Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Álcool etílico em alternativa ao isopropilico

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 11:53

Boas.

Desde já a minha apresentação. Sou o Jorge, de Setúbal, 40 anos. Oiço discos desde à alguns anos, no sistema "vintage" que era dos meus pais, mas muito recentemente adquiri um Pro-ject Elemental Phono USB que ligo a uma coluna Marshall Stanmore, com entrada RCA, e é um sistema que me serve perfeitamente.

Ultimamente tenho andado preocupado com a limpeza dos discos.

Reparei que as soluções caseiras que são propostas nos fórums são sobretudo à base de Álcool Isopropílico (misturado com água destilada). No entanto depois de rondar algumas farmácias, chego à conclusão que só por encomenda, e os preços não são muito tão convidativos.

A minha questão é, poderei usar o álcool etílico (96%) que se vende nas grandes superfícies, em substituição do Isopropílico, sem prejuízo para os discos? Não procuro perfeccionismo, mas apenas uma solução que seja aceitável, barata, acessível, e que não prejudique os discos.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 13:47

não invisto muito em discos usados pelo que não tenho nenhuma receita que siga, mas quando faço prefiro um tensoactivo do que um solvente como o etanol/isopropanol

o que te posso dizer é que o isopropanol é o álcool mais usado em electronica devido à sua pureza (conteúdo em agua extremamente reduzido) porque não vais querer agua em contactos no PCB, soldaduras e afins...

quando passas para um contexto de limpeza de um disco, feito de PVC, essa superioridade do isopropanol não tem sentido uma vez que vais dilui-lo precisamente em agua.

A diferença entre etanol e isopropanol é um carbono (prefixo ET versus PROP), fazendo com que o etanol evapore mais facilmente.
Diria que para aquilo que queres é irrelevante uma vez que vais diluir, mas outros que comentem com mais experiência neste assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 14:23

mango escreveu:
não invisto muito em discos usados pelo que não tenho nenhuma receita que siga, mas quando faço prefiro um tensoactivo do que um solvente como o etanol/isopropanol

o que te posso dizer é que o isopropanol é o álcool mais usado em electronica devido à sua pureza (conteúdo em agua extremamente reduzido) porque não vais querer agua em contactos no PCB, soldaduras e afins...

quando passas para um contexto de limpeza de um disco, feito de PVC, essa superioridade do isopropanol não tem sentido uma vez que vais dilui-lo precisamente em agua.

A diferença entre etanol e isopropanol é um carbono (prefixo ET versus PROP), fazendo com que o etanol evapore mais facilmente.
Diria que para aquilo que queres é irrelevante uma vez que vais diluir, mas outros que comentem com mais experiência neste assunto.

Também aplico a receita nos novos... Não é suposto?

Obrigado pela explicação detalhada, que me obrigou a ir investigar alguns termos. Fico mais descansado em relação à minha "receita". Misturo o Álcool Etítilo (96%) com Água Destilada (numa proporção aproximada de 1 para 7) e ainda umas gostas de detergente da loiça, e ainda umas gotas de Finish para a loiça. Mais para o lado do morno. Aplico circularmente com discos de algodão. Enxaguo com água destilada, e por vezes ainda aplico a torneira (sei que não devia).
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 14:43

não andas muito longe da maioria das receitas por essa net fora...normalmente o que vejo é uma relação de 1:4 de agua destilada e isopropanol com a adição de um tensoactivo não ionico, como o Ilfotol.
isso de meteres agua da torneira no fim é que estragas tudo Sad
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 14:57

um dia que apanhe um disco bera vou experimentar isto...apanhas é uma valente seca

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 15:14

Eu não uso soluções com álcool
Uso o Dr Wack com água bidestilada desmineralizada
https://wackchem.com/cw1-100-super-scheibenreiniger
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5313-dr-wack-cw-1100
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 15:27

mango escreveu:
um dia que apanhe um disco bera vou experimentar isto...apanhas é uma valente seca


Li algures que era de evitar, que realmente tira os resíduos mas também te arriscas a tirar algo que não querias. Mas já percebi que há muitas opiniões sobre limpeza na comunidade, e muitas delas contraditórias!
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 15:51

anibalpmm escreveu:
Eu não uso soluções com álcool
Uso o Dr Wack com água bidestilada desmineralizada
https://wackchem.com/cw1-100-super-scheibenreiniger
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5313-dr-wack-cw-1100

o alcool é o quarto ingrediente desse produto. Não dizem que alcool é.
Mas como voces acabam por diluir o produto deve ser uma quantidade muito diminuta.
O segundo é um tensoactivo anionico vulgarmente usado em shampoos, gel duche e afins...
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 15:53

jdomingos escreveu:

Li algures que era de evitar, que realmente tira os resíduos mas também te arriscas a tirar algo que não querias. Mas já percebi que há muitas opiniões sobre limpeza na comunidade, e muitas delas contraditórias!
Junta-lhe muita desinformação à mistura tambem Wink
Se estas satisfeito com o teu metodo não mudes.
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico EmptySeg Jan 02 2017, 16:03

Boas e bem vindo ao AAP!

O método mais consensual que a malta usa é o bom do Dr. Wack com água destilada e desmineralizada (compra-se em farmácias). A maioria nem álcool usa (o álcool a única coisa que acrescenta no resultado é uma secagem mais rápida).

Eu penso que estás a fazer várias coisas erradas, uma delas é usar discos de algodão (que tenho a certeza que deixam fibras e restos microscópicos para trás), depois estás a tirar apenas algo superficialmente (é quase o mesmo que nada) e não nas espiras (que é onde a maioria dos resíduos se esconde e é onde precisamente a agulha passa). Depois ainda passas água da torneira no final da limpeza que é voltar a adicionar contaminantes minerais e outras impurezas no disco.

Aconselho que no mínimo tentes encontrar uma máquina tipo Knosti pois tem escovas que chegam dentro das espiras. A formula que poderás utilizar pode ser a mesma do Dr. Wack na "banheira" da Knosti.

Cumprimentos,
Pedro
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty
MensagemAssunto: Re: Álcool etílico em alternativa ao isopropilico   Álcool etílico em alternativa ao isopropilico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Álcool etílico em alternativa ao isopropilico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Álcool isopropílico
» Álcool Isopropílico
» Álcool ISOPROPÍLICO
» COMPRA CONJUNTA ALCOOL ISOPROPÍLICO
» Alternativa à Ortofon 2M Red

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: