Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Célula para braço de baixa massa

Ir para baixo 
+5
Ghost4u
Stinkfist86
reirato
Milton
tfonseca
9 participantes
AutorMensagem
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 13:37

Viva!

Continuando a saga do analógico, o pré custou mas foi. Já passaram por cá 4, espero que este seja o último. O gira-discos é o Thorens 160 modificado pelo RB. E o braço é o Hadcock 228 com o peso XTC.

Para quem não se lembra, o conjunto é este:
Célula para braço de baixa massa 8632139403_2ec439b6f9



Agora chegou a hora de começar a pensar na célula. A Goldring está velhota, já tocou muito. Aparentemente bastante mais que a média!


O braço é leve, bastante leve. Já li que a massa efectiva era 6g, 7g, 7.5g e até 10g! Creio que deva ser mais perto do 6g do que dos 10g. Não sei se a alteração do peso altera a massa efectiva. Presumo que sim, porque levou um veio maior para acomodar o peso, mas a diferença deverá ser marginal.


A solução obvia era comprar uma agulha para a Goldring 1012. Mas além de caras, creio que posso ter um melhor casamento aumentado a compliance/peso.


Estou aberto a MM e MC. Embora as MC devam casar mal com o braço, para além de serem mais caras. Será que a tão badalada (por este cantinho, pelo menos) Shure M75 será uma boa opção? Com que agulha?




Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 19:21

Sim, a M75-6s com agulha Nabber Nedeln ou Jico SAS...
Célula para braço de baixa massa 22692
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 20:24

Pois essas SHURE com JICO's SAS, se as houvesse era uma coisa capaz de impressionar!?... Se as houvesse por aí!!!

Mas, ali na caixinha, tenho o casalinho, aliás dois,  a M75-6s e a M91MG, ambas com as pontas SAS, a condizer, novas e virgens!? ...

Ou então esta preciosidade que está na outra caixinha, a Pickering, XSP/4004 e que é tão delicada que como só tem 0,33V de saída precisa dum BRUTUS do JPINTO...
Célula para braço de baixa massa S-l1600

geek

king


Última edição por reirato em Qui Mar 31 2016, 00:34, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Stinkfist86
Membro AAP
Stinkfist86


Mensagens : 710
Data de inscrição : 08/06/2014
Idade : 37
Localização : Mogofores - Anadia 3780-453

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 21:33

Milton escreveu:
Sim, a M75-6s com agulha Nabber Nedeln ou Jico SAS...
Célula para braço de baixa massa 22692

Se eu encontra-se uma nabber nedeln também me atirava de cabeça, o pior é encontrar

Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 22:00

reirato escreveu:
Pois essas SHURE com JICO's SAS, se as houvesse era uma coisa capaz de impressionar!?... Se as houvesse por aí!!!

Mas, ali na caixinha, tenho o casalinho, aliás dois,  a M75-6s e a M91MG, ambas com as pontas SAS, a condizer, novas e virgens!? ...

Ou então esta preciosidade que está na outra caixinha, a Pickerind XSP/4004 e que é tão delicada que como só tem 0,33V de saída precisa dum BRUTUS do JPINTO...
Célula para braço de baixa massa S-l1600

geek

king

Se me quiser dispensar uma M75 com a SAS Rolling Eyes Mas Nabber deve ficar mais em conta...

Os 0.33mV não devem ser problema, já ouvi o pré com a dynavector XX2 (0.23mV) e portou-se à altura!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13305
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 22:47

tfonseca escreveu:
(...) Será que a tão badalada (por este cantinho, pelo menos) Shure M75 será uma boa opção?

A resposta está dada.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 22:50

Na dificuldade em encontrar uma boa agulha para M75, penso que a AT95e tambem será uma boa opção , e está bem barata no ebay uk...
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 23:48

Milton escreveu:
Na dificuldade em encontrar uma boa agulha para M75, penso que a AT95e tambem será uma boa opção , e está bem barata no ebay uk...

Sem nunca a ter ouvido, desconfio que não tenha o refinamento que procuro, além de que a dynamic compliance é baixa para estar braço, acho eu... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Mar 30 2016, 23:55

Estou prestes a atirar-me a esta :

http://www.musicdirect.com/p-562-audio-technica-at95e-special-edition-black-mm-cartridge.aspx
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQui Mar 31 2016, 00:19

tfonseca escreveu:
Milton escreveu:
Na dificuldade em encontrar uma boa agulha para M75, penso que a AT95e tambem será uma boa opção , e está bem barata no ebay uk...

Sem nunca a ter ouvido, desconfio que não tenha o refinamento que procuro, além de que a dynamic compliance é baixa para estar braço, acho eu... scratch

Esta! ... Esta EMPIRE, 999 E/X, é que assentava que nem uma luva...
Célula para braço de baixa massa $(KGrHqN,!nsFItNGZHN+BSOsqOBJ4w~~60_57
Célula para braço de baixa massa Image

Compliance de 25, já tem firmeza suficiente com a suavidade duma pena!? ...
E está nova, selada num estojo de ourivesaria!? ...

geek

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13305
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQui Mar 31 2016, 10:31

Prezado tfonseca,

A Shure M97xE é outra opção a ter em conta.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQui Mar 31 2016, 12:04

Olá

Não pondo em causa que a compliance seja importante, e falando por experiência própria... no meu Panasonic que tem um braço leve... as 3 células que para mim lá tocam melhor são a Technics EPC 270C que tem a compliance de 10 x 10-6cm/Dyne, a Empire EDR 9 que tem a compliance de 28 x 10-6cm/Dyne, a AT 432 que não sei qual a compliance, a Technics é a que vem de origem, por isso tenho muitas duvidas que seja por causa desse factor que toquem bem ou não...
Das Shure que já experimentei a que gostei mais foi a M95, e já lá passaram M75, M91, M97 e V15III...
A AT95 não gostei...

No audio o que uns adoram outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptySex Abr 01 2016, 00:42

Realmente a compliance pode não ser tudo. Mas é um factor a ter em conta, assim como o peso. Creio que o meu braço seja ainda mais leve...


Também ainda não percebi se o reirato me está a tentar vender alguma coisa? Célula para braço de baixa massa 317942


De qualquer maneira acho que devia dar uma oportunidade à M75. Alguém experimentou esta agulha?
https://www.thakker.eu/en/needles/n-75-ed-type-ii-stylus-for-shure-m-75-ed-type-ii-generic-stylus/a-5541/

As originais são consideravelmente mais caras e as Jico SAS também.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptySex Abr 01 2016, 00:54

Tiago
Eu tenho essa célula. Com uma agulha elíptica ou com uma cónica. Gosto mais do som com a agulha cónica. Sinceramente não sei se são Jico ou Ed Saunders.
Posso levar a shell/célula/agulhas para fazermos experiências no estaminé do Alexandre Vieira. (já tenho tanta coisa para levar, vamos ver se não me esqueço)

P.S. Claro que o reirato te está a tentar vender qualquer coisa dvil
Não sei valores, mas eu dava uma oportunidade à Empire. Já tive uma há muitos anos e deixou saudades.

_________________
Célula para braço de baixa massa Signat10
Célula para braço de baixa massa Vu-1_z10 Célula para braço de baixa massa Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptySex Abr 01 2016, 01:38

Ferpina escreveu:
Tiago
Eu tenho essa célula. Com uma agulha elíptica ou com uma cónica. Gosto mais do som com a agulha cónica. Sinceramente não sei se são Jico ou Ed Saunders.
Posso levar a shell/célula/agulhas para fazermos experiências no estaminé do Alexandre Vieira. (já tenho tanta coisa para levar, vamos ver se não me esqueço)

P.S. Claro que o reirato te está a tentar vender qualquer coisa dvil
Não sei valores, mas eu dava uma oportunidade à Empire. Já tive uma há muitos anos e deixou saudades.


Será que o Alexandre tem um braço tão levezinho como este? Se forem mesmo os 6.5g, não é fácil... Dai a minha curiosidade com a Shure que parece ser um excelente casamento com braços leves.


A Empire deve estar acima do que quero gastar... Outra que também oiço bem é da Decca London que ao que parece casa bem com o braço, mas também é cara.
Ir para o topo Ir para baixo
PedroGV
Membro AAP



Mensagens : 588
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 66
Localização : Parede/Cascais

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptySex Abr 01 2016, 02:18

tfonseca escreveu:
Ferpina escreveu:
Tiago
Eu tenho essa célula. Com uma agulha elíptica ou com uma cónica. Gosto mais do som com a agulha cónica. Sinceramente não sei se são Jico ou Ed Saunders.
Posso levar a shell/célula/agulhas para fazermos experiências no estaminé do Alexandre Vieira. (já tenho tanta coisa para levar, vamos ver se não me esqueço)

P.S. Claro que o reirato te está a tentar vender qualquer coisa dvil
Não sei valores, mas eu dava uma oportunidade à Empire. Já tive uma há muitos anos e deixou saudades.


Será que o Alexandre tem um braço tão levezinho como este? Se forem mesmo os 6.5g, não é fácil... Dai a minha curiosidade com a Shure que parece ser um excelente casamento com braços leves.


A Empire deve estar acima do que quero gastar...  Outra que também oiço bem é da Decca London que ao que parece casa bem com o braço, mas também é cara.

Boa noite TFonseca.

Uma Shure M75 com agulha Jico Hypereliptica, ou agulha biradial nabel nadern sim deve ter boa sinergia com um braço leve. Se for com agulha cónica ja gostará mais de um braço com mais massa especifica.

No entanto uma Shure V15 IV com aguha original VN45MR ou VN45he num braço leve é algo fantastico.

A V15 III também ou ainda melhor a V15V tambem poderão ser excelentes.


No meu ADC 1600 com um braço muito leve, de masa 6gr a Shure V15IV soa muito bem, para o meu gosto.

Posso lhe emprestar uma M75m com agulha Naber Nadeln birradial ou cónica shure , que neste momento não estou a utilizar, é só dizer e combinar.

Cumprimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptySex Abr 01 2016, 10:03

PedroGV escreveu:


Posso lhe emprestar uma M75m com agulha Naber Nadeln birradial ou cónica shure , que neste momento não estou a utilizar, é só dizer e combinar.


Viva!
Isso era excelente, tirava logo as teimas.
Ir para o topo Ir para baixo
PedroGV
Membro AAP



Mensagens : 588
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 66
Localização : Parede/Cascais

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptySex Abr 01 2016, 10:18

tfonseca escreveu:
PedroGV escreveu:


Posso lhe emprestar uma M75m com agulha Naber Nadeln birradial ou cónica shure , que neste momento não estou a utilizar, é só dizer e combinar.


Viva!
Isso era excelente, tirava logo as teimas.

Sim, assim tiras as tuas proprias conclusões.

Envia pm para combinar por favor.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Abr 06 2016, 11:35

Já comparei a M75 que o Pedro gentilmente me emprestou com a Goldring. A Goldring é mais espacial, e tem um som mais definido com agudos mais extensos.

Será por causa da carga? Tenho ideia que a M75 requer uns 600pF, enquanto que o meu pré só tem 100pF e só é alterável para MC.
Ir para o topo Ir para baixo
raines1978
Membro AAP



Mensagens : 748
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : Coimbra

Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa EmptyQua Abr 06 2016, 12:25

se quiseres tenho uma goldring 1012gx a venda como nova. barata

abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Célula para braço de baixa massa Empty
MensagemAssunto: Re: Célula para braço de baixa massa   Célula para braço de baixa massa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Célula para braço de baixa massa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Clube Rui Borges Turntables
» Novo BRAÇO E CÉLULA
» Calculador Célula/braço
» Compatibilidade celula braço ou outra causa
» Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: