Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Thorens TD160 Motor

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySex Fev 23 2018, 12:10

Consegui arranjar um motor para um Thorens que estou a recuperar , deram-me um motor e quando recebi ele vinha com os fios cortados, ele não tinha maneira de des-soldar e foi pelo caminho mais fácil cortar
A minha pergunta é se tem como substituir os fios , se a peça de plástico no motor é destacável, se sim qual o tipo de fio que devo de escolher.
Eu também pensei fazer um enxerto e depois cobrir com a borracha retráctil.
O que sugerem? Deixo uma foto.

Obrigado

Cmp

Paulo

Thorens TD160 Motor Img_2010


.
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySex Fev 23 2018, 14:18

Simply solder extension wires and cover the solder joints with heat-shrink. Any kind of modern PVC insulated wire will have sufficient voltage rating to be safe. Per example the wires from old computer power supplies can match the colour coding on the motor and are usually rated for least at 300v. Each phase of the motor works at around 110v AC.


Thorens TD160 Motor 2018-010
Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySex Fev 23 2018, 14:30

Thanks mate.
Good tip I'll do it. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySáb Mar 10 2018, 01:27

Boas,
A manga termo retráctil é sempre uma solução, mas esse motor e o prato merecem ligações sem emendas. A emenda soldada, é sempre um "xanato" que só deve ser feito se não houver mesmo outra solução. Claro que fios novos é perfeitamente possível e aconselhável nesse motor.
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySáb Mar 10 2018, 10:16

analog_sa escreveu:
Simply solder extension wires and cover the solder joints with heat-shrink.

X2
Nesse motor este é o procedimento a seguir.
Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptyDom Abr 01 2018, 17:37

Fiz como estava a pensar e deu resultado se existe alguma perda não se nota, mas não havia outra solução, o gira-discos ficou impecável.
Agora tenho um outro problema num segundo Thorens que também recuperei , retirei o motor pelo metodo correto, des-soldei os fios e fui a uma oficia de um amigo que repara grandes motores elétricos e tem ferramentas adequadas e acabou por endireitar o pulley que estava torto. Soldei os fios nos devidos lugares e acontece que agora faz uma ressonância cada vez que toco no braço ou na Handshell.
Alguém me pode dar uma pista como posso resolver este problema. Obrigado desde já.

Cump

Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySeg Abr 02 2018, 12:48

Algures nesse processo o braço perdeu o isolamento do 5° fio. Tem de rever essa ligação.
Nestes modelos, como sabe, a massa do braço segue junto com a massa do sinal.

Mas sempre tem a opção de separar; pode ser vantajoso principalmente se o pre de phono utilizar "massa flutuante".
Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySeg Abr 02 2018, 16:34

Obrigado vou dar atenção ao que me diz. Hoje já não pego no nisto porque a luz do dia já se foi e eu gosto trabalhar nestas coisas com luz artificial Smile
Depois digo alguma coisa quando resolvido.
Cump
paulo
Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySeg Abr 02 2018, 20:25

FBatista escreveu:
Algures nesse processo o braço perdeu o isolamento do 5° fio. Tem de rever essa ligação.
Nestes modelos, como sabe, a massa do braço segue junto com a massa do sinal.

Mas sempre tem a opção de separar; pode ser vantajoso principalmente se o pre de phono utilizar "massa flutuante".

Entretanto agora ao fim da tarde, resolvo pôr um LP no outro Thorens ( castanho) e está a ter os mesmo problemas de ruído, quando até á dois dias nada disto acontecia é preciso ter pouca sorte, coincidência ou não, deixo aqui mais esta nota
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptyTer Abr 03 2018, 08:43

Em ambos os casos é bom rever a ligação da headshell ao braço.
Em ambiente propício a headshell oxida com facilidade, ficando isolada da massa do giradiscos.

Deve observar também que existe um condutor fixo entre a base do giradiscos e a base suspensa.
Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptyQua Abr 04 2018, 23:59


Hi

Eu vou então optar por refazer todo o sistema elétrico dos Thorens e apesar de ter um condutor fixo entre as duas bases vou acrescentar mais um cabo, porque me parece que o fixo que está nas ligações do fios ( bloco de Baklite creme ) não está a cumprir com o dever.
Aproveito e vou também fazer uma ligação terra que vai ligar ao amplificador e novos cabos Audio e Power, então na altura voltarei aqui vir a pedir ajuda caso necessário.

Eu estou com uma outra duvida onde ligar os fios num gira-discos do meu irmão que também não tem terra e de construção bem diferente do Thorens, refiro-me ao
Yamaha YP-B4 e que não encontro nada na net que me ajude neste assunto, se me poderem ajudar agradeço. Eu tenho mais ao menos a ideia como fazer mas não quero fazer borrada. Vou colocar imagem assim vai facilitar o que devo de fazer.


Thorens TD160 Motor 2_yama10


Temos o fio verde que é o condutor e temos os 2 fios do Power cable a preto.

O cabo que eu escolhi para substituir tem o Fios terra amarelo/verde / Azul / Castanho e ainda as duas camadas de malha de cobre que vai soldar junto com o terra.
A minha divida é onde vou soldar estes fios na configuração da foto.

Thank a lot

Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptyQui Abr 05 2018, 15:12

Porque não substitui esse cabo ao invés de acrescentar outro em paralelo? Há que reduzir as possibilidades de "loops de terra" ao mínimo.

Não sei como distribui a protecção de terra na sua aparelhagem, mas é boa ideia que provenha de um sítio só, como o amplificador ou pre.
Todas as outras fontes devem obter a protecção de terra daquele (pre ou amplificador), pelo mesmo motivo que referi acima.

Relativamente ao Yamaha YP-B4, deve ligar fase e neutro em qualquer dos fios pretos que se vê na parte inferior da foto.
E o condutor de terra no terminal em olhal aparafusado no chassis do giradiscos.
Desse mesmo ponto, certifique-se que o terminal de terra do giradiscos está ao mesmo potencial ( com multímetro lendo 0,00 ohm)

Não ligue o condutor do novo cabo de alimentação ao terminal de terra da ficha schuko. Se o ligar estará a formar um loop entre o giradiscos>>cabo phono>>preamplificador e aumentará as hipóteses de ruído nas colunas.

Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptyQui Abr 05 2018, 20:22

Os Thorens já tinha ideia em fazer o que me diz, um deles vou ficar com ele e o outro estou a pensar em vender mas para valorizar ( penso eu ) vou mudar o Audio Cable com entrada de RCA`s no plint assim como o terra que depois vai ligar ao Amplificador.
Eu só estou a aguardar o material e quando tiver tudo pego neles de vez. Eu estou inteiramente de acordo com aquilo que me diz e vai ser esse o caminho.
O Yamaha como tem cabo terra fica como está.
Obrigado pela dica das ligações, foi uma grande ajuda e por ter voltado a reforçar no caminho que tenho que seguir com os Thorens. Tenho que ser eu a fazer porque aqui em Glasgow só conheço um técnico e nunca está sempre disponível porque é um faz tudo.

Cpm
Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor EmptySex Abr 06 2018, 12:21

FBatista,
Um dos Thoren já tem o problema resolvido mesmo que temporário. Eu tinha aqui um cabo áudio com terra para um Technics que me emprestaram e resolvi substituir o velho por este e ficou que nem uma maravilha. Agora olhando para o velho cabo ele está completamente oxidado devido à idade e aonde esteve antes de me vir parar às mãos. Agora é só desfrutar e esperar pelos cabos e as fichas RCA e substituir nos dois.

Obridado pelo seu tempo

Cump

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Thorens TD160 Motor Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens TD160 Motor   Thorens TD160 Motor Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Thorens TD160 Motor
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Thorens TD160
» Thorens TD160
» Thorens TD160 Suspensão
» Ajuda motor thorens TD 160
» Tonearm wire para Thorens TD160

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: