Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Aparelhagem Pioneer

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptySáb Fev 04 2017, 19:16

Smile Ola a Todos!


Tenho uma aparelhagem oferecida que estava encostada numa arrecadação. As colunas estavam co uma camada de coton e teias de aranha entre as tampas e os altifalantes que só visto. Além disso não sei qual foi a ideia de cortar os cabos do gira-discos... o tempo disponivel é escasso e além de fazer uma limpeza rapida e ter tirado a codea que envolvia so cabos e ter retirado o pó aos varios elementos, tenho de ver o que funciona e onde mando arranjar o que for necessario pois não sou tecnico nem tenho muita habilidade manual Smile

Aspeto geral dos elementos

Aparelhagem Pioneer IMG_20170201_070139


Deck cassete

Aparelhagem Pioneer IMG_20170131_211533

Radio

Aparelhagem Pioneer IMG_20170131_211518

Amplificador

Aparelhagem Pioneer IMG_20170131_211510

Equalizador

Aparelhagem Pioneer IMG_20170131_211455


Gira discos

Aparelhagem Pioneer IMG_20170131_211431

Colunas

Aparelhagem Pioneer IMG_20170131_211357



As vossas sugestões e comentarios serão benvindos.

Cordiais cumprimentos a todos. Smile



Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptySáb Fev 04 2017, 21:20

isso merece BEM uma vistoria, e quais os cabos cortados? (foto)
esta ai umas belas pe¢as!
Aparelhagem Pioneer 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyDom Fev 05 2017, 01:05

Quais cabos do gira-discos foram cortados? Não especificas e a foto não é elucidativa. Só se percebe que o modelo é um PL-430. Cabo de corrente? Cabos para ligar ao amplificador? Cabos que ligam a célula?

De qualquer maneira com pó e com uma limpeza mesmo ligeira, se funcionar, desfruta dela, já que foi oferecida.

_________________
Aparelhagem Pioneer Signat10
Aparelhagem Pioneer Vu-1_z10 Aparelhagem Pioneer Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Estado Pioneer Aparelhagem   Aparelhagem Pioneer EmptyDom Fev 05 2017, 12:31

Smile ola a Todos!

Agradeço a vossa disponibilidade para me ajudar e orientar na recuperação desta aparelhagem.

Já andei a procurar nos catalogos o ano de comercialização da mesma, mas não encontrei nenhum. Na net já arranjei alguns manuais que ainda não tive oportunidade de ler com atenção. (se calhar até tem lá o ano).

Aproveito esta ocasião para ebviar mais umas fotos que mostram o estado em que se encontra.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_114255

Para terem uma ideia do estado em que se encontrava ainda consegui tirar uma foto a parteleira interior do movel onde estava a aparelhagem. Vejam só a camada de pó

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_113607

Gira discos cabos cortados. Ainda não sei onde mandar repara isto na zona do Grande Porto.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_113353


A parte traseira do conjunto reparem que tambem tem cortado o cabo do equalizador que liga ao amplificador. Não sei como vou fazer para substituir esse cabo pois a ficha de ligação é tipo corrente americana (não sei se esta desiganção é correcta.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_113859

Aspecto de uma coluna. O woofer cheio de pó...

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_114043

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_114035

outro problema, alem que um altifalante esta roto o de cima tem um pequeno rasgão...

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_114137

Outra coluna de som esta neste estado.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_114108

Aparelhagem Pioneer IMG_20170205_114156

Muito obrigado pelos vossos comentarios e interesse em ajudar.

Cordiais cumprimentos a todos Aparelhagem Pioneer 933723
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptySeg Fev 06 2017, 23:33

Ora bem, no caso do equalizador tens que refazer o cabo que o liga a corrente.
O gira discos tens que refazer os cabos RCA que vão ligar ao amplificador e o da corrente.
O rasgão do altifalante de médios é normal acontecer ao fim de muitos anos de uso, a suspensão simplesmente apodrece, mas podes mandar recuperar.
O pó dos altifalantes pode ser retirado com um pincel macio a seco.

Tenho o catálogo dessa serie mas o fórum não deixa hospedar imagens, está fora de serviço neste momento.

Terá que ficar para outro dia.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 07 2017, 20:55

apesar de parecer não é assim tão grave.
com jeito é facil trocar todos os cabos.
(isso tudo estará na voltagem 220v?)
a dita ficha é realmente USA-110v, que também
é facil arranjar.
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 07 2017, 22:41

Smile Ola a Todos!

Muito obrigado pelas vossas respostas e ajuda.

O pó ja andei a limpar com um pano humido bem torcido, mas depois achei melhor limpar com pano seco e passar uma escova de dentes macia. O aspeto melhorou bastante. Ducar de que ano é esta aparelhagem? Se me pudesse facultar copia do catagolo seria optimo. Smile

Quanto ao altifalante rasgado, ainda não sei onde mandar reparar aqui na zona do Grande Porto ou arredores. Já andei a pesquisar aqui no forum encontrei algumas pistas mas as mensagens ja tem aluguns anos, vou ter de confirmar esses contactos, mas estou aberto a outras sugestões ou esclarecimentos.

Quanto aos cabos penso que na cidade do Porto nas casas de peças de electronica poderei arranjar. A minha duvida seria arranjar o cabo americano.

Isto vai devegar mas vai, estou ancioso de ouvir o som desta aparelhagem.

Cordiais cumprientos a todos Wink

Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 07 2017, 22:50

luis lopes escreveu:
apesar de parecer não é assim tão grave.
com jeito é facil trocar todos os cabos.
(isso tudo estará na voltagem 220v?)
a dita ficha é realmente USA-110v, que também
é facil arranjar.

O luis lopes levantou aqui uma questão.
Qual a proveniência desses aparelhos? Países com corrente a 110V ou 220V? Os aparelhos têm comutador de voltagem no painél traseiro? Se forem de 110V é melhor não os experimentares ligar nas nossas tomadas de corrente que são de 220V.
Efectivamente é estranho esses cabos todos estarem cortados...

_________________
Aparelhagem Pioneer Signat10
Aparelhagem Pioneer Vu-1_z10 Aparelhagem Pioneer Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 07 2017, 23:05

Boas, confirma a voltagem como aconselhou o Luís Lopes.

A ficha do equalizador pode ser muito bem a normal, depois usas um adaptador que se vende no Leroy Merlin. isto se quiseres ligar o deck, tuner, equalizador e o gira discos ao amplificador, a vantagem dessa configuração é que ao ligar o botão do power do amplificador os restantes equipamentos ficam ligados .

O catalogo ainda não te posso enviar, o upload das imagens do forum continua out.

Esse sistema era das X series do ano 1993, existe grande probabilidade de ser Made in Portugal.







Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 07 2017, 23:08

Ferpina escreveu:
luis lopes escreveu:
apesar de parecer não é assim tão grave.
com jeito é facil trocar todos os cabos.
(isso tudo estará na voltagem 220v?)
a dita ficha é realmente USA-110v, que também
é facil arranjar.

O luis lopes levantou aqui uma questão.
Qual a proveniência desses aparelhos? Países com corrente a 110V ou 220V? Os aparelhos têm comutador de voltagem no painél traseiro? Se forem de 110V é melhor não os experimentares ligar nas nossas tomadas de corrente que são de 220V.
Efectivamente é estranho esses cabos todos estarem cortados...

Estes pelo que vejo têm selector de voltagem por isso é fácil confirmar.

Estranho é mas às tantas o equipamento estava montado num local de difícil acesso e optaram por cortar os fios.

Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: corte dos cabos do gira-discos   Aparelhagem Pioneer EmptySeg Fev 13 2017, 22:48

Smile ola a Todos!

As colunas foram para arranjar e devem ficar prontas no proximo sabado. Apenas os altifalantes rasgados vão ser arranjados pois no geral estão em bom estado.

O caso que parecia mais simples corte dos cabos do gira-discos veio a revelar-se mais grave. Ao cortar os cabos estragaram o transformador que por sua ver descarregou a bobine do motor do giradiscos. Pelo que entendi o motor vai ter de ser rebobinado e depois vai ter de ser magnetizado pois sem magnetização ele não terá certa a sua rotação. Ficaram de me dar um orçamento para eu tomar uma decisão.

O equalizador esta cheio de ruidos e o tecnico não se mostrou a favor da sua reparação. Eu não insisti mas vou levar a outro lado e pedir um orçamento. Se algem tiver sugestões e boas referencias para a zona do grande Porto agradeço.

De resto ja liguei os outros componentes as colunas Kef e o som esta maravilha.

Cordiais cumprimentos a todos Smile


Última edição por moreira em Ter Fev 14 2017, 19:37, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 14 2017, 00:09

Esses equalizadores da Pioneer são propensos a ter problemas, muitas das vezes é apenas umidade, da lhe uso e vais ver que passa tudo.

Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 14 2017, 00:13

Cortaram os cabo de corrente do gira discos ligado a tomada???
Grande maluco.
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 14 2017, 18:55

Smile Ola a Todos,

Estou com sorte Laughing o tecnico arranjou um transformador e um motor usados e a reparação vai ficar mais barata.
Vai necessitar de levar uma agulha nova pois o anti skate estava regulado no zero. Falaram me que ha um site espanhol onde as agulhas são mais em conta. Alguem conhece?

Quanto ao equalizador espero que seja só humidade. Vou então ligá-lo a ver se normaliza e fica bom.

Obrigado "ducar". Cool

Cordiais cumprimentos a todos,
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyTer Fev 14 2017, 23:08

Tens aqui perto a loja "andante", e aí podes arranjar a agulha, isso deve ser uma AT 110, pelo menos era essa que equipava esse gira discos de origem .


Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyQua Fev 15 2017, 22:51

Smile Ola a Todos!

Aqui no forum vi que andavam a procura de uma agulha PC-3MC Embarassed parece que não era a referencia da agulha mas sim da cabeça:oops: fui ao site indicado e assustei-me com o preço cerca de 100 euros. Espero que essa     AT 110 não seja tão cara.Cool (ainda não tenho os 30 pontos para usufruir do andante Very Happy)

Aparelhagem Pioneer IMG_20170211_173649

O radio TX 530 sintoniza mas só em mono e as luzes indicadoras  da força de sinal SIGNAL, de sintonia TUNED, e a de STEREO não acendem. Será falta de uma antena? Só tenho um fio electrico ligado a tomada de antena e o radio desta aparelhagem esta numa meia cave.

Ducar mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda que me tem prestado.

Cordiais cumprimentos a todos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyQua Fev 15 2017, 23:17

Já tive uma célula dessas num pl-120, o teu gira discos não veio equipado com a AT-110, se calhar só os que eram montados em Portugal é que equipavam a AT110 e sendo assim no teu caso o melhor é comprar uma célula completa nova, a AT95 é a melhor opção preço/qualidade é imbatível.

Aqui fica uma parte do catálogo do teu sistema.

 Aparelhagem Pioneer Pionee10

Aparelhagem Pioneer Pionee17

Aparelhagem Pioneer Pionee11



Aparelhagem Pioneer Pionee13
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Audio-Tecnica AT95E   Aparelhagem Pioneer EmptySeg Mar 13 2017, 21:59

Cool Ola a Todos!

Obrigado Ducar.

Acabei por comprar uma celula nova completa Audio-Technica AT95E agora é so monta-la no gira-discos. Vamos ver se sou capaz e sem estragar Embarassed

Aparelhagem Pioneer IMG_20170313_193520

Cordiais cumprimentos a todos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptySeg Mar 13 2017, 22:02

moreira escreveu:
Cool  Ola a Todos!

Obrigado Ducar.

Acabei por comprar uma celula nova completa Audio-Technica AT95E agora é so monta-la no gira-discos. Vamos ver se sou capaz e sem estragar Embarassed

Aparelhagem Pioneer IMG_20170313_193520

Cordiais cumprimentos a todos Smile

Usa uma pinça e cuidado com os fios.

Aparelhagem Pioneer 491368
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyQua Mar 15 2017, 20:36

Aparelhagem Pioneer 22692
podes usar o spray de contactos se for preciso...
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Pioneer X series Tuner TX 930   Aparelhagem Pioneer EmptySáb maio 20 2017, 17:08

Smile Ola a Todos,

Não ha duvida que ter os catalogos das aparelhagem tem as suas vantagens. Gosto que os radios tenham botoes de memoria para as estações e o radio TX 530 não tem e eu gostava de um que tivesse esta função e pelo catalogo vi que o TX 930 tinha e fiquei com isto na ideia.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170515_202630



Apareceu uma oportunidade de negocio no OLX com um radio pioneer TX 930 e comprei só que estou com receio de o ligar pois tenho duvidas quanto a regulação da tensão da rede.

Ora estou habituado a ouvir dizer que em Portugal a tensão da rede é 220v mas verifiquei que o botão de regulação da tensão do radio esta ligado no 240v como mostra a figura.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170515_202332

Nesse botão do lado direito existe a opção 220v pergunto se devo optar por esta voltagem.

Se algem me pudesse esclarecer desde ja agradeço Wink

Cordiais cumprimentos a todos  Aparelhagem Pioneer 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptyDom maio 21 2017, 13:31

moreira escreveu:
Smile Ola a Todos,

Não ha duvida que ter os catalogos das aparelhagem tem as suas vantagens. Gosto que os radios tenham botoes de memoria para as estações e o radio TX 530 não tem e eu gostava de um que tivesse esta função e pelo catalogo vi que o TX 930 tinha e fiquei com isto na ideia.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170515_202630



Apareceu uma oportunidade de negocio no OLX com um radio pioneer TX 930 e comprei só que estou com receio de o ligar pois tenho duvidas quanto a regulação da tensão da rede.

Ora estou habituado a ouvir dizer que em Portugal a tensão da rede é 220v mas verifiquei que o botão de regulação da tensão do radio esta ligado no 240v como mostra a figura.

Aparelhagem Pioneer IMG_20170515_202332

Nesse botão do lado direito existe a opção 220v pergunto se devo optar por esta voltagem.

Se algem me pudesse esclarecer desde ja agradeço Wink

Cordiais cumprimentos a todos  Aparelhagem Pioneer 22692

Pode mudar para os 220v mas nos 240 também não vais ter problemas.

Aparelhagem Pioneer 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer EmptySáb Fev 17 2018, 16:21

Muito fixe este conjunto.
Bem bonito.
Parabéns por o trazer à vida novamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aparelhagem Pioneer Empty
MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Pioneer   Aparelhagem Pioneer Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aparelhagem Pioneer
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aparelhagem Pioneer
» minha aparelhagem Pioneer
» apresentacao sistema goldstar
» Boas vindas e ajuda
» A minha aparelhagem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação :: O meu sistema-
Ir para: