Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US

Ir para baixo 
+2
Ghost4u
slpinto
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 09 2016, 13:42

Boas tardes pessoal

Como descobri na arrecadação 2 dezenas destas meninas e lembrando-me que o meu pai vendeu o dele ainda eu era miúdo decidi aventurar-me nesta arte analógica que dá pelo nome de Gravador de Bobines..

Bom depois de muito procurar lá me decidi e trouxe para casa (ainda está no carro) este lindo menino!!

Vamos lá a ver como vai correr esta iniciação às bobines de 7"




National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Fxx8no



1. General
System: Reel to Reel
Colour: 1=Silver, 2=Black: 1 (Woodcase)
Reel To Reel
Track System: 4-tr 2-ch
Tape Speed cm/s.: 19; 38 cm/s.
Tape Speed ips: 7-1/2; 15 ips
Wow and Flutter 15 ips: 38 cm/s : 0.009 (WRMS)
Noise Reduction: Dolby yes
Frequency Response 7-1/2 ips: (19 cm/s) : 20~23,000 (±3 dB) Hz
Frequency Response 7-1/2 ips: (19 cm/s) : 0.13 Hz
Frequency Response 15 ips: (38 cm/s) : 30~25,000 (±3 dB) Hz
Signal-to-Noise Ratio 15 ips: (38 cm/s) : >53 dB (A weighted)
2. Physical
Dimensions in Inches: 16.93 x 19.37 x 8.39 (w) x (h) x (d)
Dimensions in mm: 430 x 492 x 213 (w) x (h) x (d)


A foto não são dele mas é , e está num estado rigorosamente igual sem tirar nem pôr (no fim de semana ponho fotos dele mesmo)

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySeg Set 12 2016, 09:20

Uma Ajuda pessoal

Como devo ligar o Bobines ao Amplificador

Como não tenho o manual da máquina nem consigo encontrar na net...

Vai funcionar tipo Deck cassetes

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US F0rixg

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13433
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySeg Set 12 2016, 11:30

Prezado slpinto,

Efectue a ligação mediante Line out 1 a uma entrada deck do amplificador.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySeg Set 12 2016, 11:37

Muito Obrigado Ghost4u

E para Auxiliar qual devo utilizar?

Tem os prefixos Higt e Low

Line Out também tem Fix e Var , penso que será sinal fixo e sinal variável que será no 2ª caso para ajustar através dos potenciómetros de saída

Já agora mais uma dúvida a fita que estes aparelhos usam é de 1/4" certo?


Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySeg Set 12 2016, 20:04

slpinto escreveu:
Muito Obrigado Ghost4u

E para Auxiliar qual devo utilizar?

Tem os prefixos Higt e Low

Line Out também tem Fix e Var , penso que será sinal fixo e sinal variável que será no 2ª caso para ajustar através dos potenciómetros de saída

Já agora mais uma dúvida a fita que estes aparelhos usam é de 1/4" certo?


Abraços

Boas, para entrada de sinal no bobines podes usar a high ou low, vê qual se ajusta melhor ao amplificador.

Também podes utilizar a ligação Din usando o cabo específico.



Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQua Set 14 2016, 08:33

Bom dia ducar

Por agora não está ligado ao amplificador porque ainda nada está montado

Liguei directamente o gira discos

Na entrada de Phono 1 o sinal é muito fraco e no Phono 2 com a designação MAG (magnético) o sinal é bom

Efectuei algumas gravações que ouvi e gravei com recurso a headphones mas estou com perdas entre gravação e audição na casa dos 50%....

Penso que será da qualidade da fita que é BASF normal com mais de 30 anos

Hoje vou usar uma fita Philips que apesar de também ter + ou - a mesma idade parece de melhor qualidade

Espero que amanhã de manhã já possa dar novidades

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQua Set 14 2016, 10:42

slpinto escreveu:
Bom dia ducar

Por agora não está ligado ao amplificador porque ainda nada está montado

Liguei directamente o gira discos

Na entrada de Phono 1 o sinal é muito fraco e no Phono 2 com a designação MAG (magnético) o sinal é bom

Efectuei algumas gravações que ouvi e gravei com recurso a headphones mas estou com perdas entre gravação e audição na casa dos 50%....

Penso que será da qualidade da fita que é BASF normal com mais de 30 anos

Hoje vou usar uma fita Philips que apesar de também ter + ou - a mesma idade parece de melhor qualidade

Espero que amanhã de manhã já possa dar novidades

Abraço

A entrada phono 1 é dedicada às velhas agulhas em cerâmica por isso não a uses.

Vê o estado das cabeças podem estar a precisar de uma boa limpeza.

A entrada dos headphones pode estar oxidada, para resolver o problema pulveriza com um limpa contactos.

Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQua Set 14 2016, 10:54

Boas Ducar

Sim já percebi essa das entradas de Phono

Também acho estranho não conseguir sinal nos Aux 1 e 2 ligados a um leitor de CD mas pode ser que esteja a fazer alguma coisa mal...

Vou ver as cabeças sim

Agora quando te falo em perdas de 50% é mesmo medido nos Vuímetros

Gravas com um ganho de +1.5 a 2 e quando passas a gravação tens uma perda de cerca de 50% nos Vuímetros, por isso poderá ser cabeças como tu dizes ou então a fita por ser normal e ter mais de 30 anos já estar um bocado para o vetusta!!

Logo vou experimentar com uma fita da Philips que apesar de antiga parece ter melhor qualidade e vou também fazer uma limpeza às cabeças

Os gravadores de bobines para mim são uma novidade e de facto têm funções que para os meus conhecimentos são chinês...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQua Set 14 2016, 22:47

slpinto escreveu:
Boas Ducar

Sim já percebi essa das entradas de Phono

Também acho estranho não conseguir sinal nos Aux 1 e 2 ligados a um leitor de CD mas pode ser que esteja a fazer alguma coisa mal...

Vou ver as cabeças sim

Agora quando te falo em perdas de 50% é mesmo medido nos Vuímetros

Gravas com um ganho de +1.5 a 2 e quando passas a gravação tens uma perda de cerca de 50% nos Vuímetros, por isso poderá ser cabeças como tu dizes ou então a fita por ser normal e ter mais de 30 anos já estar um bocado para o vetusta!!

Logo vou experimentar com uma fita da Philips que apesar de antiga parece ter melhor qualidade e vou também fazer uma limpeza às cabeças

Os gravadores de bobines para mim são uma novidade e de facto têm funções que para os meus conhecimentos são chinês...

Abraço

Não percebo a razão do sinal não entrar em aux tem que dar.

Quanto ao nível de gravação não corresponder ao nível na reprodução pode muito bem acontecer  pelas duas razões que mencionaste acima.
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQui Set 15 2016, 07:59

Boas Ducar

Estava a fazer asneira... National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 936335

O sinal no Auxiliar é muito mais forte do que em Phono 2, sem comparação mesmo

Já limpei as cabeças e o sinal melhorou, já só estou com uma perda aí de 30% (ontem não tive tempo mas hoje vou pôr o gajo na horizontal para verificar melhor o estado das cabeças tanto em relação a sujidades como desgaste, depois digo-te o que achei (só mesmo uma opinião, que é de leigo...)

Sem dúvida que são máquinas que têm muito potencial!! mas muito mais complicadas do que um bom leitor de cassetes...Embarassed

Mas agora vou ter de comprar uma bobine de fita de melhor qualidade e com menos anos...

Acho que só se consegue chegar a conclusões depois de estar montada toda a aparelhagem, mas isso em princípio só lá para fins de Dezembro.. até lá terá de ser com phones e gira discos + leitor de Cd´s ligados directamente ao dito...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQui Set 15 2016, 08:55

slpinto escreveu:
Uma Ajuda pessoal

Como devo ligar o Bobines ao Amplificador

Como não tenho o manual da máquina nem consigo encontrar na net...

Vai funcionar tipo Deck cassetes

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US F0rixg

Abraços

Manual não aparece mas aqui encontra o manual de serviço, pode ser uma ajuda para conhecer melhor o dito...
http://www.hifiengine.com/manual_library/panasonic/rs-736us.shtml
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQui Set 15 2016, 09:24

Bom dia agorgal

Obrigado esse já consegui arranjar
O manual do utilizador é que era bom, mas já pesquisei em tudo e mais alguma coisa e não consigo encontrar...

Ainda estou a dar os primeiros passos nos gravadores de Bobines... Embarassed e ainda me falta um longo caminho a percorrer...mas com a vossa ajuda vai lá!!

Agora vou ter de afinar o break springs que em FF está-me a desenrolar alguma fita na bobine master...

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 3005gty

Tudo o resto está a funcionar aparentemente sem problemas

Já agora uma ajudinha o que são estas Siglas?

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US B8s5t1

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 10e1wcn

Desculpem lá tantas perguntas..

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQui Set 15 2016, 20:33

slpinto escreveu:
Bom dia agorgal

Obrigado esse já consegui arranjar
O manual do utilizador é que era bom, mas já pesquisei em tudo e mais alguma coisa e não consigo encontrar...

Ainda estou a dar os primeiros passos nos gravadores de Bobines... Embarassed e ainda me falta um longo caminho a percorrer...mas com a vossa ajuda vai lá!!

Agora vou ter de afinar o break springs que em FF está-me a desenrolar alguma fita na bobine master...

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 3005gty

Tudo o resto está a funcionar aparentemente sem problemas

Já agora uma ajudinha o que são estas Siglas?

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US B8s5t1

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 10e1wcn

Desculpem lá tantas perguntas..

Abraço

A primeira não faço ideia.

A Echo é usada nas gravações/reproduções ao vivo.

A Sound on sound serve para trocar as pistas esquerdo/direito para direito/esquerdo.

Pelo que vejo esse é um duas pistas, os meus preferidos

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQui Set 15 2016, 23:46

ducar escreveu:


Pelo que vejo esse é um duas pistas, os meus preferidos


Infelizmente não é um duas pistas, é um mais convencional 4 pistas, 2 canais.

Julgo que o "Sound on Sound" (pelo menos em alguns sistemas é assim que funciona) permite ler um canal e gravar em simultâneo no outro essa mesma leitura mais outra fonte sonora que lhe seja atribuída. Um tipo de "mix" de um canal + som externo.

Também não consigo discernir o que significa NFD. Nem encontro, em equipamentos do mesmo fabricante e da época, tal coisa. Pela visualização do diagrama do circuito electrónico deduzo que tenha a ver com a gravação mas não consigo deduzir mais nada...

Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 16 2016, 08:25

Boas amigos

Pois então deixem-me fazer mais meia dúzia de perguntas de principiante nestas lides...

Sendo um 4 pistas 2 canais significa que permite a gravação dos dois lados da bobine em Stereo, correcto?

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 24bm0qs

Outro pormenor será ter um potenciómetro de volume nas siglas atrás descritas o que dá a entender injectar sinal...

Agora um pormenor que me espantou bastante... Como sabem tenho perda de sinal ao reproduzir o que gravei, limpei as cabeças e melhorou bastante, (passou aí de 50% de perda para 25% a 30%) a limpeza foi feita com ele na vertical, tendo eu ontem colocado o menino na horizontal, para melhor observar as cabeças ....e espanto!!

A cabeça Erase tem um aspecto normal (como eu as conheço dos K7) as cabeças de gravação e reprodução parecem cobertas por uma película vidrada negra muito brilhante...(???)
Nunca tinha visto nada assim...

Logo à noite tiro fotos e ponho aqui

Por último, não vou montar já a aparelhagem toda e estando o gira discos e o leitor de Cd´s ligados directamente ao Bobines, queria saber se na ligação ao amplificador poderei usar a 2ª ligação Tape ao bobines?
Não sei se haverá alguma incompatibilidade de Voltagem/Impedância..

O meu inglês é fraquinho...!! Muito!! vejam este link para ver se tem alguma coisa a ver com o NFD a que nos referimos

http://www.etsi.org/deliver/etsi_tr/101800_101899/101854/01.01.01_60/tr_101854v010101p.pdf

Abraços

JSP
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 16 2016, 19:18

agorgal escreveu:
ducar escreveu:


Pelo que vejo esse é um duas pistas, os meus preferidos


Infelizmente não é um duas pistas, é um mais convencional 4 pistas, 2 canais.

Julgo que o "Sound on Sound" (pelo menos em alguns sistemas é assim que funciona) permite ler um canal e gravar em simultâneo no outro essa mesma leitura mais outra fonte sonora que lhe seja atribuída. Um tipo de "mix" de um canal + som externo.

Também não consigo discernir o que significa NFD. Nem encontro, em equipamentos do mesmo fabricante e da época, tal coisa. Pela visualização do diagrama do circuito electrónico deduzo que tenha a ver com a gravação mas não consigo deduzir mais nada...  


Pensei que fosse um de duas pistas, mesmo assim não deixa de ser uma bela máquina.

O meu tascam 32 de duas pistas também faz isso, podes gravar num canal sem eliminar o seguinte mas no meu caso não vejo grande vantagem nisso.



Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 16 2016, 20:56

Boas

Vá lá não sejam mauzinhos respondam lá as questões que coloquei !!

Segue as fotos das cabeças para ver se me podem ajudar de que tipo são e como limpar as mesmas como deve de ser.

Cabeça Erase

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Ienrkg

Cabeças de leitura e gravação

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 3126zyd

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 330b9ts

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 29mk6d1

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 330b9ts

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 16 2016, 21:44

slpinto escreveu:
Boas

Vá lá não sejam mauzinhos respondam lá as questões que coloquei !!

Segue as fotos das cabeças para ver se me podem ajudar de que tipo são e como limpar as mesmas como deve de ser.

Cabeça Erase

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Ienrkg

Cabeças de leitura e gravação

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 3126zyd

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 330b9ts

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 29mk6d1

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 330b9ts

Abraços

Pelo que vejo o uso foi intenso, resumindo pouco ou nada podes fazer para melhorar o desempenho dessas cabeças, ou mudas as cabeças ou deixa andar.

Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 16 2016, 21:53

slpinto escreveu:
Boas amigos

Pois então deixem-me fazer mais meia dúzia de perguntas de principiante nestas lides...

Sendo um 4 pistas 2 canais significa que permite a gravação dos dois lados da bobine em Stereo, correcto?

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 24bm0qs

Outro pormenor será ter um potenciómetro de volume nas siglas atrás descritas o que dá a entender injectar sinal...

Agora um pormenor que me espantou bastante... Como sabem tenho perda de sinal ao reproduzir o que gravei, limpei as cabeças e melhorou bastante, (passou aí de 50% de perda para 25% a 30%) a limpeza foi feita com ele na vertical, tendo eu ontem colocado o menino na horizontal, para melhor observar as cabeças ....e espanto!!

A cabeça Erase tem um aspecto normal (como eu as conheço dos K7) as cabeças de gravação e reprodução parecem cobertas por uma película vidrada negra muito brilhante...(???)
Nunca tinha visto nada assim...

Logo à noite tiro fotos e ponho aqui

Por último, não vou montar já a aparelhagem toda e estando o gira discos e o leitor de Cd´s ligados directamente ao Bobines, queria saber se na ligação ao amplificador poderei usar a 2ª ligação Tape ao bobines?
Não sei se haverá alguma incompatibilidade de Voltagem/Impedância..

O meu inglês é fraquinho...!! Muito!! vejam este link para ver se tem alguma coisa a ver com o NFD a que nos referimos

http://www.etsi.org/deliver/etsi_tr/101800_101899/101854/01.01.01_60/tr_101854v010101p.pdf

Abraços

JSP

Esse volume deve ser específico para o misturador.

A película brilhante é a protecção das cabeças para resistir ao desgaste.

Quando a ligação do bobines ao amplificador podes usar a tal ficha DIN suplementar ou apenas uma das RCA Line Out.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 16 2016, 22:08

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 936335
O "ducar" esqueceu-se de responder, vou tentar responder eu.

1. As cabeças têm esse aspecto porque, e li isso algures, tem um revestimento especial que lhes proporciona uma muito longa durabilidade. Um dos problemas das cabeças de gravação e/ou leitura é que alguns modelos são tão macios que a fita acaba por cavar uma "vala" obrigando a uma "retificação" após uns muito poucos milhares de horas. Pelo que li essas aguentam 10.000 horas sem apresentar qualquer problema.

2. De uma maneira geral os equipamentos de leitura áudio dividem-se em 2 grupos no que às ligações entre eles e o amplificador diz respeito. Os gira-discos, que apresentam, perante o amplificador uma corrente muito fraca (oriunda das células/agulha de leitura) e que implicam uma pré-amplificação própria (havendo dois tipos de célula/agulha - MM de "moving magnet" e MC de "moving coil" sendo que nesta última a corrente é ainda mais fraca do que na primeira) constituem um grupo. O outro grupo é muito abrangente: fitas k7 e r2r, sintonizadores, cd's, dvd's, bluray's, sacd's, leitores de mp'3, etc. Estes equipamentos apresentam todos uma corrente se não igual muito próxima uns dos outros, podendo-se ligar nas mesmas entradas do amplificador de forma indiferente.
As entradas dedicadas ao primeiro grupo são identificadas como "phono" e, se disponível, com a opção MM ou MC. Se esta opção não existir presume-se que são MM.
As entradas dedicadas ao segundo grupo são identificadas como "tape" "tuner" "cd" "aux" (de auxiliar) ou simplesmente 1, 2, 3, 4... (claro que tudo isto em duplicado, estamos a falar de stereo, portanto 2 canais.)

3. Tal e qual como a k7 só que em tamanho maior e mais trabalhoso. A fita está dividida em 4 pistas. O gravador lê e grava duas (2 canais-stereo) quando a fita passa num sentido (da bobina emissora para a bobina receptora). No final invertemos as bobinas e lemos ou gravamos os outros dois canais.

Fico com a ideia que o Panasonic em questão foi uma máquina muito razoável na época, as especificações são boas e é um gravador bastante versátil. À falta de manual algumas experiências serão necessárias para perceber as suas funcionalidades.

Algures ao longo desta secção do fórum encontrará muito sobre r2r. Afinal está inteiramente dedicada às "tapes"...

PS: enquanto escrevia o "ducar" adiantou-se. Mas como o que escrevi complementa a informação que ele deu deixo seguir...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 17 2016, 09:50

"Noise-Free-Device takes care of unnatural tape hiss"
Portanto o NFD é um circuito redutor do ruído de fundo da fita...

Neste pdf, pag. 21, a publicidade ao deck com a menção citada:
http://www.americanradiohistory.com/Archive-High-Fidelity/70s/High-Fidelity-1970-12.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 17 2016, 12:28

Muito obrigado pelas explicações amigos

Já consegui + ou - entender o funcionamento básico do menino

Ontem e tendo uma bobine sem qualquer gravação decidi gravar o album dosRoxy Music Avalon e cheguei as seguintes conclusões:

1º A velocidade da fita nos primeiros 10 minutos é, + ou - constante , mas depois vai perdendo velocidade ao longo do tempo, até que para... O motor roda sempre.
Após deixar estar parado aí 25 minutos volta a rodar normalmente, mas a gravação sai acelerada como é óbvio..

Conclui (bem ou mal..)  que motor não é porque roda sempre,se não o fizesse queimava, por isso penso ser as correias de borracha já um pouco gastas e ressequidas que patinando começam a aquecer e acabam por patinar de tal maneira que acabam por não conseguir transmitir movimento às bobines...

Não me parece que seja algo mal lubrificado, mas no entanto vou fazer a autópsia ao bicho.

As vossas opiniões acerca deste facto são muito bem vindas!!

Desculpem lá este Chato!!!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 17 2016, 12:59

O Panasonic precisa mesmo de uma boa revisão, substituição das correias e lubrificação nos pontos em que tal seja necessário. Quanto às cabeças: uma forma de verificar o estado das mesmas é pelo tacto, passando o dedo pelas mesmas: se sentir uma "vala" na zona de passagem da fita elas estão gastas, se toda a superfície da cabeça apresentar um aspecto liso isso significa que estão boas.
Mais info sobre tape-recorders:
http://www.taperecorder.co.uk/
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 17 2016, 14:33

Boas agroal

As cabeças estão óptimas sem qualquer "vala" e lisas e brilhantes

Em funcionamento uma coisa que se nota é a cada volta da bobine as guias da fita sofrem durante cerca de 1/4 de volta uma tensão repentina.. o que me leva a pensar que as correias por estarem muito tempo parado ganharam uma espécie de cama que provoca esse soluço..

O passo seguinte será abrir o menino, ir tirando fotos de tudo o que faço e seguir o manual que me deste.

Pelo pouco que analise não me parece que seja uma máquina com muito uso, mas sim que deve de estar à muito tempo parada, tanto que tinha o selector de potência no transformador em 115 V e o fusível queimado... , Foi trocar e fusível e voilá !

Agora vou ter de sair mas vou pondo aqui tudo o que fizer e agradeço muito a vossa ajuda!!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 17 2016, 15:26

slpinto escreveu:
Boas agroal

As cabeças estão óptimas sem qualquer "vala" e lisas e brilhantes

Em funcionamento uma coisa que se nota é a cada volta da bobine as guias da fita sofrem durante cerca de 1/4 de volta uma tensão repentina.. o que me leva a pensar que as correias por estarem muito tempo parado ganharam uma espécie de cama que provoca esse soluço..

O passo seguinte será abrir o menino, ir tirando fotos de tudo o que faço e seguir o manual que me deste.

Pelo pouco que analise não me parece que seja uma máquina com muito uso, mas sim que deve de estar à muito tempo parada, tanto que tinha o selector de potência no transformador em 115 V e o fusível queimado... , Foi trocar e fusível e voilá !

Agora vou ter de sair mas vou pondo aqui tudo o que fizer e agradeço muito a vossa ajuda!!

Abraços

Toma em atenção que ao substituir as correias por umas novas têm forçosamente de ser do mesmo tamanho senão corres o risco de alterar a velocidade.





Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyDom Set 18 2016, 13:41

Boas ducar

Sim vou ter esse pormenor em linha de conta

Assim como gostaria que me ajudassem no tipo de líquido para limpar as cabeças de gravação e leitura visto terem aquele tipo de recobrimento

Não sei se será bom limpá-las com álcool como é trivial fazer..

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySeg Set 19 2016, 19:15

slpinto escreveu:
Boas ducar

Sim vou ter esse pormenor em linha de conta

Assim como gostaria que me ajudassem no tipo de líquido para limpar as cabeças de gravação e leitura visto terem aquele tipo de recobrimento

Não sei se será bom limpá-las com álcool como é trivial fazer..

Abraços

Podes limpar com álcool isopropílico.
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyTer Set 20 2016, 08:33

Boas ducar

Penso que se compra na farmácia...

Amanhã vou dar início à autópsia do menino National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 693932

Vamos ver se corre tudo bem.

Já estive a analisar por alto e vou retirar a parte de trás para limpeza do pó e a parte da frente para ter acesso às correias e aos cabrestantes para proceder à limpeza e lubrificação,substituir correias e siga para Bingo!!


Vou postando aqui o evoluir da operação..

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyTer Set 20 2016, 10:03

Ainda consegue arranjar o kit de correias online aqui por exemplo:
http://www.vintage-electronics.net/panasonic-rs-736us.aspx
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyTer Set 20 2016, 11:10

Obrigado agorgal

Se calhar é mesmo melhor mandar vir essas específicas do que estar a inventar.. e até que não fica caro

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Riscofino
Membro AAP



Mensagens : 64
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 53
Localização : Cacem

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyTer Set 20 2016, 12:24

Olá slpinto,
Eu também vou precisar de umas correias para um Sony TC-K611S.
Se mandares vir,
(http://www.vintage-electronics.net/panasonic-rs-736us.aspx)
podias dar aqui um feedback
Ou se alguém já fez alguma encomenda podia fazer um comentário.
Obrigado a todos os contributos.
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyTer Set 20 2016, 13:28

Riscofino escreveu:
Olá slpinto,
Eu também vou precisar de umas correias para um Sony TC-K611S.
Se mandares vir,
(http://www.vintage-electronics.net/panasonic-rs-736us.aspx)
podias dar aqui um feedback
Ou se alguém já fez alguma encomenda podia fazer um comentário.
Obrigado a todos os contributos.

Claro que dou o feedback

Encomenda efectuada!!

Depois mal chegue dou a minha opinião

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Riscofino
Membro AAP



Mensagens : 64
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 53
Localização : Cacem

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyTer Set 20 2016, 15:36

Obrigado National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 22692
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQua Set 21 2016, 16:27

Boas Amigos

Começo da autópsia e muitas dúvidas....

1ª Parte

Desmontagem dos acessórios para tirar o painel frontal

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 30kpmvs

Frente em alumínio fora

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 6tkakl

A correia mais grossa com muita folga

Faz rodar a bobine esquerda "Master"

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Amtox5

Correia fina com muita folga também

Faz rodar o contador de voltas

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 2zyheog


Já vamos à 2ª parte

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQua Set 21 2016, 16:42

2ª Parte

Parte de trás do dito

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 2i8vtdl

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 8ycl6r

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 2i8vtdl

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 14e13sw

Aqui foi todo limpo pincelado e aspirado com muita calma

A Seguir a 3ª parte

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyQua Set 21 2016, 17:06

3ª parte

Funcionamento mecânico de tracção

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 6fnnyq

Se calhar não se vê muito bem....

A tracção da fita é feita pelo encosto da roda 1 à roda 5 de grande diâmetro e muito pesada feita de metal e que tem uma borracha por dentro em toda a sua periferia..

A eixo 3 é o veio do próprio motor

A cabrestante 2 encosta à 3 para rewind

A cabrestante 4 encosta ao apoio da fita para Forword

Bom desculpem lá o português mas não consigo explicar melhor...

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5190
Data de inscrição : 11/11/2010

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 23 2016, 18:38

Bem isso está com muito bom aspecto, só precisa de mudar as correias.

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 491368
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 23 2016, 18:53

Isso está a ficar como novo, belo trabalho. National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 874774

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 23 2016, 20:32

Obrigado Amigos

Já encomendei as correias

Mal cheguem siga para Bingo!!

Está impecável por dentro bastou uma limpeza com muita calminha para parecer novo...

Já está todo montado com as correias antigas e como todos os cabrestantes foram limpos e desengordurados já não há qualquer alteração de velocidade

Gravei uma bobine com um CD do Phil Collins que conheço demasiado bem para tirar 80% das dúvidas sobre qualquer flutuação de velocidade

Agora a perda entre gravação e reprodução mantém-se para aí nos 30%... mas verdade seja dita que depois de gravar a bobine nos dois sentidos tinha um montinho de "ferrite" em cima da mesa!!
Bobine com mais de 30 anos de certeza!!

Terei mesmo de arranjar uma bobine recente e em condições para tirar alguma conclusão sobre este assunto...

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 23 2016, 21:35

Algumas versões de fitas, mesmo de marcas bem conceituadas (lembro a Ampex) têm esse problema com vários graus de gravidade. Como se a emulsão se descolasse do suporte. Há inclusivé um método de recuperação dessas fitas, uma passagem por um forno a, não me recordo bem, x graus e durante x tempo...
Uma volta no eBay e consegue fitas virgem a preços razoáveis. Nunca serão bons preços dada a crescente procura. E também há quem venda NOS (new old stock, material guardado em armazém durante os últimos anos). Tenho algures informação sobre empresas que vendem fita NOS mas de momento não a encontro.
Penso que com uma fita em boas condições não terá o problema de perda entre gravação e reprodução. O estado do gravador aparenta indicar que foi usado muito pouco, o que é excelente neste tipo de equipamentos.
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 23 2016, 22:47

Boas agroal

Neste caso concreto é AGFA , as BASF estão muito razoáveis..

Algumas bobines de 15 cm estão gravadas em Mono, isso lembro-me bem de as ouvir no tempo do meu pai..

Outras não me lembro sequer de as ter ouvido.. ele vendeu o bobines devia eu ter para aí uns 6 ou 7 anos..

E algumas deixaram-me espantado!! Ainda não tive tempo de as ouvir com atenção..

Desde discursos à Nação..Festival da canção Edimburgo 1972...Clássica... Guitarra portuguesa.. e até algo que nunca ouvi..Uma espécie de música clássica com voz em Flamengo e um sapateado tipo bater de socas grossas...nem sei o que é!! Nunca tinha ouvido nada parecido!!

Claro que não vou desgravar nenhuma, mas tenho de ouvir muito atentamente algumas coisas que nem sabia que existiam.. É difícil explicar..,Só mesmo ouvindo, e eu não tenho conhecimentos para analisar e concluir algo sobre algumas das gravações..

Mas está a ser muito interessante!! Lá isso está

Inclusivamente apesar de ser gravado em mono e a 3 1/4 " há algumas gravações que me espantaram pela qualidade..Algo muito potente e a válvulas por detrás de tudo...não consigo explicar-me melhor..

Atenção que estou a ouvir tudo isto através de uns headphones ranhosos e directamente do Bobines..

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Riscofino
Membro AAP



Mensagens : 64
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 53
Localização : Cacem

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 23 2016, 23:47

Parabéns pelo empenho que colocas nesse brinquedo National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 754215
Eu estou pelos cabelos com o leitor de cassete da sony pela informação que recolhi não havia nenhum igual ao meu no YouTube para desmontar até que não foi difícil o problema depois de ir servelec comprar as correias descobri que faltava uma pequena que não tinha visto na desmontagem agora só irei montar depois de soldar uns fios que se soltaram entretanto National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 524928826
É preciso muita paciência, e isso é uma coisa que eu nunca tive.
Boas noites National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 707387
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 24 2016, 12:16

Riscofino escreveu:

É preciso muita paciência, e isso é uma coisa que eu nunca tive.
Boas noites National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 707387


Pois, já somos dois.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Riscofino
Membro AAP



Mensagens : 64
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 53
Localização : Cacem

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 24 2016, 14:34

António José da Silva escreveu:
Riscofino escreveu:

É preciso muita paciência, e isso é uma coisa que eu nunca tive.
Boas noites National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 707387


Pois, já somos dois.

E a coisa agudiza-se com a idade National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 424293
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 24 2016, 16:12

Então Malta!!!

O mais velho sou eu e ainda tenho paciência!!!

António não me digas que agora lavas os vinís com toalhitas Dodot ?!?!?!?

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 22692 National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 22692 National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySáb Set 24 2016, 17:50

slpinto escreveu:
Então Malta!!!

O mais velho sou eu e ainda tenho paciência!!!

António não me digas que agora lavas os vinís com toalhitas Dodot ?!?!?!?

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 22692 National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 22692 National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 22692



Para isso vou "arranjando" paciência. Para além disso, é terapêutico. National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 491368



_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyDom Set 25 2016, 01:03

António riscofino

É terapêutico sem dúvida nenhuma!!

Daqui a uns dias vou à arrecadação buscar os discos que me sobraram LP e uns 40 singles...

Nunca foram lavados na vida!!!! National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 524928826

Vai ser cá uma terapia!!! Que não vos digo nada!! National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 317942

Mas vai ser para fazer com muita calminha, cada disco vai precisar de ser lavado aí umas 10 vezes National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 317942 National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 317942

mas é a vida!!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Riscofino
Membro AAP



Mensagens : 64
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 53
Localização : Cacem

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptyDom Set 25 2016, 01:43

A minha máquina só chega lá para quarta ou quinta depois vou fazer trabalho terapêutico também.
Obrigado AJS pelos conselhos.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 30 2016, 16:12

Boas tardes Amigos

As correias de borracha já chegaram!


Só hoje vi o aviso da encomenda no correio de dia 27-09-2016 (Foi rápido!!)

As correias parecem ser de excelente borracha, muito maleáveis mas sem se deformarem à tracção, que penso eu ser a característica mais importante neste caso

Algumas fotos

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 2hhlnqv

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 2d9y0wk

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Nbcjo5

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US 10rqwbm

Ver se amanhã ponho mãos à obra

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1324
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US EmptySex Set 30 2016, 17:50

slpinto escreveu:
Boas tardes Amigos

As correias de borracha já chegaram!



É agradável quando somos bem servidos e rapidamente...
Uma pergunta, por quanto ficaram?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty
MensagemAssunto: Re: National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US   National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» National Panasonic RS 736 US / Technics RS 736 US II
» National Panasonic
» National Panasonic RS-276US
» Colunas National Panasonic
» National Panasonic RS-276US + CD Pioneer PD 4100

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: