíssima colaboração.

O Ariston RD80 é um GD simples, muito bem construído. O epíteto de Linn LP12 dos pobres é algo injusto. Deveria ser denominado o Linn LP12 dos espertos e sábios, pois a diferença de preço, na altura e também no mercado de usados, não justifica a diferença quantitativa e qualitativa do material extraído do vinil. É claro que já todos vocês sabem do meu ódio de estimação para com o Mr. IT e o LP12. Se calhar é um relação tipo Salieri/Mozart, mas o que é facto é que nunca consegui compreender a razão de ser de tanto fanatismo à volta do Linn Sondek LP12. E olhem que não tive só um ou dois. Podem dizer que nunca os soube afinar. Admito. Mas quando vivi nas terras da Isabelinha, tomei parte em alguns testes cegos ― eu sempre vi muito mal ― e, mesmo considerando o preconceito, a coisa nunca foi muito favorável ao LP12.


As entranhas Ariston RD80 AristonRD8001Interior

Adiante.

Como na maior parte dos GDs com este tipo de suspensão, o estupor do cabo do braço com a sua resiliência/pouca elasticidade/dureza é sempre determinante na afinação da dita suspensão. Depois de afinar a suspensão ― sem o cabo ― vai de conectar o dito e tentar a compensação devida pela interacção do demo/cabo.
Depois é tentar encontrar a melhor curvatura e trajecto do cabo até ao clip que o fixa à base do GD. Aqui, e sem autorização do proprietário, o »não-sei-como-é-que-se-diz-cable-tie-em-português-arnês-acho-demasiado« levou uma tesourada e a coisa ficou muito mais limpa sendo que o excesso do cable-tie deixou de raspar em tudo o que era componente. Achada a posição mais correcta do arnês, este foi devidamente aparafusado. A colagem dos dois arneses que fixam o cabo de alimentação foi reforçada.

Ficou combinado que numa próxima oportunidade, o cabo original do SME irá ser substituído por »algo« mais conveniente em todos os aspectos a considerar.

O exagero do cable-tie Ariston RD80 AristonRD8003CableTie

O cable-tie aparado Ariston RD80 AristonRD8004CableTieCortado

Aquela que eu considerei a melhor posição para o cabo dentro da caixa Ariston RD80 AristonRD8005CaboSME

O nivelamento final da suspensão Ariston RD80 AristonRD8001Nvel


Seguiu-se a limpeza da polia do motor, do sub-prato, do poço do veio e do veio.
Depois de inspeccionar o veio e este aparentar à vista desarmada um estado bastante bom, foi chegada a altura de encher o poço do veio com o tal óleo
de fritar pasteis de bacalhau. Em poços deste género e com um enchimento semelhante ou superior, utilizo sempre dois babetes. Um maior que serve durante o enchimento, e outro mais pequeno que funciona durante a fase em que o veio desce e repousa no rolamento do sistema.
Este segundo babete é cortado num dos lados para permitir a sua remoção após a descida do veio/sub-prato. A operação correu muito bem e o segundo babete quase não tinha nenhum óleo.

Depois de algum tempo a rodar e passado o cheiro a pasteis de bacalhau, o GD que tinha dado entrada em ligeiro estado de bradicardia, ficou com as 33 rpm correctas e se alguma diferença houver, é mesmo por um mero Catroga. Como todos nós sabemos, desde o Ricardo Cruz ao Vodoo, este tipo de GDs beneficiará de uma fonte de alimentação mais trabalhada. Assim haja carcanhois.

Os babetes e a seringa (???) Ariston RD80 AristonRD8004Babetes

A afinação do braço ― ponto de partida para afinações finas posteriores a gosto do proprietário ― não teve segredo nenhum.
Equilíbrio do conjunto concha/braço/célula, graduação do peso da célula ― neste caso cerca de 6,5g ― graduação do peso de TF em 1g, graduação do anti-skating em 0,75g ― conferindo os 90º do nylon com o cursor, estando a agulha na faixa de fora de um disco ―, verificação do SRA, verificação do alinhamento da célula, confirmação da TF com a balança da ordem e disco a tocar. Como sempre, e para primeiras impressões, »Industrial Disease« »Love Over Gold«, Dire Straits. Se as explosões de gás industrial e os sininhos exibirem alguma realidade, passo à fase seguinte. Neste caso passará o Vodoo que já é crescidinho e irá certamente temperar o prato conforme o seu gosto pessoal.

Para mim, foi um prazer.


SA,

MJC

Nota 1: Este texto foi escrito sem respeitar o acordo ortográfico de não-sei-quando. Poderá ter erros de todo o tipo e feitio. mas as consoantes acho que estão lá todas.

Nota 2: As fotografias foram tiradas com a câmara do meu sogro porque a minha está com problemas numa E88CC e como tal, deu o p-m.

Nota 3: Não fosse o Vodoo e o Ferpina terem cá vindo buscar o Ariston, de certeza que hoje estava a gozar o prato (literalmente).
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 17:15

É sempre uma delicia ler os teus textos... Ariston RD80 754215
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 17:30

Maravilha de "service" e magnificamente documentado. Com a ajuda do Mário o Vodoo ainda se há-de tornar um homenzinho do analógico. Ariston RD80 491368
Amigo Mário. Daqui a três semanas e se a lista de espera do CRAVA não for muito grande, tenho que te fazer uma visita com o meu TD 125 MKII, para ver se me ajudas na afinação da suspensão.

Parabéns para o "novo" gira do Vodoo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 18:21

nbunuel escreveu:
É sempre uma delicia ler os teus textos... Ariston RD80 754215

Obrigado companheiro. Onde é que tens andado?

Abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 18:23

António José da Silva escreveu:
Maravilha de "service" e magnificamente documentado. Com a ajuda do Mário o Vodoo ainda se há-de tornar um homenzinho do analógico. Ariston RD80 491368
Amigo Mário. Daqui a três semanas e se a lista de espera do CRAVA não for muito grande, tenho que te fazer uma visita com o meu TD 125 MKII, para ver se me ajudas na afinação da suspensão.

Parabéns para o "novo" gira do Vodoo.

Obrigado, também para ti.

A lista do CRAVA tem dois GDs meus em espera. Mas os GDs dos amigos têm sempre preferência. Se trouxeres o tei TD 125 MkII, aproveito para meter o bedelho na fonte do Dr. »Fuças«.

O meu «jig« de afinação, já está preparado para o teu 125.

Abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 18:25

MJC escreveu:
António José da Silva escreveu:
Maravilha de "service" e magnificamente documentado. Com a ajuda do Mário o Vodoo ainda se há-de tornar um homenzinho do analógico. Ariston RD80 491368
Amigo Mário. Daqui a três semanas e se a lista de espera do CRAVA não for muito grande, tenho que te fazer uma visita com o meu TD 125 MKII, para ver se me ajudas na afinação da suspensão.

Parabéns para o "novo" gira do Vodoo.

Obrigado, também para ti.

A lista do CRAVA tem dois GDs meus em espera. Mas os GDs dos amigos têm sempre preferência. Se trouxeres o tei TD 125 MkII, aproveito para meter o bedelho na fonte do Dr. »Fuças«.

O meu «jig« de afinação, já está preparado para o teu 125.

Abraço,

MJ


É mesmo esse jig que é essencial acompanhado das tuas.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 18:38

Meus Caros
Se isto não é um privilégio, seguramente não sei o que é.
Ler o seu texto, amigo Mário, é, além de uma aula, lição, explicação ou lá o que quiserem chamar,
um prazer.
Se pudesse, candidatava-me a ajudante de campo nem que fosse para fazer o serviço mais pesado,
tipo, carregar o bidão do óleo ou mesmo o rolamento.
Sortudo o amigo Vodoo, o campo já está todo inclinado para o lado B ...om, ele merece.
Sortudos nós os membros AAP.
Cumps.


Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 15 2011, 19:38

Ariston RD80 22692

Os meus Públicos Agradecimentos ao Mestre Mário pelo maís do que excelente trabalho efectuado, o Ariston está impecável e por causa dele já hoje fuí a casa de uma Tía minha á Parede cravar uns disquinhos e um deles de demonstração de Stereo Phase seguramente com mais de 200gr da Decca que toca que é uma delícia.
E de tal forma o GD fico bom que ainda hoje tenho na cabeça o som de um certo disquinho directcut do Mestre Mário.
E fica desde já prometido que antes do final deste ano o Ariston levará com um novo motor e alimentação externa e será depoís definitivamente resolvida a questão dos cabos do braço, sempre claro com a supervisão do Mestre das mãos de fada !!!

E vá não fiquem tristes que um dia ainda poderão têr um Ariston igual ao meu, não sei é se tocará como este Ariston RD80 271350

Obs:
Lamento a brevidade da resposta mas tenho que ir mudar de disco.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 16 2011, 01:05

Excelente documento Mário. E excelente trabalho, que eu tive o previlégio de ouvir o resultado!

O Vodoozinho nem aparece desde ontem! Deve estar a deitar as pilhas de cêdês para o triturador.
Quem está feito sou eu! Não me vai largar a porta para lhe emprestar música como deve ser!
Não há mais ninguém a morar perto dele?

_________________
Ariston RD80 Signat10
Ariston RD80 Vu-1_z10 Ariston RD80 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 16 2011, 01:15

Grande azar o meu, por falar nisso posso amanhã passar em tua casa para me emprestares umas coisitas que já não ouves ??

Ariston RD80 693932
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 16 2011, 01:27

Ferpina escreveu:

Não há mais ninguém a morar perto dele?

Já pensastes em vir morar para o deserto? Ariston RD80 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Ariston RD 80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 15:17

Caros

Fico realmente satisfeito de saber que pude contibuir para a renovação deste super TT.

Eu utilizo um TT identico (desde os anos 80) e ainda tenho alguma dificuldade em encontrar outro que tenha um som tão bom (Não estou a falar de pesos pesados como os TT do Rui).

Relembro que este utiliza um motor premotec de 24 polos que funciona a 220v sendo a rotação fixa pela frequencia da nossa rede domestica.

Este tipo de motores (Tambem utilizados nos Rega P3 iniciais), beneficiam enormemente de uma alimentação dedicada que reduz o ruido de funcionamento de tal modo que o micro detalhe fica muito mais aparente.
A minha alimentação usa um Toroid de 500VA com uma redução de 2:1... A redução restante (para chegar aos mínimos 78V) é efectuada por resistencias. Eu chamo-lhe o Ric-Geddon Smile

Verifiquei que houve um cuidado especial na orientação dos cabos.... Na minha opinião, podemos obter resultados ainda melhores utilizando uma pequena quantidade de Mogami (coax de alta qualidade extra fino) entre o braço e os RCA que podem ser recolocados directamente na caixa do TT. Assim, a suspenssão fica mais livre e com os RCA no exterior podemos "brincar" á vontade com vários tipos de cabos.

Qual a agulha e preamplificador de cabeça utilizados neste caso ? (No meu caso uso uma Benz e um pre de phono especialmente construido para ela... talvez já tenham ouvido falar ... two stage jfet amp, non inverting, passive riaa filter, no global NFB, com uma alimentação muito especial).

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 15:46

O Vodoo é um gajo gajo de sorte. Ariston RD80 491368 Estão todos de parabéns por ter ajudado, e o AAP por proporcionar uma plataforma de convergência para os amantes destas andanças. Ariston RD80 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 16:15

Ora o meu Ariston RD80 SL têm um braço SME série II improved e Cabeça Shure V15 III, e toca muitissimo bêm realmente mas tambêm sei que com uma fonte para o motor ficam muito melhores.
E o pré a que está ligado de momento é um Audiolab 8000C.
Mas já agora esse regulador do motor foi feito por Sí ??
Será que me poderia dar umas dicas sobre o mesmo ??

Abraço Ariston RD80 22692
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 16:28

Como já referi, para reduzir o ruido de funcionamento do motor premotec AC, é necessário reduzir a tensão de alimentação para valores da ordem dos 78v AC.

Eu construi uma alimentação tipo (armageddon) .... básicamente trata-se de um transformador 220v- 110v de 500VA do tipo toroidal.

O ajuste de voltagem fino (78v) é efectuado atraves de resistencias em serie com o secundário.

Como estamos a trabalhar com um TX enorme e muito potente, é necessário extremo cuidado com o isolamento da caixa, o interruptor e o fusivel.

Nota: Ao reduzir a voltagem de funcionamento do motor, reduzimos enormemente o seu ruido de funcionamento mas tambem o seu torque pelo que no meu TT eu costumo fazer um arranque manual (rodando o prato manualmente para facilitar o trabalho do motor) muito ao estilo Nottingham Analog http://nottinghamanaloguestudio.com/#

Se necessitar posso-lhe enviar pormenores mais detalhados assim como algums links uteis.

Já ouvi um Ariston RD80 com um motor DC e alimentação dedicada, mas nada se compara a um bom motor AC a funcionar com baixa voltagem.


Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 16:45

Eis uma imagem do Ric-Geddon

Ariston RD80 P1010006r

E um link muito informativo: http://www.areyoulocal.com/Geddon.asp
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 16:48

Mais uma vez obrigado Ricardo pela sua contribuição.

1- Eu utilizo cabo de electro-medicina no trajecto do sinal entre o braço e o painel de fichas. Quando o cabo é integral, utilizo um cabo também fininho da Canare (na altura de cablar o meu estúdio foi mais fácil o cantacto com o distribuidor da Canare do que qualquer outra marca).

2- As minhas experiências com fontes começaram também durante a montagem do estúdio quando consegui pôr as mãos em dois prés da Neve (1272) que vinham com uma alimentação muito manhosa. Experimentei os ditos com a fonte de um pré para MC da Linn e a coisa melhorou imenso. Vai daí comecei a construir fontes musculadas para todos os pré-amplificadores Neve que conseguia comprar. Infelizmente outras necessidades se apresentaram e vendi alguns com um lucro razoável. Ainda cá vive um parzinho de 1272.

3- Curiosa a sua alusão ao »arranque assistido«. Desde o meu primeiro TD 125 que substítui sempre a polia de plástico por uma de bronze com resultados imediatos. Claro que sem o sistema de embraiagem tinha que dar uma ajudazinha no arranque. Sempre que vendo um 125 retiro o »machinbombo« como a minha mulher gosta de lhe chamar.

Abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 16:56

Agora uma foto antiga do RD80 onde se podem ver á direita as fichas RCA para os cabos do braço.
Ariston RD80 P1010009k

Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 19:56

MJC escreveu:
Mais uma vez obrigado Ricardo pela sua contribuição.

1- Eu utilizo cabo de electro-medicina no trajecto do sinal entre o braço e o painel de fichas. Quando o cabo é integral, utilizo um cabo também fininho da Canare (na altura de cablar o meu estúdio foi mais fácil o cantacto com o distribuidor da Canare do que qualquer outra marca).

2- As minhas experiências com fontes começaram também durante a montagem do estúdio quando consegui pôr as mãos em dois prés da Neve (1272) que vinham com uma alimentação muito manhosa. Experimentei os ditos com a fonte de um pré para MC da Linn e a coisa melhorou imenso. Vai daí comecei a construir fontes musculadas para todos os pré-amplificadores Neve que conseguia comprar. Infelizmente outras necessidades se apresentaram e vendi alguns com um lucro razoável. Ainda cá vive um parzinho de 1272.

3- Curiosa a sua alusão ao »arranque assistido«. Desde o meu primeiro TD 125 que substítui sempre a polia de plástico por uma de bronze com resultados imediatos. Claro que sem o sistema de embraiagem tinha que dar uma ajudazinha no arranque. Sempre que vendo um 125 retiro o »machinbombo« como a minha mulher gosta de lhe chamar.

Abraço,

MJ

Os cabos Canare são semelhantes aos que actualmente utilizo... Muito boa escolha !

Um amplificador tem a função de modular o output da fonte de alimentação com um sinal de audio. Quanto melhor a fonte de alimentação, melhor o resultado final Smile

O TD 125 é um dos meus preferidos.... Agora sei com quem devo falar quando necessitar de uma ajudinha Smile
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 20:07

RCruz escreveu:


O TD 125 é um dos meus preferidos.... Agora sei com quem devo falar quando necessitar de uma ajudinha Smile

Cuidadinho ai....é favor tirar a senha e ir para a fila sff. Ariston RD80 249412


Ariston RD80 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 20:30

RCruz escreveu:


Um amplificador tem a função de modular o output da fonte de alimentação com um sinal de audio. Quanto melhor a fonte de alimentação, melhor o resultado final
.

Nuff said, ou em português técnico: »mai nada«!

Abraço,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 20:32

MJC escreveu:
RCruz escreveu:


Um amplificador tem a função de modular o output da fonte de alimentação com um sinal de audio. Quanto melhor a fonte de alimentação, melhor o resultado final
.

Nuff said, ou em português técnico: »mai nada«!

Abraço,

MJC

Também fiz essa constatação quando adquiri a fonte de alimentação do Dr. Fuss.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 22:42

Ariston RD80 447836

Ok, muito obrigado pelas dicas.
Mas então o que pude perceber é que mesmo baixando a voltagem do motor do Ariston a velocidade mantêm-se e apenas perde torque, é isso ??
E por acaso estava a pensar em trocar o motor por um DC mas assim sendo vou ponderar esta opção scratch
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:25

Vodoo escreveu:
Mas então o que pude perceber é que mesmo baixando a voltagem do motor do Ariston a velocidade mantêm-se e apenas perde torque, é isso ??

Exacto. Os motores premotec dependem da frequencia da voltagem AC que os alimenta para definirem a sua velocidade. Qualquer que seja a voltagem, desde que a frequencia seja a mesma, a velocidade matem-se.

Existem variadores de velocidade para estes motores DC que são construidos com base num gerador de sinais de frequencia constante, depois amplificados por um amplificador (tipo amp de audio) .... Já vi um sistema em que é utilizado um leitor de CD que toca ininterruptamente um sinal de 50Hz (CD gravado num pc) que depois é amplificado por um normal amplificador de audio, que por sua vez alimenta o motor... Tambem pode alimentar outras coisas como o proprio sistema de audio Smile

No entanto, os compromissos são muito grandes... Neste caso, reduzir a voltagem sem "mecher na frequencia" dá os melhores resultados.

Nota: Os motores AC são "brushless" o que significa que não têm escovas que tocam no induzido (como nos carrinhos de pista) pelo que podem ser mesmo muito silenciosos, imprimindo um movimento muito fluido ao prato.

Podem pensar que os resultados apenas são possíveis com pratos pesados como o do Ariston, mas isto tambem funciona num simples Rega P3 com motor AC.

Infelizmente, hoje em dia é muito dificil obter um bom motor premotec de 24 polos (quanto maior o nº de polos melhor). Hoje em dia na maioria dos casos os motores são DC de baixa voltagem. Basta-nos analizar as necessidades do mercado (PC Drives, CD Drives, Robotica etc) Deve ser por isso que apareceram as alternativas tipo "upgrade" para os TT.

Devem ter em consideração que esta é a minha opinião e não constitui por si só nenhuma regra.
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:28

António José da Silva escreveu:
MJC escreveu:
RCruz escreveu:


Um amplificador tem a função de modular o output da fonte de alimentação com um sinal de audio. Quanto melhor a fonte de alimentação, melhor o resultado final
.

Nuff said, ou em português técnico: »mai nada«!

Abraço,

MJC

Também fiz essa constatação quando adquiri a fonte de alimentação do Dr. Fuss.

Olá António

É por causa disso que eu dou especial atenção á alimentação dos meus pre amplificadores Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:36

Ariston RD80 447836

Ok, já estou a perçeber e vou um destes dias experimentar essa dos 50Hz mas em vez de sêr reproduzido por um CD num ficheiro sempre infinitamente que é mais certinho e alimentado por um amplificador.
E já agora que potência deverá têr o amplificador ??

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:41

RCruz escreveu:

É por causa disso que eu dou especial atenção á alimentação dos meus pre amplificadores Smile

Especialmente quando se trata de um sinal tão delicado.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:45

Caro Vodoo

Qualquer amp serve desde que seja capaz de reproduzir os 50Hz sem distroções maiores. Claro que é necessário um transformador (do tipo 10v para 220v) colocado á saída do amp para podermos obter os 220v necessários para alimentar o sistema.

Para alimentar um TT, acho demasiado complexo e não considero superior ao método tipo Geddon.



Última edição por RCruz em Qua Jun 22 2011, 23:55, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:51

António José da Silva escreveu:
RCruz escreveu:

É por causa disso que eu dou especial atenção á alimentação dos meus pre amplificadores Smile

Especialmente quando se trata de um sinal tão delicado.

Pois... neste caso é mesmo muito importante pois a topologia que eu utilizo nos preamps não usa feedback negativo e é muito susceptivel ao ruido da alimentação (Very low PSRR).

Inicialmente tentei as baterias pois não apresentam ripple, mas mostraram-se muito ruidosas e "lentas" alem de necessitam de ser recarregadas frequentemente, pelo que tive de estudar uma solução mais radical.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:52

Isso isso é verdade, assim é demasiado complexo.
Se me puder entãoenviar mais uns links acerca dos armagedon agradeço.

Ariston RD80 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:56

Ariston RD80 447836

Caro RCruz já agora permita-me a curiosidade e perguntar-lhe se eventualmente é Voçê que aqui na linha constroí de vez em quando uns ultra amplificadores a válvulas ??

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQua Jun 22 2011, 23:58

Agora já é tarde para mim... Amanhã digo-lhe qualquer coisa mais concreta Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 00:01

Vodoo escreveu:
Ariston RD80 447836

Caro RCruz já agora permita-me a curiosidade e perguntar-lhe se eventualmente é Voçê que aqui na linha constroí de vez em quando uns ultra amplificadores a válvulas ??

Abraço

Para obter um amp a valvulas "a sério" o melhor é falar com o Joaquim Pinto.

Está no Facebook : https://www.facebook.com/profile.php?id=100002336105155#!/profile.php?id=100002336105155&sk=info
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 00:09


Isso já eu sei, mas não era a esses amplificadores que me referia mas a algo mais hardcore !!!

Ariston RD80 933723
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 11:53

Aqui estão alguns links onde se pode estudar o Geddon Clone.

O Armaggedon original era vendido pela Naim para o Linn LP12.

http://www.areyoulocal.com/Geddon.asp

http://www.neilmcbride.co.uk/ttpsu.html

http://www.pinkfishmedia.net/forum/showthread.php?t=46637

http://www.pinkfishmedia.net/forum/showthread.php?t=21900&page=2

http://imageevent.com/sidandcoke/diygeddonclone;jsessionid=w3jv3uuv52.camel_s?p=10&n=1&m=30&c=3&l=0&w=2&s=0&z=9

http://www.pinkfishmedia.net/forum/showthread.php?t=22291

Sugiro que faça login em http://www.vinylengine.com/library.shtml e faça o download dos manuais do Ariston onde se pode analizar o layout das ligações do motor.

Em alguns esquemas existe um interruptor que serve para fazer o bypass das resistencias de modo a aumentar o torque no arranque. Depois da velocidade estabilizar, pode-se desligar o interruptor para a voltagem ficar reduzida ao mínimo.

Se quiser posso-lhe construir um Ric.geddon Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 11:57

Vodoo escreveu:

Isso já eu sei, mas não era a esses amplificadores que me referia mas a algo mais hardcore !!!

Ariston RD80 933723

Mais radical só se for algo baseado nas 833c como este : http://silvercore.de/index.php?833c-amp-3

Estou a estudar o assunto... mas ainda vai demorar algum tempo. Em primeiro lugar tenho de finalizar o meu pre de phono a valvulas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 15:52

RCruz escreveu:
Em primeiro lugar tenho de finalizar o meu pre de phono a valvulas Smile

Mau Maria.... Ariston RD80 447836

Ariston RD80 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 16:06

RCruz escreveu:
Vodoo escreveu:

Isso já eu sei, mas não era a esses amplificadores que me referia mas a algo mais hardcore !!!

Ariston RD80 933723

Mais radical só se for algo baseado nas 833c como este : http://silvercore.de/index.php?833c-amp-3

Estou a estudar o assunto... mas ainda vai demorar algum tempo. Em primeiro lugar tenho de finalizar o meu pre de phono a valvulas Smile

Ariston RD80 22692

Eu sabia que era isso !!!
Os meus Parabêns !!!

Ariston RD80 754215
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 16:14

António José da Silva escreveu:
RCruz escreveu:
Em primeiro lugar tenho de finalizar o meu pre de phono a valvulas Smile

Mau Maria.... Ariston RD80 447836

Ariston RD80 933723

Do not worry Smile

É básicamente o mesmo esquema do anterior (construido com jfets) mas vai benificiar da melhor linearidade das valvulas, menor efeito de Miller e vai apresentar a dinamica acrescida das valvulas.

Claro que tudo vai depender da alimentação pois tambem é um desenho com dois estagios, com um filtro riaa passivo (in between) e sem global NFB Smile

Quando eu for grande, vou construir um filtro riaa passivo com LCR.... aí sim ... haverá razão para preocupações.

Ainda estou na fase de simulação (SPICE), mas os resultados já prometem.

Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 16:56

RCruz escreveu:


»... menor efeito de Miller...«

Já me espremi todo mas não estou a chegar lá. Nos tríodos? Ou será que não vão ser tríodos?

Abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 17:01

RCruz escreveu:
António José da Silva escreveu:
RCruz escreveu:
Em primeiro lugar tenho de finalizar o meu pre de phono a valvulas Smile

Mau Maria.... Ariston RD80 447836

Ariston RD80 933723

Do not worry Smile

É básicamente o mesmo esquema do anterior (construido com jfets) mas vai benificiar da melhor linearidade das valvulas, menor efeito de Miller e vai apresentar a dinamica acrescida das valvulas.

Claro que tudo vai depender da alimentação pois tambem é um desenho com dois estagios, com um filtro riaa passivo (in between) e sem global NFB Smile

Quando eu for grande, vou construir um filtro riaa passivo com LCR.... aí sim ... haverá razão para preocupações.

Ainda estou na fase de simulação (SPICE), mas os resultados já prometem.


Ariston RD80 22692 Ariston RD80 754215 Temos Homem !!!
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 18:40

MJC escreveu:
RCruz escreveu:


»... menor efeito de Miller...«

Já me espremi todo mas não estou a chegar lá. Nos tríodos? Ou será que não vão ser tríodos?

Abraço,

MJ

Sim... triodos claro... os pentodos têm mais ganho mas não soam do mesmo modo.

Olhando para as specs, os triodos têm muito menos capacidades internas do que os jfet, pelo que o efeito de Miller produz uma capacidade de input tambem menor.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 EmptyQui Jun 23 2011, 19:40

Ja esta aberto o novo tópico sobre pre de phono a válvulas.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ariston RD80 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ariston RD80 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston RD80   Ariston RD80 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ariston RD80
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ARISTON RD80 + SME 3009 IMPROVE SÉRIE II + SHURE V15 III
» Ariston RD-80
» Ariston RD-80
» Ariston Audio - RD 11

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: