Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl

Ir para baixo 
+6
António Teixeira
birodisco
khayman
WamaKota
António José da Silva
barbosas
10 participantes
AutorMensagem
barbosas
Membro AAP
barbosas


Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/08/2014

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Nov 21 2016, 12:28

Bom Dia Pessoal,


No seguimento desta compra conjunta, na qual estive inscrito e decidi retirar-me pois achei que seria possivel com o mesmo budget (sub 150€) adaptar uma maquina melhor para o efeito pretendido, lavar discos. E assim foi, aventurei-me na compra de uma máquina de ultrasons no eBay e fiz eu a adaptação da mesma, deixo aqui a lista de materiais que utilizei, no total gastei cerca de 140€ .

Maquina de ultrasons 6L / 180W - 110€
http://www.ebay.co.uk/itm/221894760638?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=520788116994&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Motor 220V / 3RPM - 3€
http://www.ebay.co.uk/itm/TYC50-AC-Synchronous-Motor-220V-3RPM-4W-8Kgf-cm-Torque-CCW-CW-DM-/322194362322?hash=item4b0447cfd2:g:f2kAAOSw0fhXikIv

2 rolamentos com Suporte - 6€
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferragens/Ferragens-de-vivenda/Acessorios-de-estores/14413910.aspx

Varão roscado 6MM - 0.53€

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Tetos-e-divisorias/Acessorios/14678776.aspx

Acoplador 8MM - 2€
http://www.ebay.co.uk/itm/371657092528?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=640649988499&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
Para acoplar o varão ao motor (ainda não chegou pelo que o que se vê nas fotos é um artesanato com um bocado de plastico)

2 Suportes em L, impressos em 3D - 6€

Modelo 3D: https://1drv.ms/u/s!AmCewRq7CslxhKx7YlVpPCUV0RlX6A
Imprimi através do site: https://www.3dhubs.com/

Parafusos vários
Uns já tinha, outros comprei

Base para copos IKEA 10CM - 6€

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/90281656/

Ferramentas necessárias:
Dremel ou Berbequim com brocas para metal e disco para cortar o varão à medida
Chaves Philips e Fenda

Não tenho termo de comparação com a maquina BAKKU que o Sr. Polaco vende, mas posso dizer que esta funciona e bem, lavei 4 discos para testar e 2 desses discos estavam com imenso ruido de fundo mesmo depois de lavados à mão e ficaram perfeitamente ouviveis, o que sobrou presumo que seja apenas o ruido causado por riscos nos discos.

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 8xqwjn

Por alguma razão a foto fica deitada, pelo que deixo aqui o link com uma galeria com fotos com mais detalhe, se tiverem duvidas perguntem que respondo assim que possivel.

Mais Fotos: https://imgur.com/a/2zZTh
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Nov 21 2016, 12:41

E que tal está isso a lavar? Essa tem mais potencia do que a da compra conjunta não é?


Um filme é que era mesmo fixe. Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 491368

Parabéns pelo trabalho. Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 843159

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
WamaKota
Membro AAP
WamaKota


Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/05/2016
Idade : 39
Localização : Lisboa

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Nov 21 2016, 12:42

Olá Barbosas,

tenho seguido a tua demanda no outro tópico e agora vi isto...

Achas que um nabo consegue construir uma máquina dessas?

Pelo que vejo, chegaria mais rápido que a outra dita da Polónia e a tina é melhor, certo?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
barbosas
Membro AAP
barbosas


Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/08/2014

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Nov 21 2016, 12:44

António José da Silva escreveu:
E que tal está isso a lavar? Essa tem mais potencia do que a da compra conjunta não é?


Um filme é que era mesmo fixe. Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 491368

Parabéns pelo trabalho. Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 843159

Só lavei 4 discos ainda e parece-me que funciona mesmo a serio, esta tem 180W vs 50W da da compra conjunta.
2 discos estavam mesmo em mau estado e ficaram perfeitamente ouviveis após uma lavagem de 15m .

A única queixa que tenho é que isto faz uma chinfrineira dos diabos .
Ir para o topo Ir para baixo
barbosas
Membro AAP
barbosas


Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/08/2014

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Nov 21 2016, 12:49

WamaKota escreveu:
Olá Barbosas,

tenho seguido a tua demanda no outro tópico e agora vi isto...

Achas que um nabo consegue construir uma máquina dessas?

Pelo que vejo, chegaria mais rápido que a outra dita da Polónia e a tina é melhor, certo?

Obrigado!

A dificuldade maior que tive foi mesmo a fazer os furos na tina para fixar os suportes, os chineses que fazem isto não pouparam no metal. As peças impressas são em plastico e já vem com os furos feitos, é plastico rijo mas ao mesmo é tempo é facil de furar caso seja necessario alinhar o motor com os rolamentos.

A maquina chegou em 1 semana, apesar do vendedor ser asiatico a maquina foi enviada a partir da alemanha (muito importante não vir de fora da EU, se mete alfandega os custos disparam), o motor e o acoplador é que mandei vir diretamente da asia e demora imenso tempo tipo 3/4 semanas em correio normal, o acoplador ainda nem chegou, mas estava com o bichinho de ir testar isto que tive de aldrabar a coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Nov 21 2016, 13:51

barbosas escreveu:


A dificuldade maior que tive foi mesmo a fazer os furos na tina para fixar os suportes, os chineses que fazem isto não pouparam no metal. As peças impressas são em plastico e já vem com os furos feitos, é plastico rijo mas ao mesmo é tempo é facil de furar caso seja necessario alinhar o motor com os rolamentos.

A maquina chegou em 1 semana, apesar do vendedor ser asiatico a maquina foi enviada a partir da alemanha (muito importante não vir de fora da EU, se mete alfandega os custos disparam), o motor e o acoplador é que mandei vir diretamente da asia e demora imenso tempo tipo 3/4 semanas em correio normal, o acoplador ainda nem chegou, mas estava com o bichinho de ir testar isto que tive de aldrabar a coisa.

Essa máquina está a um preço bastante bom - quando comprei a minha há bastante tempo atrás, idêntica a essa, ficou bem mais cara.

Como utilizaste para veio de suporte aos discos o mesmo que eu (varão roscado 6mm), podes utilizar como acoplador uma união de varão roscado de 6mm - basicamente é uma porca "alongada" - de um dos lados fiz um furo e rosquei o mesmo, para apertar no veio do motor, do outro lado simplesmente enrosca no varão - podes, claro, fazer variantes disto com imans de neodímio, para implementar um "quick disconnect"...

Na minha eu utilizei manga termoretráctil em cima do varão roscado para obter a dimensão mais aproximada do furo do disco (7,2mm) e para nao ter metal afiado (as roscas) encostado ao vinyl.

Cumprimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
birodisco
Membro AAP
birodisco


Mensagens : 391
Data de inscrição : 29/08/2010
Localização : Setubal

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Nov 21 2016, 21:07

algo parecida e com vídeo...
http://www.analogplanet.com/content/cleanervinylcoms-reasonaly-priced-multi-lp-cavitation-based-recod-cleaning-system
Ir para o topo Ir para baixo
António Teixeira
Membro AAP



Mensagens : 217
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 57
Localização : Barcelos

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySex Fev 03 2017, 09:30

Olá Barbosas, muito bom dia,

Depois de ontem à noite ter lido todos os posts do tópico "Compra conjunta de máquina de lavar por ultra-sons", estou tentado a encetar uma aventura como a tua.
E são duas as razões principais:
1ª Não será fácil ter ideia de quando teria a máquina entrando na compra neste momento (o Polaco está a disponibilizá-las a contra-gotas!);
2ª A tina de ultra-sons que compraste é muito mais completa/potente que a usada pelo Polaco.
Assim sendo, gostaria de colocar-te as seguintes questões:
- Passados estes meses de experiência, se tivesses possibilidade, alterarias alguma coisa ao teu projecto? Por exemplo, a tina de ultra-sons é de facto a mais indicada?
- E quanto ao sistema de adaptação para os vinis? Poderias também facultar algumas dicas para optimizar a sua operacionalidade?
Desde já agradeço muito as tuas respostas. Muito obrigado.
Abraço
António
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySex Fev 03 2017, 13:20

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 754215
come¢a realmente a pensar em mandar vir um lote de tinas,
que penso que o polaco vai á vida e vêns tu entrar com fornecedor...
Ir para o topo Ir para baixo
barbosas
Membro AAP
barbosas


Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/08/2014

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySáb Fev 04 2017, 22:51

António Teixeira escreveu:
Olá Barbosas, muito bom dia,

Depois de ontem à noite ter lido todos os posts do tópico "Compra conjunta de máquina de lavar por ultra-sons", estou tentado a encetar uma aventura como a tua.
E são duas as razões principais:
1ª Não será fácil ter ideia de quando teria a máquina entrando na compra neste momento (o Polaco está a disponibilizá-las a contra-gotas!);
2ª A tina de ultra-sons que compraste é muito mais completa/potente que a usada pelo Polaco.
Assim sendo, gostaria de colocar-te as seguintes questões:
- Passados estes meses de experiência, se tivesses possibilidade, alterarias alguma coisa ao teu projecto? Por exemplo, a tina de ultra-sons é de facto a mais indicada?
- E quanto ao sistema de adaptação para os vinis? Poderias também facultar algumas dicas para optimizar a sua operacionalidade?
Desde já agradeço muito as tuas respostas. Muito obrigado.
Abraço
António

Viva António,

A tina parece-me que é mesmo a mais adequada, acho que nao se justifica o tamanho acima e o tamanho abaixo já não cabe lá um LP.

Quando ao sistema para rodar os discos, posso apenas partilhar a minha experiencia dos ultimos meses que é basicamente "a coisa funciona", lavo discos entre 1 a 2 vezes por semana, 4 de cada vez, e a eficiencia da maquina é mesmo muito boa.
Com certeza que existem modos bem melhores e mais elegantes de acoplamento do motor e dos suportes mas não tive tempo (nem vontade) para me dedicar a isso. A maneira como fiz a implementação foi a mais economica que consegui imaginar.

Abraço,


luis lopes escreveu:
Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 754215
come¢a realmente a pensar em mandar vir um lote de tinas,
que penso que o polaco vai á vida e vêns tu entrar com fornecedor...

hehe, não tenho tempo para essas aventuras.
Ir para o topo Ir para baixo
António Teixeira
Membro AAP



Mensagens : 217
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 57
Localização : Barcelos

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptyDom Fev 05 2017, 00:29

Muito obrigado pela resposta Barbosas...
Vou então começar por comprar os componentes.
Se surgir alguma dúvida voltarei a contactar. Obrigado.
Abraço
António
Ir para o topo Ir para baixo
António Teixeira
Membro AAP



Mensagens : 217
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 57
Localização : Barcelos

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptyTer Fev 07 2017, 13:15

[quote="barbosas"]Bom Dia Pessoal,


No seguimento desta compra conjunta, na qual estive inscrito e decidi retirar-me pois achei que seria possivel com o mesmo budget (sub 150€) adaptar uma maquina melhor para o efeito pretendido, lavar discos. E assim foi, aventurei-me na compra de uma máquina de ultrasons no eBay e fiz eu a adaptação da mesma, deixo aqui a lista de materiais que utilizei, no total gastei cerca de 140€ .

Maquina de ultrasons 6L / 180W - 110€
http://www.ebay.co.uk/itm/221894760638?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=520788116994&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Olá Barbosas,
A mais barata que encontrei na Europa (para evitar despesas alfandegárias) acaba por ficar por € 157,00!!!!
http://www.ebay.com/itm/6L-STRONG-DIGITAL-STAINLESS-CLEANER-ULTRA-SONIC-BATH-CLEANING-TANK-TIMER-HEATE-/182125767213?tfrom=181872823891&tpos=top&ttype=coupon&talgo=undefined

No link onde compraste a tua não estão disponíveis!
Conheces algum outro local (Europa) onde exista disponível mais barata?
Se puderes ajudar agradeço. Muito obirgado.
Abraço
António
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Gingarelho por US   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptyDom Fev 12 2017, 21:56

...ói ói
A máquina mais barata disponível neste momento existe em UK com portes gratuitos, sim grátis, na Topfaithshop e, existe em 2 versões: digital por £ 119.99 e analógica (tal como gostamos) por £ 109.99, estou a pensar seriamente desistir da compra conjunta e optar por uma destas (antes que esgotem), já que o resto da parafernália para o sistema funcionar pode perfeitamente vir dos nossos amigos de olhos em bico a preços bem comedidos e o resto é DIY.
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
António Teixeira
Membro AAP



Mensagens : 217
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 57
Localização : Barcelos

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptyDom Fev 12 2017, 23:30

Luis Filipe escreveu:
...ói ói
A máquina mais barata disponível neste momento existe em UK com portes gratuitos, sim grátis, na Topfaithshop e, existe em 2 versões: digital por £ 119.99 e analógica (tal como gostamos) por £ 109.99, estou a pensar seriamente desistir da compra conjunta e optar por uma destas (antes que esgotem), já que o resto da parafernália para o sistema funcionar pode perfeitamente vir dos nossos amigos de olhos em bico a preços bem comedidos e o resto é DIY.

Olá,
Entretanto mandei vir a do link que indiquei, pois, não encontrava mais nenhuma!!!
Vamos aguardar que chegue para passar à preparação do mecanismo para os discos...
Boa noite...
Ir para o topo Ir para baixo
barbosas
Membro AAP
barbosas


Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/08/2014

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptySeg Fev 13 2017, 12:23

Ora viva,

só hoje consegui voltar ao forum, ainda bem já estão orientados.

pois, fui dar um pulo à thread da compra conjunta e parece que existem várias maquinas com problemas, estamos sempre sujeitos a este tipo de coisas nas compras online, mas num negocio deste genero é tramado de gerir as coisas, o Sr é um "hobbista" e garantias não deve de dar muitas.
Ir para o topo Ir para baixo
gonjnunes




Mensagens : 21
Data de inscrição : 05/03/2019
Idade : 41
Localização : Aveiro

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptyQui Mar 14 2019, 00:58

Alguém conseguiu replicar esta criação?
Ir para o topo Ir para baixo
BVG
Membro AAP
BVG


Mensagens : 1940
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 43
Localização : Fátima

Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl EmptyDom Abr 05 2020, 00:26

Não houve fotos da criação nem nada? Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl 447836

Estou seriamente a pensar fazer algo do género.
Neste momento não encontro nenhuma máquina de ultra-sons de 6L a bom preço.
Estou à espera que estes venham a ter stock na República Checa:
https://www.aliexpress.com/item/32919570045.html.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl   Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Máquina de lavar.
» maquina lavar vinil ultrasons
» Máquina de lavar
» Máquina para lavar vinil
» Compra conjunta de máquina de lavar por ultrasons

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: