Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda com gira-discos antigo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
JoaoSJorge




Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/01/2018
Idade : 32
Localização : Horta, Açores

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptySex Jan 19 2018, 23:16

Boa noite,
Recentemente "herdei" um gira-discos Grundig PS 1600. É uma peça bem antiga (data de1983) e também não teve grande sucesso de vendas, pelo que não consigo encontrar informação nenhuma sobre ele. Pedia que, se alguém tivesse dados sobre ele que, de alguma forma, os partilhasse por favor.
Já foi a uma oficina e está a funcionar bem, mas queria trocar a agulha e celula e não sei se terei problemas de compatibilidade. Queria trocar a velhinha áudio téchnica por uma shire ou ortofon. E nem sei se este gira-discos conseguira tirar partido deste upgrade.
Muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptySáb Jan 20 2018, 00:03

Tendo em conta o que diz, eu não excluiria a Audio-Technica AT95e (uns 35 euros comprada por estes lados).


Por outro lado, caso lhe interesse uma célula com outro tipo de história...
https://m.olx.pt/anuncio/agulha-clula-shure-m91e-hi-track-IDA1of9.html

Ela parece seguir as pisadas da Shure M75-6 que temos e que por estes lados é bem famosa.

Não sei que modelos da Ortofon e Shure tem em mente, mas estes dois poderão ser uma alternativa.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptySáb Jan 20 2018, 01:18

Penso que esse Grundig PS 1600 seja o mesmo que o CEC ST-110, se for a indicação que obtive numa rápida pesquisa é que a célula deve pesar entre 4 g e 6.5 g.

http://stereonomono.blogspot.pt/2011/01/cec-st-110.html

A mencionada AT95e é uma boa candidata, a Shure M75-6 e a M91E também estão dentro das especificações na Ortofon só a serie OM deve estar as 2M já devem ultrapassar o peso.

Em minha opinião (que podem discordar) a AT95e já é uma grande melhoria à que tem (deve ser uma AT-3400) e o preço é muito em conta, gastar mais do que este valor não sei se vale a pena para esse GD.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoSJorge




Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/01/2018
Idade : 32
Localização : Horta, Açores

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptySáb Jan 20 2018, 10:12

Muito obrigado pelas respostas. Fiquei um pouco mais elucidado. De facto, o GD nessa página é muito semelhante ao que tenho. Talvez por aí consiga encontrar mais algumas informações. Obrigado.
Em relação à agulha, eu nem sei se já não tenho uma at95e. Aliás, estou convencido de que será essa porque é verde. Está é meia gastinha. A Shure M75 era de facto uma das minhas hipóteses. A M91 desconhecia. Mas o preço não está mau. Acham que compensa esse negócio?
Muito obrigado e desculpem todas as perguntas.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptySáb Jan 20 2018, 13:32

Antes de outra coisa, não sei se chegou a fazer a sua apresentação no devido tópico... mas só agora reparo que é da Horta!
Passamos os últimos sete meses nessa cidade, já sentimos Saudades do final de tarde de Sexta-feira em Porto Pim (quer dizer, de todos os dias lá passar pelo Café...), daquela cervejita ao final da noite no Clube Naval ou no Oceanic...!!!


Em relação ao que pergunta...

Numa comparação directa entre a Shure M75-6 e a Audio-Technica AT95e, a Shure ganhou em toda a linha e hoje é a célula que usamos. Na altura compramos a AT95e pela boa relação Qualidade/preço, mas assim que surgiu a oportunidade de evoluir... (as células foram experimentadas em dois gira-discos).


Nunca ouvi uma comparação directa entre a Shure M91 e outra célula... torna-se muito complicado responder qual a melhor. Posso, contudo, dizer que pelo preço e caso a agulha esteja bem (muito importante, ou terá que comprar uma nova e somar mais uns euros), a Shure parece-me ser uma concorrente de peso e não muito diferente da M75.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoSJorge




Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/01/2018
Idade : 32
Localização : Horta, Açores

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyDom Jan 21 2018, 19:18

Obrigado pela simpatia e pelas respostas.
Que engraçado. Se calhar até nos cruzámos por cá.
Obrigado a todos pelas explicações e pela disponibilidade.
Onde encomendam shure m75-6 ou m91 por cá?
Admito que não fiz grande pesquisa, mas gostava de saber em que páginas/lojas confiam para isso.
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyDom Jan 21 2018, 19:57

Não posso concordar mais com o José Miguel. A shure m75 6-s dá 10 a 0 à at95e que por si, preço qualidade também é imbatível.
Tente no eBay e se encontrar em bom estado aproveite, já não vão aparecendo muitas.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyDom Jan 21 2018, 19:58

Confesso que ainda procurei coisas por aí, mas só comprei/compramos livros... Feira do Livro, Quiosques para autores da Ilha, na feirinha que se organiza ao Sábado - junto ao Mercado.

Um senhor vendia uns discos, mas nada que nos despertasse interesse. Na Terceira talvez exista algo, pelo menos aparecem anúncios de grandes peças - deixadas pelos Americanos!?!


Em relação à agulha, caso precise:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t11848-shure-m75-6-precisa-de-agulha?highlight=Shure

Aí tem as referências...

Ler faz bem, por isso, se não conhece, aqui fica:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t6349-shure-m75?highlight=Shure
Vale a pena!


Talvez nem precise de agulha para a M91, pergunte primeiro.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoSJorge




Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/01/2018
Idade : 32
Localização : Horta, Açores

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyTer Fev 06 2018, 14:51

Obrigado a todos, mais uma vez.
Aqui na Horta, de facto, não se encontra nada de discos de interesse à venda. Tenho comprado em segunda mão do continente e já tenho umas coisas interessantes. Comprei umas edições antigas da Valenti de Carvalho e estou a gostar. Agora, penso que este GD já me está a cansar... Comprei umas colunas Q Acoustics 3020 e não estou a conseguir tirar grande partido delas. Desisti de comprar uma agulha porque não sei se mais vale comprar um GD novo. Não queria agora gastar qualquer coisa como 50-100 euros numa agulha e afinal perceber que tenho que alterar o GD.
Qual a vossa opinião sincera?
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyTer Fev 06 2018, 15:00

Tópico movido para o local correcto.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda com gira-discos antigo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyTer Fev 06 2018, 17:24

Eu não conheço o Grundig que tem e por isso torna-se complicado opinar. Percebo perfeitamente a dúvida que tem, já passei/passamos pelo mesmo lugar... Na altura decidimos avançar para um "novo" gira-discos, um que procurávamos fazia algum tempo - o passo foi notoriamente para a frente.


Por outro lado, não querendo parecer do contra, o que leva a pensar que o problema é do gira-discos?
E o amplificador?

Como nota que as colunas estão "limitadas"?

A posição das colunas foi trabalhada, têm stands próprios?
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoSJorge




Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/01/2018
Idade : 32
Localização : Horta, Açores

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyTer Fev 06 2018, 22:25

Obrigado por ter movido o tópico para o lugar correto. Foi o meu primeiro post. Peço desculpa.
Em relação ao Grundig, nota-se que é uma coisa de gama baixa: é levito, faz uns barulhitos... Pronto.

Em primeiro lugar, vou admitir que não as tenho em suportes ainda. Estou à espera de um móvel para estas coisas.
Eu digo que não tiro o máximo partido das colunas, e dos fones, aliás, porque este amplificador (Grundig R300) dá um som muito superior quando ligo lá o meu telemóvel
através de uma ligação manhosa com dois cabos (jack para rca ligado a rca para DIN de 5 pins) na entrada tb/ tape e ponho a tocar qualquer porcaria do Youtube. É um som mais limpo e claro, sem ruído e menos estridente.
O problema mantém-se mesmo com discos novos e lavados na Knosti. Hoje, coincidentemente, ficou pior. Está ainda mais ruidoso.

Também pode ser dos cabos de ligações, mas os deste gd nem podem ser alterados.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptyQua Fev 07 2018, 06:37

Para ligar o telefone e/ou o computador pode usar um cabo simples de 2rca e um jack 3,5mm.
Um cabo destes com alguma qualidade faz o que tem a fazer bem feito, usamos essa técnica em casa e vai chegando.


Em relação ao gira-discos, sem o conhecer, apontaria para a célula/agulha mal alinhada e calibrada... Se há vontade de mudar de gira-discos, não haverá afinação que salve esse!!! dvil


Dependendo do orçamento disponível que tem, o mercado de usados pode ser uma boa alternativa... Os Rega Planar 2 e 3 (anos 90, aparecem com preços entre os 250 e os 300€), muito falados por aqui, ou este menos falado:
https://m.olx.pt/anuncio/giradiscos-gira-discos-hi-fi-IDz5VCJ.html

Esse Ariston é fiável e tem um bom braço, o Jelco 250st.
Não sei como está esse em particular, não é meu!! Mas pelo preço que tem pode ser uma boa aposta.


Fica uma dica, outros poderão dar outras e assim ajudar mais. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
JoaoSJorge




Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/01/2018
Idade : 32
Localização : Horta, Açores

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptySex Fev 09 2018, 20:13

Obrigado pelas sugestões.
Já vi material bem interessante na internet em segunda mão. Não sei se preferia o Planar 2 usado ou o Planar 1 novo. Dizem muito bem deste último na internet.
Consegui melhorar um pouco o som ao alinhar melhor a célula.
Não sei mesmo o que faça em relação a este sistema: se troque o GD, se troque só a célula por uma coisa melhor... Sei lá.
E a patroa não quer que gaste dinheiro nisto. É uma vida...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo EmptySex Fev 09 2018, 21:06

Vou deixar aqui uma dica em tom baixinho:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-dicos-rega-planar-2braco-rb250-IDB5POB.html#5759fab7c3

Por 180 euros é de tentar já!


Esse Planar 2 é superior em tudo ao P1 novo...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com gira-discos antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gira-discos antigo   Ajuda com gira-discos antigo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com gira-discos antigo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda gira discos antigo
» Escolha de gira discos direct drive antigo
» Ajuda com o meu gira discos
» Ajuda na compra de gira discos
» Gira-discos Blaupunkt - Ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: