Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Revox A77 Dolby

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySáb Jul 17 2010, 01:44

Boas noites

Pois é, a família de engenhocas audio acabou de ficar um pouco maior... e mais pesada...

Cá está este velhinho Revox A77 Dolby, acabado de chegar:

Revox A77 Dolby IMG672

Revox A77 Dolby IMG669

Aqui uma foto mais abrangente, com o sistema que acolhe o Revox... Está tudo à espera de casa nova e condigna..
Revox A77 Dolby IMG670

Ainda não deu para ouvir convenientemente mas já fiz umas gravações e parece estar tudo como seria de esperar... Durante a próxima semana já devem chegar algumas bobines...
Orquestra

Vou dando notícias com o decorrer dos testes...

Abraço
Noé Gonçalves
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySáb Jul 17 2010, 01:57

Muitos parabéns. A máquina é linda. Tenta arranjar uns álbuns gravados. Espero que nos vás deixando ao corrente do que se vai passando e em especial das tuas impressões sobre a qualidade sonora. Revox A77 Dolby 874774
Ir para o topo Ir para baixo
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ®
Membro AAP



Mensagens : 1377
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 50
Localização : Terra da Capa Rica

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySáb Jul 17 2010, 21:00

Muito bonito. Soubesse eu lidar com esse tipo de aparelho e já estaria aqui a roer-me todo. Revox A77 Dolby 754215
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySáb Jul 17 2010, 21:21

Parabéns Noé. Que grande forma de começar a colecção.

E como vai ser agora a desmagnetização, calibragem, afinação dos circuitos, afinação dos travões, afinação dos motores?
Não é para assustar, mas com um bocadinho de trabalho esse Revox vai imperar.

Ao seu dispor para o que necessitar.

Cumprimentos,

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
alex
Membro AAP
alex


Mensagens : 50
Data de inscrição : 14/07/2010

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySáb Jul 17 2010, 21:34

E para o feliz proprietário dum REVOX nada como um piscar de olhos sobre a página oficial da STUDER-REVOX.



http://www.studerundrevox.de/index.php?page=135
Ir para o topo Ir para baixo
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyDom Jul 18 2010, 00:02

Boa noite caros amigos,
Pois é, até agora a máquina parece estar a portar-se bem...

António, já vêm uns sete ou oito álbuns a caminho... isto sem música não dá... E na verdade, calculo que poucas vezes será utilizado para gravação...
Quanto à fidelidade, está a surpreender, apesar de até agora apenas ter gravações de digital Revox A77 Dolby 317942 eu sei, eu sei,, sacrilégio... foi apenas para experimentar..
Lê-se por aí que este suporte melhora uma gravação digital, como é óbvio isso não faz sentido, não será possível a cópia ser melhor que o original. Mas o que é bem evidente, é que ao gravar na bobine, talvez pelo suporte (fita) ou pela máquina em si, há uma espécie de efeito loudness (sacrilégio novamente) Revox A77 Dolby 317942 ... o que não significa que a gravação esteja melhor, naturalmente.. Outros efeitos característicos da gravação em fita, questões que tenho que estudar melhor, podem contribuir para esta sensação..

Culto do Vinil (como outro forista há uns dias, também não me lembro do seu nome... as minhas desculpas), na verdade eu também não sei lidar muito bem com isto... É como aqueles cursos: domínio da informática na óptica de utilizador... Revox A77 Dolby 865586 não sei muito mais mas vou aprendendo.. (espero eu)

Mário, espero que este dure uns anitos mas talvez venha um, dois no máximo, para fazer companhia..
Como já referi parece estar tudo bem mas em alguns momentos, após gravação na mesma fita notei que ainda se ouvia um pouco da gravação anterior... especialmente com ganhos muito baixos na nova gravação, o que não é nada desejável. Apesar de pensar utilizar essencialmente para reproduzir, seria conveniente resolver o problema. Não sei se poderá ser um problema na cabeça que apaga a fita ou apenas necessidade de proceder à desmagnetização. Já li umas coisas e provavelmente irei comprar o "aparelhómetro" para desmagnetizar, que terei de utilizar com muito cuidado ou pior a emenda que o soneto... certo? De qualquer forma, durante o mês de Agosto gostaria que alguém com conhecimento nesta matéria mexesse no bicho.. Pelo que me disse, há por cá quem faça este trabalho. Contactos que possa fornecer, fico grato.

Alex, obrigado pelo comentário. Felizmente há bastante informação e essa página que indicou tem um botão maravilhoso para traduzir aqueles hieróglifos para uma língua civilizada... Revox A77 Dolby 809774 Que o António não leia isto.. Revox A77 Dolby 310490


Nada mais a dizer neste momento, apenas que é o maravilhoso som analógico.. é por isso que aqui estamos, certo? Orquestra como factor acessório para esta discussão, é de salientar o fascínio que estas máquinas provocam em qualquer pessoa... mesmo quem não se interessa por estes assuntos...
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyDom Jul 18 2010, 01:10

Noé,

Não vale a pena comprar um desmagnetizador. Pela módica quantia de um café e dois dedos de conversa, e utilizando o meu aparelho, fazemos isso num abrir e fechar de olhos. Com o manual de serviço do A77 que também tenho, acabamos com o que ainda estiver a funcionar.

Caso não seja possível que nos encontremos, o meu desmagnetizador não diria que não a um passeio via CTT.

Disponha.

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyDom Jul 18 2010, 01:32

Boa noite Mário,

obrigado pela disponibilidade e oferta Revox A77 Dolby 22692 .. nesse caso opto pelo café...
Depois de comprar umas quantas fitas acho que ainda tenho orçamento para um café(zito).. Revox A77 Dolby 317942

M Fernandes escreveu:
Com o manual de serviço do A77 que também tenho, acabamos com o que ainda estiver a funcionar.


Agora, essa vontade de acabar com o que ainda estiver a funcionar, está a assustar-me... Revox A77 Dolby 758687
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyDom Jul 18 2010, 01:52

longplay escreveu:
...apesar de até agora apenas ter gravações de digital Revox A77 Dolby 317942 eu sei, eu sei,, sacrilégio... foi apenas para experimentar..


A comissão de aplicação dos castigos, (CAC) está reunida para determinar se o teu ban será de 9 ou 12 meses. Serás brevemente informado... Revox A77 Dolby 933723
Ir para o topo Ir para baixo
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyDom Jul 18 2010, 01:58

António José da Silva escreveu:
longplay escreveu:
...apesar de até agora apenas ter gravações de digital Revox A77 Dolby 317942 eu sei, eu sei,, sacrilégio... foi apenas para experimentar..


A comissão de aplicação dos castigos, (CAC) está reunida para determinar se o teu ban será de 9 ou 12 meses. Serás brevemente informado... Revox A77 Dolby 933723

Já cá faltava a CAC(os)... As fitas vêm a nado pelo Atlântico, tenho que experimentar o bicho... nem tu aguentavas... por isso Revox A77 Dolby 848499 En garde! Touché!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyDom Jul 18 2010, 02:03

Isto é a inveja a trabalhar. Adoraria ter um bicho desses. Mas não tenho conhecimento, e muito menos espaço para albergar uma beleza dessas. Mas se quem fala diz a verdade, sonoramente isso pode impressionar.
Todavia, e para quem não possa ter um monstro desses em casa, um bom leitor de cassetes também deixa muita gente com os olhos arregalados.
Ir para o topo Ir para baixo
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyDom Jul 18 2010, 02:12

Aqui vão alguns pormenores... e marcas da idade... Embarassed

Revox A77 Dolby Record

Revox A77 Dolby Monitor

Revox A77 Dolby Record_calibration

Revox A77 Dolby 4spur

Desculpem as fotos do telemóvel, sabem como é a preguiça.. já gastei todas as energias a dar lustro aos electro-analógicos..

Quanto ao leitor de cassetes: tinha por aqui um Technics que acabei por vender e apesar de não ser nada extraordinário já me arrependi várias vezes... Revox A77 Dolby 317942

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySeg Jul 19 2010, 21:56

Boas noites,

Algumas novidades mas poucas:

Chegou a primeira fita de uma dúzia que devem vir caminho... Como já coloquei noutro tópico, são duas obras de Bach gravadas pela Archiv (Deutsche Grammophon).

De facto, com efeito placebo ou sem ele, estou a gostar imenso da sonoridade. É tudo bastante subjectivo mas o som parece-me limpo, com boa definição e detalhe mesmo em peças complexas, é fácil ouvir todos os instrumentos e as várias vozes em simultâneo. Inclusivamente, quando temos um fortíssimo mantêm-se as características que referi anteriormente.

O grande problema que tive até agora com o vinil é precisamente na música erudita. Quando está a rodar uma grande orquestra ou coro, perde-se bastante no detalhe e definição. Calculo que o meu problema tenha que ver com o andar de phono muito fraco, ou problemas na afinação braço/célula.
Evidentemente isto não é um termo de comparação credível entre os dois suportes, mas como estou a aguardar a chegada do novo pré, não consigo perceber onde está exactamente o problema, o que torna esta comparação necessária para mim.

Com a fita nenhuma destas questões está a surgir. Esta fita tem algum ruído de fundo mas advém da gravação, só notório em recitativos com poucos instrumentos e vozes. Com a fita para gravação, que já possuía anteriormente, esse ruído não está presente, por isso, não poderá ser do suporte.

Esta é uma análise ainda muito "verde" e pouco válida, ainda para mais faço comparação com outro suporte que, no meu sistema, ainda não está como gostaria. Mas julgo que embora a fita seja um suporte já bastante "idoso", neste mundo analógico poderá ser uma descoberta agradável para muitos de nós. Para mim, que já tinha esta curiosidade há algum tempo, foi sem dúvida uma surpresa agradável.

Um abraço a todos,

Noé Gonçalves

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySeg Jul 19 2010, 22:01

Ainda bem que estás a gostar. Se tudo o que ouço sobre esses dinossauros do analógico são verdades, então esse aparelho tem muito para dar e vai-te dar muitos anos de alegria. Como é o meter das bobines. Dá muito trabalho, e fácil...??
Ir para o topo Ir para baixo
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptySeg Jul 19 2010, 22:11

Dá um pouco de trabalho colocar a fita no sítio certo mas nada do outro mundo.. Este tem a desvantagem (ou vantagem, depende do ponto de vista) de ler apenas num sentido, ou seja, numa fita de 4 pistas tenho que trocar as bobines para ler do lado 2... Pelo menos, até agora acho que ainda não fiz nenhuma borrada...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyQui Out 21 2010, 10:59

Não sei se já conhecem este site. Contém muita informação para manterem essas velharias com som ranhoso Revox A77 Dolby 271350 a tocar mal.

http://www.reeltoreel.de/worldwide/Tips.htm

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revox A77 Dolby 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby EmptyQui Out 21 2010, 11:26

Mais uma boa fonte para os sedentos.

http://www.thomann.de/de/cat.html?bf=rmg&oa=pra

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revox A77 Dolby 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Revox A77 Dolby Empty
MensagemAssunto: Re: Revox A77 Dolby   Revox A77 Dolby Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Revox A77 Dolby
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: