Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 De Bestas a Bestiais

Ir para baixo 
+11
Pmoura43
frias
browserd
c_n_m
anibalpmm
Mário Franco
mannitheear
Ghost4u
TD124
Luis Filipe Goios
Alexandre Vieira
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP



Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015

De Bestas a Bestiais - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: De Bestas a Bestiais   De Bestas a Bestiais - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 10:03

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
...Por falar em preconceito... dvil O Paulo não terá lido essa frase em Inglês de forma muito literal?

Os dois álbuns são pesados da sua forma particular, mas aqui e acolá tocam temas que nos colocam perante o lado mais negro da alma. (...) Cada um com o seu estilo, tocam pontos onde nos encontramos com o lado negro... Wink ...

Essa frase foi utilisada numa critica da AllMusic e por isso està entre aspas... sei o seu significado em inglês e é também o titulo de um album do Van Morrison mas, tomei-a pelo que o critico quiz dizer com ela, ou seja, dois albums aonde o desalento e a depressão são temas omnipresentes ou centrais...

Achei e acho esse paralelo entre os dois albums estupido mesmo açeitando (evidentemente) que existe esse ponto comum de desespero solitario nas duas obras mas... não comparo o Bruce Springsteen com o Bob Dylan sob pretexto que os dois abordam problemas sociais similares! Também, se fossemos fazer as contas de todos os grandes depressivos obcessionais do rock a lista seria longa e haveria paralelos que me pareceriam nmho mais adequados. Que o album do Matt Eliott_Drinking Songs seja similar ao citado do Mark Lanegan jà me pareçe mais adequado... que o album Pinkerton dos Weezer possa ser comparado em vàrios pontos ao Everclear também açeito então para resumir, achei o paralelo entre os dois albums feito pela AllMusic "enchimento de texto gratuito", é a minha opinião, persisto e explico porquê  Cool

Eu não encontrei a frase no AllMusic, mas achei a frase interessante por me fazer pensar num poema (e livro). A frase "dark night of the soul" não encerra, que eu saiba, uma gaveta da Música, de facto existem muitos álbuns que podem receber essa conotação e esses dois podem - creio que ao ler as letras fica evidente.

Aproveito e deixo as primeiras linhas do poema de João da Cruz (em original Espanhol):
En una noche escura,
con ânsias en amores inflamada,
iOh dichosa ventura!
Salí sin ser notada,
Estando ya mi casa sosegada. (...)

No caso das letras dos dois álbuns, a alma não sai do corpo para procurar o que necessita (João da Cruz pensava na procura de deus), esta acaba por entrar na noite escura presa aos vícios do corpo e do mundano.

A forma como pensamos os álbuns, como disse o Alexandre, depende do que conhecemos (a tal métrica) a cada momento. A frase não me pareceu mal empregue, pois acaba por enquadrar os dois registos (que são de facto diferentes). Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

De Bestas a Bestiais - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: De Bestas a Bestiais   De Bestas a Bestiais - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 10:29

José Miguel escreveu:
...Eu não encontrei a frase no AllMusic, mas achei a frase interessante por me fazer pensar num poema (e livro). A frase "dark night of the soul" não encerra, que eu saiba, uma gaveta da Música, de facto existem muitos álbuns que podem receber essa conotação e esses dois podem - creio que ao ler as letras fica evidente. ...

A frase apareçe na parte final da critica do album Whiskey for the Holy Ghost: ...and Lanegan's voice, bathed in bourbon and nicotine, transforms the deep sorrow of the country blues (a clear inspiration for this music) into something new, compelling, and entirely his own. Whiskey for the Holy Ghost made it clear that Mark Lanegan had truly arrived as a solo artist, and it ranks alongside American Music Club's Everclear as one of the best "dark night of the soul" albums of the 1990s.

Wiskey for the Holy Ghost

A frase "dark night of the soul" em si subentende um momento particularmente dificil e doloroso da vida... também não penso que esteja associado a uma gaveta, estilo ou subestilo da musica e é evidente que albums que podem receber e merecer esta conotação hà a pontapés...

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

De Bestas a Bestiais - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: De Bestas a Bestiais   De Bestas a Bestiais - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 10:40

De Bestas a Bestiais - Página 4 The-Dark-Side-of-the-Soul-An-Insider-s-Guide-to-the-Web-of-Sin-Version-Originale


Acho que o CHERRY, para os amigos STEPHEN vos pode ajudar De Bestas a Bestiais - Página 4 265963

Também encontrei motivos apelativos para conhecer a fundo o Dark Side

De Bestas a Bestiais - Página 4 000090_40353
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

De Bestas a Bestiais - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: De Bestas a Bestiais   De Bestas a Bestiais - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 11:30

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
...Eu não encontrei a frase no AllMusic, mas achei a frase interessante por me fazer pensar num poema (e livro). A frase "dark night of the soul" não encerra, que eu saiba, uma gaveta da Música, de facto existem muitos álbuns que podem receber essa conotação e esses dois podem - creio que ao ler as letras fica evidente. ...

A frase apareçe na parte final da critica do album Whiskey for the Holy Ghost: ...and Lanegan's voice, bathed in bourbon and nicotine, transforms the deep sorrow of the country blues (a clear inspiration for this music) into something new, compelling, and entirely his own. Whiskey for the Holy Ghost made it clear that Mark Lanegan had truly arrived as a solo artist, and it ranks alongside American Music Club's Everclear as one of the best "dark night of the soul" albums of the 1990s.

Wiskey for the Holy Ghost

A frase "dark night of the soul" em si subentende um momento particularmente dificil e doloroso da vida... também não penso que esteja associado a uma gaveta, estilo ou subestilo da musica e é evidente que albums que podem receber e merecer esta conotação hà a pontapés...

Apenas procurei a referência pelos American Music Club, pois era desse álbum que se falava de forma particular.

O resto nada a dizer, há muitos álbuns que podem receber essa conotação, estamos de acordo, para quem escreveu isso esses dois álbuns estão entre os melhores de uma década - como as listas, cada um tem a sua. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

De Bestas a Bestiais - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: De Bestas a Bestiais   De Bestas a Bestiais - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 11:33

Alexandre Vieira escreveu:


(...)

Também encontrei motivos apelativos para conhecer a fundo o Dark Side

De Bestas a Bestiais - Página 4 000090_40353

Bolachas e um poema cantado...


O Alexandre não adormeça, ou a sua alma ainda parte à procura de... bolachas. Laughing

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





De Bestas a Bestiais - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: De Bestas a Bestiais   De Bestas a Bestiais - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
De Bestas a Bestiais
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: